Homer & Langley

Homer & Langley E. L. Doctorow

Resenhas - Homer & Langley

Laura 27/06/2021

Magistral
Quanta delicadeza e melancolia, realmente magistral!
Triste muito triste.
Me a peguei a Homer, queria fazer algo para ajudar.... Minha esperança era o final
Adorei a leitura!

Lia 01/07/2021

Que história é essa, meu povo!!!
Fui correndo pesquisar no Wikipédia para conhecer a verdadeira história desses dois irmãos, que tornaram-se uma espécie de lenda tragicômica em Nova York do século XX.

O livro é uma ficção onde o autor se propõe a recontar a história desses estranhos personagens do ponto de vista de um dos irmão - Holmer.

Leitura fácil e rápida. As imagens descritas nas cenas, me surpreendeu ao ponto de ficar surpresa e de "boca aberta".

Imaginar que a história dos irmão Collyer é verdadeira me deixa até assustada sobre os impactos da doença mental não cuidada.

Tamiris 22/12/2021

Homer e Langley
É quase como ler uma biografia, as vivências dos irmãos é bizarra em muitos momentos e mostram as marcas que cada um carrega da vida e como lidam com elas. Muito interessante saber que foi baseado em uma história real.

Marília 15/08/2021

Comecei a ler este livro achando que não ia gostar, mas apeguei ao Homer no meio de todas aquelas pilhas de objetos. Será que a Jaqueline é real?

Marcus 21/07/2021

Nada te prepara para o final
Ótima leitura. A história ao todo é triste, mas é contada com humor, leveza, filosofia e (por coincidência?) uma bela metáfora de um luto mal processado.

O Ciclista 11/10/2021

Historicamente necessário!
Ja tinha me deparado com a história dos irmãos Collyer, em sites de curiosidades, mas sempre tratando o tema como "deveria existir algo a mais sobre isso" e vejam só, me deparo com esse romance baseado na história. Começei a leitura achando que seria maçante algo sem graça e percebi que era totalmente ao contrário, a riqueza dos detalhes e a forma como os dialogos são montados me fizeram ser parte da história como um observador onipresente. Cada detalhe da residencia e do modo de vida dos irmãos, o autor foi excelente nisso. Recomendo a leitura, mas que isso daria spoliers..

Everton.Paulo 31/12/2021

Acumuladores compulsivos
E assim finalizo o mês de maio: com essa leitura angustiante mas maravilhosa. Numa mistura de ficção e realidade (coincidentemente li dois livros assim neste mês) acompanhamos a história de dois irmãos de uma família rica de Nova Iorque. Homer e Langley eram de uma família de posses e influências. Seu pai era médico e viajara a todos os lugares, trazendo para casa vários objectos colecionáveis. Na adolescência Homer ficou cego (umas das licença poética do romance, já que ele foi acometido pela cegueira após os 30, na vida real) e em seguida os dois perderam os pais para a gripe espanhola. Passando a viver sozinhos na mansão da famílias, Homer e Langley viviam do luxo deixado por seus pais e o irmão mais velho ficou adepto a colecionar objetos variados. Entre chás dançantes, envolvimentos amorosos e tragédias anunciadas, passamos então a acompanhar o declínio dos dois. Além da velhice vindoura o irmão cego passou a lidar com uma surdez progressiva, além das esquisitices de seu irmão, que passou a ser um acumulador compulsivo e dificultava cada vez mais o acesso aos cômodos da casa.
A cada página virada a angústia aumentava porque sabemos que não haverá um final feliz aqui. A tensão é tanta que não dá vontade de parar de ler.
Novamente, o romance mistura fatos reais com ficção, característica do autor.

site: www.pacotedetextos.com.br

gabi 02/02/2022

sla
acho q gostei sla n tenho muito senso crítico, mas a leitura me prendeu e foi uma experiência nova ler esse livro