A cidade ilhada

A cidade ilhada Milton Hatoum

Resenhas - A Cidade Ilhada

Vanessa 28/01/2022

Contos incríveis. Os que mais gostei foram: Bárbara no inverno; Encontros na península e Dançarinos na última noite.

tray 30/12/2017

Novidades
o texto de Hatoum é viciante, os personagens que ele descreve são tão vivos, tão apaixonantes, pra quem quer conhecer o autor é um ótimo livro, contos interessantes, ele mostra um outro olhar sobre Amazônia, um autor que conheci esse ano e quero ler tudo que este cara publicar, viciante!

Renan 21/06/2012

Viajar
Gostei mais de 'Dois irmãos', mas este também é bom.
4 estrelas por em alguns momentos ter a sensação de repetição.
Porém, uma viagem a Manaus por meio das letras, sentindo o calor do lugar, viajando pelos rios, e principalmente conhecendo seu povo, é muito interessante. As histórias têm o estilo Hatoum, que me agrada muito.

dialves 17/05/2009

"Tu és muito jovem para decifrar certos olhares. Le regard, Albain... O olhar é tudo. Tens que aprender a olhar..."

"Escritores e marinheiros estão quase sempre longe de seu lugar, cada um a seu modo."

"O tempo borra certas lembranças e pode mitigar o ódio, o ciúme, talvez a esperança."

"E os mapas, como tu sabes, fascinam as crianças, são desenhos miteriosos que as convidam a fazer viagens imaginárias. Os périplos da minha infância, irreais como os sonhos, começaram nos limites do quarto fechado, à espera do sono, não longe do mar e das falésias da Bretanha."

"A imaginação se nutre de coisas distantes no espaço e no tempo, mas a linguagem encontra-se no tempo, afirmou, como se falasse para si mesmo."

"... escrevi que ele não sabe ler, porque já havia lhe dito qe não sabe amar."

"E o que fazia na vida? Leio, ele disse."

"... poderia ter sido a decisão de uma vida, mas doi uma fantasia de minutos."

"O coração humano é mesmo uma caixa de mistérios."

Larissa.Rolim 30/01/2021

Encontros na península
Dançarinos na última noite

Guynaciria 12/01/2018

A Cidade Ilhada
Eu já era apaixonada pela escrita do Milton Hatoum, e isso só se confirmou com essa nova leitura.

A cidade ilhada, é um livro de contos, com textos bem elaborados, e de uma intensidade que emociona o leitor. Aborda temas como a ditadura militar, vingança, amor, politica, morte, suicídio...

Quase todos os contos se passam em Manaus e arredores. O autor faz questão de explorar elementos da flora e fauna de sua cidade natal, além dos costumes do povo ribeirinho, o que acaba por enriquecer ainda mais a leitura.

Muitos dos personagens desse livro são escritores decadentes, ou pessoas que estão de alguma forma ligadas as artes, e que por alguma volta do destino acabaram por ter um fim trágico.

O autor ainda faz questão de incluir ou citar algumas personalidades em seus contos, entre eles: Simone de Beauvoir, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Jean Paul Sartre . Euclides da Cunha.

Não tenho como deixar de recomendar a leitura desse e dos demais livros desse autor, não é  de se admirar  que quase todos os seus livro são premiados.

Bjos!

ThelioFarias 13/05/2017

Contos maravilhosos
O talento de Milton Hatoum, manauara talentoso, que escreve com a experiência de quem conhece os detalhes e as minúcias da Amazônia, dos segredos do Rio Negro, da vida da floresta. Excelente livro de contos!

Adauto Villela 11/01/2012

Algumas impressões
Os dois contos são os melhores, valem muito a pena ler. Os outros são talvez um tanto monótonos, no sentido de manterem o mesmo tom o tempo todo, inclusive quando comparados uns com os outros.

@adilsonteclado 26/08/2010

Este livro, "A cidade ilhada" é composto de 14 contos vividos ou simplesmente criados por Milton Hatoum; descendente de libaneses, Hatoum - em quase todos esses contos - cita sua cidade natal, Manaus, daí o título do livro que também poderia ser "Manaus, a cidade ilhada." Esse foi o primeiro escrito em contos e reúne fatos que aconteceram ou foram criados e agora aprimorados para essa edição; seis desses são novos dos quais destaco dois, "Bárbara no inverno" e "Encontros na península". O primeiro é sobre amigos brasileiros, exilados na França enquanto dominava a ditadura no Brasil, protagonizado por um casal de namorados, Bárbara e Lázaro, mas que acaba em tragédia no Rio de Janeiro. No segundo, o autor narra em primeira e terceira pessoa a história de uma ricaça viúva espanhola que quer ler as obras de Machado de Assis e o contrata para ser seu professor de português alegando que só aprendendo o português brasileiro entenderá o homem como amante, pois já lera algumas obras machadianas e ainda não o encontrou. (AA)

meandros 02/10/2011minha estante
Curiosamente, os dois contos citados são os únicos que não mencionam de algum modo Manaus. "Bárbara..." também ficou entre os meus preferidos.

Janus 10/04/2009

Contos extremament regionais.
Na verdade, são antologias que Hatoum ecreveu, desde antes de seu sucesso mundial.
A região amazonense, como em todos os livros do mesmo autor, é fortemente detalhada com misticismo, costumes regionais e uma população simples que está sendo transformada pelo imenso marketing da Floretsa Amazônica.