Startup

Startup Jessica Livingston

Resenhas - Startup

Erick Mendonça 25/09/2009

Inspirador
Startup reúne uma série de entrevistas feitas pela autora aos fundadores de várias startups de tecnologia bem sucedidas no mercado norte-americano e global. Entre as empresas citadas estão: Hotmail, Google (GMail), Lotus Development, Yahoo!, RIM (Blackberry) e Apple.

Com algumas perguntas, a autora faz com que os fundadores contem como foi a história de cada uma destas empresas logo no início, muitas delas sendo montadas por universitários sem dinheiro. Falam sobre financiamentos de investidores, sociedades, planos de negócio, tecnologias, feeling e intuição comercial, publicidade e sorte. Cada entrevistado tem suas dicas e histórias a contas, algumas delas surpreendentes.

Startup é uma boa leitura para inspirar o espírito empreendedor no leitor, que fica ansioso para abrir uma empresa ao fim de cada entrevista.

É claro que como as histórias são contadas pelos fundadores, apenas um lado dela é conhecido. Talvez seja justamente esse o pecado do livro, pois cada um conta sua história como quiser, omitindo os fatos que julgar desnecessários ou que poderiam sujar sua imagem.

Mesmo assim, uma leitura recomendada.

leandro 30/10/2009

Interessante mas cansativo
O livro mostra como algumas das maiores empresas de TI se iniciaram, como as idéias surgiram, e quais as dificuldades foram encontradas.
Apesar do livro retratar o início de diversas empresas como Apple, Google, RIM (criadora do Blackberry), Flickr, Yahoo e etc, achei um pouco cansativo, pois quase todas elas passaram por situações muito parecidas, fazendo com que o livro "bata na mesma tecla" a cada entrevista.
Porém recomendo a leitura para quem é da área de Tecnologia ou gosta do assunto, pois é interessante saber como essas startups se viabilizaram e conseguiram altos rendimentos e também acaba aguçando o espírito empreendedor de quem está lendo.

Pedro 21/12/2011

Inspirador
Para quem tem o sonho de ter um negócio, é um livro inspirador. Focado no mercado digital, mostra que muitas das grandes empresas que conhecemos começaram com pouco investimento e muito suor. Recomendo!

Fábio Landim 21/02/2013

Excelente livro, mas fora da realidade brasileira
O livro é excelente. As histórias são motivadoras, principalmente por mostrar o espírito empreendedor e inovador das startups americanas, porém é difícil de imaginar que alguma delas teria sobrevivido no Brasil, onde não temos a cultura da meritocracia. No Brasil, ainda é pecado ter "lucro", mesmo que você esteja criando empregos e pagando impostos exorbitantes, pois a maioria dos cidadãos ainda prefere recorrer ao modelo dependente do Estado.

Andalik 18/08/2014

Startup - Resenha em 07/03/2010
O surgimento de uma startup é algo mágico. Como colocar em prática uma idéia original? Como convencer investidores a apostarem nessa idéia? O que fazer quando as coisas dão errado? Em entrevistas exclusivas, 16 fundadores de startups famosas narram suas experiências, sucessos e fracassos.

Algumas entrevistas são bastante interessantes e enriquecedoras, como a de Evan Willians do Blogger e Max Levchin do PayPal, outras, nem tanto.

A autora ainda realizou uma proeza de entrevistar não aquelas pessoas que já não tem mais nada de novo a dizer (ex.: Steve Jobs, Bill Gates, e etc). Ela entrevistou os parceiros, os primeiros funcionários, os empreendedores não tão famosos. Isso faz com que o leitor se identifique muito mais.

O que de comum que todas startups que deram certo fizeram? Um bom plano de negócio (onde puderam pensar com calma todo o negócio a ser realizado), bons conselheiros e contatos (para orientar e ajudar nos anos iniciais), investimento de capital (não necessariamente de clientes, mas de investidores mesmo) e, principalmente, souberam o momento de contratar um CEO profissional para assumir a empresa.

Recomendação: Empreendedores, principalmente do ramo da tecnologia.

RobertoPC 28/02/2016

Inspirador
Este livro é muito inspirador.
Melhor forma de aprender é com aquele que fez acontecer.
E isso o livro te dá totalmente.