Brilhos

Brilhos Sophia Bennett

Resenhas - Brilhos

Dana 14/11/2011

Tão delicioso quanto Meg Cabot. Talvez até mais.
Essa resenha reflete o que eu penso tanto dele quanto de Linhas (o primeiro livro da série). Amei igualmente os dois. Não vou colocar aqui sobre o que trata o livro, pois uma breve lida da sinopse já dá essa noção. Vou expor minha percepção sobre esta leitura, somente.

A série Linhas é bem teen e suas personagens principais são meninas na faixa dos 14-16 anos. Ainda assim, eu não achei um livro bobinho (aliás, já está mais do que na hora de parar de achar que livro teen é bobo e sem conteúdo. Livro bobo tem para todas as idades).

Gosto muito da Nonie e do seu humor que flerta levemente com a ironia. O modo como ela encara as próprias dificuldades, falando de modo engraçado sobre elas, é outra característica que me cativou. Também, admiro muito a amizade das meninas e os diálogos delas geralmente tem pitadas de humor.

Para não ficar só na amizade, na leveza, no humor, tem a parte que considero a mais importante do livro: a abordagem de problemas políticos/sociais. Fiquei tocada e com lágrimas nos olhos ao ler as histórias e ver como isso pode estar tão perto da nossa realidade, como podemos fazer parte disso sem nem nos darmos conta.

Resumindo: recomendo a série, é teen, leve, sem grandes surpresas ou riquezas de discursos e técnicas de escrita, porém de uma graça e fofura ímpar. =)

Debinha 14/11/2011minha estante
Ótima resenha, Dana. Concordo com tudo que vc disse. Esta série tb está entre as minhas favoritas.

Dana 14/11/2011minha estante
Obrigada, Debinha. =)

18/02/2013minha estante
Adorei a sua resenha Dana :) Eu também adoro a história, mas achei Linhas um pouco parado...contudo, Brilhos compensa tudo o que faltou no primeiro, na minha opinião. Amei!

Dana 18/02/2013minha estante
Valeu, Fezinh@! Tb acho Brilhos muito especial. ;)

Núbia Esther 13/03/2012

Crow, a criança invisível do primeiro livro, é uma sumidade no mundo da moda. Sua nova coleção, lançada pela Miss Teen é um sucesso. Mas, algo aparece para embaçar esse brilho. No site de Eddie começam a chover denúncias sobre a produção das roupas da coleção da Crow. A acusação? Fábricas indianas fazem com que crianças trabalhem até 16 horas por dia (sem intervalo) na fabricação das roupas. Andy Elat, o dono da Miss Teen, por outro lado, fornece relatórios que desmentem essas acusações. Quem está mentindo? É preciso averiguar direto na fonte e Eddie, Nonie e Crow, acompanhadas do irmão fofo da Nonie (o Harry), partem para a Índia. Dessa vez, Jenny fica porque está às voltas com a produção de uma peça teatral.

“Alguns anos antes, eu teria perguntado por que Laskhmi e Ganesh não tentaram voltar para os pais, mas então conheci Crow e agora entendo que algumas coisas são mais complicadas do que podemos imaginar. [...] A história dela vai ser diferente da de Crow, mas seja como for, sei que não posso estalar os dedos e fazer com que tudo fique melhor. Gostaria de poder. De verdade.”

Em Brilhos, Sophia Bennett segue incluindo em suas histórias, temas controversos, chocantes e como comentei na resenha de Linhas, assuntos que muitos podem achar um tanto áridos para serem tratados na literatura juvenil. Só, que assim como no livro anterior, Bennet o faz com muita leveza e sensibilidade. A autora emociona, informa e conscientiza, tudo em meio a muito brilho, plumas, náilons, desfiles, lançamentos de coleções…

Nonie segue no seu papel de cicerone, é ela que continua nos narrando suas aventuras e as das amigas. Já comentei que gostaria que Bennett utilizasse a estratégia tão em voga atualmente, de dividir o papel de narrador entre os personagens, mas já me acostumei com a ótica bem humorada e o tom por vezes hilário e irônico de Nonie e, apesar dela ser a narradora, os outros personagens não são deixados de lado. Eddie, Jenny e Crow tem tanto espaço quanto a garota na história e ainda que não saibamos o que realmente elas estão pensando, é impossível não se sentir próxima de pessoas tão bem descritas e esmiuçadas por Nonie.

E se em Linhas Bennett nos mostrou como podíamos fazer alguma coisa pelas Crianças Invisíveis, agora ela fornece mais informações sobre programas que lutam contra a exploração do trabalho infantil. Para saber mais acessem os sites:

www.oxfam.org.uk

www.savethechildrens.org.uk

www.soschildrensvillages.org.uk

Sempre achei que as histórias contadas por Bennett dariam ótimos filmes. A história de Eddie, Nonie, Jenny e Crow não irá para as telonas, mas virará série de TV! A série será adaptada para a televisão inglesa neste ano. A produtora Lime Television transformará os três livros em uma série que poderá ser transmitida por uma grande rede norte-americana. Crossed fingers! (Fonte: Intrínseca)

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/03/13/brilhos-sophia-bennett/#more-6150

Iris Figueiredo 27/09/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Brilhos é a sequência de Linhas e, assim como o primeiro volume, mantém a linha de moda e consciência social de um jeito leve e voltado para adolescentes.
É o lançamento oficial da primeira coleção de Crow para a Miss Teen e Nonie tem muito a administrar, inclusive um cara lindo. Já Jenny está se preparando para um novo papel em sua carreira, dessa vez nos palcos teatrais, e não consegue pensar em nada além disso. O blog de Edie está bombando e, como sempre, quer salvar o mundo. E talvez vá fazer isso dessa vez, já que parece que as roupas da Miss Teen tem sido produzidas com trabalho infantil na Índia.
Por via das dúvidas, elas vão até a Índia investigar o que está acontecendo e voltam cheias de histórias, realidades e muitas, muitas ideias e inspirações para muitas outras coleções.

Se eu amei o primeiro volume, gostei mais ainda desse. A história criada por Sophia consegue manter o mesmo ritmo e ideologia do primeiro livro, mas evolui junto com as personagens, como deve ser. Existem muitas passagens cômicas, em que eu ria de gargalhar - uma das melhores, para mim, é quando as meninas estão no trem a caminho do Taj Mahal.
Acho que Sophia é uma das poucas autoras juvenis que consegue aliar coisas banais e futilidades à assuntos mais sérios, nesse caso o trabalho infantil. Assim como Linhas, Brilhos tem um cunho social forte, mas sem soar chato ou uma "pregação" de valores. Sophia Bennett conseguiu aliar moda e responsabilidade social de uma forma delicada, leve e completamente encaixada na história.
Minha única reclamação é que algumas coisas parecem surreais demais para a idade das personagens, mas isso acaba contribuindo para o alívio cômico no livro. Ainda assim, é meio complicado imaginar meninas da idade das personagens em determinadas situações. Porém, o livro possui um mundo próprio e glamouroso, em contraste com uma realidade mais cruel, e isso o torna um pouco mágico à sua maneira. É, realmente, como um conto de fadas - mesmo que tudo dê errado no caminho, dá certo no final.
A escrita de Sophia é ótima e melhora muito do primeiro volume para o segundo, ganhando mais fluidez. Essa série é algo único dentro de sua proposta, leitura obrigatória para quem gosta de moda e uma leitura divertida.

Camila 29/04/2012

Brilhos
Nesse segundo livro da série Linhas, encontramos Nonie, Jenny, Eddie e Crow em uma nova aventura pelo mundo da moda! A primeira coleção de Crow lançada pela Miss Teen é um sucesso tremendo, mas o blog de Eddie é invadido e ativistas levantam a suspeita de que as fábricas que produzem as roupas de Crow na Índia exploram trabalho infantil! Jenny acaba de conseguir um papel super importante em uma peça de teatro, mas parece que a Rainha do Mal vai fazer de tudo para estragar seus planos de sucesso. Nonie conhece um cara incrível, mas não sabe se está exatamente pronta para o amor!!
O livro tem de tudo um pouco: amizade, relações familiares, inveja, celebridades e uma mensagem social/política bem bacana! Enquanto o primeiro livro explorou os problemas com as milícias africanas, desse vez o foco é o trabalho escravo e infantil nas fábricas indianas! A autora fez mais um belo trabalho ao criar uma história divertida e ao mesmo tempo levantar essas questões tão importantes!

www.leitoracompulsiva.com.br

Mariana Dal Chico 12/11/2011

Brilhos é o segundo livro da série Linhas, e mantém o mesmo ritmo e enredo: moda e consciência social abordada de uma forma leve para adolescentes.

Crow lançou sua primeira coleção para a Miss Teen, Nonie - empresária de Crow - tem muitos problemas para resolver, a nova coleção de Crow, provas escolares, viagem para Paris, entre outras coisas. Edie está muito ocupada tentando descobrir como salvar seu blog após um ataque do gurpo Sem Brincadeira que acusou a Miss Teen de fabricar a coleção de Crow usando mão de obra infantil na Índia. Janny trocou as telonas pelos palcos e está ensaiando em ritmo frenético para estrear uma peça de teatro com um diretor famoso.

Sophia manteve o mesmo ritmo narrativo, contato em primeira pessoa sob o ponto de vista da Nonie, mesclando cenas engraçadas, com romance e a crueldade da realidade de algumas crianças. Brilhos tem um forte apelo social, mas sem parecer radicalista ou esteriotipado, a delicadeza que o assunto é tratado, encaixa perfeitamente no enredo da série. O ponto fraco é que o livro não se atém à realidade de garotas na idade das personagens principais, mas essas situações não chegam a ser forçadas, por vezes são cômicas e rendem muitas risadas.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/11/resenha-sorteio-brilhos.html

Raíssa Lis 22/11/2011

Brilhos é o segundo livro da trilogia Linhas, e ,mais uma vez, Crow, Nonie, Edie e Jenny passam por novas aventuras e confusões. Um livro intenso por se tratar de questões sociais no mundo da moda, mostrando quais os problemas do trabalho escravo de crianças.

A primeira coleção de Crow foi lançada pela Miss Teen, uma das lojas mais descoladas para o mundo jovem de Londres. O primeiro dia de vendas é uma loucura, a loja esta lotada de peças de esgotam em poucos minutos de venda. Um sucesso completo para Crow.

Edie com seu blog social acaba recebendo criticas de um grupo Sem Brincadeiras, acusando as peças da coleção de Crow de serem produzidas por crianças em trabalho escravo na Índia.

No meio de todas essas festas para comemorar o sucesso da coleção de Crow, Nonie é convidada por Alexander, um famoso dançarino, para saírem e assim inicia o primeiro encontro de Nonie.

Jenny é convidada para fazer uma peça de teatro representando sua vida, após o comentário de seu pai referente à sua ultima atuação. Criando uma nova oportunidade de mostrar seu talento no teatro e melhorar sua imagem no mundo da fama.

Assim mais uma vez Sophia mostra a aventura de 4 amigas no mundo da moda, lutando para realizar sonhos e salvar o mundo, descobrindo a verdade sobre o trabalho de crianças no mundo da moda.

Recomendo o livro, uma historia que envolve problemas sociais, porem com uma escrita suave própria para o público jovem, alem de descrever bem os sentimentos das personagens e principalmente os locais onde vivem essa aventura.

Mari 12/11/2011

Crow conquistou de vez
Crow é um jovem talento da moda que está despontando. No entanto, algumas acusações tiram o eixo de suas amigas e afetam suas criações.

Crow e suas amigas se encontram obrigadas a irem para a ïndia investigar as acusações e Crow descobre um mundo novo, inspirações para sua nova coleção.

Mas, o mais legal do livros ao as histórias paralelas, principalmente a de Nonie, que se envolve com garotos.

Bem juvenil! Gostosinho de ler.

Kel Costa 05/10/2011

A história tomou dimensões maiores e agradou!
Gostei mais de Brilhos do que de Linhas e fiquei feliz por isso, pois já espero que o próximo volume seja ainda melhor. Em Brilhos, como eu disse lá em cima, as meninas parecem ter amadurecido um pouco e acho que a própria autora quis demonstrar isso colocando mais romance na história. Afinal, qual adolescente não pensa nunca em rapazes? rs.

Crow está mais falante e fofa, também mais determinada, ela veio sabendo muito bem o que quer e qual posição tomar. Adorei isso! Edie foi uma outra surpresa. Em Linhas eu não tinha gostado dela, mas em Brilhos passei a simpatizar pela menina, ela ficou muito mais tolerável. Nesse segundo volume a personagem teve pelo que lutar e mostrar a que veio. O assunto tratado foi bem mais sério e infelizmente, bem realista.

Gostei muito dos romances salpicados na história, principalmente o de Nonie e Alexander, que me fez dar algumas gargalhadas. As situações protagonizadas por Nonie me fizeram lembrar a adolescência e a minha péssima escolha para encontros rs.

A leitura é rápida e fácil, pois a história é leve apesar do tema desse volume ser um pouco mais forte. A capa continua sendo linda demais, como a de Linhas. A diagramação é toda cuidadosa, com detalhes fofos no início de cada capítulo. Não encontrei erros de revisão. Leia Linha e depois Brilhos, recomendo ;)

Ju Oliveira 15/09/2011

No segundo volume da série Linhas, percebemos claramente o amadurecimento das três melhores amigas, Nonie, Jenny e Edie. E também o reconhecimento profissional da Crow, que está vivendo o seu sonho de ser uma estilista reconhecida e muito desejada.

Nonie, a narradora da história está cada vez mais fascinada com o mundo fashion. Principalmente pelos bastidores da moda, já que ela agora é a empresária da Crow. E anda toda enrolada e confusa porque o bailarino mais lindo e cobiçado de Londres está jogando o maior charme pra cima dela.

Jenny está super anciosa, pois recebeu um convite maravilhoso para atuar no teatro. Tudo bem se não tivesse que contracenar com sua rival e arqui-inimiga Sigrid Santorini, uma estrela juvenil de Hollywood que lhe roubou o namorado.

Edie, cada vez mais engajada em seu blog que apóia causas sociais e divulga o trabalho da Crow.

A vida das quatro meninas ia muito bem, até surgirem boatos de que as tão desejadas peças criadas por Crow estavam sendo produzidas às custas de trabalho escravo infantil na Índia. Edie tem seu blog atacado por hacks e uma foto é divulgada na mídia mostrando a peça chave da nova coleção de Crow sendo feita por crianças mirradas indianas.

A convite do dono da marca Miss Teen, que vende as criações de Crow, elas embarcam para a Índia, para conferir pessoalmente como as peças são feitas. Do modo mais legal e correto possível. Será?

O primeiro livro da série, Linhas, já foi resenhado por aqui AQUI. O segundo livro tem mais “ação”, mais acontecimentos importantes. A viagem das meninas à Índia é mágica. Tão bem detalhada que é possível a gente “enxergar” as ruas movimentadas, o trânsito caótico e crianças miúdas e descalças pedindo uns trocados no meio da rua.

A leitura flui facilmente, assim como no primeiro livro. Mesmo pra quem não leu o primeiro, fica fácil entender o papel que cada um desempenha na história. É claro que pra quem leu Linhas, a leitura de Brilhos é mais gostosa.

Enfim, o livro é uma delícia, fala muito de moda, amizade questões sociais. Super recomendo!

Lay 31/12/2011

Brilhos, continuação da Série Linhas, traz de volta Nonie, Jenny, Edie e Crow ao centro de nossas atenções. Assim como em Linhas, nesse livro além de muita moda, é abordado um tema de cunho social, no livro anterior foram as Crianças Invisíveis de Uganda e nesse é o trabalho infantil escravo nas confecções.

É possível perceber o amadurecimento das personagens. Crow, estilista da marca Miss Teen, cada dia com modelos mais espetaculares, está mais confiante, mais falante e gosto cada vez mais dela. Além desses modelos, Crow ainda faz vestidos de alta-costura para pessoas super-chiques (super modelos principalmente!!!). Com isso Nonie se torna uma empresária importante e também arranjou um namorado super gato, bailarino, tipo perfeito...kkkk, mas Nonie tem que descobrir se está realmente apaixonada por Alexander.

"E ele é extremamente gato. Se Robert Pattinson tivesse um irmão mais novo louro, de cabelo desalinhado, seria ele." Pág. 41

Jenny, depois do desastre de "O Garoto do Código", foi convidada para atuar em uma peça baseada na história dela com o pai, escrita por um amigo de sua mãe , "A Filha do Pai", que, embora tem planos de ser apresentada em um pequeno teatro de Londres, tem tudo para ser um sucesso e muito proveitosa na carreira de Jenny. Edie, como sempre estudiosa e engajada em causas sociais, abraça mais uma após seu site ser invadido pelo grupo ativista "Sem Brincadeira" que a acusa de saber sobre o trabalho infantil escravo na criação das peças da coleção de Crow que foram vendidas pela Miss Teen.

"São fotos de CRIANÇAS! Crianças minúsculas, exauridas. Em uma sala sem janelas, sem iluminação adequada. Sentadas atrás de coisas que parecem tambores, com o tecido esticado diante delas. Costurando cristais em peças que eu reconheço como sendo da coleção de Crow. Peças que eu VESTI!" Pág. 75

No enredo, eu preferi Linhas, mas Brilhos tem muito mais aventura, humor e mistério, sempre com muito glamour e estilo. Para quem quiser conhecer o estilo das meninas é só acessar o site criado pela Intrínseca e também seguir os perfis do twitter das meninas (indicados no início do post).

Eu já virei fã da série, pois além de glamour, tem muita amizade e muita atualidade no que se refere às questões sociais. E outro fato importante, com elas conheço Londres, Uganda, Paris, Índia e muitos outros países nos próximos livros com certeza.

Não sei dizer quando será lançado o próximo livro, nem o título dele no Brasil, mas o título original é "Sequins, Stars & Spotlights" e com certeza será tão bom ou melhor que os outros dois... Agora é só aguardar o lançamento!!

Não esqueçam de participar da promoção que está rolando aqui no blog, clique na imagem abaixo e saiba como participar!!

Noturninha 19/09/2012

Livro mais lindo do mundo
Impossível não se emocionar, chorar, rir com esta história. Passa uma mensagem tão boa, que dá vontade de ser super heroína.
E apesar de tudo acontecer com garotas de 15 anos, tudo flui tão bem e tão natural. Você deseja tantas coisas boas.
Finalmente, um livro de menina que passa uma mensagem boa. Não um livro qualquer sobre amores perdidos e sofrimento. Aqui está o sofrimento real e mostrando que este sofrimento tem solução, basta querermos e tormarmos atitude!
Noturninha 19/09/2012minha estante
Não é exatamente uma resenha, apenas um desabafo.

Aline 20/11/2012

Estimula vc a correr atrás dos seus sonhos!!!!
O livro começa nos recordando o que aconteceu no primeiro livro da série "Linhas" mas é feito de forma sutil e não chega a ser chato, para quem está lendo seguido assim como eu fiz.
Quero destacar que amei o tamanho dos cápitulos dessa série, tamanho ideal para te fazer sentir a leitura fluir.
Nesse volume conhecemos um pouco mais sobre o grupo de amigas: Nonie, Edie e Jenny já que no primeiro livro a maior parte do tempo a história é focada na estilista Crow.
Achei o máximo porque nesse livro além de falar muito sobre Londres as meninas viajam para Paris e para Índia. E cada lugar a sua maneira encanta a todos (personagens e leitores).
Nesse livro as meninas estão maiores e precisam conciliar a vida de estudante, empresária da moda (Nonie), estilista (Crow), atriz (Jenny), politicamente correta e engajada (Edie) com os primeiros contatos com o amor e primeiro beijo (romance bem levinho).
Além disso o drama fica em torno de uma denúncia no blog da Edie que diz que as roupas da coleção da Crow estão sendo feitas através do trabalho escravo infantil na India, por isso estariam sendo vendidas por preços tão acessíveis na loja Miss Teen. As meninas ficam loucas com essa noticia e posso garantir que irão procurar saber o que é verdade e concertar o que está errado. Nesse processo elas amadurecem mais ainda por terem a oportunidade de conhecerem uma outra cultura. Além disso nos mostram que se cada um fizer sua parte o mundo pode sim ser um lugar melhor e com menos injustiças.

Amy 23/06/2012

Brilhante!
Eu simplesmente amei o livro! Eu ainda não li o anterior, "Linhas" e este eu ganhei na promoção do blog Dear Book, mas mesmo assim resolvi lê-lo e não me arrependi.
O livro é focado em adolescente entrando no mundo da moda, para você que se interessa pelo assunto é um prato cheio! As descrições das roupas ao longo do livro fizeram minha imaginação voar. E dos lugares também. Claro que algumas intrigas e polêmicas que envolvem este brilhante mundo não faltaram. O clima de romantismo também marcou presença.
Enfim, é um leitura leve e descontraída, recomendo e espero adquirir "Linhas" o mais rápido possível para saber como esta fascinante história começou.