A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

celiabowen 19/09/2022

é com muito pesar que dou essa nota, mas foi terrivelmente chato. acho que meu problema com esse livro foi o rodrigo s m que narrador INSUPORTÁVEL. a maior parte do início falando sobre ele, a capacidade dele, de que iria escrever uma história que nem ele sabia. levou uma eternidade pra finalmente ser sobre macabea e ela ainda tem aquele final. serio muito decepcionada
nilogeraldes 19/09/2022minha estante
apesar de eu gostar bastante desse livro, concordo super contigo!

Ielda 19/09/2022minha estante
Também tive muita dificuldade em ler este livro e nem terminei.

Amanda2041 19/09/2022minha estante
Nossa, entendo sua dificuldade, mas estou gostando justamente do livro por causa do narrador e o fato de nem ele saber direito sobre a história que conta kkkk

caspaeletrica 05/03/2023

8.5/10: "Please, I'm a staaaaaaaaar!" ? exclamou Macábea
Esse livro me surpreendeu demais! Confesso que tinha um pé atrás com a Clarice por conta de "Felicidade Clandestina" que foi uma leitura pra mim deveras desagradável, e até então meu único contato com seus escritos. Mas assim que li o primeiro capítulo desse livro, me apaixonei por completo!!

Embora confuso em algumas partes, Clarice mantém sua escrita bem simples e fácil de compreender. É de fato uma história linda, com uma crítica bem sucinta e bem feita.

As pessoas não curtem muito a literatura brasileira pois são obrigadas na escola a ler livros que não são selecionados corretamente (ex:. O Alienista, O cortiço) quando são bem jovens. E toma-se um certo ranço da literatura por conta dessa imposição (os abdefamosos paradidáticos rs) de livros com o linguajar rebuscado demais para teens jovens demais. O ponto em que quero chegar é que eu acho que "A hora da estrela" seria uma escolha perfeita para paradidáticos! Totalmente acessível e necessário para a construção de uma vida que está toda para ser construída.

Embora eu tenha me sentido igual a Clarice agora, falando nada com coisa alguma, me sinto também muito feliz e satisfeito com essa leitura, e me vejo indicando para todo mundo que eu puder.
bruno 05/03/2023minha estante
O TÍTULO KKKKKKKKKKK

Ananias3 05/03/2023minha estante
Foi o livro que me fez amar essa mulher...

caspaeletrica 07/03/2023minha estante
@bruno kkkkkk sou muito sagaz, né?

caspaeletrica 07/03/2023minha estante
@Ananias Agora eu consigo entender o motivo pelo qual todos amam ela. Eu sempre discordava pq realmente Felicidade Clandestina foi uma experiência péssima pra mim, mas agora devo procurar outras obras dela. O senhor tem alguma pra indicar bacana?

Portela 10/03/2023minha estante
Só Clarice mesmo pra te fazer gostar de alguma coisa ?
Bem-vindo ao clube!

caspaeletrica 13/03/2023minha estante
@Porta ridiiiiculo, eu gosto de tudo ta. Ai e já quero detestar ela, vou ler Água-viva e falar mal só pra te irritar!!

Portela 15/03/2023minha estante
KKKKKKKKKKK não assuma seu papel de hater, faça o bem!

Xuneor 30/12/2023

"A vida é um soco no estômago!"
Por onde começar?
Já tinha entrado em contato com a literatura da Clarice em "Água Viva" e, na ocasião, me perguntei o que ela tinha de especial pra ser tão aclamada. Pra mim, era só um punhado de frases desconexas e sem sentido. Que bom que o tempo passa, a gente amadurece e muda de opinião.

Agora, depois de ter contato com livros mais densos e ter me habituado a gostar desse tipo de leitura, peguei "A Hora da estrela" e me surpreendi com o que encontrei.

A linguagem e a forma do livro são sim mais complexas que o habitual de outros escritores, mas, a partir do momento em que você vence a dificuldade e até se habitua com ela, você consegue degustar o sabor esplêndido que tem a literatura da Clarice.

Acompanhamos uma jovem nordestina, de vida sofrida, vazia, sem conteúdo; ela é. O que ela é? Não sabe. Mas apenas é. A vida plangente da jovem Macabéa te prende, te faz questionar sobre o que é viver, saber da vida, refletir.

Não vou dar detalhes sobre a história, até porque não são nem 80 páginas de enredo. Apenas que ler Clarice não é apenas uma leitura, é uma experiência.

Já quero me aventurar em outros títulos dela e confirmar as minhas impressões sobre ela.
Ramilson.Nasciment 30/12/2023minha estante
??????

..Betty.. 30/12/2023minha estante
Q resenha linda. Adoro esse livro, um dos meus favoritos

Xuneor 30/12/2023minha estante
essa leitura foi um patrocínio de @lauraesuaestante (ig) ? obrigado pelo livro Lauraaa!

Natty 30/12/2023minha estante
Que desejo de também sentir o mesmo prazer que você ao ler Clarice.Amo Dostoiesvisk será que consigo apreciar Clarice.

Gabriela Hill 30/12/2023minha estante
Sim esse pra mim é o melhor livro da Clarice!

Xuneor 30/12/2023minha estante
@Natty consegue sim! É como eu falei, quando você vence a barreira que ela "impõe" fica fluido, gostoso e até a escrita mais difícil dela fica gostosa de ler

Laura Oliveira 30/12/2023minha estante
Ahhh, fiquei muito feliz que você gostou, Ju!!!

Natty 30/12/2023minha estante
@Xuneor que bom ! Vou tentar??

João 30/12/2023minha estante
Adorei a resenha!!

mmarialleite 06/01/2024minha estante
A Hora da Estrela é, com certeza, uma leitura que segue lados opostos quando comparado com Água Viva.

Quando li a história da Macabéa senti a profundidade de Clarice, mas, também, um enredo linear.

Água Viva é um livro pequeno e extremamente denso (leio em doses, para evitar a ressaca, com certeza). É um fluxo de consciência que, realmente, a gente só consegue sentir e não entender profundamente (não sem uma perscruta afundo em Clarice).

Ambos os livros são incríveis e com propostas diferentes. Orgulho do Xuneor todo poético em Clarice ??

Maria 12/01/2024

É muito interessante ler e ver os manuscritos de Clarice, parece tornar mais real e perto de nós. Gostei bastante da edição.

Jub00p 21/12/2023

É Clarice.
É Clarice, eu te entendo.
Bom esse livro é ótimo para leitoras depressivas (iguais a mim, ou Clarice).
Ver as histórias trágica de Macabéa é bastante interessante e me cativou bastante.
Única coisa que tenho a "reclamar" é o começo do livro, fiquei bastante confusa, mas com o tempo fui acostumando com a forma de Clarice escrever.
Enfim, Clarice sendo Clarice.
Amo todas as obras de Clarice, espero ler outros livros dela. ?
yukari7 21/12/2023minha estante
a escrita dela é surreal

kamylla6 27/10/2023

Hora da Estrela
Esse foi um dos livros mais doidinhos lele da cuca e filosófico que eu já li, me deu muita vontade de ler mais livros assim, gostei muito desse uma experiência única
Amanda.krislayne 27/10/2023minha estante
O filme é muito bom também

kamylla6 27/10/2023minha estante
tem filme??? nossa eu não sabia

Amanda.krislayne 27/10/2023minha estante
Simm, e o filme está muito fiel ao livro

kamylla6 29/10/2023minha estante
nossaaa vou procurar pra assistir

peü 25/09/2021

A última obra escrita pela célebre escritora Clarice Lispector, "A hora da estrela", é curta, melancólica, poética e inquietante. Talvez por isso necessitei de empenho para finalizá-la, pois apesar de ser uma história simples, consome toda sua reserva de disposição&compreensão, como bem ressaltado pelo narrador-personagem, Rodrigo S. M, "Quanto a mim, estou cansado. Talvez da companhia de Macabéa, Glória, Olímpico". Falando neles, que personagens enfadonhos&odiosos, com destaque para o Olímpico que é extremamente ****** - sim, não consegui criar nenhum laço afetuoso com os personagens, pelo fato de ser tão e somente algum atributo.

Cabe ainda ressaltar, que o começo do livro é cansativo e apenas pela metade diante do livro que melhora - momento quando a trama realmente começa. Se for seu primeiro contato com a escrita lispectoriana, assim como foi a minha, porventura sinta dificuldade em conectar com o texto.

Por sim, um conselho: caso sinta cansaço, não desista da leitura, pois ela ainda terá muito que perguntar, mesmo que sem perguntas, sem palavras, apenas com o silêncio.

carlosmanoelt 21/03/2024

?A vida é um soco no estômago.?
Jamais li em nenhuma literatura uma construção frasal tão cheia de força, sentido e rispidez quanto dessa ocasião. ?A Hora da Estrela", obra-prima da escritora brasileira Clarice Lispector, é uma narrativa envolvente que mergulha nas profundezas da existência humana através da história de Macabéa, uma jovem alagoana que vive uma vida simples e desprovida de significado na cidade do Rio de Janeiro. Clarice constrói uma prosa intensa e introspectiva, explorando questões universais como solidão, identidade, alienação e a busca por sentido na vida. Com caráter metalinguístico e reflexão existencial, através da presença do fluxo de consciência e da voz narrativa do escritor fictício Rodrigo S.M., Lispector desconstrói as barreiras entre autor e personagem, convidando o leitor a refletir sobre o processo criativo e a própria natureza da escrita. Outrossim, é um testemunho da genialidade de Clarice Lispector ao discorrer sobre o processo criativo, migração e tecer críticas em tempos de Ditadura Militar no Brasil.

ldmlsz 24/03/2024

É uma história que prende, além de ser um clássico. Você fica com a sensação de sempre querer ler mais para saber o fim de Macabea. É o retrato da sociedade brasileira.
benzodiazepinicos 24/03/2024minha estante
amo tanto esse livro ?????

Ruth 10/09/2022

Tinha curiosidade de ler esse livro foi o primeiro que lir da Clarice.
Eu gostei, no começo achei bem lento e filosófico, mas depois com o desenvolvimento da história foi ficando mais interessante.
Um final bem triste.

Carina.Chianca 28/06/2020

O livro narrado por Rodrigo SM, conta a história da alagoana Macabéa e as situações vividas pela jovem datilógrafa no Rio de Janeiro através da perspectiva do autor.

Leitura fácil e rápida, onde queremos chegar logo ao final para enfim descobrir o destino da personagem.

Bart 28/04/2021

A Hora da Estrela
*Clarice Lispector*
Editora Rocco, 2017, 224 pág.
Que escritora fantástica, confesso que por sorte, escolhi a edição que tinha mais páginas (sempre acho que vai ter algo à mais... e teve ?). Por sorte, essa era a edição comemorativa de 40 anos, e além de fotos de páginas de escritas por Clarice, essa é uma edição comentada, como disse antes, tive muita sorte, porque o começo da história foi muito complicado p/mim.
? calma, sou homem, tenha paciência!!
No começo da trama, eu estava perdido, tem um narrador que não era ela, mas que falava do que pretendia fazer com as personagens e com a trama... que powha é essa?! Mas aí, do nada a história começa, curta fluída(a escrita muito gostosa de ler), mas o tom triste, duro. Daí descubro que esse foi o último livro nem toda, nem toda despedida é feliz, nem todo fim é querido.
A história fala de Macabéia, uma alagoana que mora no Rio de Janeiro, ela em si tem uma história de vida sofrida (se quiser saber...vai ter que ler ?), e no Rio, conhece Olímpico de Jesus,  metalúrgico, metido a saber de tudo, chegando até ser abusivo com Macabéia. Mas a trama não fica só nisso, ela é uma mulher sem sonhos, entristecida, mas um fato muda isso e  pela 1a vez na vida ela sente a esperança.... de novo a vida acontece, tirando tudo dela... Mas como, e o que acontece depois? Você vai precisar ler!!?
A personagem de Macabéia emociona, faz refletir sobre como conhecer-se pode mudar totalmente o olhar de uma pessoa sobre si mesma.?
Não dá p/escrever muito e estou aberto à correções, por favor!!
Livrão, essa mulher é incrível!!
??????????????
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
Thales 28/04/2021minha estante
Esse é ao mesmo tempo o livro mais bonito e mais triste que eu já li. Será que faz sentido? ?

Bart 28/04/2021minha estante
Faz todo sentido! Clarice, se despediu com esse livro, e tom dele é de uma despedida sem reencontro.

Claudia Canazart 28/04/2021minha estante
Amo Macabéia. É simplesmente maravilhosa essa história.

Bart 28/04/2021minha estante
É um tapa na cara!! O qnt se conhecer é fundamental p/si!!

Max 08/12/2023minha estante
Hahahaha ?
Clarice é um mistério! ?

Tharcila.Fernandes 04/06/2023

Que escrita foi essa??!!!! como do início ao fim em várias partes a clarice compartilhava tais pensamentos/frases que chegou num nível que até achei que essa mulher tinha estudado meu cérebro. acompanhando a história da macabéa de como nem ela mesma percebia que levava uma vida sofrida que simplesmente aceitava tudo e tão curiosa pra ter esse final que pesou meu coração, por mais que para os olhos de alguns seja uma história "nada demais", não sei se foi a intenção da autora, mas acredito que esse foi o ponto de escrevendo sobre a história de uma nordestina qualquer e sem ter "aquele" impacto logo de cara pois é essa a graça e, se você se esforçar, vai conseguir ver muito mais e sentir mais nas entrelinhas. a escrita da clarice definitivamente é única juntando o poético e sofrido de uma maneira que era só sua.

Mariana 31/08/2023

A escrita da Clarice é realmente IMPRESSIONANTE e a história é muito curtinha e fácil de ler, tudo ótimo, mas essa edição é perfeita!!!!! ter contato com os manuscritos, a crônica da Paloma Vidal e todos os ensaios no final do livro com certeza completaram essa experiência perfeitamente. eu amei!
Lima.Araujo 31/08/2023minha estante
Clarice é diferente, sua introspecção nos faz refletir bastante