Um Cadáver Ouve Rádio

Marcos Rey

Resenhas - Um cadáver ouve rádio

Léa 21/02/2024

Livro intrigante e incrível
Essa trama foi bastante emocionante do início ao fim.
O autor conseguiu nos manter ansiosos por ler bem rápido para ver o que acontecia página a página.
Mas em nenhum momento eu desconfiei do desfecho final dessa trama. O suspense se manteve até o final do livro.
Está foi uma leitura bastante agradável para mim. Eu recomendo bastante a todos

lethixs 21/01/2024

Marcos Rey é fantástico
Uma história que explora, além dos icônicos pontos da cidade de São Paulo, o preconceito, pobreza, corrupção, migração nordestina (e sua cultura), amizade e representatividade. Uma narrativa envolvente e digna da série vaga-lume: "para despertar e criar o gosto pela leitura. Histórias emocionantes, cheias de ação, uma linguagem simples e direta."

Escolhi para ler porque estava nas coisas do meu pai, e eu não esperava que fosse me surpreender TANTO. Um livro nacional com uma história incrível e um mistério muito bem arquitetado.

Recomendo DEMAIS

Madu_book 26/12/2023

Sla n foi muito pra mim, achei o plot meio ruinzinho, já suspeitava da pessoa, também acho que é o tipo de livro que se eu tivesse lido com 9 anos eu ia amar

Sarah.Santos 25/12/2023

Nostálgico
A um tempo atrás me deparei com alguns livros antigos que tenho na estante (alguns exemplares da coleção vagalume) que fizeram parte da infância dos meus pais e acabaram em minhas mãos na adolescência, lembro de ter amado na época pois estava começando a ler...
E esse ano acabei querendo reler e comecei por esse, é claro que n da pra disser que é o melhor mistério que já li, pois já li muitos outros bem elaborados. Mas pensando em um livro tão antigo e para um público mais novo, é INCRÍVEL...e eu realmente gostei da leitura, é bem curtinho (li em uma sentada) e foi tão nostálgico reler??

Tati.Lima 09/10/2023

Chocada com tanto suspense e tensão num livro tão curto...
Nooooooossaaa!!! Eu tô em choque até agora, q como um livro dedicado ao público jovem, daqueles q líamos na época da escola pra fazer provinha de Interpretação de Texto, pode ser tão bom. Esse eu nunca havia lido, mas essa coleção de Marcos Rey, somente sobre assassinatos cheios de mistério, é simplesmente perfeita. Véio, eu não consegui largar até descobrir o desfecho, q aliás, meus caros, é extremamente bem bolado. A história narra a saga dos 3 jovens detetives Léo, Ângela e Gino, em busca da verdade sobre o assassinato do porteiro do prédio, q nas horas vagas tb era sanfoneiro. Tudo começa quando o Muriçoca, encontra o corpo. Confesso q quando o Muriçoca entra em cena, me senti um pouco broxada, porq perdi toda a fé no livro, diante de um personagem com esse apelido, mas mordi lindamente minha língua, porq é um livro do Marcos Rey, né amores. Então ele sustenta o mistério até o fim focando em 3 suspeitos e possíveis assassinos, e o final foi muito muito booooom!!! Preciso ressaltar q o livro foi escrito em 1983, é muito atual e extremamente bem escrito. Q vale a pena ler sim. UM VIVA E TODO O MEU RESPEITO À OBRA DE MARCOS REY!!!

Vehalcantara 29/09/2023

Marcos Rey é meu lugar de conforto
Conheci o autor quando era adolescente e me apaixonei imediatamente por ele, e agora, depois de adulta, ele ainda continua me encantando.
Os personagens são pessoas comuns, mas são tão bem desenvolvidos que é quase como se fossem meus amigos. Sou encantada pelo trio Léo, Angela e Gino, que com sua perspicácia e inteligência resolvem mistérios que deixam o doutor Arruda e o policial Lima de cabelo em pé.
A história é fluída e te prende do começo ao fim.
Sério, que alegria foi poder ler uma obra do Marcos Rey depois de tanto tempo e ver como ele me toca exatamente onde um livro deve tocar.

Maria12589 08/09/2023

Amei
Eu comecei lendo achando que o livro era ruim, já que a escola tinha mandado ler. Porém é MT bom, os personagens são bem feitos, a história, até o final me chocou. Juro, eu não tava esperando pelo final e amei. Eu nunca tinha lido livro de detetive ou Suspense, e esse me fez querer ler mais livros desse gênero.
Diego 08/09/2023minha estante
Muito legal esse livro. Não sei se ainda é da Série Vagalume, mas eu li sendo. Essa série tem muitos livros legais (O Escaravelho do Diabo, por exemplo).

Marcel.Trocado 30/08/2023

BOA-VIDA E SUA MÁ-SORTE

Nas primeiras páginas do livro é explicado o seu título: em um prédio em construção, o cadáver de Boa-vida, um pobre sanfoneiro, é encontrado diante de um rádio ligado. A princípio o crime não tem a atenção merecida, pois a vítima é um desempregado sem família. Porém, uma velha sanfona com as iniciais de Boa-Vida foi roubada, mas seu dinheiro e o próprio rádio ainda estão no local. Qual será a motivação do crime?

Do início ao fim a história é frenética, com muitos envolvidos em torno da vítima. Há, entre outros elementos, um punhal chinês que foi o instrumento do assassinato, esse objeto, um tanto sofisticado para um prédio em construção pode dizer algo mais sobre o autor do crime? Só lendo para saber. Outro objeto-chave na elucidação do delito é a sanfona desaparecida de Boa-Vida, que liga diretamente ao encrenqueiro João Valentão, outro sanfoneiro que foi companheiro de Boa-vida e que antes do crime havia se desentendido com falecido músico.

Com tom detetivesco, esse é um dos 14 títulos de autoria de Marcos Rey para a Coleção Vaga-Lume. Assim como em outros títulos desse autor, o trio de jovens investigadores Leo, Gino e Ângela irão se debruçar na solução do caso, uma vez que a vítima era frequentadora das casas de Leo e Gino.

Uma característica marcante do autor de “Um Cadáver Ouve Rádio” se faz presente, a utilização de personagens consagrados da literatura universal (neste título Sherlock Holmes e Robinson Crusoé), que são mencionados estrategicamente, com a intenção de despertar outras leituras. Dessa forma a história termina como começou, muito interessante e rápida, o que fica é a sensação de querer ler outros títulos do saudoso Marcos Rey.

vini :) 30/08/2023

Nostálgico
Estava arrumando minha estante quando me deparei com esse volume da série vagalume. larguei tudo que estava fazendo e fui revisitar essa história, muito boa por sinal! acabei recordando que sempre adorei os livros do marcos rey e que estavam sempre nos meus cartões da biblioteca da escola. uma leitura rápida e evolvente. ótimo para passar o tempo! recomendo :)

Greice21 25/08/2023

Toca essa sanfona Sanfoneiro...
Alexandre de Souza, sanfoneiro conhecido como boa-vida, querido por todos aparentemente, é encontrado sem-vida no cômodo que lhe servia de moradia, em uma construção em andamento. Sem motivos aparentes para tal incidente, conhecidos que tiveram algum contato com Boa vida, vão atrás de pistas. Da cena do crime apenas um objeto desapareceu: sua sanfona. Além disso, a única coisa que foi encontrado em meio a cena do crime, é um bilhete de loteria. Como se não bastasse, a polícia foi informada de que o pobre homem saira as pressas no dia anterior, por conta de um encontro. A arma do crime, é o mais inusitado, um sabre chinês. Durante o enterro, os poucos presentes (já que boa vida era solitário) são surpreendidos peça aparição de uma suposta esposa do falecido. O principal suspeito é outro sanfoneiro, conhecido como João Valentão. Durante as buscar pelo foragido da polícia, um suposto primo distante de Boa vida aparece, oferecendo uma recompensa a quem encontrar o assassino de seu primo. Um suspense policial leve e de fácil lógica, com breves capítulos, personagens sucintos e bem equilibrados. Ao contrario dos suspenses de Agatha Christie, comparando-os, este é bem mais simplificado, com poucos envolvidos, a escrita é bem regional, assim como o cenário e ficou bem perceptível para mim quem era o responsável pelo crime.

Clio0 12/08/2023

O terceiro volume de mistério com o trio Léo, Angela e Gino.

Marcos Rey não era o tipo de escritor que subestimava crianças, então montou uma verdadeira charada policial envolvendo um sanfoneiro morto, um nordestino e um terreno em construção. Parece piada do tipo dois sujetos entram num bar...

Como era próprio de seu estilo, o autor ainda comenta sobre a migração nordestina para a cidade de São Paulo, o preconceito, e a corrupção. Nada é verdadeiramente explícito, a narrativa do livro é mais ao estilo resolução de mistério do que literatura de ação.

Recomendo.
preta velha 12/08/2023minha estante
li este livro há alguns anos e pouco tempo depois, reli. gostei bastante, como todos os que li deste autor.

Monica Morningstar 20/11/2023minha estante
Ola, esse é o terceiro e quais são os títulos que vem antes?

Clio0 20/11/2023minha estante
O Mistério do Cinco Estrelas e O Rapto do Garoto de Ouro.

Gio Lopes 10/08/2023

Surpreendente!
Mais um para coleção de suspenses policiais, adoro livros de investigação, principalmente, aqueles parecidos com este que me fazem quebrar a cabeça para descobrir o assassino e ainda assim não consegui descobrir.

Fala sobre um assassinato com muitos suspeitos e um grupo que tenta ajudar a polícia a desvendar o mistério, após muitas reviravoltas e tentativas frustradas de pegar o assassino um dos participantes do grupo desvenda o mistério e ajuda a polícia a pegar sujeito, colocando a sua vida em risco.

Livro ótimo para adolescentes e adultos que gostam de se distrair com a temática.

Sophiacno 09/08/2023

Eu gosteii
Eu achei q era um livro chato que a escola tinha passado , mais eu gostei muito e intrigante da vontade de ler e o final e supreendor , eu achei muito gostoso e é isso!!

Luisa 31/07/2023

Eu li esse livro por pura obrigação escolar, mas me surpreendi. É muito legal, acho que é o melhor livro que a escola já a me mandou ler e o plot dele é bom diferente do ?O garoto de ouro? que com toda certeza aquele foi pior do que plot de gravidez. Ele é muito rápido de ler e tira ressaca literária.

Eduarda1979 14/07/2023

Gostei bastante, é uma leitura que da pra ler em um dia (eu não li em um dia ksksks mas dá, eu é que não quis), é um livro que prende bastante, e tu fica querendo saber quem matou o coitado do boa-vida, confesso que eu não esperava, duvidei de todo mundo menos dele ksksksksksk