A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Enillaa 14/01/2024

Esse livro foi uma experiência.
Minha primeira leitura da Clarice e terminei de uma vez, explodiu minha cabeça e meu coração me deixando em prantos.
Que história intensa e real.

Marcelodmr 19/03/2021

Incrível história de alguém insignificante
O livro conta a história de Macabéa. Uma mulher que sai do nordeste e vai para o Rio de Janeiro para trabalhar. Ela consegue o emprego de datilógrafa, mas não é um emprego com estabilidade.

Um certo spoiler a partir daqui.

Ela começa um namoro com Olímpico. O que é um relacionamento bem tóxico, pois ele a coloca sempre em um lugar inferior por conta de Macabéa ser desprovida de grandes sonhos e um pouco de inteligência também.

Há uma colega de trabalho chamada Glória que acaba roubando seu namorado. Ela é a mulher que Olímpico precisa: inteligente, bonita, divertida... isso acaba deixando Macabéa mais reflexiva e triste.

A história é extremamente triste. O final é de partir o coração. Não vou contar aqui, pois é ele que faz o livro ser tão especial. Recomendo demais!!

Tainá 09/02/2024

Uma das mais brilhantes, duras e brasileiras da literatura. Macabeia eh sobre existência, e tb sobre não existir. É sobre acabar quando se começa a existir. É sobre desamparo social, pessoal, moral. A escrita é primorosa e dilacera o coração a cada "não sentimento/ acontecimento".

Bruna B 15/11/2022

Intenso, poético, perturbador e incômodo.
Apesar de ser um livro de poucas páginas, foi desafiador a leitura.
Incrível como a escritora de revela em sua escrita.

Milacrfx 13/07/2023

"Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos"
Li por indicação de amigas e agora quero ler muitos outros da Clarice a genialidade dessa mulher é de se aplaudir.
No inicio fiquei meio perdida com algumas palavras, mas depois foi se desenrolando tão lindamente, Macabéa foi uma mulher tão sofrida que a gente só pensa em abraçar e querer da uma vida melhor.
Alguns questionamentos me encafifaram confesso

Jardii 29/07/2023

Tempo de morangos
No início eu não conhecia me identificar com a história. Mas ao longo das páginas pude sentir o que Clarice sentiu.

E que eu nunca esqueça de viver a vida de morangos que macabea não viveu.

Mari mari 13/11/2022

O primeiro livro da Clarisse que eu li e eu já estava esperando que fosse confuso, mas não tanto assim kkkkkk
Apesar de confuso, amei a forma dela de escrever, parece que estou olhando para os pensamentos direto da cabeça dela!
A história me pegou um pouco e eu terminei o livro em completo choque!
Cris 13/11/2022minha estante
Eu também tinha essa visão antes de conhecer a escrita da Clarice, mas depois vi nem era tão confusa, só melancólica rs. Leia Laços de Família, é bem legal.

Jubs 12/07/2022

descobri qual é a hora da estrela...
mas não sei se estou ansiosa para brilhar.

Clarice é brilhante. Fez uma história linda, triste, hilária, confusa...

Macabéa é uma mulher interessante. Cheia de vazio, uma figura muito divertida de se ler. O narrador de Clarice cria uma atmosfera tão filosófica, que, confesso, me fez chorar no início.

Eu amei esse livro, recomendo bastante.
Lucas 12/07/2022minha estante
Tinha momentos que eu agradecia por não ter a vida da Macabéa kkkk

Ted 02/04/2021

Uma inocência pisada
Mesmo relendo anos depois ainda fico em choque com a história da imigrante nordestina que vive desajustada no Rio de Janeiro, desprovida de tudo, a não ser a inocência abundante que a move.
A intimidade com que o choque social é apresentado, e tamanha é a simplicidade de Macabéa, que consegue ser feliz pelo simples fato de viver. Possui uma vida anônima e invisível, em que o narrador diz que ?é tão importante quanto a vida de um cachorro?.
É impossível não ser empático com tanta fragilidade da sonhadora personagem.
Todos os devaneios e narração ajudam a perceber a árdua realidade das
classes desfavorecidas, e, a esperança de no futuro vir uma vida melhor. E assim é fácil de entender Macabéa, que tinha apenas o sonho ser estrela de cinema, e nos é apresentado a cruel realidade na hora da estrela.
Um livro sempre eterno

anya123 20/12/2022

Que livro!!
Simplesmente um tapa na cara.
Mostra uma realidade triste e que não podemos ignorar, além de trazer um sentimento de gratidão por tudo aquilo que já conquistamos na nossa vida e que não damos valor.
Clarice Lispector maravilhosa!!????

Marília 16/12/2021

Maca
Não gostei do estilo de escrita do livro. Não consegui me conectar a autora, mesmo assim ela parece-me inteligentíssima.

O que somos?
Quem somos?
O que eu vou aproveitar da vida?
Reflexões para se ter a partir do texto.
A vida é curta

lluar 18/06/2020

Simples, profundo e necessário. Sempre origem de boas críticas, assim esse livro virou alvo da minha curiosidade. A lição é que a efemeridade é a essência da vida.

Sa | @umadose.de.literatura 02/05/2020

Incrível
Esse é o meu primeiro contato com a escrita da Clarisse Lispector e achei encantador, ela brinca com as palavras com tanta facilidade e que me deixou fascinada! A história é trágica, mas nos traz muita reflexão sobre a vida.

Virginia 15/05/2021

Quem fala mal desse livro ou é burro ou não tem o menor senso pra apreciar boa literatura. A construção da Clarice é absolutamente genial, a maneira como ela nos leva a ridicularizar Macabea junto com o narrador, mas principalmente o uso muito inteligente de pontuação. O jeito que Clarice brinca coma teansitividade verbal nesse livro pra trabalhar com ideias de fim e continuidade em paralelos é de levar a gente a loucura. Fascinante e inteligente

Xingmi 23/09/2023

Ótima obra! Fui incentivada a ler pelo clube de leitura da escola a fim de discutirmos sobre o Existencialismo. O livro é espontâneo, nunca li algo assim antes, mas é uma ótima experiência. A história de Macabéa não é uma história muito feliz, é simples, é o que é. A leitura é bem curtinha e interessante, vale a pena!

desaprendi a fazer resenha