Planeta do Exílio

Planeta do Exílio Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin

Resenhas - Planeta do exílio

Flavio.Vinicius 26/06/2022

Terminei hoje de reler essa história belíssima que retrata o encontro entre duas raças diferentes de seres humanos de planetas distintos, e as dificuldades de se entenderem entre si, dificuldades que terão de ser superadas caso desejem escapar de um inimigo em comum.

O livro foi belissimamente construído pela autora, com passagens muito bonitas, e, embora não seja o melhor livro da Ursula K. L Guin, certamente é uma obra à qual eu voltarei ainda outras vezes, cada leitura apresenta fatos e ideias novos que não havia notado nas leituras anteriores.

Davenir - Diário de Anarres 21/06/2019

Bom para ler, melhor ainda para completar a coleção de Ursula Le Guin
"Planeta do Exílio" (1966) é junto com "O Mundo de Rocannon" uma das primeiras obras publicadas pela autora e faz parte do ciclo Hainnish que contam histórias que se passam em vários planetas onde a Liga dos Mundos busca intercâmbio cultural com planetas com menos tecnologia e complexidade civilizacional. É possível notar a qualidade da escrita da autora já neste livro do seu segundo livro e, lendo os seguintes, como evoluiu nas posteriores até chegar nas obras de maior sucesso: "A Mão Esquerda da Escuridão" e "Os Despossuídos".

A história se passe no planeta Eltanin, também chamado de Alterra, 600 anos terrestres depois que a Liga dos Mundos abandonou milhares de colonos sem restabelecer contato novamente. Os alterranos que remanesceram estão definhando lentamente em sua cidade - Landin - enquanto convivem com seus vizinhos, os Tevar. São nativos do planeta ao qual a Liga estabeleceu contato quando da sua chegada mas hoje apenas aturam os alterranos devido as condições climáticas. Existe muito preconceito entre os dois povos, mas a chegada de um inverno terrível, num planeta em que as estações do ano duram uma geração inteira, e uma invasão em massa organizada pelos hostis Gaal, obrigam aos tevaranos e alterranos lutarem lado a lado. Em meio a esse conflito, Hiff Rolery, uma neta do líder tevarano Wold e Jakob Agat, o líder dos Alterranos se apaixonam e tentam selar uma aliança entre os povos para o iminente ataque dos Gaal. Contudo, apenas Agat parece disposto a passar por cima do preconceito para isso.

A característica mais marcante da obra é a habilidade em misturar Ficção Científica e Fantasia, assim como vimos em O Mundo de Rocannon. A obra é essencialmente Ficção Científica, pois os colonos usam tecnologia avançada ainda que limitada pelas regras da Liga dos Mundos de não sobrepujar os nativos e todo o pano de fundo da própria da Liga dos Mundos. O elemento de Fantasia fica por conta de toda a ambientação e baixa tecnologia do mundo de Eltanin que remete muito a Fantasia medieval. Úrsula consegue mesclar os dois ambientes de forma coesa e escreve tudo isso em personagens com uma boa evolução e complexidade para um livro tão curto. Nesse ponto pode não agradar muito ser curto demais e as coisas se resolverem um tanto rápido, mas levando em conta que é a segunda obra da autora (a primeira foi lançada no mesmo ano) e que as obras seguintes são melhores trabalhadas, nos mostra que Úrsula Le Guin no início de sua carreira ainda é excelente! Enfim, recomendo a obra para quem quer saber mais da Liga de Todos os Mundos, que gosta de uma boa mistura de FC e Fantasia e que quer apreciar uma boa escrita.

Segue a ordem cronológica das obras do Ciclo Hainnish, junto com o ano de publicação de cada obra:
- Os Despossuídos (The Dispossessed) – 1974;
- Floresta é o Nome do Mundo (The Word for World Is Forest) – 1976;
- O Mundo de Rocannon (Rocannon’s World) – 1966;
- Planeta do Exílio (Planet of Exile) -1966;
- A Cidade das Ilusões (City of Illusions) – 1967;
- A Mão Esquerda da Escuridão (The Left Hand of Darkness) – 1969;
- The Telling – 2000;

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2019/06/resenha-97-planeta-do-exilio-ursula-k.html

Lili Machado 19/05/2014

Ursula descreve a cultura desses povos, desenvolvendo rituais, tradições e tipos de linguagem.
Ursula Le Guin apresenta em Planeta do Exílio, um mundo onde uma natureza agressiva lança sua população numa cruel luta pela sobrevivência.
A colônia terrestre Landin já existe há 10 anos, e lá, um ano tem 24.000 dias terrestres. E o assentamento humano está começando a sentir os efeitos do tempo. Le Guin explora, de forma magnífica, o impacto desse modelo de tempo, na vida de sua população.
A cada inverno (uma estação que dura 15 anos), o povo da colônia recebe vizinhos: os humanóides Hilfs (Formas de Vida Altamente Inteligentes), um povo nômade que só se estabelece por ocasião dessa época fria.
Os Hilfs temem os homens da colônia, pois os consideram feiticeiros. Porém, os dois povos tem um inimigo em comum: os Gaals, uma sangrenta tribo nômade, na eterna fuga do rigoroso inverno, que deixa em seu caminho a marca da destruição.
Porém, da luta contra os Gaals, torna-se possível a união desses dois povos, que permaneceram com culturas diferentes, apesar da proximidade, remetendo às regras de contato com outras civilizações, que conhecemos nos episódios de Jornada nas Estrelas (Star Trek).
Planeta do Exílio é o segundo livro da série Hainish Cycle, que reúne ficção científica e fantasia. (antecedido por O mundo de Rocannon e seguido por Cidade das Ilusões).
Neste livro, Ursula aborda um futuro distante, em que a humanidade já chegou até as estrelas e reuniu vários mundos, numa organização chamada Liga de Todos os Mundos, que forma colônias em planetas candidatos a fazer parte desa Liga.
Ursula descreve a cultura desses povos, desenvolvendo sua interação e incorporando rituais e tradições, e tipos de linguagem.
Uma estória de amor entre membros dos dois grupos rivais (a Hilf Rolery e o humano Agat), apresenta o elemento favorito das novelas de Le Guin: a telepatia.

site: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/category/star-trek/