A linguagem das flores Vanessa Diffenbaugh

Resenhas - A Linguagem das Flores

Pollyanna Reis 08/02/2018

A Linguagem das Flores
"Qualquer pessoa pode se transformar em algo belo."

Victoria Jones não acredita nisso. Ela sempre foi uma menina difícil e problemática, sempre afastou as pessoas e nunca gostou de ser tocada. Sem família e amigos, Victoria passou sua vida sendo jogada de um abrigo para outro, sendo adotada e devolvida. Sua vida tem a chance de mudar quando Meredith Combs, assistente social responsável por selecionar as famílias adotivas à leva para casa de Elizabeth, uma mulher muito tranquila que está disposta a ficar com ela. Elizabeth é dona de um vinhedo, e gosta muito de flores, e é por intermédio dela que Victoria se apaixona pelas flores e por suas mensagens.
A convivência não é fácil, pois Victoria é muito rebelde e não facilita nada, mas com o tempo, Victoria aprende a gostar de sua mãe adotiva e pela primeira vez, ela quer ficar em um lar. Elizabeth vê em sua filha o que ela foi um dia: Uma garota sem o amor da mãe e apenas o carinho da irmã que trocava com ela, mensagens secretas através das flores. Mas hoje, Elizabeth e sua irmã Catherine não se falam mais, e Elizabeth não pode nem chegar perto de seu sobrinho, que trabalha no mercado dos fazendeiros. Os dias passam e Victoria tem certeza que é ali, junto com Elizabeth que ela quer ficar, mas uma atitude sua, uma atitude impulsiva e egoísta muda todos seus planos e seu destino.
Agora com 18 anos e emancipada, Victoria não tem ninguém nem mesmo um amigo, e muito menos um lugar para ficar. Meredith à leva para um dormitório e paga um mês de estadia, deixando bem claro que ela precisa arrumar um emprego se quiser um local para ficar. Mas Victoria não se comove, deixando os dias passarem sem preocupação. Um mês depois, sozinha e sem dinheiro, ela vai morar numa praça pública, onde resolve cultivar um pequeno jardim.
Logo ela percebe que não pode viver dessa maneira, e ao procurar emprego conhece Renata, uma florista local. Mas como não tem experiência, o máximo que consegue é 5 dólares para descarregar uma caminhonete. Com este dinheiro Victoria compra alguns acessórios, e pegando algumas flores no seu jardim faz um buquê que remete a preces, sinceridade e um coração inocente. Ela sabe que essa é sua única chance...
Trabalhando com Renata, e tendo um lugar para morar, a vida de Victoria parece entrar nos eixos. Mesmo não acreditando na sua capacidade, e tendo absoluta certeza que vai estragar tudo em breve, Victoria leva sua vida da melhor maneira possível. Mas quando ela conhece Grant, um vendedor de flores, Victoria é obrigada a enfrentar seus piores pesadelos, um fantasma do passado que ela tenta esquecer.
Ela não estar sozinha, e precisa se perdoar para encontrar o caminho certo. Junto com Grant ela descobre o amor, o toque, o significado da palavra perdão. Mas Victoria precisa querer isso, ela precisa enfrentar o passado, pegar o caminho de volta e se transformar em algo novo e belo. Mas como fazer isso, se ela não acredita e não confia em si própria. Victoria será capaz? Terá uma segunda chance?

A Linguagem das Flores é um daqueles livros que você olha a capa, acha bonita e se apaixona pela história do início ao fim. Um livro muito bem escrito, uma linguagem simples, leve e envolvente. Narrado em primeira pessoa, este livro é simplesmente maravilhoso. Dividido em quatro partes, intercalado entre o passado e o presente de Victoria, a autora Vanessa Diffenbaugh criou uma obra inesquecível e única.
Os personagens são quase polpáveis, simplesmente encantadores, se tornando quase reais. Nossa protagonista Victoria é uma garota nervosa, solitária, temperamental e muito difícil. Grant é um rapaz de poucas palavras. Renata é uma florista super bacana, amiga e solidaria. Elizabeth é minha personagem favorita! Uma mulher fantástica, que mesmo nos momentos mais difíceis e irritantes não desiste de Victoria. E as flores, que conheci a cada página, e que tem um papel tão importante na trama. Também conhecemos outros personagens que vão dando vida a história no decorrer da leitura. Todos marcantes...
No decorrer do livro conhecemos vários tipos de flores, seus nomes e seus significados. E no final encontramos o dicionário de flores da Victoria, que eu gostei bastante. Minhas favoritas e algumas citadas no decorrer da história:

Abacaxi ( Ananas Comosus) Você é perfeito
Acácia (Acacia) Amor secreto
Álamo- branco (populus alba) Tempo
Alecrim (Rosmarinus officinalis) Recordação
Azedinha (Rumex acetosa) Amor de pai e mãe
Cardo (Cirsium) Misantropia - A favorita de Victoria

A diagramação do livro é perfeita, parabéns a Editora Arqueiro pelo belíssimo trabalho. A Linguagem das Flores é uma lição de amor, arrependimento e perdão. Ao final você vai aprender que qualquer pessoa pode mudar seu comportamento e se transformar em algo belo.
Super recomendo*

Raíssa Lis 14/10/2011

Escolhi esse livro, pois confesso que fique apaixonada com a capa, o vestido todo azul com a flor rosa em destaque, me chamou muita atenção.

Victoria Jones é uma menina órfã que viveu toda sua vida sendo jogada de orfanatos para orfanatos sem poder conhecer um lar e, por isso, desenvolveu um temperamento difícil, extremamente reservada, se fazendo passar por tímida para evitar as pessoas.

Aos 10 anos Victoria conhece Elizabeth, uma mulher solitária, amorosa cujo sonho era ter uma filha, morar em uma casa de campo cultivando flores e seu precioso vinhedo. A menina assustada chega a casa com medo de esta ser mais uma experiência desastrosa, e má se interessa nas tentativas de aproximação de Elizabeth, que se esforça para ser compreensiva, carinhosa e muito paciente. Elizabeth tem uma grande paixão: a linguagem das flores e ensina a Victoria essa linguagem, que era usada antigamente pelos casais para expressar sua paixão.

Aos 18 anos Victoria é emancipada após passar por muitos orfanatos e se vê perdida num mundo sozinha, além de ser obrigada a aprender, a sobreviver, buscando seu primeiro emprego. Sem experiência e com o único conhecimento em linguagem das flores, Victoria consegue trabalhar em uma floricultura.

Victoria é a primeira personagem que eu conheço que possui uma característica peculiar, o medo de se aproximar das outras pessoas e de confiar nelas, não dando oportunidade para que elas provem o quanto a querem bem e por perto. E sempre que se vê em uma situação que sabe que tudo dará certo, sem perceber acaba estragando tudo. Assim Victoria acaba perdendo as pessoas que mais ama por causa de seu medo.

Amei a historia, além de aprender muito sobre flores e seus significados, e me revoltar com a Victoria, adorei a historia de superação e aprendi muito com os personagens transbordando seus sentimentos, recomendo a leitura.

Publicado no Blog Angel Books

Lúcia 02/11/2017

Amor e ódio.
Esse é aquele tipo de livro que vc tem amor e ódio pela autora e pelo personagem. Vc começa a ler e se empolga, tem vontade de larga, tem vontade de bater na personagem, tem vontade de bater na autora. Há, e também tem vontade de sacudir os personagens secundários por serem bons de mais kkkk.

Lêeninha 28/03/2021

Acho que nunca aprendi tanto de flores como aprendi com esse livro.
Mesmo sabendo que cada flor tinha um significado, nunca tinha parado para pensar nos seus significados.
A história foi realmente muito gostosa de ler, me irritei em vários momentos com Victoria, mas cada um sabe de seu passado e seus traumas

Cíntia Cruz 07/08/2023

Envolvente e delicado
Amo esse livro, uma maneira delicada de abordar formação de vínculos, relações, efeitos de traumas, aprender a linguagem de amor. Quem gosta de psicanálise é um prato cheio...

juliana_cg 02/11/2013

A Linguagem das Flores por Vanessa Diffenbaugh
Em capítulos que se revezam entre o passado e o presente, Victoria nos coloca a par dos acontecimentos anteriores (Quando ainda morava com Elizabeth) e os atuais.
Abandonada quando bebê, nunca chegou a conhecer os pais, desde pequena é passada de casa em casa, sendo "adotada" (Não oficialmente) e abandonada logo depois, um dos motivos de sua constante desobediência. Até que, aos seus 9 anos, vai para a casa de Elizabeth, onde aprende a amar flores e seus significados, porém, algo faz com que ela ponha tudo a perder e é declarada pelo juizado de menores, inapta para adoção. Quando finalmente é emancipada, aos 18 anos, se vê morando na rua e sem dinheiro, até uma florista (Renata) chamá-la para trabalhar em sua loja.
Até aí, tudo parece entrar nos eixos, Renata demonstra realmente se importar com Victoria e sempre tenta ajuda-la em suas dificuldades. Mas, em uma ida ao mercado de flores, Victoria conhece um "estranho" vendedor que mexe com seus sentimentos, ele acaba entrando em sua vida e trazendo a tona tudo o que ela quer deixar por debaixo dos panos... Com o desenvolvimento da história, a curiosidade de quem está lendo só aumenta...

(Siga lendo pelo Blog)

site: http://oitavacoluna.blogspot.com.br/2013/10/a-linguagem-das-flores-de-vanessa.html

Blog da Poli 21/04/2012

A linguagem das flores
Um livro como este foge dos padrões de histórias de meninas e de um grande amor, realmente conta sobre a linguagem das flores e de uma garota como você nunca viu.
Desisti do livro em uns dias, mas voltei e mesmo não conseguindo entender por que a protagonista da história fazia coisas tão lindas e tão sem noção, o livro me conquistou.
Primeiro não sou como ela em nada, até por que sou muito boazinha e segundo queria ser como ela às vezes e não deixar ninguém conhecer meus reais sentimentos.
Resenha:
Victoria Jones acabara de completar seus dezoito anos e teria que sair da casa de abrigo e cuidar de sua própria vida.
Ela não sabia fazer muita coisa,só cuidar das flores, era uma pessoa com uma personalidade muito forte e não se deixava ser ofendida ou machucada, nunca parou em um único lar adotivo e agora teria que arrumar um emprego para pagar seu aluguel, se não...
Era também muito teimosa e acabou não ficando mais uma vez na casa, indo se mudar para um parque,onde fazia seu próprio jardim de flores. Até que um dia ao tentar um emprego na floricultura sua vida começa a mudar, ela finalmente faria o que mais gostava de fazer e seria paga por isso, até encontrou uma pessoa do seu passado que também fez seu coração mudar, mas mesmo assim Victoria era muito fria e muito ressentida, não aturava muito tempo nada.
Sua lição de vida foi mais dura do que ela imaginava, por seus medos abriu mão de tudo que estava conseguindo e arriscou mais ainda em sua tentativa de nunca se separar das flores fazendo seu próprio negocio.
O trabalho se transformou em seu prazer por que eram as flores que ela conhecia e a sua linguagem que fez toda sua vida mudar, pessoas vinham atrás de suas opiniões sobre as flores.
O livro da Vanessa nos faz ver um novo tipo de protagonista e antagonista juntas em um só corpo, você precisa esperar, por que Victoria tem apenas dezoito anos, nunca teve família, nem lar. A única a quem realmente gostou não pode ficar com ela, só sobrava seu livro sobre flores.
A história mostra como uma menina se transforma em mulher, mãe e amante.
Um livro que me surpreendeu e espero que surpreenda você também.

Beijos*-*
Poliana Araújo

AQuarian 19/10/2013

Uma chance de mudar .
Bem,devo admitir que ,é muito interessante a história.
A medida que as coisas vão acontecendo...fica bem claro a condição psicológica da protagonista da história ,e toca profundamente os sentimentos de quem está lendo,principalmente pirque fala muito sobre Mãe e filha com relação a tema"adoção".
É uma história atrativa , pois, faz o leitor mergulhar na Linguagem das Flores,aprendendo um pouco do significado de algumas delas.
Recomendo essa leitura...tem um final muito bom.Pasa uma mensagem muito bacana.

Nath 06/03/2021

amei mais do que achei que poderia ser possível!!!! acompanhar o presente de Victoria e ir entendendo suas atitudes a partir do seu passado é fundamental para compreendê-la, adorei os personagens e como eles tem maturidade pra lidar com os acontecimentos, cada capítulo me cativou.

Luh 12/02/2021

Pra mim esse livro é muito mais que um livro de romance.
Ele fala sobre dores, perdas, arrependimento e solidão de uma maneira tão linda, usando a linguagem das flores pra deixar tudo ainda mais delicado e lindo.

Janaina Edwiges 10/01/2016

A Linguagem das Flores

"A linguagem das flores surgiu na era vitoriana, quando as pessoas se comunicavam por meio das flores para expressar seus sentimentos".

Depois que eu li este livro acho que nunca mais irei olhar para uma flor da mesma maneira. Sempre lembrarei que através dela é possível expressar e despertar uma emoção, seja amor, paixão, tristeza, confiança, gratidão, pesar, magoa, enfim, inúmeros sentimentos que muitas vezes não conseguimos demostrar com as palavras.

Um livro maravilhoso sobre recomeços. Foi a minha primeira leitura de 2016 e me deixou encantada. Recomendo a todos!

Sâmella Raissa 28/06/2013

Resenha original para o blog SammySacional
Victoria Jones é uma jovem órfã, arredia e carrancuda. Desde pequena, viveu em mais casas do que o habitual; sua tutora, Meredith, já estava cansada de ver o quanto o caso da garota regredia a cada vez mais. Mas então surge a última chance de Victoria em ter uma família, mais precisamente, uma mãe. Elizabeth, com sua paciência e calma infindáveis, ainda conseguiu fazer algum progresso e quase chegou a conseguir a guarda da menina... quando uma série de conflitos pôs tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, Victoria se vê sozinha no mundo. Sem casa, sem emprego, sem amigos. E eis que surge uma oportunidade de recomeçar sua vida. Através de seu conhecimento e dom para lidar com as flores, consegue um emprego em uma floricultura e começará a perceber, enfim, que até mesmo ela, arredia e problemática do seu jeito, tem a chance de se reerguer.

Na primeira vez que vi esse livro, confesso que não me interessei em lê-lo. Pensei se tratar apenas do significado das flores e derivados, mas a resenha no blog da Juliana Ferreira, Resenhando por Aqui, me fez criar curiosidade para conhecer a história. E, justamente esse mês, depois de ver tantas resenhas sobre o livro, minha vontade de lê-lo só aumentou, e acabei por ganhá-lo de uma das minhas tias ^-^ E, bem... a história era, e ao mesmo tempo, não era o que eu esperava, tanto positiva como negativamente. Está confuso, eu sei, mas vocês vão entender melhor nos parágrafos seguintes...

Eu particularmente gosto de histórias envolvendo temas como adoção e tal; acho bom ver os caminhos que jovens nessa situação trilham suas vidas, mas, no que diz respeito à Victoria, acho que eu não estava preparada para tanto. Ok, eu já esperava que a protagonista fosse propriamente arredia, difícil... mas não imaginei que fosse tanto. Exageros à parte, mas, ela é muito temperamental e conflituosa, nunca consegue se relacionar com as pessoas, seja por estas pessoas não quererem contato ou por ela mesma não querer nenhuma relação com elas - o que, na verdade, é a maioria dos casos. À medida que cresce e tem seus 18 anos, ainda assim, não notei um grande crescimento na protagonista até quase chegar no final. O livro é dividido em quatro partes, e apenas nessa última é que eu fui notar o crescimento da Victoria como pessoa.

Mas, por mais que eu não tenha conseguido simpatizar tanto com ela, ainda assim gostei dela como protagonista. Ok, ela faz coisas meio irracionais, infantis, e às vezes age por impulso... mas ela tem um coração que vale ouro. Ele só está, digamos, congelado, mas, no seu geral, ela o usa muito bem. Ao longo da história, tudo o que ela quer é mostrar aos outros que sabe fazer as coisas e quer fazer aqueles que ama felizes. O seu lado sentimental, ao menos no interior, é sincero e bonito, e admiro-a muito por isso.

Os demais personagens foram bons também. Meredith foi a única que, ao meu ver, era tanto faz na história, nem reparei nas suas participações - ela também não me deu escolha; vive tratando a Victoria como uma criança qualquer e, em parte, não liga tanto para ela como deveria. Já Elizabeth, me emocionou bastante. Uma mulher forte, determinada, sensível, carinhosa e paciente, que se dá tão bem com a Victoria que eu fiquei até com pena de ambas quando foram separadas. E Grant... Bem, eu não me apaixonei total por ele, mas gostei dele mesmo assim! Sincero, sensível, generoso... Ah, Victoria, você é uma sortuda! Sem mais comentários!

Por fim, A Linguagem das Flores é uma ótima leitura, bem quando se precisa parar um pouco para refletir sobre suas próprias ações e sua vida. E, principalmente, para mostrar os mais variados tipos de amor, seja entre homem e mulher, mãe e filha, e amor próprio. Victoria pode nos ensinar muito sobre o ato de amar, e a sua história é simplesmente emocionante! E isso sem contar com o lado lotado por flores na história, o que me cativou bastante. Ver o significado das tulipas, rosas, lírios... Nossa, isso foi muito bom! Afinal, nem toda a flor mais linda vai sempre significar algo bom... Do mesmo jeito que até a pessoa mais arredia e conflituosa do mundo, pode nos ensinar coisas tão valiosas...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/

Driely Meira 09/05/2013

A linguagem das flores
Durante todos os anos de sua infância, Victoria viveu em abrigos e em casas de pais adotivos temporários. Por seu comportamento ser mais para o lado selvagem do que para amigável, ela nunca conseguiu uma família que a quisesse por muito tempo. Por mais que fosse carrancuda, ela sempre amou flores, e assim que completou 18 anos e começou a viver por conta própria, pensou em flores antes mesmo de qualquer outra coisa.

Victoria sempre foi bem rabugenta. Sempre aprontando e odiando todo mundo. Por mais irritante que ela fosse, ainda sim os adultos tinham paciência, afinal, a garota foi abandonada assim que nasceu, e desde então vai indo de uma família para a outra, esperando uma família. Mas Victoria não quer amigos, nem família, ela só quer suas flores.

Sempre que eu via esse livro em algum lugar, não tinha a mínima vontade de ler. Mesmo lendo a sinopse e a capa sendo linda, não tinha um pingo de interesse em lê-lo. Até que um dia, estava visitando os blogs parceiros, e encontrei a resenha desse livro lá no blog da Andy, o Mon Petit Poison, e decidi ler a resenha. Me surpreendi, e fiquei morrendo de vontade de ler A linguagem das flores. Mas mesmo com essa vontade e esse interesse, não consegui juntar coragem o suficiente pra comprar o livro, e só o consegui através de um amigo secreto. Mesmo assim, quando o livro chegou, não o li. Demorei muito tempo, até que decidi dar uma chance a Vanessa.

Quando comecei a ler, não tinha a mínima vontade de continuar a ler. Isso porque Victoria é realmente uma garota bem chatinha. Mas assim que a leitura foi fluindo, consegui entender aos poucos os motivos que a deixaram desse jeito, e não é só o fato de estar sempre mudando pra lá e para cá, com outras meninas abandonadas. Ler A linguagem das flores me deu vontade de trabalhar numa floricultura. Não só por Victoria ter trabalhado em uma, mas também para sentir o cheiro das flores. Nem todas têm um cheiro, mas ainda sim é reconfortante.
Antes de ler A linguagem das flores, eu nem fazia idéia de que cada flor tinha um significado, mas assim que cheguei nas ultimas páginas do livro, percebi que havia um dicionário, onde estão listados todos os tipos existentes de flores e seus significados, tanto os nomes científicos quanto os sentimentos e emoções que representam.

Marta Miquilino 07/09/2015

Resenha
Victoria Jones era uma garota órfã e temperamental, que aos 10 anos de idade já havia passado por muitos lares adotivos, e por ser uma menina problemática nunca conseguiu ficar por muito tempo em nenhum deles.

Acontece que Victoria não consegue nutrir sentimentos por ninguém, entretanto, ela aprendeu a amar as flores.

Quando a garota conhece Elizabeth, dona de um vinhedo, ela então passa a ter um relacionamento diferenciado e acaba descobrindo certos sentimentos que até então eram desconhecidos. Com Elizabeth, Victoria aprende a linguagem das flores. Porém, a garota consegue mais uma vez estragar tudo e perde - como tantas outras vezes - a chance de ser adotada.

"Durante oito anos, sonhei com fogo. Árvores se incendiavam quando eu passava por elas, oceanos ardiam em chamas. A fumaça adocicada impregnava meus cabelos enquanto eu dormia e, quando eu despertava, o aroma permanecia em meu travesseiro como uma nuvem." Pág. 10

Victoria então volta para o orfanato, onde fica até completar seus dezoito anos. Com a maioridade alcançada, ela é obrigada a deixar o abrigo a qual vivia, e precisa, sozinha, aprender a enfrentar os seus conflitos.

Então, nessa nova jornada, Victoria conhece Renata, uma alma boa que lhe oferece emprego em sua loja de flores. Renata a leva consigo ao mercado de flores, e é onde Victoria conhecerá Grant, um garoto conhecedor da linguagem das flores, assim como ela. Mas complicada como é, será que Victoria vai saber aproveitar essa nova chance que a vida está lhe dando?

"[...]Você tem que querer. Você tem que querer ser uma filha, uma irmã, uma amiga, uma estudante, repetira ela à exaustão. Eu nunca quisera nenhuma dessas coisas e as promessas, ameaças ou subornos de Meredith nunca haviam mudado minha convicção. Mas, de repente, eu soube que queria ser florista. Queria passar minha vida escolhendo flores para desconhecidos, meus dias oscilando entre o frio da câmara frigorífica e o barulho da gaveta da registradora." Pág. 55

A Linguagem das Flores, é o livro de estréia da autora Vanessa Diffenbaugh. Essa é a segunda edição, com a capa que na minha opinião, ficou extremamente bonita.

A primeira vez que eu li esse livro foi em Janeiro de 2012, porém, com essa nova edição linda, fiquei super animada para reler e ver se os sentimentos que senti no decorrer da primeira leitura, ainda seriam os mesmos. Infelizmente, com a releitura, o livro perdeu uma estrelinha, o motivo foi que eu simplesmente não consegui me conectar com a protagonista nesta releitura.

"Era uma frase simples, mas que mudava tudo, exatamente como a descoberta do significado da rosa amarela.
Ciúme, infidelidade. Solidão, amizade." Pág. 116

Tirando o fato na minha falta de conexão com a Victoria, a história em si é muito tocante, ela nos faz refletir sobre nossas dificuldades, dificuldades que muitas vezes simplesmente deixamos de lado, porém, que podem ser superados com dedicação e persistência.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela Victoria, gostei bastante desse detalhe, pois no decorrer da leitura, dava para compreender os sentimentos da personagem.

E por fim, é claro que eu indico esse livro, pois tenho certeza que você também vai se encantar com essa linda historia e se apaixonar pelo mundo das flores.

"O mundo seguia seu ritmo frenético, indiferente à bebê que chorava a seis quarteirões dali, à bebê que eu tinha dado à luz mas cujos gritos já não ouvia mais... O fato de minha vida ter virado de cabeça para baixo não importava a ninguém e, ali fora, naquela calçada, longe da fonte do tumulto, meu pânico pareceu injustificável." Pág. 218

Ana Luiza 28/02/2013

Victoria nunca conheceu seus pais biológicos, não faz ideia de quem são ou o do porque de a terem abandonado ainda bebê. Ela passou toda a sua vida sendo enviada de um lugar para outro, mas sem nunca pertencer a nenhum deles. O único lugar em que ela queria ficar era na casa de uma de suas mães adotivas, uma dona de vinhedo chamada Elizabeth. Elizabeth foi a única pessoa que Victoria realmente amou e por quem foi amada.

(Pág. 10)

No seu aniversário de 18 anos, Victoria finalmente é considerada uma adulta e é emancipada. Ela não é mais obrigada a morar em abrigos ou mesmo frequentar a escola, ela é livre para fazer o que quiser. Entretanto, liberdade tem consequências. A garota recebe de sua ex tutora, Meredith, uma ajuda durante três meses após sua emancipação, mas, como ela não arranjou um emprego, acaba indo morar nas ruas.
Victoria não parece se importar com o estado miserável que vive, mas conforme o tempo vai passando, ela percebe o quanto foi irresponsável em não conseguir trabalho. Entretanto, quando a garota percebe uma pequena oportunidade de conseguir trabalho em uma floricultura, ela corre atrás e assim acaba ganhando o emprego perfeito.

“Você tem quer querer. Você tem que querer ser uma filha, uma irmã, uma amiga, uma estudante, repetia ela à exaustão. Eu nunca quisera ser nenhuma dessas coisas e as promessas e os subornos de Meredith nunca haviam mudado minha convicção. Mas, de repente, eu soube que queria ser florista." (Pág. 55)

Antes que Victoria cometesse o grande erro que a separou de Elizabeth, ela aprendeu com a mãe adotiva não só o significado das flores, mas também a amá-las. Empregada e cercada por flores, Victoria não consegue parar de pensar em Elizabeth, o que será reforçado pela presença de um misterioso vendedor de flores.
Victoria não o reconhece de imediato, mas ela conhecera Grant, o vendedor, no passado, quando ele era apenas um garoto e ela, uma menina. Mesmo que esteja cada vez mais próxima de Grant, Victoria continua a lutar com seu passado, ignorando seus fantasmas e conflitos mal resolvidos. Entretanto, enquanto descobre novamente como é amar e é ser amada, Victoria será obrigada a lidar com seu passado, com seus sentimentos e medos. Tarefa que não será nada fácil, mas com a qual ela contará com a ajuda das flores.

“A linguagem das flores era a única coisa à qual eu era leal. Se começasse a mentir sobre ela, não restaria nada de belo ou verdadeiro em minha vida.” (Pág. 110/111)

“A Linguagem das Flores” é um livro de trama simples, mas envolvente e encantadora. A história me conquistou desde o início e, depois de começar o livro, só consegui largá-lo após terminar. Sério, li o livro inteiro em apenas uma tarde. A narrativa em primeira pessoa é simples, mas bem feita, e flui com rapidez impressionante. A trama também foi bem criada e traçada, alternando entre passado e presente, ela nos fez mergulhar não só na história de Victoria, mas de todos que a cercam, além de nos emocionar bastante.
Os personagens também bem feitos, foram bem situados na história e tiveram seus próprios conflitos, importância e personalidade. Victoria é uma personagem complexa, que desperta diversos sentimentos. Confesso que me irritei bastante com ela durante quase todo o livro, sua irresponsabilidade e falta de maturidade fogem do comum, até mesmo para jovens de 18 anos. Mas, felizmente, a personagem começa a amadurecer ao longo do livro, a tomar as decisões certas. E ela não foi a única. Os outros personagens também cresceram como pessoa durante o livro, após terem mostrado seu melhor e pior.
A autora me conquistou e surpreendeu ao transformar histórias e personagens tão simples e reais em uma trama incrível, capaz de nos entreter, emocionar e até mesmo fazer refletir. “A Linguagem das Flores” é uma história sobre perdão, escolhas, destino, crescimento pessoal e, acima de tudo, amor. Também fiquei encantada com tantas flores diferentes e não imaginava que elas pudessem ter significados tão expressivos. O dicionário de flores no final é incrível. Enfim, amei o livro e espero ler mais obras da autora no futuro.
A editora fez um trabalho incrível com “A Linguagem das Flores”. A tradução e diagramação estavam perfeitas, não encontrei nenhum erro. O tamanho da fonte e as páginas cor de creme tornaram a leitura ainda mais rápida e leve. Eu amo a capa do livro, além de linda, ela combina perfeitamente com a história.

“Talvez os indiferentes, os rejeitados, os mal-amados pudessem aprender a dar amor com tanta abundância quanto qualquer outra pessoa.”
(Pág. 282)

Autora da resenha: La Mademoiselle