A linguagem das flores

Resenhas - A Linguagem das Flores

Gabriela Neves 14/03/2012

Encantador
Mais resenhas: http://cantinho-da-bagunca.blogspot.com/

"Uma rosa é uma rosa é uma rosa".
De uma sensibilidade assustadora, A linguagem das flores me comoveu como poucos livros fazem. Somos apresentadas a Victoria, que viveu a vida inteira em lares adotivos e se tornou uma misantrópica, ou seja, nossa protagonista possui uma verdadeira aversão as pessoas em geral. Por ter andado de lar adotivo em lar adotivo, ela perdeu a esperança em qualquer ser humano, ou no mundo em que vive, e somente sobrevive.
O único momento em sua vida em que se permitiu ter confiança em alguém, foi aos nove anos quando foi adotada por Elizabeth. A única pessoa que amou, mas como previsto, Victoria colocou tudo perder. Porém, não sem antes Elizabeth ter lhe ensinado tudo sobre a linguagem universal das flores.
Com essa descrição que fiz é de se imaginar que Victoria seja uma protagonista bem aguadinha, típica órfã-pobre-coitada-que-odeia-todo-mundo. Porém não se engane, Victoria uma das personagens mais fortes que já conheci. Ela é uma pessoa conformada com sua situação, que aprendeu somente odiar – com exceção as flores – e vive com isso. Sabe que é uma pessoa supostamente ruim, e por isso jamais poderá amar alguém como merece ou ser amada. Essa é sua realidade.
Mas essa é uma história que nos leva a uma viagem interior, é sobre arrependimento, perdão e a capacidade de amar; e como tem na capa do livro “qualquer pessoa pode se tornar em algo belo”. É isso que nossa protagonista tentará enxergar quando, maior de idade e sem poder mais viver em orfanatos, se ver sem ter para onde ir e com quase nenhum dinheiro no bolso.
É um livro encantador com personagens extremamente humanos e verdadeiros. E a linguagem das flores tratada no livro, é um espetáculo a parte. Me vi super interessada em saber o que cada flor significava e surpresa ao saber que flores podem dizer tanta coisa. A devoção de Victoria a essas delicadas plantas é uma completa oposição a tudo de ruim que leva em seu coração, e talvez seja a única coisa que a salva.
Enfim, é um bom livro para se ter na prateleira e apreciar.

Suzi 04/03/2012

Victória é uma órfã que possui um histórico longo de problemas, passou por inúmeras tentativas de adoção e apenas em um caso...teve esperanças, mas acabou perdida em seus sentimentos e pôs tudo a perder...
Elisabeth deu amor, carinho e muitos ensinamentos a Victoria, entre eles: A linguagem das flores, a incontestável linguagem das flores.
Ao ser emancipada aos 18 anos, este é o caminho que se revela a Victória: flores, sua única paixão e esperança, começa então a trabalhar em uma floricultura e sua sensibilidade com as flores lhe abre novos horizontes...

O livro é lindissímo, sempre ouvi por alto, sobre as mensagens que as flores oferecem, mas nunca imaginei que fosse tão superficial o que sabia. A estória é tocante e linda e mostra que recomeços sempre são possíveis e ilustra o quanto o perdão é curador!!!
Lindo...recomensadissímo!!!

Biia' 27/02/2012

Qualquer pessoa pode se transformar em algo belo
Victoria é uma garota orfã e extremamente esquiva. Ela passa por várias famílias até completar seus 10 anos e se tornar inapta para adoção. Sua ultima chance estava nas mãos de Elizabeth, de quem Victoria realmente gostou e queria ficar. Com Elizabeth ela aprendeu sobre as flores e principalmente seus significados. Mas fatos fazem com que Victoria volte para o orfanato e assim só podendo sair de lá quanto completasse seus 18 anos.
Depois que se torna independente, Victoria se vê mais sozinha do que nunca.
A história transcorre entre flashes do passado e presente dela, onde aos poucos, vai se revelando um grande segredo que Victoria guarda.

Hevellyn 29/01/2013

Singelo
Um livro bem escrito e com uma história bem cativante.
A protagonista é uma órfã que até os 10 anos foi passada de lar em lar. No último, talvez o mais conturbado, é que a história de fato começa. Maior de idade, ela sai do abrigo em que vivia desde os 10 anos e passa a dormir na rua. Nunca perdendo seu encanto pelas flores, planta um jardim no parque. Um dia encontra uma florista e com esforço acaba conseguindo um emprego temporário e incerto.
A história trata do amor. Do amor de Victoria por sua flores, do amor de Victoria por Elizabeth, do amor de Victoria por Grant e do amor de Victoria por Hazel. Ela aprende a deixar todo esse amor entrar e passa a fazer parte de uma família amorosa e feliz.
O que eu mais gostei foi das flores. Vanessa Diffenbaugh nos apresenta a várias delas e seus singelos significados.

Kelly 22/07/2013

Do cardo ao cravo-de-amor
A linguagem das flores é linda e seria maravilhoso se as pessoas aprendessem a sutileza de suas mensagens...dos pequenos gestos, "floridos" ou não. Recomendo a leitura.

Joice (Jojo) 24/07/2013

Linguagem do amor
"A linguagem das flores", de Vanessa Diffenbaugh, traz uma história delicada sobre medo, abandono e, principalmente amor. Amor em suas várias formas.

Victoria é uma menina órfã que, após completar 18 anos, precisa aprender a se virar sem o apoio do Estado. Ela é uma jovem rancorosa e desconfiada, mas possui um talento: sabe o que cada flor significa e como mudar a vida das pessoas com elas. Com isso, Victoria começa a trabalhar como florista. À medida que seu trabalho vai se desenvolvendo, somos apresentados a personagens do passado e do presente de Victoria, conhecemos aos poucos seu passado difícil e sua história de amor com Elizabeth, a última pessoa que tentou adotá-la, e com Grant, sobrinho de Elizabeth.

É comovente acompanhar Victoria amadurecer, mesmo aos tropeços. Ela se nega a amar e a ser amada, mas não é totalmente imune ao amor maternal de Elizabeth, ao amor de Grant e mesmo à amizade com Renata, a dona da floricultura. Como uma pessoa que tem sede, ela sente necessidade desse carinho, ao mesmo tempo que diz a si mesma não merecê-lo.

A escrita de Diffenbaugh é bonita, alternando momentos do passado e do presente de Victoria sem confusão. É um livro gostoso de ler, com um final que nos deixa com uma sensação muito boa.

Recomendo.

neia 29/09/2013

Florescendo
Faz muito tempo que queria ler esse livro, porque gostei do breve resumo que li sobre ele, e agorinha mesmo acabei de ler, sei que não é bom quando agente espera muito por algo, e até achei que esperei muito desse livro, mas no final ele não me decepcionou, até me surpreendeu levando a historias por estradas que nem pensava que chegaria perto, é fato que não entendo os sentimentos de Victoria e olha que tentei entende-los, mas terminei o livro sem entender pra que tanto sofrimento, mas sei que ela tinha que superar seus medos e ser perdoada e perdoar a si mesmo para que a historia tomasse o rumo positivo. um bom livro, rápido de ler, ganha de mim quatro estrelas

skuser02844 30/10/2013

A Linguagem da Flores - Vanessa Diffenbaugh.
É um livro que se alterna entre o passado e o pente de Victoria, uma órfã que viveu sua infância sendo em lares provisórios onde sempre era devolvida aos orfanatos e acabou crescendo sozinha.
Elizabeth, foi a única pessoa em quem pode confiar, mas que, acabou decepcionando.
Depois de emancipada Victoria se vê totalmente sozinha e enfrenta grandes dificuldades até começar trabalhar como florista e assim descobrir sua verdadeira vocação.
Mas sua vida passa por uma grande reviravolta quando ela conhece Grant, um rapaz misterioso que a fará relembrar os segredos do seu passado, reabrindo antigas feridas e despertando sentimentos até então desconhecidos.

Zaira 21/11/2013

Extremamente sensível!
O livro conta a história da Victoria em duas fases da sua vida: aos 10 anos quando estava em processo de adoção (sua última chance) e aos 18 anos quando foi emancipada e precisou começar a se virar sozinha.
Adorei o jeito que a Vanessa Diffenbaugh escreve. A narrativa me conquistou, a descrição das cenas, dos sentimentos que envolviam a Victoria e a levava a tomar certas atitudes. Quase todo o tempo quis pega-la no colo e abraça-la, e quando não, quis bater nela. Consegui sentir o medo, a decepção, o arrependimento, o amor e a felicidade que os personagens sentiram ao decorrer da história.
Fiquei muito feliz com o final da história e encantada com a linguagem das flores, nunca fui muito de prestar atenção nas diferentes espécies, mas com certeza a Victoria me ensinou bastante sobre como elas podem mudar a vida das pessoas.

honeyg 02/12/2013

Lindo demais, história emocionante. Agora, estou fissurada com a linguagem das flores em si. *_*

Samuel 27/12/2013

A Linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh
Victoria Jones é uma menina órfã, arredia e temperamental. Ela tem uma personalidade muito difícil, por isso, viveu em diferentes abrigos durante sua vida, e também em diferentes lares, onde nunca foi adotada. Com 10 anos, Victoria conheceu Elizabeth, uma mulher que amava flores e que passou a amar a garota e ensiná-la a antiga e quase esquevida linguagem das flores. Victoria permaneceu um ano morando com Elizabeth, sendo muito bem cuidada e ensinada. Elizabeth tornara-se uma mãe para Victoria, a mulher era dona de um vinhedo, mas tinha sérios problemas com sua irmã Catherine, que era mãe de Grant. Problemas que aconteceram no passado, mas que o tempo não conseguiu curar. Depois desse um ano maravilhoso as duas passaram juntas, Victoria pôs tudo a perder...

Mas agora o livro nos mostra o outro lado da vida de Victoria. A menina carrancuda quando criança está com 18 anos, e tem que aprender a se virar. Seu conhecimento com flores era imenso, mas ela o usava para demonstrar sentimentos negativos: cardo para misantropia, lavanda para desconfiança, manjericão para ódio, cravos amarelos para desprezo. Após passar algumas semanas na rua, comendo sobras e dormindo em um jardim numa praça, Victoria vai a procura de um emprego, e para em frente à uma floricultura. Renata, a dona, admite a garota que encanta à todos com o conhecimento aprendido lá no passado, com Elizabeth.

Agora Victoria tem um emprego, dinheiro, comida, e um quartinho para passar as noites. Mas, durante um dia normal de trabalho, um homem estranho entrega uma flor para Victoria. Um lírio, majestade, conforme o dicionário de flores. Victoria não consegue tirar aquele homem da cabeça, havia algo de familiar em seu olhar. Quem seria?

Muitas coisas vão acontecer na vida de Victoria, ela vai prosperar em seu trabalho e vai se tornar uma pessoa muito querida. Esse livro é uma grande história de amor - entre mãe e filha, entre homem e mulher e, especialmente, de amor-próprio. Essa história não tem um vilão, nem um mocinho, mas tem pessoas que erram, e aprendem com seus erros. O livro nos mostra o poder de uma palavra, ou até de uma flor.

A leitura é tão envolvente, que você se pega rindo, chorando e até sentido a mesma dor que as personagens. Recomendo para todo tipo de pessoas, e acho que todos deveriam ler a história de Victoria, o que acontece com ela, por tudo que ela passa, é uma história triste e comovente, que nos fazem refletir. Mas é também muito especial.

É interessante a maneira como a autora escreveu o livro, pois o livro é narrado pela própria Victoria, mas em cada capítulo ela tem uma idade diferente. Em alguns 10 anos, que ela passa com Elizabeth, e em outros com 18 anos, quando ela passa com Renata e outras pessoas que farão sua vida mudar radicalmente.
Esdras 10/12/2015minha estante
Muito bom.

Sarah 12/01/2014

E o que falar de um livro que acabei de ler e já amo pakas. Nas primeiras 54 páginas não tava dando nada por esse livro tava pensando até em abandoná-lo e começar a ler outro (ainda bem que eu não fiz isso). Acabei fazendo o meu próprio dicionário de flores e seus significados. Uma história extremamente fofa que logo no finalzinho me deu uma vontade louca de chorar, mas fui forte e "só" fiquei com um nó na garganta. Como a maioria das histórias (amém!!!!) tudo dá certo no final. E foi assim que "A linguagem das flores" entrou para a minha lista de livros favoritos, onde todos eles estão guardados em um lurgazinho especial do meu coração.

SueSouza 18/01/2014

PERFEITO
Esperei mais de um ano para comprar esse livro,mas a primeira vez que o vi me encantei. E era tudo que eu imagina. Essa história é linda. Uma menina chamada Victoria que foi abandonada recém nascida, que lutou por anos em não sentir nada pelas outras pessoas. Não suportava se tocada. Mas uma mulher Elizabeth mudou isso, mostrou o amor a ela, mas ela acabou estragando tudo, e a passar dos anos, a culpa que pelo fez a atormentou e só cresceu sua certeza de que não era capaz de senti amor.
Mas outra pessoa mostrou diferente o Grant era como ela, calado e isolado e sabia que ela era seu grande amo e lutou por ela, mais uma vez ela jogou tudo pelo ar.
Victoria usou seu amor pelas flores para demostrar os sentimentos que fariam os outros felizes, e assim desenvolveu um grande negócio de floricultura.

Estou apaixonada por essa história....

Raquell.Guedes 05/08/2015

Apenas uma palavra ... ou mais
Misantropia , ou um tapa cara :)