A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

TatianaTati 05/04/2009

A hora sem estrelas
Sem desmerecer a autora, mas 'A Hora da Estrela' é bobo e chato. Chatíssimo. Depois de passar quase metade do livro tentando convencer o leitor de que ela não vai contar uma história impressionante, ela resolve começar a contar, mas tropeça em piedade, remorso e pena. A narradora sofre mais do que a própria Macabea, que mais parece uma alienígena retardada. Sem tempero algum, a história se desenrola em meio a cenas de estupidez e hipocrisia.
Quando se percebe que o fim está próximo, Clarice tem outra crise de "essa história não é interessante, não leia" e passa incontáveis parágrafos perturbando o leitor com a sua indecisão pueril. Pra variar, o fim de Macabea não poderia ser mais insosso, selando de vez o tédio de 'A hora da estrela'.
vsc bibliotecária 11/09/2009minha estante
Adorei sua resenha e concordo. CL era doida, escrevia para ela e não para os outros a entenderem.

. 11/02/2010minha estante
Você foi quem melhor descreveu "A Hora da Estrela", considero um livro de péssima qualidade literária. E o que mais me irrita são as pessoas se desculpando por não terem gostado do livro. Os ingênuos afirmam que não gostaram porque não foram capazes de entender e outros acreditam que toda forma de escrita não convencional é genial. É difícil admitir que uma escritora tão adorada tenha produzido algo verdadeiramente ruim?

Gustavo RAS 02/11/2011minha estante
Discordo.
Realmente Clarice é bastante contraditória, se prolonga muito pra começar a história e por vezes tem a necessidade de dizer que a história não é interessante, mas eu sinto como se pra ela realmente não fosse...
A Hora da Estrela foi o último livro de Clarice e percebe-se muitos sentimentos dela no narrador e na própria Macabéa, na crise existencial, tanto é que ela reconhece um pouco de Macabéa em todos nós, inclusive nela mesma.
'bobo e chato'? não sei. Para mim a proposta era abordar um tema como a vida, a morte, a inexpressividade humana, hipocrisias, de forma sucinta, simples; ela apesar de estar sufocada com algo que quer muito contar, sente-se despreparada para realizar tal ato, pois não tem conhecimento bastante sobre o tema - que convenhamos é bastante complexo. A humanidade em si é complexa, então nada mais justificável do que entrar em contradição e se perder em paradoxos.
Acho que você deveria dar uma outra chance ao livro e se entregar realmente a leitura.

Gi Marques 21/02/2012minha estante
Preciso discordar.
Vejo Macabéa como um reflexo da Clarice. Há momentos em que ela diz que os personagens a cansam e ali é quando mais se expõe. Li Macabéa como fragmentos da autora e, sem sombra de dúvidas, fragmentos impressionantes. A felicidade que ela tem transborda os parâmetros que todos nós temos. Ela não tem razões, mas transborda sentimentos bons. A personagem é feliz apesar de ser café frio, magrela, feia, lambuzada de batom dançando pelo quarto. Será que há alguém no mundo que possa ser assim? Será que não há uma Macabéa dentro de todos nós? Uma feia magricela que, de quando em quando, se mostra presente ao sentirmos medo ou uma felicidade inexplicável?
Eu considero A Hora da Estrela um livro esplêndido, mas cada um sabe o que acha, né? Sugiro que releia A Hora da Estrela, mas, dessa vez, tentando conhecer a Macabéa das entrelinhas. Clarice mesmo disse que a alma dos livros dela está nas entrelinhas. Leia as entrelinhas.

linelica 15/05/2012minha estante
A genialidade de "A Hora da Estrela" está justamente naquilo que você chama de insosso. Macabéa é toda insossa, mas isso não a faz menos interessante.
Ao contrário, penso que o fato de ter sido tão insignificante a torne mais importante. E contar a história de alguém que foge a regra do que é "interessante" e pitoresco ao leitor comum é que torna o livro ainda mais delicioso.

Tente ver a humanidade de Macabea e notar a sua própria frágil humanidade também. Talvez assim o livro possa lhe fazer sentido.

Leonardo Zanon 16/08/2012minha estante
Sem dúvida o pior livro que li na minha vida.

Vivian 19/08/2012minha estante
Só eu que a-m-e-i o livro ? hsuahusha.Td bem,td é questão de gosto.Tenho amigas que não gostaram de nenhum livro dela,e eu,paticulamente,só não gostei de um - dos cinco que li - de todos,oq mais gostei foi A Hora da Estrela,no começo eu fiquei perdida,e confesso q o início foi ''cansativo'' e monótono , mas depois comecei a entender e tirei minhas conclusões do livro;depois da Hora da Estrela,li mais quatro da Clarice,e aí siim entendi que o livro não tava confusso e que eu não era ''burra'' que não tava entendendo,mas a autora sim que é confusa...Pra ler qualquer livro de Clarice tem que,acima de td,participar da confusão dessa linda autora :)

kel 17/12/2012minha estante
Realmente, pra criticar esse livro deve-se ter entendido pouco ou nada sobre ele, ou ter uma falta muito grande de sensibilidade/amor ao próximo. "Ela" passou metade do livro convencendo o leitor de que a história não é impressionante, porque a história "não é impressionante". Nossa sociedade atual (e também a da época que o livro foi publicado) não acha impressionante uma história como a de Macabéa. As "Macabéas" da vida passam despercebidas aos olhos de quem tem condições dignas de vida, família completa, uma casa confortável, geladeira cheia... (O que deve ser o caso de quem consegue criticar essa obra). Acho que a Clarice escreveu este livro para cada leitor se sentir exatamente como Rodrigo, e passar a se preocupar mais com as várias "Macabéas" que perambulam por aí, invisíveis. Passar a sentir culpa - isso mesmo, culpa - pela situação delas. Antes de fazer alguma resenha tão dura com o autor que seja, procure pesquisar outras resenhas. Às vezes alguma pessoa expôs um ponto que você não tinha percebido (como é o caso em que você - e muitos outros - não perceberam a crítica social do livro). Não é sobre transformar a Clarice em um ser intolerante à críticas, não li todos os livros dela, e ela pode ter escrito algum livro "chato", sim. Mas é sobre a qualidade da obra mesmo. A obra "A hora da estrela" é riquíssima. Entende? ;)

TatianaTati 18/12/2012minha estante
É engraçado como as pessoas não conseguem se limitar a concordar ou discordar da resenha, elas precisam desqualificar também quem a escreve.
Então uma pessoa abastada não consegue ver desigualdade? Por favor, sejamos menos patéticos, nem todos aqui são uma Danuza Leão.
Da primeira vez que li A Hora da Estrela, percebi sim a crítica social feita por Clarice, mas considero que ela foi inventiva demais, perdendo na contundência da crítica.

Fugindo à obra, gostaria de fazer um aparte.
Não sou crítica literária, nem especialista em Clarice ou em qualquer literatura. Minhas resenhas não tem a pretensão de enaltecer ou destruir qualquer obra, elas apenas refletem a minha OPINIÃO a respeito da leitura. Esta resenha, que fiz em 2009, é a minha favorita no Skoob, pois é a que mais recebe comentários, é a que mais tem rendido discussão durante esse tempo.
Acolhi muito bem comentários de quem discordou de mim, como o Gustavo Rafael, a Gi, a Linelica, a Viih. São pessoas que souberam discordar sem ofender, sem precisarem apelar para "tiradinhas" de menosprezo e indiretas de colegial.
Espero que eu atraia mais pessoas inteligentes, que saibam expressar suas discordâncias, mas não descontem suas frustrações pessoais nos outros. ;)

kel 28/12/2012minha estante
Perdoe-me pelas "tiradinhas de menosprezo e indiretas de colegial", mas escrevi o que ACHO da sua resenha, e tenho todo o direito de fazê-lo. Acredite ou não: Não conseguiria expressar minha indignação com outras palavras que não estas, não me conteria, pois então meu comentário seria falho. então me desculpe por não ser um lorde inglês em minhas críticas.
E através de sua resenha pareceu sim que você não havia percebido a crítica social. Não acho que pessoas "abastadas" não conseguem ver desigualdade (muito pelo contrário, elas são as que mais enxergam, porém gostam do que vêem) OBS: ISSO NÃO É UMA "INDIRETA" À VOCÊ. Só deixando claro. Não sei se você é abastada ou não, isso não interessa aqui no skoob. Mas você não entendeu a Macabéa. É só olhar para os lados, e ver que a Clarice não foi nem um pouco inventiva, existem MUITAS Macabéas reais, iguaizinhas essa.
Aaaah, não possuo frustração pessoal, só social rsrs. E obrigada por me chamar de inteligente, porque uma resenha como a sua me atrai, e muito.
Enfim, como disseram as próprias pessoas que você marcou, por favor leia novamente e se aprofunde, o livro é mais do que isso..
Obrigada pela atenção à minha crítica. E espero que não esteja chateada.

Fred 24/01/2013minha estante
Tudo depende pra que você quer um livro. No meu caso leio por diversão, para descontrair. Desse ponto de vista o livro é mesmo muito chato, te deixa pra baixo. Concordo com a Tati.

Elis133 28/06/2015minha estante
Concordo... Quem lê muitos romances lineares vai odiar A Hora da Estrela e seu enredo assimétrico, frases incompletas, metáforas e paradoxos.
E aquele fim foi no mínimo exímio.

Amauri Felipe 09/07/2015minha estante
é meio chato, bobo não, mas chato

Gil 03/01/2016minha estante
Concordo plenamente!!!! Quando ganhei o livro achei lindíssimo o nome do livro quando terminei me decepcionei e nunca mais tive coragem de ler as obras da tao famosa Clarice Lispector!!!!

HL Castro 01/02/2016minha estante
É, tive a mesma impressão do livro, que li na semana passada. Estava esperando algo espetacular, tão elogiado que era nas críticas.... Eu vinha de uma sequência de alguns livros clássicos e este livro foi meio que um balde de água fria.... Achei o enredo bem chatinho, apesar de ver que a Clarice tem habilidade para escrever.

Beatriz 14/03/2016minha estante
entendo seu ponto de vista, a Protagonista deveria reagir e não ser só um fantoche do destino, mas um livro não é só a história que conta, ele é o sentimento que desperta, você devia levar em consideração o momento que a autora vivia ao escrevê-lo (com câncer e logo depois vem sua morte). Clarice não escreve uma historia, ela nos faz uma pergunta, ela se faz uma pergunta, qual é a hora de estrela de cada um, qual a hora de seu último suspiro e momento de brilho?

Michael Jordan 10/10/2017minha estante
eu teria vergonha de publicar um comentário desse, sem embasamento nenhum e o mínimo de senso crítico... Realmente, Clarice é pra poucos.

Tchamilla 04/12/2018minha estante
Cada leitor lê o livro de uma forma e isso é normal. O que sensibiliza um, não necessariamente provocará o mesmo no outro. E você pode muito bem perceber a mensagem que o autor quis passar, todas as nuances, entrelinhas e ainda sim achar o livro chato. Chato não é sinônimo de ruim, é enfadonho, cansativo. Agora me diz, quem é que pode dizer o que é chato para alguém? Só a própria pessoa! Não é necessário embasamento para definir o que é agradável para si.
Então reconheço todos os méritos de Clarice, a importância da obra, mas PARA MIM é um livro chato.

Laura.Ribeiro 14/10/2020minha estante
Entendo a impressão que tirou dessa história e até eu fiquei um pouco perdida, mas acredito que é porque não entendemos o que a autora quis passar e então desmerecemos a escritora dizendo que ela está enrolando. Tem análises na internet e youtube sobre o livro que vão ajudar a compreender a história melhor.

Elis133 14/11/2020minha estante
Meu comentário há cinco anos foi carregado de ironia. Clarice transcende a metáfora e muitos leitores se perdem no caminho. Ela é lida e admirada em outros países, as críticas a reconhecem como literatura existencialista brasileira. Macabéa incomoda por sua inadequação, o narrador incomoda por querer desejar o bem dela. E a autora, porque não entrega tudo fácil e linearmente.

Fernanda.Fernanda 14/11/2020minha estante
Vou apagar minha opinião. Não quis envergonhar ninguem. Me desculpem. Só achei que seria um lugar seguro para expor a minha opinião, mesmo que de leiga e podendo estar 100% errada, para tentar aprender, tentar entender a autora.

TatianaTati 14/11/2020minha estante
Acho interessantíssimo que escrevi essa resenha há ONZE anos (tempos remotos, quando o Skoob era várzea e não sofria com "publi-resenhas") e ela ainda gera repercussão (obrigada, algoritmo).

Os comentários, em geral, me divertem. A graça da literatura sempre foi e sempre será não ser unânime. Cada livro fala diferente com o leitor, cada (re)leitura é diferente para o leitor. Onze anos depois, acho graça da minha resenha e de como eu detestei Clarice.

Infelizmente, ainda não gosto de Clarice, porque ela não teve uma segunda chance comigo até agora. Mas é muito interessante como muita gente ama "A hora da estrela" e se vê tocada pela história. E está tudo bem!

No entanto, como sigo amando a literatura e me aproximando de mais pessoas dos livros, o contato com opiniões apaixonadas sobre Clarice Lispector tem sido mais frequente. Confesso que, hoje, ainda não leria novamente "A hora da estrela"... é estranho como o desgosto por esse livro persiste por todos esses anos. Só que atualmente penso em dar uma segunda chance para essa autora tão aclamada, talvez com "A paixão segundo GH" ? esse parece ter mais defensores rsrs.

Um dia, quando eu abrir novamente meu coração para ler Clarice, volto aqui para contar a experiência. Fiquem bem, pessoas, e não parem de ler!

Alanys5 25/01/2021minha estante
Concordo, livro muito chato.

Priscila 04/02/2021minha estante
Nunca li um livro tão chato!!!!!

Heloisamarina_ 04/03/2021minha estante
Tbm não gostei...

esparramalho 12/03/2021minha estante
O erro é ler colocando a narrativa da Macabéa em primeiro plano, sendo que as primeiras páginas deixam claro que a história é sobre Rodrigo, metalinguagem e a construção de sua personagem.

Jhow 18/03/2021minha estante
kkkk essa discussão aqui é exatamente o ponto da resenha que eu mesma fiz sobre o livro... Gostaria de ter a opção de fazer enquetes no Skoob, me divertiria com os resultados.

karen 17/04/2021minha estante
pra criticar dessa maneira o livro provavelmente você não entendeu 1/3 do conteúdo dele nem muito menos conseguiu compreender a genialidade da clarice. durante basicamente toda a obra é deixado bem claro pela autora que não se trata de uma história extraordinária e que macabea é uma pessoa tão comum e tão insignificante na própria realidade em que vive, que passa despercebida por todos e tanto faz existir como não existir. é justamente nessa ausência de protagonismo na própria vida que clarice nos presenteia com a brilhante história de (quase) vida da macabea e nos faz refletir sobre tantos aspectos tão cruciais. espero que você tenha a oportunidade de reler a obra com outros olhos ou que você possa ter contato com outros grandes livros de clarice

Manu Almeida 06/05/2021minha estante
Discordo! Macabea faz alusão ao Brasileiro/ignorante. Assim como Macunaíma o herói Brasileiro

Nick.VitAria 08/05/2021minha estante
Discordo,esse livro que me fez amar o jeito singular da escrita da Clarice,eu li muito rápido e não achei nem um pouco cansativo,achei que é até uma obra fluída se lida com a atenção a cada aspecto de emoção e sem pressa de saber qual é o enredo,ela não retratou somente a história,na verdade ela se esmerou em envolver-nos em cada sentimento dela sobre a personagem,e os sentimentos da própria personagem,creio que esse livro se faz profundo e genial, justamente por retratar a parte mais difícil de explanar em qualquer história,a qual frequentemente deixamos passar,os sentimentos em si,como primeiro plano.
Esse livro não é para todos e dificilmente alguém que não tem paciência para poesia teria com esse livro.
Pra mim foi uma leitura fácil e bastante clara

Keyla.Barbosa 17/05/2021minha estante
Eu pensei em lê-lo, mas depois desses comentários estou quase desistindo.

esparramalho 17/05/2021minha estante
@Keyla desista não, o livro tem certas camadas, basta vc explorar elas, vale a pena

Sayd 05/06/2021minha estante
Sim, ela alongou essa história demais em torno de poesia, não curti muito.

Feh 06/06/2021minha estante
queria não ter q ler pq esse livro é muito ruim mas eu tenho prova sobre ele?

Alexandra 24/07/2021minha estante
Ainda na metade do livro, mas que linda estória. Narrativa sensível.

Nicoli 01/08/2021minha estante
Povo chato, ela não é obrigada a ter a mesma opinião que vocês. Além disso, só pq ela tem uma opinião diferente não significa que ela "não entendeu", ninguém é igual a ninguém e as pessoas possuem pontos de vista diferentes. Fim

Nanie 14/08/2021minha estante
Tentei ler 3 vezes... dormi nas três. Fico feliz de ver que não fui a única a achar o livro chato. Quem amou não precisa se ofender, nada vai agradar 100% das pessoas.

Renata 26/10/2021minha estante
Obra-prima de Clarice. Você precisa reler.

Jessi Dante 27/10/2021minha estante
Faço suas minhas palavras, Tatiana. Comecei a leitura de clássicos nacionais em 2021, aos 34 anos, pois na adolescência nunca consegui ler mais do que 10 páginas de qualquer um. Este é o segundo que leio e preciso dizer que minha opinião não mudou nada de anos atrás. Um desperdício do meu tempo este livro. Mas fui até o fim na força do ódio.

Nosfferatu 31/12/2021minha estante
Me divertindo com longos anos de comentários, tanto quanto com a leitura! ;)

Raphaela.Hepp.Völz 02/01/2022minha estante
Parei aqui de paraquedas mas preciso comentar kkkkkk li esse livro a alguns anos e concordo com a Tatiana. Mas não consigo entender porque pro pessoal quem não gostou deveria reler porque não entendeu o livro, não tem sensibilidade e etc. Poxa, as leituras são assim, em cada leitor deixa a sua marca e cada um tem sua opinião sobre o mesmo, e obviamente tem o direito de não gostar do que leu, e isso não significa que não entendeu. Pra mim quem tem que repensar algo, são essas pessoas que pensam que a própria opinião é a verdade absoluta. E aliás, eu achava que o skoob era justamente pra que pudéssemos contar sobre nossas experiências com as leituras com liberdade, sem julgamentos, acho que posso ter me enganado.

Cleber.Rios 09/01/2022minha estante
Você não gostou do livro porque não é seu tipo de leitura, isso não significa que o livro seja ruim, chato.
Bobo, chato, insosso é justamente a história da Macabea, a estrela do livro é justamente dar ênfase na tristeza, na falta de brilho e sal dela. Você super entedeu o livro, só que o tema não te atrai.
Era para ser triste mesmo ...

Víctor Diz 22/03/2022minha estante
Concordo completamente com o comentário da kel (de nove anos atrás): rodrigo - ou mesmo clarice - passou metade do livro convencendo o leitor de que a história não é impressionante, porque a história ?não é impressionante?! Como foi escrito no próprio livro: é assim mesmo que as coisas são. Macabéa aceita as coisas como elas ?são? porque teve tudo negado desde nascença, como tantas Macabéas por aí. Em sua ignorância pensa até que é feliz, até ser revelado o seu passado terrível e sua miséria humana na mesa da cartomante. Mas penso que chegue até um pouco além, uma filosofia meio ?Alberto Caieiro?, esse jeito existencialista da Clarice. A história é insossa, lúdica e grotesca. Tudo ao mesmo tempo. ?Se sou, o jeito é ser?. Enfim, pena que você não gostou! Literatura é assim mesmo, espero que você se apaixone por Clarice assim como eu me apaixonei. ?A Paixão Segundo G.H.? é uma ótima escolha. Abraços!

Larinha 15/04/2022minha estante
Alguém aqui pode me ajudar por favor?! Eu não estou conseguindo ler esse livro ou sou eu que não está sabendo mexer no aplicativo

Debora 23/05/2022minha estante
Estou tentando ler pela terceira vez e pretendo terminar por questão de honra, mas não estou gostando.

yas 05/07/2022minha estante
Nossa descreveu exatamente oque eu senti lendo esse livro. Inclusive larguei a leitura no meio do caminho, pois não suportava mais me forçar a finalizar uma leitura tão chata.

SidLuz 03/09/2022minha estante
É... acho que o título de "hermética" ainda irá perseguir Clarice Lispector por um bom tempo. Jamais julgaria que alguém leu algo da forma errada, isso é impossível, quem escreve sabe que quando tornamos algo público, aquilo já não nos pertence. Talvez, Clarice não se pertença, ou talvez a alma de alguém seja chata e insossa mesmo, boba, sabe, mas isso também é fascinante. E se não fosse Lispector, não estaríamos aqui discordando ou concordando. Concluindo - ao meu modo de entender a arte -, Lispector foi uma grande artista.

Adriana.Rita 05/01/2023minha estante
Macabea é toda simplicidade, toda ingenuidade, toda carência, toda mulher sem chance de ser mulher. Agredida, não amada, não querida... é toda dor ou ausência de tudo. Creio que no leitor sensível fique a dor de alguém que não sentia ao menos isto: dor. Para mim ficou toda solidão de si mesma. Quando pensou que poderia Ser, já não havia mais tempo. Ainda há mulheres assim, ainda há pessoas assim. Só.

Viviane 12/01/2023minha estante
de mais uma chance a Clarice. Entrei no seu perfil e não posso deixar de me impressionar 1300 livros? ????

Juliana 15/01/2023minha estante
ela avisou que a historia nao e interessante

Rafa Freitas 29/01/2023minha estante
Sou mais um aqui para discordar do seu comentário. O livro justamente se remete a essa fraqueza e "falta de sal" para refletirmos o tão frágil que somos, porém com uma profundidade que desconhecemos...

esquisiticespacial 01/03/2023minha estante
essa caixa de comentários virou meu lugar feliz, adoro ver gente discutindo com palavras inteligentes KKKKKKK

Julhocas 14/04/2023minha estante
É quase um crime chamar a hora da estrela de insosso, a autora escreveu colocando o que sentia em seu câncer terminal, Macabéa é retratada como a própria autora. Clarisse entende o leitor e suas obras são gigantescas de incríveis.

MatheusCamargo 21/04/2023minha estante
A galera aqui escreve meia dúzia de palavras difíceis e se acham os maiorias pra criticar uma opinião diferente kkkk também não curti o livro, bem maçante ao ponto de me irritar

gabi 08/05/2023minha estante
meu deus, que tristeza ter essa resenha como a principal

TatianaTati 09/05/2023minha estante
Triste é ter que ler comentário de gente que não consegue criticar e contrapor a resenha sem lançar mão de um passivo-agressivo ou de alguma forma de depreciação a mim. Parece que ultimamente não se consegue enaltecer Clarice ou sua obra sem precisar dizer que eu li errado, que sou ignorante, etc. Lamento que isso seja tão difícil, reflexo dos tempos atuais, enfim.

eliza! 27/06/2023minha estante
Nas primeiras páginas, achei que ela enrola um pouco mais do que deveria para começar a história, mas mesmo assim, o livro é ótimo quando você realmente é apresentado à história

dropsofjupiter 02/07/2023minha estante
Na minha opinião, A Hora da Estrela não é pra ser lido na esperança de tirar o seu tédio, pra ser um livro divertido ou algo do tipo, mas sim pra te fazer refletir sobre a vida, sobre os invisíveis. Não é um livro legal, de fato, porque é triste e incomoda, por causa da história e da forma como a autora escreve, foi feito pra isso. Não dá pra ler esperando gostar da macabea, da história dela, porque é trágico demais e, pior, existem milhares e milhares de macabeas nesse mundo, na verdade existe uma parte nossa que é bem Macabea, porém não a gente se incomoda ao lembrar disso. Alguns lidam melhor com essas questões existenciais do que outros.

Ka_ 12/07/2023minha estante
To lendo ele agora, eu esperava mais desse livro quem me indicou ele foi uma colega do curso.. e sempre quis ler um livro dela. Mas se todos forem assim, RAPAZ... Tô decepcionada

Henrique270 29/07/2023minha estante
Esperando o dia em que você irá reler a hora da estrela, rs. se é que vai chegar. haha

lorena luna freire 12/09/2023minha estante
quem fala mal ta errado, macabea te amo

caixatoracica 14/09/2023minha estante
Compreendo achar o livro chato, mas cada um desses detalhes é extremamente útil. É muito mais rico mostrar todo esse estresse e sufoco pra contar a história quando a impressão que se quer passar é a de uma pobretona ordinária. De fato, não tem nada ali, como o próprio narrador (que também é um personagem) introduz, é a Macabéa que está pedindo pra ser contada, e não ele que pretendia divulgar.
Esse livro é mais sobre a interpretação que você toma do que a história que foi contada, você tira conclusões depois de ler. Cada chatice é algo pra você se identificar, afinal, que mente não dá voltas? Só as mais paradas e conformes, o que com certeza não é o padrão da autora e nem de quem segue.

Eduarda 30/09/2023minha estante
pois então leia dnv pq vc leu errado

Cintia.Ferreira 03/10/2023minha estante
Pelo que comecei o intuito da autora é demonstrar a insignificância da protagonista e da vida e demonstrar que não somos tão especiais como pensamos.

Isabeli71 08/11/2023minha estante
Sinto muito se não conseguiu fazer uma leitura crítica e habilidosa, se atentando ao contexto, às críticas e inúmeras metáforas. Clarice realmente não é fácil de ler, não é um livro de diversão e distração. Sua escrita é cheia de rodeios, paradoxos e ironias, é reflexiva e exige atenção para compreensão. Como disse, não é uma leitura tranquila. O final encerra a história de macabéia com a mesma insignificância que esta fazia ao mundo, um ponto invisível e sem poder de mudança, já que nada lhe foi dado para realmente se inteirar como indivíduo. Morreu como viveu, insossa. Olhos atentos e abertos compreenderam o objetivo da autora.

Gabriela3031 11/11/2023minha estante
Após algumas aulas sobre Clarice consegui entender A Hora da Estrela. Porém quando estava lendo-o não consegui sentir entusiasmo, não consegui sentir o que muitos dizem sentir por Macabéia. Mas li uma crítica que diz o motivo de Clarice ter escrito a obra após questionarem se ela não importava-se com as questões sociais da época. Vale a leitura para. Mas não a leria mais de duas vezes.

Amanda2751 14/12/2023minha estante
Concordo, muito chato

Joao.Trevisan 02/01/2024minha estante
Finalmente alguem falou o óbvio que mais ninguem (inclusive eu) tem coragem de falar

Caroline 13/01/2024minha estante
entendeu nada do livro kkk

Uma Vida em Cada Livro 17/01/2024minha estante
Também não gostei. Concordo 100% com sua avaliação.

gigika 20/01/2024minha estante
"Voltando a mim: o que escreverei não pode ser absorvi- do por mentes que muito exijam e ávidas de requintes, pois o que estarei dizendo é apenas nu."

Rachel.Silva 10/03/2024minha estante
Você conseguiu fazer minha crítica por mim. É exatamente o que penso.

TrizDosAnjos 13/03/2024minha estante
Amiga? Quanto ódio no coração

Jullia.Bassetti 27/03/2024minha estante
Citando a própria Clarice: ?Se este livro vier jamais a sair, que dele se afastem os profanos. Pois escrever é coisa sagrada onde os infiéis não têm entrada. Estar fazendo de propósito um livro bem ruim para afastar os profanos que querem "gostar". Mas um pequeno grupo verá que esse "gostar" é superficial e entrarão adentro do que verdadeiramente escrevo, e que não é "ruim" nem é "bom".?

Paula1735 08/04/2024minha estante
Estou lendo agora.

Maíra 11/06/2011minha estante
Linda resenha!

Telma 18/05/2012minha estante
Resenha maravilhosa!

José Vítor 21/11/2012minha estante
Aff... Que resenha perfeita. Uma resenha pequena que fala incrivelmente sobre a personagem do livro e faz surgir uma vontade enorme de lê-lo, sentir e pensar o mesmo que você.

rachel 22/12/2012minha estante
Essa resenha tá perfeita porque você conseguiu descrever exatamente como eu me senti lendo A Hora da Estrela. Até hoje fico pasma com a extrema influência que a Clarice teve sobre meus pensamentos, sentimentos e até meu comportamento! Depois desse livro, não conseguia ler mais nada porque nada se comparava à literatura viciante da Clarice Lispector!

Lidi 07/01/2013minha estante
Linda resenha!
Faz anos de li esse livro e até hoje lembro desses sentimentos que também tive ao lê-lo!
Pobre Macabéa...

Luana Silva 13/01/2013minha estante
Seria bom marcar SPOILER. Eu ainda não havia lido, e me dei "super bem" com a sua "resenha".

Luana Silva 13/01/2013minha estante

Iq 24/06/2013minha estante
Muito boa a sua resenha! Ham tomei a liberdade, de ler a sua resenha na minha sala, em uma apresentação sobre esse livro. Eu coloquei,o nome MissAlgravem já que não sei o seu.

Lilian Moura 04/01/2014minha estante
Belíssima resenha !

Ana 09/01/2014minha estante
É uma resenha muito sensível e cativante. Adorei(:

Katia 09/01/2014minha estante
Obrigada gente! Fui bem sincera.

Leví 15/03/2014minha estante
Já com treze anos você pensou e achou isso? Maturidade precoce. Boa crítica :)

Rodrigo 28/03/2014minha estante
acho tão revigorante encontrar gente que se sente nos personagens da Clarice ;-; parece que não existem tantas Clarices por aí como nós, haha.

Jennifer Vale. 26/05/2014minha estante
Belíssima resenha!
Simples e tocante.

helmalu 18/02/2015minha estante
Pensei que tinha sido a única a me identificar com a Macabéa e depois sentir raiva de mim, ufa!

Linda resenha, senti o mesmo durante a minha leitura.

Caroline.Marques 22/06/2015minha estante
Esse livro é tocante! Ao finalizar a leitura fiquei em estado catatônico. Por alguns instantes vi minha vida passar e senti medo de ser como a Macabéia! Também tive várias oscilações ao longo do livro: senti pena, raiva, vontade de cuidar e dar um chacoalhão na personagem principal!

Amauri Felipe 09/07/2015minha estante
olá, eu também tenho 13 anos, foi o primeiro livro da autora que entrei em contato, mas escolhi pelo autor

Lê Golz 12/09/2015minha estante
Que lindo! Senti o mesmo, ao mesmo tempo que queria cuidar, não entendia porque ela não reagia.

GabiMaravilha 08/04/2020minha estante
Spoiler na resenha

igsuehtam 02/07/2020minha estante
É uma leitura muito difícil mesmo.

Raquel.Rapini 21/08/2020minha estante
Que lindo, Katia. É bem isso que o livro desperta mesmo.

Katia 24/09/2020minha estante
Galera. Muita gente dizendo que dei spoiler. Desculpa. Não sei como editar a resenha e ando sem tempo de descobrir. Quando escrevi fui sincera e sentimental pois é assim que sinto os livros. Desculpa aí pelo spoiler. Tem spoiler. Não leiam a resenha.

Djulia 22/04/2021minha estante
Resenha perfeita! Li e senti um emaranhado de emoções.

Eli 15/01/2023minha estante
Como a srª Clarice explicou é um melodrama, apesar d'eu não entender muito de melodramas. É o primeiro livro da srª Clarice que leio apesar de ter sido o último que ela escreveu. É uma descrição do cotidiano de uma garota normal tentando conviver com suas particularidades.

Carlos Rogério Sartori 21/02/2017

Obra Prima - o melhor livro já escrito.
Não sei se vejo Clarice em mim ou a vejo nessa obra, ou então tudo para mim é dor e sabor, mas digerir as palavras desta mulher leva dias, meses e até anos. Quando o li pela primeira vez tive a certeza de que as pessoas são muito mais do que o que podemos ver. Era adolescente, por volta dos doze anos. Então reli quase que anualmente, apaixonado, inebriado pelo perfume das frases, páginas, histórias...

Essa mulher, Macabéa, está presente em todos nós. Assim como a simplicidade de ver e enxergar (sim, são diferentes!!!) a grama crescer pela fresta da calçada, ela também teve a magnitude de amar e nos ensinar que a vida é feita de verdade, de vontade e de uma dor latente, pura, que nos torna humanos. "Mas não vou enfeitar a palavra pois se eu tocar no pão da moça esse pão se tornará em ouro e a jovem não poderia mordê-lo, morrendo de fome." (Pág. 15). Clarice demora a começar a história. Fala da personagem como se tivesse de vomitá-la porque está engasgada em sua garganta e precisa sair senão a mata antes de conseguir escrever.
"Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer?" (Pág. 11).

Então a história começa. Um nada, um ninguém nasce desprovido de brilho. E quem nunca se sentiu assim? De repente Macabéa tem a ousadia de viver. Que loucura! Ela nem sabe porque vive. Sente? Seu maior luxo é um café! Apanha, sofre, é chutada feito cachorro sarnento e doente que transmite pobreza e cheira mal! Ela não tem consciência de ser um ser humano. Ela vive e basta. Se cai, basta. Se dói, basta. Vegeta e basta! Não sabe se o que sente é assim mesmo que se deve sentir. Eu acredito que ela seja uma privilegiada porque nem entende como dor a carne que lhe é cortada pela vida; o golpe que o estômago recebe pela comida que se vinga por ter sido ingerida, quando há o que comer.
" Por que é que você me pede tanta aspirina? Não estou reclamando, embora isso custe dinheiro.
- É para eu não me doer.
- Como é que é? Hein? Você se dói?
- Eu me doo o tempo todo.
- Aonde?
- Dentro, não sei explicar." (Pág. 62).

E então ela se dói, ou melhor, ela vive. Às vezes tem consciência, outras não. E desejava sem conhecer o pecado.
"Ela sabia o que era desejo - embora não soubesse que sabia. Era assim: ficava faminta mas não de comida, era um gosto meio doloroso que subia do baixo-ventre e arrepiava o bico dos seios e os braços vazios sem abraço." (Pág. 45).

Afortunada ou acometida pelos infortúnios da vida? Como dizer a alguém que a vida lhe é cruel se ela desconhece o mal? Seria uma pobre alma ocupando espaço na Terra, ignorante e que merecesse a morte porque nem é digna de piedade ou poderia ser vista como uma vítima das desgraças dos menos favorecidos e, por tão sublime existência, merecedora de minhas lágrimas e pesar? Não sei!!!

Poderia escrever páginas e páginas sobre o livro da minha vida, a minha autora favorita, tema de meu trabalho de conclusão de curso na faculdade, motivo de lágrimas da minha coordenadora de curso universitário ao ouvir minhas defesa de tese, mas não o farei.
Tenham a carne rompida sem anestesia porque Clarice não se lê, invade-se!

Dhyja 21/02/2017minha estante
Como nao elogiar uma resenha assim ? Aliás, Carlos foi quem à escreveu..kkk
Quero ler o livro, pois ja adoro essa autora ! Bjs

THUR.Machado 22/02/2017minha estante
meu deus do céu, que resenha maravilhosa

Evy 22/02/2017minha estante
Que resenha maravilhosa, sensível e completamente perfeita para uma obra de Clarice. Não tem como escrever sobre ela sem ser passional. Difícil principalmente pra quem é fã incondicional como nós! Sabe do que mais? Vou ter que reler o livro depois dessa resenha! Vontade de ler agora!! Bjos e continue escrevendo!!!

Raissa.Rafaela 22/02/2017minha estante
ótima resenha, professor!

BeatrizFerreira 24/02/2017minha estante
linda resenha professor!

Sandro.Alves 24/02/2017minha estante
Uau que resenha, maravilhosa.

Zaza 24/02/2017minha estante
excelente , você sabe em como fazer uma resenha

Eduarda.Farqui 24/02/2017minha estante
Perfeita. A melhor que já li, afinal, é o professor Carlos!

Kiara_titi_ 25/02/2017minha estante
Gostaria de ter um vocabulário igual ao seu. Suas resenhas são delicadas e expressam o que você realmente sentiu ao ler o livro. Você consegue passar isso. Não acho que eu ainda esteja preparada para ler essas obras cativantes. Mas gostei da resenha.

Guilherme.Rocha 01/03/2017minha estante
interessante

Raul Cavalcanti 21/03/2017minha estante
Já deu vontade de ler

Gabriel 09/04/2017minha estante
Clarice não é Rodrigo S. M. Ela nunca foi. Clarice é Macabéa. E Macabéa somos todos nós. Odiei Clarice por matar minha Macabéa. Mas amo odiá-la. Volta e meia tenho que regar meu ódio com gotinhas de leitura. Verdadeira literatortura, do tipo que rompe a carne.

Fernanda Leal 01/03/2024minha estante
Que resenha maravilhosa!

Xuneor 30/12/2023

"A vida é um soco no estômago!"
Por onde começar?
Já tinha entrado em contato com a literatura da Clarice em "Água Viva" e, na ocasião, me perguntei o que ela tinha de especial pra ser tão aclamada. Pra mim, era só um punhado de frases desconexas e sem sentido. Que bom que o tempo passa, a gente amadurece e muda de opinião.

Agora, depois de ter contato com livros mais densos e ter me habituado a gostar desse tipo de leitura, peguei "A Hora da estrela" e me surpreendi com o que encontrei.

A linguagem e a forma do livro são sim mais complexas que o habitual de outros escritores, mas, a partir do momento em que você vence a dificuldade e até se habitua com ela, você consegue degustar o sabor esplêndido que tem a literatura da Clarice.

Acompanhamos uma jovem nordestina, de vida sofrida, vazia, sem conteúdo; ela é. O que ela é? Não sabe. Mas apenas é. A vida plangente da jovem Macabéa te prende, te faz questionar sobre o que é viver, saber da vida, refletir.

Não vou dar detalhes sobre a história, até porque não são nem 80 páginas de enredo. Apenas que ler Clarice não é apenas uma leitura, é uma experiência.

Já quero me aventurar em outros títulos dela e confirmar as minhas impressões sobre ela.
Ramilson.Nasciment 30/12/2023minha estante
??????

..Betty.. 30/12/2023minha estante
Q resenha linda. Adoro esse livro, um dos meus favoritos

Xuneor 30/12/2023minha estante
essa leitura foi um patrocínio de @lauraesuaestante (ig) ? obrigado pelo livro Lauraaa!

Natty 30/12/2023minha estante
Que desejo de também sentir o mesmo prazer que você ao ler Clarice.Amo Dostoiesvisk será que consigo apreciar Clarice.

Gabriela Hill 30/12/2023minha estante
Sim esse pra mim é o melhor livro da Clarice!

Xuneor 30/12/2023minha estante
@Natty consegue sim! É como eu falei, quando você vence a barreira que ela "impõe" fica fluido, gostoso e até a escrita mais difícil dela fica gostosa de ler

Laura Oliveira 30/12/2023minha estante
Ahhh, fiquei muito feliz que você gostou, Ju!!!

Natty 30/12/2023minha estante
@Xuneor que bom ! Vou tentar??

João 30/12/2023minha estante
Adorei a resenha!!

mmarialleite 06/01/2024minha estante
A Hora da Estrela é, com certeza, uma leitura que segue lados opostos quando comparado com Água Viva.

Quando li a história da Macabéa senti a profundidade de Clarice, mas, também, um enredo linear.

Água Viva é um livro pequeno e extremamente denso (leio em doses, para evitar a ressaca, com certeza). É um fluxo de consciência que, realmente, a gente só consegue sentir e não entender profundamente (não sem uma perscruta afundo em Clarice).

Ambos os livros são incríveis e com propostas diferentes. Orgulho do Xuneor todo poético em Clarice ??

Aria 12/02/2024

Mas gente...
Sinceramente, que livro ruim. O começo? Quase faz a gente desistir, depois da página 50 fica um pouco mais aceitável... Mas COITADA da Macabéa, quanto sofrimento... Quanta desgraça na vida. Não sei se entendi algo do livro, mas não achei lá essas coisas por ser Clarice Lispector.
Nathane2 12/02/2024minha estante
Fiquei assim tbm quando li. Um dia quero reler. Mas sinceramente depois disso não peguei nada da clarisse para ler

Clarice**

Aria 12/02/2024minha estante
Eu nunca tinha lido nada kkk ganhei da escola anos atrás e aí falei: "vou ler antes de doar pra biblioteca"
Mas me arrependi porque é uma leitura cansativa, apesar de certa forma ter me apegado levemente na pobre da Macabéa. É ler uma vez e nunca mais.

Mariimagno 12/02/2024minha estante
A minha tentativa de gostar de Clarice, mas esse livro não ajuda em nada ?

Aria 12/02/2024minha estante
A tentativa que dá errado kkkkkkk

Exatooooo, socorro kkkkk

Nathane2 12/02/2024minha estante
Talvez não seja o melhor livro para começar. Fiquei pensando nisso. Mas acabou com minha vontade de pegar outros dela hahahaah. Talvez não estávamos no momento certo ou ele simplesmente não é para gente. E está tudo bem. Mas um dia pego algum conto dela...quem sabe não tenho minha reconciliação ??

Mariimagno 12/02/2024minha estante
Nat, pode ser kkk mas eu perguntei pra uma amiga que costuma ler Clarice e ela me falou pra começar pela hora da estrela e correspondências. Kkk mas ela não romantizou, disse q tem uns livros q não faz o menor sentido

Nathane2 12/02/2024minha estante
Aaaaahhh então lascou ??????????

Aria 12/02/2024minha estante
Eu li por ler, pra não falar que nunca li Clarice Lispector kkkkkkkk mas assim, li esse na força do ódio e não pretendo ler mais nenhum, assim como eu não consigo ler José de Alencar, acho que nasci pra clássicos brasileiros (talvez nem estrangeiros

Kellen F. 23/03/2010

Ruimmmmmmmmmmmmmmmm!
“A hora da Estrela” é o pior livro que já li na vida, e posso dizer isso com toda certeza.

Já que pra falar mal você precisa ter conhecimento de causa eu li até o fim, e depois taquei o maldito na parede. Taquei de verdade.

Para aqueles que defendem Clarisse e falam mal de Paulo Coelho vai a minha pergunta: Vocês são loucos? É sério, são loucos? Cegos? Já leram os livros?

Haja paciência para engolir Clarisse goela abaixo e saco pra chegar até o fim. Livros totalmente sem noção, sem nexo.

Os professores cobram esse lixo para tortura.

Li por obrigação e honra. Li sim, gostei? Nem pensar.
Luan 30/05/2010minha estante
Tu fizeste o trivial, que era ler; mas não o essencial, que era entender. Prova? Paulo coelho: o senhor dos estúpidos inconformados...

Aline R. 03/06/2010minha estante
Tente a mesma tática que você aplicou ao Pequeno Príncipe. Dê-se um tempo, amadureça um pouco mais como leitora e mais tarde tente de novo. Dê-se essa chance.

Ronnie K. 05/06/2010minha estante
Nossa, Kellen... Quanta fúria!!! Está mais calma agora, rsrs? O problema, como já comentaram aqui, talvez seja sua imaturidade mesmo, somente isso. Mas respeito sua opinião e ninguém é obrigado a gostar de tudo que quase unanimemente é considerado ótimo. Só achei uma coisa deselegante no seu comentário: pra que tanto ódio? A gente pode desancar e destruir qualquer coisa mas de uma maneira elegante... Pense nisso. Abraços, menina.

11/07/2010minha estante
Bom, eu só li um livro do Paulo C. que foi As Valkírias, achei legal.
Clarice[se escreve com 'c' e não com dois 'ss'] ainda estou aprendendo a gostar, da mesma forma que aprendi com Paulo C. Eu tenho preferências por livros de romance policial, o que não tem muito aqui no Brasil.

Sthaelle 17/08/2010minha estante
Uma das coisas que eu menos gosto é comparar autores, mas pelo amor de Deus comparar Clarice Lispector com Paulo Coelho?
Eu já li sim alguns livros do Paulo e estes nem se comparam com os da Clarice e nem por isso eu chamei algum de LIXO.
Cada um tem sua preferencia, mas infelizmente há alguns que nem mesmo amadureceram pra chegar nesse ponto.

Kemi 15/11/2010minha estante
Também li por obrigação A Hora da Estrela e A Paixão Segundo G.H. (que é bem pior!).
O que consola é que A Hora da Estrela é um livro bem fininho, que não toma muito tempo.
Os livros da Clarice me torturam porque não gosto desses devaneios sem fim que ela escreve no meio das histórias, eu gosto de textos escrito com objetividade, sem enrolação.
Já li alguns livros do Paulo Coelho e, apesar de não ser muito fã, prefiro mil vezes ele do que ler Clarice. Não se trata de fazer comparação, o fato é simplesmente que cada pessoa tem seu gosto, e gosto não se discute.

Lucas 11/09/2013minha estante
Todo livros que lemos por obrigação são assim. Você não deve opinar sobre livros que alguém obrigou você a ler. Não é justo.

Eu não gostei do livro, mas li por gosto.

Kellen F. 15/07/2014minha estante
Pronto, amadureci mais um pouquinho, continuo achando o pior livro que já li.

Comparei devido as criticas que ambos autores recebem do "intelectualóides".

Continua na categoria lixo pra mim. Não foi porque li obrigada, escolhi lê-lo também, isso não mudou minha opinião. Amadurecer apenas me fez ver que existem realmente pessoas que gostam desse mimimi e eu não costumo concordar com elas em demais assuntos também.

Volto aos 50 para falar que odiei este livro novamente ;)

Ivin Lais 23/02/2015minha estante
Rapaz concordo contigo, que livro ruim.
Sinceramente acredito que vocês estão querendo enxergar coisas abstratas onde só há o óbvio.
Maturidade para ler esse livro? É serio? Maturidade se precisa é pra ler Joyce, Balzac entre outros.
O livro é fácil de ser lido e compreendido o problema é que ela errou a mão. Não a comparo com o Paulo por que ela tem muitos livros bons, bons mesmo, mas este estar sendo simplesmente intragável.

Mariimagno 12/02/2024

Clarice?rs loves pfv não me cancelem ?
Acho q Clarice é aquele tipo de escrita q você amam ou odeia kkk no caso tô mais para a segunda opção.
Vou dar mais um chance em outro livro, mas esse clássico pra mim é uma decepção e me faz pensar o quanto é superestimado.

A narrativa é confusa. Começa com um narrador participante que parece ser alguém próximo da ?personagem? bem estereotipada da nordestina feia, burra, morta de fome e sofrida. Um combo bem numa visão sul/sudeste.

O enredo começa a ganhar forma na metade do livro, pq até lá é puro devaneio de ódio gratuito pela suporta personagem nordestina q não tem nem nome.

A vida sofrida, vazia e sem importância de Macabea se torna o foco. E durante todo o resto do livro você se pergunta em que momento Macabea vai de fato parecer/ser alguém, pq até então ela é uma ameba, ou no máximo um gravador, repete coisa aleatórias q se torna impossível até de gostar.

Indo para o final a questão que me fica é: para que desenhar uma personagem sem nenhuma qualidade, sem nenhuma importância, sem nenhuma vivacidade (sendo ela o conjunto de alvo de preconceito) para que no final ela tenha o fim ridículo?

Ok, essa é a mensagem de Clarice: a pobre não promove a vida, viver é luxo. Mas essa visão é limitada. Que tipo de vida estamos falando? Um pescador, marisqueiro não tem nada a dizer sobre viver?
Uma pessoa do sertão nordestino jamais poderá experimentar a vida? Pois a sociedade a torna um ninguém e que tá a questão é a construção de Macabea não torna a visão do narrador apenas ?preconceituosa?, ela se torna real e vulgar.
E nesse ponto não há nada que Clarice tenha acrescentado de profundo nisso. É raso, é uma visão superficial da pobreza. É os olhos de alguém como Clarice para todo um povo, uma cultura, uma singularidade.

Ser pobre, nordestino, sertanejo não é sinônimo de ausência de vida, conhecimento, inteligência, linguagem, importância.
Naraliz 12/02/2024minha estante
Comecei a ler ele e não deu duas páginas abandonei, misericórdia achei muito ruim, não entendi nada kkkkkkkk

Mariimagno 12/02/2024minha estante
O início é um horror. Até vc conseguir sair desse devaneio é uma luta

Douglas Finger 12/02/2024minha estante
Meu deusss

Mariimagno 13/02/2024minha estante
Douglas tô correndo risco ??

Hysderllannyo 13/02/2024minha estante
Eu entendi seu ponto de vista. Mas , veja, esse livro é de uma outra época. Hoje em dia, podemos perceber tudo que você mencionou, e eu até concordo. No entanto, precisa ser frisado que é um pensamento, ponto de vista de uma outra época, onde o modelo de vida, crenças, pensamentos e "evolução" era completamente diferente do que temos agora.

Mariimagno 13/02/2024minha estante
Hysderllannyo pode ser, mas época em que foi escrito não muda algumas realidades. Capitães de Areia é um clássico, Gabriela tbm e são construções ótimas em que vemos claramente as questões geracionais, mas não precisam apelar para marginalizar ainda mais minorias. Mas Jorge Amado por exemplo tinha propriedade cultural para falar sobre costumes e povos nordestinos e fazia isso muito bem. Não é pq Monteiro Lobato é de outra época que deixa de ser uma pessoa racista. Provavelmente seria hj tbm

Hysderllannyo 13/02/2024minha estante
Eu concordo com você, foi só um ponto de vista

Mariimagno 14/02/2024minha estante
Sim, talvez esse livro não tenha funcionado pra mim. Acho q esse livro em específico foi superestimado, mas a autora pode ter obras incríveis. Vou dar outra chance a Clarice. Me indicaram felicidade Clandestina, vamos ver. ?

Hysderllannyo 15/02/2024minha estante
Sim, talvez você aprecie outras obras dela. Eu particularmente gosto de todas ? Espero que encontre alguma do seu agrado. Mas leitura e interpretação é isso, uns gostam , outros não, mas nem por isso deixam de ser obras, não é? ?

Clara 26/06/2021

Resenha "A hora da estrela - Clarisse Lispector"
Achei a leitura cansativa, a história não te prende, muita enrolação para de fato começar a história. Em alguns momentos você acha que finalmente a história começará e na verdade não, só mais enrolação e isso acaba ficando cansativo continuar lendo o livro. Não é um livro que eu recomendaria a alguém!
Cleibs0n 26/06/2021minha estante
Literatura Brasileira é isso ??, olha não deixa a 1° impressão ser negativa ( talvez seja a sua não sei ). Tenta com "Capitães de Areia" a história é muito boa ??

The Little Book and Coffe 26/06/2021minha estante
Menina tive que ler esse livro para o vestibular kkkkkkkkk li ele umas 3 vezes para chegar no fim e ainda entender alguma coisa kkkjkk.

Cleibs0n 26/06/2021minha estante
Eu tbm ksksks complicado esses livros que são cobrados

Edson Camara 26/06/2021minha estante
Estava na minha lista, mas vou pensar melhor, e gosto de Clarice.

Cleibs0n 26/06/2021minha estante
@edson Camara eu recomendaria esse livro , mas não começaria a ler as obras de Clarice por esse, sabe? É MELHOR ver o filme ( no YouTube tem ) e depois vir para o livro , vai ficar menos "chato"

Edson Camara 26/06/2021minha estante
Obrigado @Cleibs0n

Clara 26/06/2021minha estante
@thelittlebook tive que ler pra escola e li muito na obrigação, não tava entendendo quase nada

The Little Book and Coffe 26/06/2021minha estante
O problema da Clarice Lispector não é nem o fatondps livros serem ruins e sim a escrita ser confusa e você precisa de muito foco para entender.

caspaeletrica 05/03/2023

8.5/10: "Please, I'm a staaaaaaaaar!" ? exclamou Macábea
Esse livro me surpreendeu demais! Confesso que tinha um pé atrás com a Clarice por conta de "Felicidade Clandestina" que foi uma leitura pra mim deveras desagradável, e até então meu único contato com seus escritos. Mas assim que li o primeiro capítulo desse livro, me apaixonei por completo!!

Embora confuso em algumas partes, Clarice mantém sua escrita bem simples e fácil de compreender. É de fato uma história linda, com uma crítica bem sucinta e bem feita.

As pessoas não curtem muito a literatura brasileira pois são obrigadas na escola a ler livros que não são selecionados corretamente (ex:. O Alienista, O cortiço) quando são bem jovens. E toma-se um certo ranço da literatura por conta dessa imposição (os abdefamosos paradidáticos rs) de livros com o linguajar rebuscado demais para teens jovens demais. O ponto em que quero chegar é que eu acho que "A hora da estrela" seria uma escolha perfeita para paradidáticos! Totalmente acessível e necessário para a construção de uma vida que está toda para ser construída.

Embora eu tenha me sentido igual a Clarice agora, falando nada com coisa alguma, me sinto também muito feliz e satisfeito com essa leitura, e me vejo indicando para todo mundo que eu puder.
bruno 05/03/2023minha estante
O TÍTULO KKKKKKKKKKK

Ananias3 05/03/2023minha estante
Foi o livro que me fez amar essa mulher...

caspaeletrica 07/03/2023minha estante
@bruno kkkkkk sou muito sagaz, né?

caspaeletrica 07/03/2023minha estante
@Ananias Agora eu consigo entender o motivo pelo qual todos amam ela. Eu sempre discordava pq realmente Felicidade Clandestina foi uma experiência péssima pra mim, mas agora devo procurar outras obras dela. O senhor tem alguma pra indicar bacana?

Portela 10/03/2023minha estante
Só Clarice mesmo pra te fazer gostar de alguma coisa ?
Bem-vindo ao clube!

caspaeletrica 13/03/2023minha estante
@Porta ridiiiiculo, eu gosto de tudo ta. Ai e já quero detestar ela, vou ler Água-viva e falar mal só pra te irritar!!

Portela 15/03/2023minha estante
KKKKKKKKKKK não assuma seu papel de hater, faça o bem!

Thamiris.Treigher 26/12/2023

Já que sou, o jeito é ser.
Bem que dizem que Clarice não é sobre ler, mas sobre sentir. "A hora da estrela" foi o último romance publicado antes de sua morte, e podemos ver muito disso na obra.

O narrador, Rodrigo S.M., é um escritor que, à espera de sua morte, conta a história de Macabéa, uma alagoana datilógrafa, órfã e virgem que vai morar no Rio da Janeiro. Ela é uma moça extremamente pura e ingênua. Conhece pouco sobre o mundo, sobre os sentimentos e sobre as relações humanas. É uma moça simples, que não tem muitas experiências e que vai vivendo de acordo com o que a vida vai trazendo para ela, sem objetivos, vontades ou ambições.

Por isso, aceita tudo que lhe acontece sem sofrer, questionar ou reclamar. Assim é seu comportamento quando seu então namorado, Olímpico, termina com ela e a troca por sua única amiga, Glória. Macabéa aceita a decisão sem protestar ou sofrer, pois tudo é "tanto faz". Olímpico é o seu oposto: quer ser rico, poderoso e influente.

Para mim, o mais marcante de tudo é a forma como Clarice escreve e fala de si por meio de Rodrigo S.M. Devaneia sobre a angústia da morte que está próxima (e que ela parece saber), sobre os mais diversos sentimentos e sensações. Sem floreios, romantizações ou esforços para que tudo pareça lógico.

"Se ainda escrevo é porque nada mais tenho a fazer no mundo enquanto espero a morte". Entre tantos trechos marcantes e frases grifadas, essa parte se destacou diante de meus olhos. Parece traduzir tudo que esse livro é: a espera da morte por parte do narrador Rodrigo S.M., ou seja, de Clarice.

Macabéa faz o importante papel de mostrar ao leitor muito mais do que a sua própria e miserável história, mas -principalmente- sobre os "escritores" que a contam. Através de sua rotina sem muitos sonhos, Clarice nos leva a refletir sobre vida, solidão, tristezas, perspectivas e - claro- morte.

Maravilhoso do modo que só Clarice sabia ser. "Já que sou, o jeito é ser". ?
Guilherme.Eisfeld 26/12/2023minha estante
Vai ser minha próxima leitura

Thamiris.Treigher 26/12/2023minha estante
Que legal! Vou acompanhar suas impressões!

zxsaturno 26/12/2023minha estante
Amo os sentimentos que Clarice me faz sentir! ?

Thamiris.Treigher 26/12/2023minha estante
Eu também, Kah ???

gizaguerra 12/02/2024minha estante
Lerei em breve!

Thamiris.Treigher 14/02/2024minha estante
Arrasou, Gisele!

Hallef 20/10/2018

Macabéa, um aborto existencial
Ler Clarice e ficar atordoado é um reação absolutamente normal.
No entanto, cada livro dessa Grandiosa Mulher é um atordoamento específico.
Não tenho por onde começar, então comecemos pelo Sim.
Sim, essa estória belíssima traz um cunho meta psicológico, social e acima de tudo humano.
É palpável e absurdamente deslumbrante a força que a ignorância pode criar na pessoa.
Macabéa é uma mulher (E que mulher!) que possui um passado sofrido, um presente vazio o amargo futuro não existe. Futuro é luxo.
A pobreza retratada no livro é uma bandeira do escárnio que se tem no Brasil.
A beleza interna e vazia de Macabéa é um atrativo.
Mas usurpam sua identidade. Oprimem-na e ainda que ela não saiba, é uma suicida.
Vaga e distante. "Quem sou?" é o que se pergunta. É o que perguntamos em todo decorrer do livro.
Esse livro simples e sofrido parte o coração, quebra a alma e inunda os olhos.
Um livro que pouco se pode falar e muito sentir.
A hora da Estrela é a nação Brasileira descrita no silêncio de uma alma vazia e que encontra na morte o seu lugar e sua identidade.
Existem tantas Macabéa. Quem sabe no fundo não somos uma parte vaga e distante?
As últimas cenas estraçalham a mente e o raciocínio salteia na estratosfera da insanidade. Efeito que só Clarice proporciona.
Choro por dentro ao ler esse livro, pois não sei chorar por Macabéa, a mulher que não sabia chorar.
Nelson.Carvalho 21/10/2018minha estante
Que linda resenha. Me instigou a ler.

TalesVR 21/10/2018minha estante
Lembro que devorei esse livro numa tarde só, e nunca me esqueci da Macabéa, que só sabia que gostava de coca-cola kkkkk. Ótimo livro.

Hallef 22/10/2018minha estante
E eu devorei em mais ou menos duas horas de relogios kkkkk ela é linda. Clarice e Macabéa

Vi, Verônica. 24/10/2018minha estante
nunca li nada de Clarice, acredita? :/

Hallef 24/10/2018minha estante
LEIAAAAA

Eduardo 06/12/2018minha estante
Que resenha maravilhosa!

Welliton.Moreira 22/02/2021minha estante
Eu tive esses mesmos sentimentos quando terminei, impactou demais

Marjorie.Barticiotto 22/02/2021minha estante
Minino, então! Nossa, e eu achando que pelo livro ser fininho ia ser uma leitura de boinha, só na minha cabeça msm, tô até agora na sofrência pela Macabéa

Welliton.Moreira 22/02/2021minha estante
Siiim tudo aconteceu rápido demais, mas dá um aperto no coração só de saber tudo que ela.passou até o fim,.esse foi meu primeiro da Clarice também

Marjorie.Barticiotto 22/02/2021minha estante
Medo do próximo né? Mas quero haha

Welliton.Moreira 22/02/2021minha estante
Kkkk siim, porém tbm quero kkk

Hahaha

alice 29/01/2024

Eu vou ter tanta saudade de mim quando morrer.
"Toda história que já se escreveu no mundo é história de aflições?"

Macabéa é uma jovem alagoana, foi para o Rio de Janeiro depois de uma infância sofrida aos cuidados de uma tia rigorosa. Não frequentou a escola e tinha dentro de si perguntas que jamais ousava pronunciar em voz alta:

"Só uma vez se fez uma trágica pergunta: quem sou eu? Assustou-se tanto que parou completamente de pensar."

Macabéa vai existindo, uma existência frágil, sem grandes sonhos, ela sempre viveu com pouco e não consegue imaginar uma vida cheia daquilo que nunca provou. Apesar de todos os infortúnios, do corpo magro pela fome, da ingenuidade em enxergar beleza até mesmo em um homem como Olímpio, Macabéa tem a persistência e a resistência daqueles que lutam com unhas e dentes pela sobrevivência e embora nunca tenha enxergado isso em si mesma, era forte.

Esse livro é pura dor. Dor nos relatos do narrador ? esse que tem um sentimento ambíguo por Macabéa, ao mesmo tempo que a ama e a deseja intensamente, odeia a nordestina que abobalhada não enxerga o quão sofrida sua vida é ?, dor nas entrelinhas de um cotidiano que denuncia o descaso, a pobreza e a exploração.

A datilografa que saboreava as palavras difíceis, que enchia o café de açúcar para poder aproveitar, que ouvia os anúncios na rádio como se fossem canções angelicais, que não sabia quem era deus mas que acreditava porque alguém disse para acreditar e que era feliz porque diziam que deveria ser, a mesma que na mesa de uma cartomante viu que poderia ter um futuro e sentiu pela primeira vez a euforia de sonhar grande e de acreditar em uma existência melhor.

Saber que Clarice escreveu esse livro nos seus dias finais, torna tudo ainda mais intenso e significativo. É possível sentir o enlace de criador e criação e a tristeza vai brotando nas rachaduras do quartinho das Marias (e nos olhos de quem sente essa história), quartinho esse que Macabéa, em um episódio de rebeldia, dançou sozinha deleitando-se com sua solidão.

"Ah pudesse eu pegar Macabéa, dar-lhe um bom banho, um prato de sopa quente, um beijo na testa enquanto a cobria com um cobertor. E fazer que quando ela acordasse encontrasse simplesmente o grande luxo de viver."
Rogéria Martins 29/01/2024minha estante
Mais uma resenha incrível para a lista, Alice. Você escreve MUITO bem!
Amei!! ????

Mah 29/01/2024minha estante
A frase do último parágrafo é o pensamento de todos nós

Mano Beto 30/01/2024minha estante
Parabéns pela resenha. Adorei o livro também. Eu realmente fiquei emocionado a ponto e chorar (nunca chorei lendo) quando o narrado descreve a emoção dela ao ouvir música na rádio.

alice 03/02/2024minha estante
Muito obrigada, Rogéria ?? fico feliz que tenha gostado!

alice 03/02/2024minha estante
Beto, essa cena é realmente emocionante, mostra como a música tem o poder de sensibilizar e traz uma perspectiva diferente da Macabéa, naquela cena, ela transborda vida.

@ju.com 13/01/2024

Que livro é esse?? Macabéa me fez ter inúmeras sentimentos, mas principalmente, certo desconforto, desconforto de talvez ser Macabéa em algumas areas da vida, em cada página lida, me mostrou como não ser e me ensinalou a olhar mais pra mim, com mais frequência e consciência do que não ser, uma leitura que me fez refletir muito.
Isa Moura 14/01/2024minha estante
Eu ameei esta leitura tb! Eu achei forte a escrita e o perfil de macabe !

Simmm, muito

@ju.com 15/01/2024minha estante
Fico pensando em quantas vezes nós fomos como ela, seja em relacionamentos com amigos ou parceiros, no trabalho, sei lá! Me faz pensar muito

Isa Moura 15/01/2024minha estante
Exatamente!!!! Quantas vezes ausentamos nosso EU para aceitar uma situação ruim!

@ju.com 15/01/2024minha estante
Sim, depois dessa leitura eu sempre fico me policiando pra não repetir esses padrões. Esse livro fica sempre martelando na minha cabeça kkk

Fabio.Nunes 12/01/2024

Clarice, case-se comigo!
A hora da estrela - Clarice Lispector
Editora: Rocco, 2019

Ok, ok, eu já entendi. Clarice realmente é isso tudo.
E por isso, essa não é uma resenha trivial.
Pois o livro não se trata apenas de uma crítica social nos apresentando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, maltratada pela tia e que vai viver uma vida de miséria no Rio de Janeiro.
Também não se trata apenas de criar de forma magistral a figura de Rodrigo, o personagem que cria a história de Macabéa e na mente do qual vivemos o livro todo.
A hora da estrela tem um quê a mais que nos orbita em todo o processo de leitura e que somente os iniciados podem desvendar (uma pena pra mim). Não à toa há uma imensa fortuna crítica sobre a obra. Para mim esta leitura foi um convite à humildade.
Eu nunca li nada parecido, nada com essa técnica ? por falta de palavra melhor uso essa. A leitura não é simples, me lembrou Faulkner, mas vale muito à pena.
Por que, novamente, não é somente sobre Macabéa e os sentimentos que sua história pode gerar na gente, não é somente crítica social, não é somente sobre Rodrigo e a maestria com que Clarice se projeta num personagem escritor, não é somente sobre o processo de criação de uma obra literária e a relação entre criador e criatura, não é somente sobre narrativas, não é somente sobre a relação entre consciência e vida; é sobre o quê então?
É sobre você ler e desvendar esse ?que? ou vir fazer parte daqueles que, mesmo sem absorver tudo, aplaudem de pé, onde me incluo.
Leitura incrível.
Flávia Menezes 12/01/2024minha estante
Que resenha incrível! ???? Mais um que vai pra listinha (imensa!)??

Fabio.Nunes 12/01/2024minha estante
Receeeeba Flávia! Rsrs
E obrigado pelo carinho de sempre.

Flávia Menezes 12/01/2024minha estante
O carinho é super sincero, você sabe. ?
E isso da referência ao filósofo da atualidade, ?Luva de Pedreiro?, soou direitinho aqui na minha mente! ??

JurúMontalvao 12/01/2024minha estante
???