A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

massucattij 26/01/2021

A hora da estrela
Gosto muito da forma de escrever de Clarice Lispector, se você não é fã, não recomendo a leitura pois pode ser cansativo a forma que ela da voltas para falar sobre algo banal. Para quem gosta de seu estilo, recomendo por ser um clássico.
Vick 26/01/2021minha estante
Esse livro é muito bomm

Andressa 23/04/2020

Você não está preparado para esse livro
Agora eu entendi o motivo que eu demorei tanto a ler A Hora da Estrela: eu não estava preparada para lê-lo, eu precisava de mais amadurecimento de caráter, mente e leitura para chegar no momento de ler A Hora da Estrela. Estava preparada, mas não estava para o que nele há. Uau. Têm livros que tem seu momento certo para ser lido, e chegou o momento de ler. Agora o momento é de digerir e refletir.

Rafa569 08/05/2020

Raso...e profundo
Meu primeiro contato com Clarice Lispector. É difícil um livro ou filme me arrancar lágrimas. Esse quase conseguiu.
É uma leitura rápida - são menos de 100 páginas -, porém de uma densidade absurda. Macabeia, uma personagem tão comum que poderia ser qualquer um em uma multidão, uma mulher que não vê em si nada de especial, uma vida quase que desperdiçada, de tão invisível e despercebida. Uma leitura muito triste e que muitas pessoas não gostam, talvez por toda a tristeza da história, talvez pelas voltas que o texto dá, com todas aquelas digressões, talvez pela personagem ser tão "desprezível". Um livro tão desprezado por muitos leitores, quanto a heroína Macabeia.

Uma Vida em Cada Livro 17/01/2024

Não gostei
Não gosto de Clarice Lispector. Sei que é uma escritora muito importante para a nossa literatura, mas não consigo gostar se sua escrita.
Nesse livro achei meio agressiva a forma de tratar e caracterizar Macabéa. O narrador diz algo ofensivo e encerra com "a nordestina", como se o problema fosse ela ter nascido no Nordeste.
Também não gostei da maneira como foi narrada. No meio da narração Rodrigo S.M. interrompe pra dizer algo que não tem relação com a história.
A obra fala mais de Rodrigo S.M. do que de Macabéa.
Peço desculpas aos fãs de Clarice Lispector. ?

Hemy Gomes 13/01/2021

Na certa morreria um dia como se antes tivesse estudado de cor a representação do papel de estrela. (Página 29)
A Hora da Estrela é um dos livros mais conhecidos de Clarice Lispector e apesar de ser curto, guarda uma história profunda aos olhos do narrador Rodrigo, um escritor misterioso e muito reflexivo.

O narrador nos apresenta Macabéa, uma jovem que se mudou de Alagoas, onde morava com a tia após a morte dos pais, para o Rio de Janeiro para trabalhar como datilógrafa. Sendo ela uma garota que não possuía nada -- nem inteligência, nem personalidade e muito menos beleza -- que chamasse a atenção e que tinha gostos muito simples -- Coca-Cola, cachorro-quente, queijo com goiabada, ouvir a rádio-relógio, colecionar recortes de revistas --, era muito inocente e nem se dava conta da própria existência, de que era uma pessoa.

Um dia, Macabéa se apaixona por um homem chamado Olímpico e os dois se tornam um casal, porém, acaba sofrendo nas mãos dele, pois ele é mentiroso, ambicioso demais e machista, e seu sonho de se casar vai por água abaixo quando ela é dispensada e trocada por Glória, sua colega de trabalho. Então, ela decide se consolar ao se dar ao luxo de comprar um batom e faltar ao trabalho para se divertir dançando sozinha no quarto -- e esse é apenas o começo da felicidade na vida de Macabéa. Algum tempo depois, Glória indica uma cartomante para ela e assim, a menina acaba criando esperança dentro de si graças ao destino incrível que ela recebeu. Porém, logo depois de sair do estabelecimento da cartomante, Macabéa é atropelada e tem seu fim trágico -- mas pelo menos, morreu genuinamente feliz e com esperança.

Confesso que de primeira, odiei a história -- e nem minha professora de literatura conseguiu me fazer gostar. Porém, uma semana depois de ter lido pela primeira vez, algo me instigou e me fez dar mais uma chance, então assisti o filme para entender melhor, reli e acabei amando a história. De certa forma, me identifiquei muito com Macabéa e também tive um desejo enorme de poder cuidar dela e dar um sentido para sua vida simplória, mas talvez o melhor para seu destino era realmente o fim que ela recebeu. A única coisa que eu realmente não curti foi o começo, no qual o narrador apresenta suas reflexões malucas e enfatiza sua "vida triste e miserável", então achei essas primeiras vinte páginas desnecessárias, porém, sem elas, essa história seria apenas um conto e se Clarice quis assim, quem sou eu pra questionar...

Recomendo demais. Insista mesmo com o começo chato e veja Macabéa com olhos compassivos e piedosos para entender o lado dela.

Nota 4,5 de 5

Lucas.Neves 09/02/2024

A leitura de uma vida
Me peguei em vários momentos querendo chorar relendo esse pequeno livro. A minha professora de português do Ensino Fundamental fez com que nós, meros alunos, lêssemos essa obra fantástica. Agora, na minha ?adultice?, volto com um outro olhar, não digo mais maduro, mas com certeza diferente e mais atento aos detalhes. Esses momentos, tão pequenos, assim como é descrito pelo narrador sobre a personagem principal é sem dúvida sobre todos nós. Quem nunca se sentiu esvaziado pela vida ou cheio demais? Quem nunca se pegou em uma situação de extrema inocência e sonhos onde só havia a mais pura razão? A Realidade nos esmaga e ri de nós junto com a Ironia, assim é a vida.
Bruna2310 09/02/2024minha estante
Sou doida pra lerr

Lucas.Neves 09/02/2024minha estante
Bruna, vale muito a pena! Meu Deus, fiquei feliz que alguém comentou haha Mas nem sei marcar o comentário

Bruna2310 09/02/2024minha estante
De nada, adorei a sua resenha

Thiago56 10/02/2024minha estante
precisamos falar sobre o ?tempo de morangos? e seus significados?

Xingmi 23/09/2023

Ótima obra! Fui incentivada a ler pelo clube de leitura da escola a fim de discutirmos sobre o Existencialismo. O livro é espontâneo, nunca li algo assim antes, mas é uma ótima experiência. A história de Macabéa não é uma história muito feliz, é simples, é o que é. A leitura é bem curtinha e interessante, vale a pena!

desaprendi a fazer resenha

Fernanda.Kaschuk 23/12/2023

A hora de Macabéa
A personagem-eu lírico de Clarice é o suco da inocência e receptividade perante a vida. Desprezada pelo amado, segue humildemente juntando peças para entender seu próprio destino e seu espaço. Há um pouco de Macabéa em qualquer um cujo coração permaneça genuíno.

Bia 08/08/2020

Inocente Macabéa
No começo a escrita foi bem difícil e demorei pra gosta . É triste vem como é a vida de Macabéa e como as pessoas tratam ela , apesar de ser bom eu não me envolvi com a estória.

Renata 10/10/2022

A HORA DA ESTRELA
Clarice Lispector
Editora Rocco

Último romance de Clarice Lispector, A hora da estrela reafirma características da escritora, percebidas em obras anteriores, mas traz uma Clarice menos introspectiva. Estudiosos dizem que há um certo quê autobiográfico no livro, no entanto, a escritora se esconde atrás de um narrador denominado Rodrigo MS.

Rodrigo narra a história de Macabéa, uma jovem nordestina, que migra para o Rio de Janeiro, após a morte da tia que a criara.

Como toda moça que vai para uma cidade grande, ela sonha. E se espelha nas atrizes de cinema da época, como Marilyn Monroe, mas Rodrigo diz que ela não almeja uma vida diferente. Ela se contenta com o que tem. É uma datilógrafa e se orgulha muito disso. Ela conhece um rapaz e começam a namorar, mas Olímpico a troca por sua amiga.

Macabéa carrega o fardo de uma infância sofrida e sem oportunidades, fruto de uma vida limitada. A moça é tímida até para sofrer, o que gera no narrador um sentimento de culpa que o atormenta.

Como muitos migrantes do Nordeste, ela passa despercebida na grande massa. Ela apenas é, ela apenas existe… Assim Rodrigo a descreve.

A mente do narrador, em suas divagações, faz uma denúncia social, a reflexão sutil sobre o preconceito vivido pelos nordestinos no Sudeste do país, naquele tempo.

Como nas demais obras, Clarice traz a temática humana e a narrativa fragmentada pelas digressões do narrador, porém, o forte do enredo é exatamente a análise psicológica do personagem-narrador sobre a protagonista e as impressões dele acerca da vida dela, do mundo e de sua própria vida.

Para entender o título é preciso ler a obra, pois envolve exatamente o final da história, com uma surpresa que revela a pequenez e a grandeza que habitam cada ser humano. Macabéa tem seu momento de estrela. E a genial Clarice finaliza a narrativa assim: “Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos. Sim.”

Na temporada de morangos é possível comê-los, quando findam os morangos, não é possível mais. Da mesma forma, a vida. Só é possível vivê-la enquanto estamos vivos, ou seja, aproveite o hoje, aproveite o agora. Carpe Diem!

Recomendo!
Ana Flávia 10/10/2022minha estante
sua resenha me deu vontade de ler o livro.

Renata 10/10/2022minha estante
Que bacana! Pois, leia! Será uma leitura muito fecunda!

Pablo Santos 24/08/2021

A Hora da Estrela
É uma história profunda, com várias contradições, mostra muito bem a realidade profunda da natureza humana, história envolvente, você passa a tomar as dores da personagem, é tão realista quanto irônico o fim !!
Livro perfeito ??

Gessica 31/01/2024

Quando eu vi um trecho do filme baseado nesse livro, já sabia que precisava lê-lo. É um livro bem curto, quase que eu leio todo em um dia, mas consegui prolongar mais dois dias. A história da Macabéa é sofrida, mas ela nem sabe, eu ri algumas vezes porque ela é muito, muito ingênua, dá pena. Agora quero ver o filme e ler mais outras obras da Clarice.
Daniele591 31/01/2024minha estante
clarice maravilhosa sempre

fonsecsa 08/10/2023

Inesperadamente encantador
Muita gente falou que esse livro não era bom, minha expectativas para ele eram nulas, comecei a ler apenas por obrigação mesmo.

Mas, para minha surpresa, ele é encantador. Clarice sempre surpreende, com sua simplicidade no escrever, pelas suas histórias bem elaboradas e críticas sutis. Uma representação de tantos problemas que enfrentamos em menos de 80 páginas. Fome, ignorância, as endemias que matam o povo.