A Cidade Ilhada

A Cidade Ilhada Milton Hatoum

Resenhas - A Cidade Ilhada

MarcosK 21/04/2024

Hatoum cosmopolita
Nas narrativas de Hatoum as palavras transbordam saudade de outros espaços A cidade ilhada é um conjunto de contos sem unidade, mas bastante profundo quando se trata de pensar as relações entre centros e margens; a questão do outro, do estrangeiro; o problema da memória, da vida, do estar distante sendo manauara. Sem maiores questionamentos, o conto mais impactante dessa coletânea é "Varandas da eva". Manaus é o espaço por excelência de Hatoum, embora esteja sempre indo e vindo; entre Europa, Estados unidos e a exótica Amazônia o que conta aqui é a questão da identidade.

Ramon98 06/07/2023

Adentrando pelas Veredas Amazônicas
Que prazer é estabelecer uma ligação com o texto, reconhecer uma identidade e se perceber nas palavras de Hatoum! Como habitante do norte e imerso no contexto amazônico, o vínculo e a profundidade alcançados ao adentrar em uma história desse cenário são incomparáveis. Em alguns contos, tive a sutil sensação de reler "O Coração das Trevas" de Joseph Conrad, ao explorar a imensidão da floresta amazônica com seu aspecto misterioso e hostil. Sem dúvida, uma leitura menos densa e mais reveladora dos segredos e mistérios da vida amazônica, altamente recomendada para aqueles que desejam se aproximar um pouco mais desse recanto do país.

s4muka_04 27/03/2023

A cidade ilhada
É sem dúvidas um livro bonito, de contos, que por mas que nem todas as histórias se passem em Manaus elas sempre tem um ponto que torna para lá, gostei de alguns contos. Vale a experiência por ser um livro curto, porém não é um livro para mim.

Lorenlac 18/12/2022

A experiência de ler um livro em que se passa na sua cidade, realmente é diferente, vc consegue visualizar os cenários com exatidão, deixando a leitura mais profunda.

Contos diversos, curiosos e autênticos da nossa terrinha.

Joao Ricardo 07/07/2022

Milton, um grande mestre
A escrita de Milton Hatoum me inspira muito. "Dois Irmãos" é um dos meus romances favoritos, mas os contos não ficam por baixo. É de uma sensibilidade à flor da pele. Foi uma leitura surpreendente e emocional, que pega pelo coração com seus personagens desiludidos, solitários e passionais. Destaco o conto "Um oriental na vastidão", uma joia. Para quem pretende se aventurar na escrita de narrativas curtas, Milton é um professor.

cattess 09/05/2022

? Noite que teimava não ter fim.
eu amei mt essa leitura, principalmente por ser um livro que se passa no brasil. quero ler mais livros nacionais e é ótimo começar por esse. os contos são incríveis, alguns arrebatadores de lindos e outros misteriosos.

Maria Faria 27/03/2022

Contos muito interessantes
A Cidade Ilhada é um livro de contos onde Milton Hatoum entrega narrativas muito interessantes utilizando vários cenários manauaras, o que me fez sentir vontade de voltar a Manaus. Os contos que mais me encantaram foram: Varandas da Eva; Manaus, Bombaim, Palo Alto; Bárbara no inverno (que me surpreendeu bastante no final); Encontros na Península; sendo Varandas da Eva o mais emocionante. Alguns contos são divertidos e outros tristes, com foco na realidade diária do povo, como é o caso de Varandas da Eva.

Vanessa 28/01/2022

Contos incríveis. Os que mais gostei foram: Bárbara no inverno; Encontros na península e Dançarinos na última noite.

Rafaela.Saragiotto 06/06/2021

Uma viagem pelos confins dos nossos mistérios
Para apreciar a prosa de Hatoum, é preciso ter os olhos atentos e a imaginação aguçada.

Arquiteto de formação, o espaço é a matéria de Hatoum. Os 14 contos desta coletânea versam sobre a relação do sujeito com seu lugar no mundo: seja num bangalô ilhado no coração da Amazônia ou num apartamento nos subúrbios de Paris.

Em menos de cem páginas, travamos uma viagem intercontinental que nos deságua nas margens da intimidade humana: a solidão, a melancolia, as traições da memória, a busca pelo desconhecido, o desejo da onipresença.

Manaus, a cidade ilhada, perdida, essa Atlântida brasileira, é novamente o palco da maior parte das histórias e atrai a atenção do leitor pela aura enigmática e mística com que Hatoum a descreve.

Com um toque autobiográfico, seus personagens percorrem os extremos dos espaços: desde um prostíbulo às beiras de um igarapé aos teatros e círculos intelectuais da época dourada da capital amazônica.

Ler Hatoum é sempre uma viagem pelos confins dos nossos mistérios.

Foi uma bela experiência matar as saudades da prosa deste autor que tanto admiro, saboreando lentamente suas palavras como uma encenação para encarar seus principais romances, ?Dois irmãos? e ?Cinzas do Norte?.

Poder desfrutar da escrita de um grande autor enquanto ele está vivo: que enorme privilégio!

Nota: 9/10

Barbara no inverno
Encontros na península
Dançarinos na última noite

Itamara 09/08/2020

Hatoum ótimo como sempre!
Adoro a escrita desse autor e sua forma de retratar as belezas e encantos da região Norte. Ele de fato faz jus a tantos prêmios Jabuti. A sensação é de estar no mesmo ambiente e sentir até os cheiros, ver as cores e paisagens que ele descreve com maestria. Por ser um livro de contos, a leitura acontece ainda mais rápida. Gostei muito de quase todos,mas os preferidos foram "Varandas da Eva", "Dois poetas da província ", "Encontros na península" e o melhor "Dançarinos na última noite", este último vou levar para ler em sala com meus alunos. Ansiosa para ler Cinzas do Norte, que está guardado há um tempão

Guynaciria 12/01/2018

A Cidade Ilhada
Eu já era apaixonada pela escrita do Milton Hatoum, e isso só se confirmou com essa nova leitura.

A cidade ilhada, é um livro de contos, com textos bem elaborados, e de uma intensidade que emociona o leitor. Aborda temas como a ditadura militar, vingança, amor, politica, morte, suicídio...

Quase todos os contos se passam em Manaus e arredores. O autor faz questão de explorar elementos da flora e fauna de sua cidade natal, além dos costumes do povo ribeirinho, o que acaba por enriquecer ainda mais a leitura.

Muitos dos personagens desse livro são escritores decadentes, ou pessoas que estão de alguma forma ligadas as artes, e que por alguma volta do destino acabaram por ter um fim trágico.

O autor ainda faz questão de incluir ou citar algumas personalidades em seus contos, entre eles: Simone de Beauvoir, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Jean Paul Sartre . Euclides da Cunha.

Não tenho como deixar de recomendar a leitura desse e dos demais livros desse autor, não é  de se admirar  que quase todos os seus livro são premiados.

Bjos!

tray 30/12/2017

Novidades
o texto de Hatoum é viciante, os personagens que ele descreve são tão vivos, tão apaixonantes, pra quem quer conhecer o autor é um ótimo livro, contos interessantes, ele mostra um outro olhar sobre Amazônia, um autor que conheci esse ano e quero ler tudo que este cara publicar, viciante!