A linguagem das flores

A linguagem das flores Vanessa Diffenbaugh

Resenhas - A Linguagem das Flores

Bea de Brida 19/04/2024

QUE LINDO CARA
'a linguagem das flores' é uma história tocante, delicada e profunda sobre maternidade e amor, seguindo Victoria, expulsa de um dos orfanatos que morava após completar 18 anos. tudo que ela quer, segundo ela mesma, é ficar sozinha entre as flores, sua única companhia. o livro se divide entre narrações em 1 pessoa do presente e do passado e as vezes, só as vezes, se torna meio maçante. mas é de uma sensibilidade enorme, e muito emocionante. 4,5 estrelas

Cíntia Cruz 07/08/2023

Envolvente e delicado
Amo esse livro, uma maneira delicada de abordar formação de vínculos, relações, efeitos de traumas, aprender a linguagem de amor. Quem gosta de psicanálise é um prato cheio...

@eusara.lees 17/05/2023

A linguagem das Flores.
Victoria passou a vida pulando de um lar adotivo a outro, acumulando traumas e decepções.
O livro começa com Victoria aos 18 anos, deixando para trás o orfanato que por muitos anos foi sua casa. Ela é a típica garota amarga e endurecida pelo sistema. Suas ações não retratam uma menina que gostaria de mudar de vida, mas alguém que tem muita raiva do mundo. Sozinha, sem emprego e sem ter onde morar, Meredith, a assistente social, tentou ajuda-la, mas Victoria preferiu fugir e se virar sozinha dormindo na rua.
“Piedade, eu sabia muito bem, era diferente de amor.”

Certo dia ela conhece Renata que oferece um emprego em sua floricultura pois precisa de ajuda ornamentando casamentos e etc. E aos poucos Victoria vai se reerguendo. Certo dia no mercado de flores Victoria vê um rapaz a observando, aos poucos ele passa a presenteá-la com flores (cada uma tendo um significado), eles então se comunicam desse modo até que ela descobre que o rapaz é Grant, que está relacionado ao seu passado e sua infância. O romance entre eles é ao mesmo tempo doce e duro. Foi difícil entender o motivo pelo qual Grant relevou os inúmeros erros de Victoria.

Nós conhecemos o passado de Victoria por meio de trechos de sua infância. Em particular, o tempo em que passou com Elizabeth. A única guardiã que realmente a amou. E com quem aprendeu a linguagem das Flores através de um dicionário Vitoriano. Mas, algo horrível aconteceu.. Algo que as separou e vai sendo desdobrado por meio de sutis e lentas camadas no curso da leitura. No final do livro vamos descobrir por qual motivo essa adoção não foi concretizada e somente com essa revelação somos capazes de entender o comportamento de Victoria.

Esse livro trás o real significado de família e amor além de laços de sangue, e superação da culpa e dos medos. Ah e não podemos esquecer das Flores que também são protagonistas na trama, acabei aprendendo muito, pois na época que li eu queria muito cursar Biologia/Botânica. É uma leitura que vale muito a pena!

Stephanie.mdc 22/02/2023

A Linguagem das Flores é um livros de emoções e sentimentos. Depois de lê-lo, eu nunca mais vou conseguir olhar para uma flor sem me perguntar o significado dela e, com certeza, nesses momentos sempre irei consultar o dicionário no final do livro. A história pode causar sentimentos conflitantes, mas, no final, consegue passar um sentimento bom para o leitor. Recomendo para quem gosta desse tipo de livro.

Patricia.Sattler 15/02/2023

Uma história de como o amor pode mudar as pessoas

Abandonada pela família quando ainda era bebê, Victoria Jones cresceu sem saber o que é amor materno e a falta de afeto fez com que se tornasse uma garota extremamente arisca, esquiva e completamente desconfiada. Com um temperamento difícil e atitudes de uma menina selvagem, Victoria pulou de abrigo em abrigo, não conseguindo permanecer mais do que poucas semanas com pais adotivos, tornando ainda mais complicada a possibilidade de encontrar um lar.

“A linguagem das flores” retrata as lembranças turbulentas do passado de Victoria, que está sempre em confronto com as dores e segredos de sua infância, deixando a leitura especialmente trágica, pondo em destaque as consequências de crianças que crescem sem família e o que lhes acontece na ausência do amor incondicional.

A autora conseguiu criar uma narrativa sensível, dolorosa e delicada sobre amor e família, usando uma linguagem que hoje é pouco conhecida e usada. Na era vitoriana, as flores eram usadas para expressar emoções e levar mensagens secretas para quem as recebia, criando uma conversa oculta, sem palavras, mas cheias de significado.

Leia a resenha completa lá bo blog! 🥰

site: https://paragrafoseguinte.com.br/2023/02/14/a-linguagem-das-flores/

Letícia Sobral 10/01/2023

MARAVILHOSO
Esse livro é surpreendente e maravilhoso. O leitor entra em contato com o que cada flor representa/significa. É impossível não se apaixonar pelas flores e pelos personagens.

Giovanna Regiolli 08/01/2023

Encantador e comovente
Começamos a história com a jornada de Victoria, uma jovem que acaba de completar 18 anos e precisa deixar seu último orfanato e enfrentar a vida. Só isso já é um soco no estômago, visto que se trata da situação de diversos jovens na vida real. Victoria é uma menina que cresceu e construiu uma barreira para o amor ao redor de si.
O livro é narrado no presente e no passado, quando, em um bom lar adotivo, Victoria conhece a linguagem das flores com sua mãe. Nesse momento vemos que Victoria não está aberta ao amor. Tudo muda quando ela conhece um cara que também conhece a linguagem das flores, que consiste em atribuir um significado a cada flor e conseguir se comunicar através dele. Inicia-se uma nova etapa na vida de Victoria quando, com a ajuda dele, ela começa a se abrir ao amor e aceitar questões do passado dela.

Li o livro por indicação de uma amiga e tenho que dizer que ele me trouxe uma sensação de plenitude. Não é clichê, longe disso. Tem vários plots que fazem com que seja uma experiência muito boa de leitura. Falando em leitura, a escrita é fluida e não é cansativa. Adorei.

Gabrielli 08/11/2022

Ameii
A Elizabeth é muito fofa! Eu quero ser uma mãe assim!
A história da Victoria é muito comovente logo nas primeiras páginas já me encontrei envolvida. É uma história surpreendente tem uns plots que eu não esperava.
O romance da Victória é do Grant e algo delicado e sútil.
No fim do livro tem um dicionário das flores que me deixou obcecada, qualquer flor que eu vejo eu procuro o nome e depois o significado hahaaaha

Sabrina320 29/09/2022

Amei amei
Que sensível, que duro e cruel, que misto de sentimentos ao ler esse livro que nos envolve do início ao fim. Amei

Kelly 14/09/2022

Protagonista 'raivosa' que nos faz passar mta raiva
Gente, que livro esse hein...
Iniciei achando que seria um tipo de romance, daqueles com certo drama e tals, mas que nos deixa emocionados e faz até chorar.
Mas me enganei.
Esse livro começou confuso pra mim, de início não conseguia entender o motivo daquela menina ser assim.
Mas ao longo da leitura a gente até que consegue entender ela melhor. Porém, a dita cuja só fazia merda. Meu Deus. Eu passei muita raiva, pq sempre que parecia que as coisas iriam entrar nos eixos, ela ia lá e cagava tudo. Minha nossa senhora.
Demorei tanto pra ler esse livro tbm, que até isso me irritou um pouco, mas não mais que as atitudes dela ao longo da trama. Cara, ela tinha tudo pra ter uma vida ótima, mas ela própria estragava as coisas, na maioria das vezes por pura insegurança e também por não acreditar em si mesma. Eu até acho que na vdd ela passou ali por uma depressão bem complicada.
Ainda assim, ela conseguiu vencer nos negócios, se tornando até bem sucedida digamos, mas nem isso foi suficiente pra ela e voltava a cometer erros completamente simples, coisas fáceis de resolver, mas né, é um livro, e bem sabemos que nos livros os personagens nunca vão pelo caminho mais fácil, até pq se não, não teria graça, minha amiga que recomendou o livro quem me disse isso!!
Ahh, em relação às flores, achei lindo! O modo como ela se encontrava ali, e o tanto de pessoas que ela ajudou com seu dom, isso foi gostoso de ver. Uma pena que ela não conseguia usufruir disso para si mesma.
As amizades que ela fez, que a aceitavam acima de tudo, foram muito importantes pra ela, mesmo que ela não visse isso como deveria.
Renata foi incrível, Elisabeth essencial e Grant um amor! Queria guardar num potinho!
Ah, o final tbm, foi legal sabe, mas ainda acho que ela foi perdoada fácil demais.
Enfim, gostei muito da leitura, passei raiva, sim, mas assim que é bom!! Kkkk
Luh 14/09/2022minha estante
Melhor resenha de todas!!!!!

Kelly 14/09/2022minha estante
Exageradaa vc hein?? mas obrigadaa?

Rubi 10/05/2022

Não tão feliz
Uma história boa, da pra imaginar que muitas pessoas passam por isso, mas torci por um final mais de filme, não que seja ruim, o final do livro, inspirador....

Kamilla 23/04/2022

Nome da Obra :  A Linguagem das flores

Autor :  Vanessa Diffenbaugh

Tipo: Romance

Apresentação :  Editora Arqueiro

Sobre a Obra :

Esse livro é muito interessante, fala dos significado das flores, para Victoria Jones cada flor tem um significado e uma expressão. No início do livro retrata um pouco a vida de Victoria Jones, uma jovem que foi abandonada pela família desde de cedo e por isso passa a sua vida em abrigos sendo monitorada pela sua assistente social, Meredith, mais Victoria não gosta muito dela, pois ela a trata mal.Quando Victoria completa 18 anos e está emancipada teve que sair do lar público e ir para outro mas provisório, até a mesma encontrar um emprego e se virar sozinha. Mais às semanas se passam e Victoria não consegue arrumar emprego e acaba fugindo e passa a viver na rua a comer restos de comida do prato dos outros em restaurantes e a dormir na Rua. Com o tempo começa a pegar flores nos jardins e a guarda-las em seus livros, tentando desvendar seus segredos. Certo dia ela encontra uma dona de uma floricultura e a pede para ser sua ajudante mais a mulher pergunta se ela tem experiência e a mesma diz que não.Mais pede para ela vim no dia seguinte e Ela aceita e passa a trabalhar para a Renata, a floricultora, e para mostrar que entende de flores resolve lhe presentear com um arranjo de flores brancas para Renata perceber que ela tem experiência na área. Além do trabalho juntas nasce uma linda amizade e elas passam a fazer várias coisas juntas. No meio desse percurso Victoria conhece um estranho vendedor e passa a construir uma linda história com ele, seu nome é Grant, onde uma história de amor surgiu e vários altos e baixos iram acontecer com os dois. Grant começa a ensinar Victoria a fazer um dicionário de flores e a leva até sua fazenda para que possa tirar as fotos e a ensina também a mexer na câmera, onde acaba dano-a, Há alguns personagens onde terão um pequeno enredo na história como a Elizabeth onde foi sua mãe adotiva por um bom tem, e que o livro divide em sua atual história e a antiga o livro. Elizabeth era uma ótima mãe e lhe ensinou o significado das flores, lhe colocou no colégio e lhe dava muito amor, carinho e afeto. Mais um incidente acaba separando as duas para sempre, E que o tempo só fez aumentar, mas como ela não podia ficar com Elizabeth logo foi mandada para outro orfanato onde só saiu com 18 anos. Natalya, a mãe de Renata a senhora Ruby, Carlos, Perla, Annemarie. Aquele estranho vendedor de flores não só virou amigo de Victoria, mas passou a ama-lá e acabaram tendo uma noite de amor no estilo bem romântico e que gerou uma gravidez mais na frente, fazendo com que Victoria não se sentisse segura com isso e fosse embora.Levando apenas o essencial. Elizabeth sua mãe adotiva que passa a lhe mostrar a linguagem das flores e Victoria passa a gostar. Nesse período de gestação passou alguns sufocos mas nunca contou a Grant de sua gravidez, resolveu se virar sozinha, pedir ajuda somente a Renata e a Mamãe Ruby. Começa a trabalhar como floricultora e contrata uma ajudante Marlena, trabalhou bastante no verão foram 16 casamentos, um chá de bebê e um aniversário de 1 ano. Com o dinheiro que recebeu desses trabalhos comprou algumas coisas básicas para o bebê, nunca tinha ido ao Médico e nem se interessou por saber o sexo. Culpava a criança por ter deixado nela um corpo horrível e pela dor do parto, pensou que a sua mãe teria lhe abandonado por esse motivo. Mas no dia 25 de fevereiro começam as dores do parto e ela está sozinha grita e geme de dor. As dores passam e caminha até a banheira toma um banho e depois fica se olhando no espelho lembrando de Elizabeth, sente sua falta e tudo que queria era ela consigo naquele momento. E as dores voltaram liguei para Renata trazer a mamãe Ruby e logo as duas chegaram e mamãe Ruby fez o parto . Ao meio-dia a criança nasceu era uma menina linda, branca como neve e tinha os olhos preto-cinzentado. Victoria não quis mais largada-lá Quase não deixou a mamãe Ruby banha-lá. Horas se passaram e Victoria a amamentava sem tirar os olhos de seu rosto perfeito. Ainda não tinha escolhido o nome dela, mais seria um nome a sua altura. Passou a receber visitas diárias de Renata, Marlene que passou a cuidar da bebê e da mamãe Ruby que sempre vinha ver a criança é saber de sua saúde. Com medo de não ser uma boa mãe acaba entregando a filha para Grant mas sofre muito com isso. Victoria resolve mandar uma carta para Elizabeth lhe pedindo desculpas pelo incêndio e pôr ter fugido dela, mais em vez de uma carta só escreveu uma linha. Mais Elizabeth recebe e imediatamente a responde, as duas se reencontram e esse momento promete marcar muito pois junto a ela está sua Filha, que ganhou um nome do Paí, Hazel Jones-Hasting e Grant. Um reencontro que marcou um início de uma nova vida para essa família. Victoria resolve voltar a morar com Elizabeth, onde a mesma, já vem cuidando da filha a um ano e meio e a tentar um recomeço com Grant. A história não tem um fim, a família passa o dia de ação de graça juntos e Victoria tentar se desculpar com a filha pelos erros do passado e promete que irar cuidar dela muito bem e aprender a ser mãe. Livro perfeito, maravilhoso, tem muita coisa boa nele. Sem contar com o dicionário das flores de Victoria no fim do livro.

( https://amzn.to/3L5SYoK , compre o seu livro nesse link :)

Thalita - @voandopelaestante 25/02/2022

A linguagem das flores foi um livro que me fez ter vários sentimentos, aqui temos a história de uma jovem órfã que passou a vida entrando e saindo de lares adotivos até chegar aos seus 18 anos e ter que encarar a realidade da vida de uma forma um pouco dura.

Não senti simpatia por essa protagonista confesso, ela não é aquela personagem que vamos morrer de amores por ela, mas a história de vida dela e o que ela passa na vida adulta faz a gente torcer por ela. Victoria Jones acaba tendo que ir morar nas ruas por não ter um lar, mas ela acaba conseguindo um emprego numa floricultura onde a proprietária se compadece muito dela e a ajuda bastante, ela sempre gostou de flores e tem uma relação bem bonita com elas e quando ela encontra uma pessoa do seu passado ela começa ter lembranças boas e através da linguagem das flores (no final do livro tem um dicionário com o significado de cada flor) ela começa pensar mais em seu futuro.

Devorei esse livro quando li pois eu queria saber o que ia acontecer com essa jovem e o final foi maravilhoso.

Suh Oliveira 09/02/2022

Que livro mais gostoso de ler.
Personagens reais que vivem com suas dores, seus medos, seus fracassos e as consequências tanto dos seus atos quanto das pessoas mais próximas.
Personagens que assumem seus erros e suas incertezas que erram tentando acertar.
Personagens que aprendem ao longo do caminho que as feridas se curam melhor quando existem alguém pra caminhar do lado mas que a decisão de se curar é pessoal e intransferível.