Psicologia das massas e Análise do Eu e outros textos (1920-1923)

Psicologia das massas e Análise do Eu e outros textos (1920-1923) Sigmund Freud

Resenhas - Psicologia das Massas e Análise do Eu e outros textos

Bárbara Paradiso 28/10/2021

Um bom começo...
???Freud sabe escrever muito bem! Para quem desejar ingressar no mundo psicanalítico, é imprescindível que leia suas obras!

???Não concordo com a visão dele em vários aspectos, a começar pelo conceito de libido. Mas não tiro o mérito da grande figura que ele foi para o mundo, com o advento da psicanálise se espalhando pelo mundo através de suas obras.

???Sigo outra abordagem, embora esta tenha surgido da psicanálise. Portanto, creio que ler Freud é fundamental, independente se discordaremos ou concordaremos. Ele apresentou ao mundo, uma nova forma de enxergar a realidade. Seja como for, é um bom começo!

???Leiam Freud, e se não se sentirem confortáveis, leiam mesmo assim e depois busquem as inquietações de vocês em outras fontes, há tantas... a busca sempre vale a pena! ??

Monique | @moniqueeoslivros 28/09/2021

Psicologia das Massas e Análise do Eu
{Leitura 22 - 2021}
Psicologia das Massas e Análise do Eu e outros textos - Sigmund Freud

Essa não é uma obra literária, mas tampouco menos importante. Um texto escrito há 100 anos que consegue provocar muitas certezas e dúvidas em simples leitores como eu.

Em Psicologia das massas e Análise do Eu - meu principal foco de leitura - o texto de Freud é altamente social, discorrendo sobre o comportamento do indivíduo e de como esse mesmo indivíduo muda quando está inserido em um grupo. A massa reafirma o sujeito, o faz forte e "meio maluquinho", capaz de fazer coisas que, sozinho, ele não faria.

Nesse, e nos outros textos que se seguem, Freud mostra como construiu as bases da Psicanálise, como por vezes foi desacreditado, e mostra padrões do ser humano que ainda hoje são motivo de "olhares atravessados", como a bissexualidade e a sexualidade infantil, por exemplo.

Eu tive contato (um tanto superficial, claro) com os textos de Freud na faculdade, mas mesmo assim eles são de fácil compreensão, e acho que são praticamente obrigatórios para quem gosta de saber mais sobre a mente humana.

Enfim, é um relato meu, leigo, e de quem tem apenas uma formação em ciências humanas. Mas mesmo assim, valeu muito o estudo e a leitura. Vou continuar aprendendo sobre esse assunto porque realmente gostei!
JurúMontalvao 28/09/2021minha estante

Leandro190 01/10/2022

Conhece-te a ti mesmo
"Conhece-te a ti mesmo", sim o conselho é de Sócrates, não o nosso (jogador de futebol que jogou no Corinthians), o grego. Nessa busca de autoconhecimento creio que a psicanálise é uma boa possibilidade de caminho e um dos melhores meios de se tomar esse rumo é beber direto na fonte. Cabe a observação de que há um contexto de tempo e sociedade onde Freud viveu e produziu sua obra, o que exige do leitor que mantenha o sensor de criticidade ligado, mas acredito que isso não diminua a importância da obra para a compreensão do humano e todas as suas complexidades.

SamuelSan 27/01/2024

Provocativo
Freud explora como as pessoas se comportam quando estão em grupos, como uma multidão ou sociedade. Ele destaca que, muitas vezes, as emoções e ações das massas são diferentes das emoções individuais. Freud também fala sobre a influência do líder no comportamento das massas e como a mente coletiva pode afetar o pensamento individual.

Freud analisa a origem da homossexualidade feminina a partir de um caso. Ele dá ênfase a influência da infância no desenvolvimento psicológico e discute o papel do Complexo de Édipo e da relação mãe-filha. Freud nos leva a refletir sobre a complexidade da sexualidade humana e como fatores psicológicos podem influenciá-la.

O autor explora os sonhos e sua relação com a telepatia. Para ele, os sonhos são expressões do inconsciente, revelando desejos e conflitos reprimidos. Freud afirma que a telepatia não explica os fenômenos dos sonhos, enfatizando a importância da análise psicológica para compreendê-los.

O ciúme, segundo Freud, é um sentimento comum que surge quando percebemos uma ameaça ao nosso amor ou posse sobre alguém. Ele argumenta que o ciúme pode ser exacerbado por questões inconscientes e traumas do passado. A paranoia como desconfiança extrema e a homossexualidade como resultado de processos psicológicos complexos. Ele destaca a importância de compreender esses fenômenos para entender melhor a mente humana. Uma leitura intrigante e acessível para quem busca compreender emoções e comportamentos.

Achei um livro interessante, bastante provocativo, com textos que são fáceis de compreender apesar de ser um conteúdo de uma área específica.

Fernandinha 31/10/2021

Assustadoramente contemporâneo...
... quando se lê um texto escrito há cem anos, refletindo uma realidade recortada, daquele momento, e é possível estabelecer relações imediatas com o comportamento social deste momento do século XXI.

Paulo Silas 16/06/2022

15º volume da edição das obras completas de Sigmund Freud publicada pela editora Companhia das Letras, este livro traz, dentre tantos outros textos, um dos principais ou dos mais conhecidos trabalhos de Freud, a saber, aquele que consta no próprio título como forma de destaque: "Psicologia das Massas e Análise do Eu". Assim, compreendendo a produção escrita do autor entre os anos de 1920 a 1923, incluindo um trabalho que foi publicado somente no ano de 1941, mas tendo sido escrito em 1921 ("Psicanálise e Telepatia"), a obra reúne diversos trabalhos do fundador da psicanálise.

Em "Psicologia das Massas e Análise do Eu", trabalho mais notório presente nesse volume, Freud discorre sobre a constituição psíquica das massas, do ente coletivo, a partir do sujeito, tomando como base o fato de que "o indivíduo, no interior de uma massa experimenta, por influência dela, uma mudança frequentemente profunda de sua atividade anímica", de modo que "sua afetividade é extraordinariamente intensificada" e "sua capacidade intelectual claramente diminuída", pelo que com isso ocorre uma espécie de nivelamento de toda a massa. Para ilustrar o funcionamento do tipo de massa que designa como artificial, Freud explana sobre o funcionamento das instituições 'igreja' e 'exército', demonstrando o funcionamento de suas estruturas e corroborando para a sua exposição intentada nessa publicação.

O volume 15 das "Obras Completas" conta ainda com os trabalhos "Sobre a psicogênese de um caso de homossexualidade feminina", "Psicanálise e telepatia", "Sonho e telepatia", "Sobre alguns mecanismos neuróticos no ciúme, na paranoia e na homossexualidade", "Uma neurose do século XVII envolvendo o demônio" e "Psicanálise e teoria da libido", além também de alguns pequenos breves textos e prefácios agrupados na parte final, constituindo assim mais uma importante reunião de trabalhos freudianos que contribuíram e permanecem contribuindo e funcionando como verdadeiros alicerces para o saber da psicanálise.

jubileu 07/04/2023

Psicologia das massas é sensacional
Freud mesmo tendo escrito a muitos anos atrás, traz uma contemporaneidade absurda no texto que fica de fácil entendimento a manipulação em massa que ocorre diretamente e indiretamente em nós seres humanos. eu já havia lido este texto antes pra fazer meu TCC, mas ao reler e ler pela primeira vez os outros textos, faz com que eu me sinta mais apaixonada ainda pela psicanálise e suas ideias. mal posso esperar para ler os próximos ??

Gabsam 13/11/2023

Fantástico
Conhecimento, já a muito desde o início da criação Deus já fala em sua palavra " meu povo padece por falta de conhecimento"...
Esse livro traz luz para entender como uma pessoa é capaz de se anular na presença da "massa".
Esquece conceitos, éticas e moral, vira uma pessoa oca que se deixa levar e envolver no que quer que seja.
Lamentável mas real!!!

Cristiane190 24/11/2022

O homem escreve muito bem
Dando 3 estrelas porque os três primeiros textos são muito bons, como leiga de Freud eu não esperava uma prosa tão coerente e científica. Os outros textos tenho críticas, mas não sou qualificada para criticar.

Carol 31/12/2022

Livro muito bacana, o cara é simplesmente malucokkkkkk
Eu peguei um áudiobook meio ruinzinho, então demorei pra terminar
Mas, é com certeza um livro muito bacana pra gente refletir como as ideias podem ter sido criadas, com base em outros diversos filósofos
Minha base teórica não se encaixa tão bem com o pensamento do freud, mas ainda assim foi uma leitura muito diferente e bacana de ter sido feita
Gostei da experiência

Movio 26/06/2022

Para mim este é um livro de extrema importância. Não apenas por compor a vasta amplitude de conhecimentos que orientam a psicologia, mas também porque apresenta diferentes interpretações e entendimentos sobre vários aspectos. Livro muito bom, vale a pena. Mas para aqueles que ainda se encontram em estado de ignorância, a leitura se faz muito difícil, ainda que possua uma escrita simples.

jrrcavaquinho 13/12/2023

Primeiro livro do freud que li
Eu não deixei de achar incrível a forma como ele consegue ser atual, muitos dos fenômenos são distinguíveis na internet ou nas bolhas sociais que bc encontra hoje, comrcei a ler por debater muito sobre o complexo de Édipo mas quis saber pela própria escrita dele como isso funcionava, sinto que lerei de novo em algum dia porque sei que não entendi muitas coisas que precisaria de uma base maior mas passou batido por ser um dos poucos livros desse tipo que parei pra ler. Muita coisa eu não concordei ou vi sentido como na questão da homossexualidade mas vou lembrar que era padrão na época, o que talvez torne menos chocante com os valores que se encontram hoje

AliceFonseca.25 08/02/2024

A obra "Psicologia das Massas e Análise do Eu" escrita por Gustave Le Bon é um marco na compreensão do comportamento coletivo. Le Bon explora a influência das multidões na psique individual, destacando o fenômeno da mentalidade coletiva e suas implicações sociais. Sua abordagem, embora datada, oferece insights valiosos sobre como as massas moldam a opinião e o comportamento, sendo um texto relevante para entender dinâmicas sociais e políticas.

O livro me trouxe bastante propriedade no assunto que me fez busca - ló, Psicologia das massas. Porém, após alguns capítulos o livro torna-se muito maçante, repetitivo, entendo que seja casos clínicos, histórias mas tive ansiedade para finalizá-lo logo após ler os assuntos de meu interesse, não sendo um livro que prendeu minha atenção durante toda a leitura.

Lauramoura.s 06/03/2024

Repleto de aprendizados.
Estar em contato com as obras de Freud, mesmo que fora dos conteúdos da faculdade, é sempre satisfatório.
Freud possui uma boa didática que faz com que diversos assuntos sejam bem compreensíveis, independente do conteúdo.
E com esse livro, não foi diferente. Nele é apresentado diversos temas enriquecedores e que, certamente, são de grande valia, principalmente para os amadores da psicanálise.