A Linguagem das Flores

A Linguagem das Flores Vanessa Diffenbaugh

Resenhas - A Linguagem das Flores

Lua 18/01/2021

Eu amooo
Eu amo esse livro, eu amo
Reli ele esse mês pra começar bem as leituras do ano!
Vale muito a pena ler, além de eu ter aprendido a Linguagem das flores com a Victoria e a Elizabeth

Camila.Moreira 05/01/2021

Um livro que mistura passado e presente
A Linguagem das Flores vem com uma bela narrativa sobre recomeço, autoconhecimento e sobre achar o caminho de volta para o lar, mesmo que você tenha queimado todas as pontes e destruído todas as estradas.

Macsi 07/08/2020

Qual o preço que pagamos por nossas escolhas? O quão difícil é nos comunicarmos de forma clara e objetiva? Precisei de muita empatia para compreender Victoria e não me decepcionei com a leitura. Amei o dicionário das flores ao final do livro.

Loreh 24/07/2020

Foi amor a primeira vista...
Simplesmente amei, esse é um daqueles livros que é difícil de deixar ainda mais que mescla presente e passando, eu ansiava saber o que aconteceu Elisabeth, com Victória e com as coisas que as envolvia... O final não poderia ser melhor. Amei o livro.

JulietGuarilha 09/07/2020

Bem emocionante
Não sei que palavras usar para explicar esse livro, só sei que ele foi muito tocante, em diversos momentos senti o que a personagem sentia, tudo é descrito com tanta precisão que vc se sente no lugar da protagonista. Super indico.

Thais 11/06/2020

Victoria retrata a realidade de muitas crianças/ jovens que foram abandonados por seus pais e mostra o quanto é importante o desenvolvimento afetivo, social e físico quando criança, pois tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão.

Jenifer @estantemutante 06/06/2020

Perfeito!!
Lindo, delicado, emocionante e muito reflexivo. A mensagem de superação e transformação desse livro é uma das coisas mais bonitas que já.
"Talvez os indiferentes, os rejeitados, os mal-amados pudessem aprender a dar amor com tanta abundância quanto qualquer outra pessoa."

Fernanda 16/05/2020

É um livro ok
Um livro ok pra passar o tempo, nada demais. O famoso não fede nem cheira. Não consegui me conectar com nenhum dos personagens, o que fez com que eu demorasse mais do que o necessário pra terminar o livro.

Priscila 10/05/2020

Começo muito bom, mas um pouco clichê no final. De qualquer forma, um bom livro.

CALINE 03/05/2020

Que livro difícil!!!
Ele estava na minha lista de leitura há anos, mas eu sempre deixava para depois. A quarentena faz com que o depois se tornasse agora e decidi que iria mudar seu status na minha estante.
A escrita da Vanessa é super fluida e eu fui totalmente envolvida pela história. Mas passei uns maus bocados. Algumas parte me causaram sentimentos controversos e eu precisei de um tempo para digerir e tentar entender algumas atitudes e decisões da protagonista. Foi difícil, mas acho que eu consegui.

Lo 30/04/2020

Quando comecei a ler o livro não imaginava a história que estava por vir. Amei tudo que li sobre as flores, até porque botânica sempre foi minha matéria favorita na faculdade. Eu esperava mais do final... achei um pouco previsível, apesar da personagem principal ser totalmente imprevisível. Esperava um grande fechamento, mas apesar disso é um bom livro.

Deza 19/01/2020

Adorei.
É um livro inesperado que te faz ficar encantado com todo o enredo da estória. Fiquei triste, ri e adorei acompanhar a vida da vitória.

Monica Sobrinho 24/06/2019

Curioso
A linguagem das flores foi um livro curioso, diferente. A história é contada com base no significado das flores. É bem gostoso de ler, mas não me impressionou.

Edmar Lima (@literalgia) 09/04/2019

Cultivando bons sentimentos
A obra gira em torno da vida de Victoria Jones, uma mulher órfã com um passado de muitas tentativas frustradas de se encaixar em um lar adotivo. O livro é dividido em quatro partes, cada uma contando uma grande parte da vida dela, e os capítulos alternam entre o passado e o presente da personagem até que os dois se cruzem. Desde pequena, Victoria tinha dificuldades em criar relações afetivas com suas novas famílias, mas isso muda ao conhecer Elizabeth, uma mulher rígida, mas de grande coração e que está disposta a oferecer um lar para a menina. Arredia, Victoria não se aproxima da mãe adotiva e arma as piores travessuras para irritar Elizabeth, porém ela não se deixa abater e educa a jovem com pulso firme e muito amor. Além disso, é através de Elizabeth que Victoria conhece a linguagem das flores, o que se torna o centro de sua vida.
As flores representam um ponto muito importante nessa história. A ligação entre a protagonista e a terra permeia toda a narrativa. Quando Victoria se vê emancipada do orfanato e sem lugar para viver, seu refúgio é o jardim de uma praça cercada por flores que ela mesma passa a plantar ali. Logo depois, outros personagens e cenários são apresentados quando ela consegue um emprego em uma floricultura. Renata, a proprietária, leva Victoria para conhecer o Mercado de Flores e um novo mundo é descoberto em meio aos baldes com plantas, aos gritos dos vendedores e ao cheiro de terra molhada. Deslumbrada com essa visão de vida junto ao mercado, Victoria cria uma nova perspectiva para sua vida e também encontra um misterioso rapaz que aparenta não só conhecer a protagonista, mas também seu segredo sobre a linguagem das flores.
Essa é uma obra sensível e envolvente que enche os nossos corações de alegria e cultiva (desculpe o trocadilho) na gente uma vontade maior de se conectar com a natureza. A história nos emociona muitas vezes ao mostrar a fragilidade da vida e como as ações que fizemos no passado podem nos seguir durante muito tempo. Esse foi um livro que chegou de forma especial para mim e que se vai com uma saudade dos personagens e um gostinho de quero mais