Poesia

Poesia Jorge Luis Borges

Resenhas - Poesia

Zihtuan 22/06/2022

Me sentindo culpada por não ter gostado rs
É bom, estética linda e ainda li em espanhol em voz alta (não sei espanhol), mas realmente não me pegou. Eu gostei pelo fato de parecerem memórias, ver as experiências dele por outros olhos, com descrições turvas mas que soam realistas também... só não me agradei mesmo. Acho que não tava no clima.

Alê | @alexandrejjr 05/01/2021

O homem que sempre esteve lá

Eis aqui o difícil desafio de escrever, concisamente, um texto sobre um livro com mais de 600 páginas. Difícil abordar todas as possibilidades, mas não impossível.

Para tentar falar sobre “Poesia” é preciso informar que essa compilação da Companhia das Letras reúne, em edição bilíngue, os últimos sete livros do mestre dos textos curtos (sim, isso mesmo: Borges não deixou em seu legado nenhum romance). Os leitores que por ventura desejem encarar esse tijolo irão encontrar a mente expansiva do escritor, com suas inquietações existenciais e filosóficas, a famosa erudição e uma certa acessibilidade. Aliás, sobre isso fica aqui a indicação para ler “Poesia” acompanhado, se possível, de “Borges babilônico”, livro de verbetes organizado por Jorge Schwartz, uma obra essencial - e salvadora - para qualquer um que pretenda ler o argentino.

Agora, preciso compartilhar algo com vocês. Para mim, Jorge Luis Borges é o homem que sempre esteve lá, simples assim. Lá onde, cara pálida? Respondo. No indefinido, no desconhecido. Borges é o escritor que cruzou, de corpo e alma, a linha limítrofe entre a realidade e a imaginação. Talvez por isso muitos continuem a dizer, ainda hoje, que ele foi uma pessoa muito desligada. Mas isso é autoexplicativo, basta permitir-se entrar no mundo borgeano.

Borges, como todos os pecadores, tinha suas obsessões. As dele eram, a grosso modo, a incógnita do tempo, os incompreensíveis espelhos e os tortuosos labirintos, sendo estes últimos a metáfora perfeita para alguém como ele, que era amante das incertezas. Sim, eu sei, são palavras chaves de qualquer um que entra para o fã clube deste que figura entre os principais escritores do século XX, mas a verdade é que em algum momento vamos esbarrar nesses três temas principais.

Seria injusto da minha parte escolher os poemas preferidos que compõem o livro. Eu também não sei dizer se gostei mais deles traduzidos ou no original, mesmo entendendo porcamente espanhol. A única afirmação que posso fazer é que a poesia de Borges é triunfante, pois após a leitura, mesmo daqueles versos em que não entendemos nada ou pouca coisa, sentimos algo acontecer conosco, mesmo que seja somente por um momento e talvez fosse exatamente isso que Borges sentia: o momento.

Miguel 30/12/2020

Esses espelhos partidos ...
Foi meu primeiro contato com a poesia do Borges. Gostei! Mas muita coisa não entendi kkkmkk algumas partes podem ser enfadonhas... outras podem parecer enfadonhas ... mas a leitura é muito boa!