The Vampire Chronicles

The Vampire Chronicles Anne Rice

Resenhas - The Vampire Chronicles

Priscilla 11/12/2023

?Entrevista com o vampiro? é um clássico da literatura vampiresca. Louis, Lestat e Claudia são personagens marcantes que te conquistam em poucas páginas e te envolvem em seus conflitos internos.
Louis é o mais filósofo dos três, e considerando que é ele quem narra esse livro, isso impacta no tom da narrativa que muitas vezes se desvia para discursos filosóficos sobre imortalidade, fé, existencialismo, o bem e o mal etc.
Claudia é complexa por ser uma imortal que chega a ter séculos de vida presa dentro do corpo de uma garotinha. Sempre subestimada e tratada como criança, enquanto por dentro é uma mulher frustrada com as próprias limitações.
Já Lestat é a figura mais emblemática, cruel e mesquinho, pensa apenas em si, mas também tem uma certa afeição que beira a obsessão ou possessão pelos outros dois membros de sua pequena ?família?. O modo como Lestat ?cria? Claudia é o que eu chamaria de ?golpe da barriga? e sempre caio na risada quando lembro dessa cena e o quanto essa descrição se encaixa, por mais bizarro que seja.
?Entrevista com o vampiro? não é um livro tão engraçado quanto essa descrição pode levar a acreditar, mas se isso for o suficiente para te deixar curioso e pegar o livro para ler então acho que fiz bem em compartilhar essa minha visão bem particular dessa obra.

Eu não sabia que precisava do Lestat rock star até ter!
O começo do livro explorando o despertar de um vampiro tão icônico em uma nova era é muito interessante e te deixa querendo ver mais desse Lestat que se sente em casa na década de 1980.
Depois dessa introdução ao estado atual do protagonista e narrador no entanto, boa parte do livro foca na vida do Lestat no século XVIII desde de sua juventude mortal, sua morte e transformação em vampiro até o ponto em que ele se muda para Nova Orleans.
Nesse meio tempo vemos pelos olhos do próprio Lestat como sua personalidade e atitudes rebeldes impactaram não apenas as pessoas a sua volta, mas o cenário do vampirismo em Paris, tendo grande influência na criação do ?Teatro dos vampiros?. Para quem gosta de ver a monarquia decadente pré revolução francesa, a Paris nem tão glamurosa assim daquela época e quer saber mais sobre o Armand e como ele se tornou o líder do teatro, esse livro é um prato cheio. Ou mesmo se só estiver curioso quanto a ?vida? do Lestat antes de Nova Orleans e do Louis.
Já para aqueles que querem ver mais do Louis e da relação complicada e controversa entre ele e o Lestat, ou quer ver esse Lestat mais moderno que anda de moto e canta rock, você vai ter que ser bem paciente por que só voltamos para os dias atuais bem no finalzinho. Mas já deixo avisado que o cliff hanger desse livro vai te fazer querer ler ?A rainha dos condenados? na mesma hora.

Eu amei The Queen of the damned! É um livro bem dinâmico apesar de todos os acontecimentos se passarem em um intervalo bem curto de tempo. A narrativa feita com vários pontos de vista te deixa frustrado por querer ler mais do ponto de vista anterior, mas empolgado com o novo. Todos os pontos de vistas são interessantes cada um a seu próprio modo.
Além disso descobrimos muito mais sobre a origem dos vampiros e vemos muito mais não só do Lestat, mas também do Louis, da Gabrielle, do Armand, do Marius e vários outros personagens cativantes.
No final do livro você acaba ficando com um gostinho de quero mais. Não me surpreende que depois dessa primeira trilogia a autora tenha escrito vários outros livros no mesmo universo.