Em algum lugar do passado

Em algum lugar do passado Richard Matheson

Resenhas - Em Algum Lugar do Passado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

AndrAa 01/04/2024

Eu esperava mais, porém é uma boa leitura
Nunca tinha lido nada do autor Richard Matheson, na verdade nem sabia que esse livro era escrito por ele, e que ele tinha tbm escrito o livro Eu Sou a Lenda, filme que por sinal amo.
Pois bem, a alguns ano assistir a o filme Em Algum lugar do passado e tinha amado, vez ou outra eu sempre me pegava lembrando desse filme. Até que um dia vi a Duda Meneses falando do livro e aí descobri a existência desse livro, porém eu não encontrava para compra, e quando encontrava estava com um preço que não cabia no meu bolso, até que por fim encontrei na Estante virtual e comprei pela bagatela de 8,00 (o livro está como novo)
Comecei a ler em Março e só hoje finalizei e o que posso falar? Gostei mais do filme, mas o livro é bom, é uma leitura para se fazer sem pressa, curtindo e apreciando cada página, como já tinha visto o filme, os plots eu já sabia (e sim o filme é muito fiel ao livro ) não foi nenhuma surpresa. Talvez por isso não tenha apreciado tanto a leitura.
Então fica aqui a minha dica de um romance, escrito na década de 70, baseado na própria vida do autor digamos assim rsrsrs. É uma história linda, de um amor verdadeiro que ultrapassar a barreira do tempo! Para ser mais exata 70 anos separam esses dois.

bellabuffon 16/03/2024

Bom passatempo
Fugi um pouco das leituras q faço normalmente pra tirar a poeira desse livro de 1986 que tava aqui na minha estante rsrs foi um bom passatempo. Um romancezinho leve e bem intrigante na dúvida ?ele tá delirando por causa do tumor ou realmente ele voltou no tempo?? Kkkk. Achei o final meio apressado e um pouco insatisfatório, mas condizente. Valeu a leitura.

Thaismansour 25/01/2024

Em algum lugar do passado
Vi esse livro em uma padaria da minha cidade, onde tem vários livros par quem quiser ler enquanto toma um cafe, amei a sinopse e a capa e comprei um para mim. Posterguei muito para iniciar a leitura, mas ouvi dizer que era lindo, um dos romances mais legais e etc, comecei a leitura com muita expectativas, mas infelizmente não gostei. O começo achei arrastado mas pensei que quando ele encontrasse com ela seria mais empolgante, mas para mim não foi. Leitura muito arrastada, com páginas que poderiam ser resumidas, e ao fim ficou confuso, não se sabe se foi um sonho, um delírio, se aconteceu? enfim! Uma pena, pois eu queria ter gostado dessa história.

Regis 08/12/2023

Um romance devastador com viagem no tempo
Comecei essa leitura por causa de uma entrevista de Richard Matheson no final do livro "Eu sou a Lenda" onde o autor diz que Em Algum Lugar do Passado é seu livro preferido entre os que escreveu.
A história foi inspirada em um sonho que Matheson teve com a atriz Maude Adams, após defrontar-se com o retrato dela no Piper's Opera House na Virginia. Ele se apaixonou pela imagem daquela mulher que vivera em uma época distante da sua e que era uma famosa atriz de teatro.
Richard Matheson lançou Em Algum Lugar do Passado em 1975 e foi adaptado para o cinema em 1980.

O personagem Richard Collier é um dramaturgo do século XX que nunca havia se apaixonado na vida até se perceber obsecado pelo retrato de uma jovem atriz do século XIX que se encontra no Hotel del Coronado na Califórnia.

O livro é apresentado como uma autobiografia que foi encontrada após a morte de Richard Collier e publicado com alguns cortes por seu irmão Robert Collier.
Ao longo da narrativa me senti contagiada pela busca de Richard pela história do passado da jovem atriz, fazendo uma vasta pesquisa sobre sua vida e sua carreira. E a partir daí tudo parece possível para o personagem, que começa um extenso estudo sobre uma maneira de voltar no tempo para viver essa paixão avassaladora que tomou conta dele. A viagem no tempo, onde ele volta 75 anos no passado, e o encontro com a atriz Elise McKenna acontece, inusitadamente, através de auto-hipnose; o que é bem diferente do que é usualmente visto em ficções científicas da época.

A primeira metade do livro se passa em 1971 com a pesquisa, preparativos e tentativa da viagem no tempo, já a segunda metade se passa em 1896 onde ele tenta encontrar e conquistar Elise.
Elise é uma personagem adorável, forte, decidida e uma mulher muito à frente de sua época, seu encontro com Collier se dá diante de algumas circunstâncias que tornam o romance dos dois um desejo recíproco, não apenas uma obsessão da parte de Richard, e isso faz com que o romance seja mais crível e provável de se desenvolver rapidamente.

Além do romance também tem uma parte de ação, suspense, alguns impedimentos e coisas que acontecem e que nos fazem ficar temerosos pelo destino do casal.
Os personagens secundários como: a mãe de Elise e William Fawcett (seu empresário) são pouco desenvolvidos, fazendo a história ficar mais centrada em Richard e Elise e na viagem no tempo.

O autor tem uma escrita imersiva e muito descritiva, mas a introdução inicial da história de Richard Collier é um pouco confusa tornando-se menos emaranhada após algumas páginas, o que pode causar algum desconforto no início da leitura para alguns leitores.

Em Algum Lugar do Passado é um livro que parte de uma fantasia, que a cada página vai se tornando mais palpável e real, e termina com um pós-escrito de Robert Collier (irmão de Richard) que devasta o coração e traz lágrimas aos olhos do leitor. Recomendo.

Obs.: Richard Matheson também é o roteirista da adaptação para o cinema de 1980 e faz algumas poucas alterações na história que, segundo ele, complementam a narrativa do livro. Já vi o filme: que é protagonizado por Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer. E com certeza recomendo para os amantes de drama romântico e fantasia.
Silvia Cristina 08/12/2023minha estante
Que linda sua resenha , eu assisti o filme é faz muito tempo . Vou ler este com certeza .

Núbia Cortinhas 09/12/2023minha estante
Que resenha maravilhosa!! ?

Fabio 09/12/2023minha estante
Nossa... que resenha impecavél!???

Regis 09/12/2023minha estante
Obrigada, Silvia! Se gostou do filme, leia sem medo. ?

Regis 09/12/2023minha estante
Obrigada, Amiga Nubia. ??

Regis 09/12/2023minha estante
Agradeço muito, Fábio. ??

Gaabiys._ 09/12/2023minha estante
Que resenha linda, vc tem um talento natural para escrita

Oh, obrigada, Gaabiys! ?

Valesca.Castelani 10/12/2023minha estante
Que resenha pra aplaudir.
Eu amo quem tem talento e vc é toppp
Se eu tivesse uma editora lhe contratava para resenhar livros ?
Vc me convenceu a ler mais um.

Regis 11/12/2023minha estante
Fico muito grata por suas palavras, Valesca, foram muito fofas! ?
Espero que tenha oportunidade de ler essa história e que goste bastante. ??

HenryClerval 12/12/2023minha estante
O autor preferir esse livro aos outros diz muito sobre ele.
Resenha perfeita, Régis! ?

CPF1964 13/12/2023minha estante
Resenha 6 estrelas, Regis. ???

CPF1964 13/12/2023minha estante
Vou para de ler suas resenhas, Regis. Fico deprimido depois. Me sinto um analfabeto....????

CPF1964 13/12/2023minha estante
Com vontade de fazer O Telecurso 1° grau......???

Obrigada, Cassius! ?

Não diz isso, Cassius. ?
Eu ainda estou aprendendo também, a prática está ajudando muito. ?

Obrigada, Leandro. ? ?

CPF1964 13/12/2023minha estante
A prática leva a perfeição....

Assim espero. ?

Caroles2 05/12/2023

Eu adorei o filme, por isso resolvi engatar a leitura. Porém, achei a história muito arrastada, principalmente após a viagem. O começo é muito bom, mas o meio... acho que seja por conta do romance, enfim, não foi para mim.

Anna.Júlia 08/06/2023

20 páginas pra acabar e me acontece isso?
Bom, pelo menos eu fiquei com uma raiva lastimável por conta da submissão q tem ali, se vc não ligar ótimo, é um livro maravilhoso
É q mano, foi escrito por um homem, e bem... acho q isso já explica muito.
A parte da viagem no tempo é incrível, vc fica confuso se aquilo era realmente um diário, se foi uma invenção, se o personagem tava louco ou se ele viveu aquilo mesmo, essa parte é incrível. Mas onde se encaixa o romance só por Deus, ridículo

Mutante X 25/02/2023

O filme é melhor
Enquanto escrevia um texto sobre Superman, descobri a capa desse livro, de uma série lançada pela Abril Cultural formada por outros clássicos do cinema como Rambo, Kramer Vs. Kramer, Pássaros Feridos, Laços de Ternura e outros. Motivado pela nostalgia (afinal, eu vi esses livros na banca quando foram lançados!) e também pela paixão pela história (pois já vi o filme), procurei o livro em sebos e encontrei um exemplar em bom estado.
O livro conta a história do escritor Richard Colier, que se encontra em uma crise criativa e decide buscar inspiração fazendo uma viagem para outro lugar, hospedando-se num hotel antigo, onde se encanta com a imagem de uma bela jovem num quadro. Apaixonado, ele trata de investigar tudo sobre a vida daquela jovem e descobre que ela esteve hospedada no hotel 70 anos atrás e trata de voltar no tempo utilizando uma tecnica de hipnose para encontrar seu grande amor. A história exala romantismo, até meio brega, mas que faz falta nos dias de hoje, tão imediatistas e sem envolvimento.
Como todo livro que é adaptado para o cinema, a história escrita é muito mais rica em detalhes mas esse é justamente o seu defeito: embora o livro dê muito mais detalhes de ambientes, fatos, sentimentos e pensamentos dos protagonistas, tudo isso acaba sendo meio maçante (talvez pelo fato de já ter um prévio conhecimento da história e "esperar" um desenvolvimento que demora a vir). Nesse sentido, o filme é muito mais dinâmico sem perder nenhum detalhe importante da trama. Outro defeito: as letrinhas miúdas, que dificultam a leitura de quem já não enxerga muito bem. Mas isso não desmerece a obra, que é uma ótima leitura, com um lindo romance que mostra que o amor ultrapassa as fronteiras do tempo.

site: http://mutantexis.wordpress.com

LidosdaCris 17/01/2023

Gosto muito de livros com viagem no tempo. O livro tem muitos detalhes e um romance muito bem desenvolvido.

Prof T. Rorbuk 27/11/2022

O amor verdadeiro expressado em uma história.
Muitas vezes um simples filme pode ser surpreendente logo do início, e eu digo isso porque quando eu conheci "em algum lugar no passado" foi num filme, minha esposa já tinha assistido e quando estava passando em um canal de TV, da época que eu ainda assistia televisão, ela para deixar lá, assistimos juntos e para minha surpresa, o nome do autor de qual foi baseado a novela, era um do qual eu já conhecia e gostava muito, desde a época de além da imaginação, porém desconhecia tal trabalho, esse era o grande Richard Matheson.

O filme também foi estreado pelo autor que interpretou o super-homem, pelo fato de nunca ter visto ele fora do corpo do homem de aço, fiquei mais curioso ainda, entretanto o que me ganhou mesmo foi o enredo, uma história de um amor que ultrapassa décadas é ótimo para um amante de histórias como eu.

E claro após o final do filme não pude deixar de correr atrás para ler a novela do qual foi inspirado. Todas as minhas expectativas foram atendidas e mesmo apesar de ter assistido o filme e ser uma das poucas adaptações bem fieis do livro, diferindo apenas em poucos detalhes que se passam quase despercebidos, adorei de cá na folha e saiu da página do enredo novamente

Um teatrólogo, ou melhor, um homem que escreve as peças, estava no meio de uma fase meio conturbada e o famoso bloqueio criativo aparentemente tomava conta de seu ser, parecia que nada mais saia de sua mente ou nada do que ele fazia era o suficiente, talvez seja alguma das aflições que todos nós passamos ocasionalmente ao trabalhar com criações.

Para tentar clarear a mente e talvez então conseguir a inspiração necessária, percorre para o interior do estado, encontra um pequeno hotel, antes muito famoso e luxuoso, lá ele decidiu ser sua base para recarregar e quem sabe voltar a escrever.

Ali mesmo encontrou a foto de uma atriz que fez seu sucesso décadas atrás, mas que agora jazia morta, porém a partir de uma simples foto algo brotou em seu coração e o que ele pensava ser uma paixão logo se transformou em obsessão por conseguir mais e mais informações sobre ela.

Essa vontade de alcançar um objetivo inatingível o levou a encontrar um livro de um professor que ensinava uma possível chance de viajar no tempo. A obsessão o deixou o fanático, fazendo com que ele se trancassem em um quarto e aplicassem a técnica repetida vezes até conseguir encontrar a mulher desejada.

Se eu começar a dizer como que é o procedimento para a viagem no tempo, ou o que se sucedeu, estaria entregando demais, estragando assim a sua sensação de leitura. Mas quero deixar bem claro que o livro me ganhou muito pelo simples fato de conter aspectos que um romance comum tem, com uma trama tão envolvente, que isso só são percebidos em uma segunda vista ou um aprofundamento maior ainda.

E não seria esse o ápice dos enredos? Quando é demonstrado uma história sem dizer que está contando aquele tipo de história?

Pra mim, fica muito nítido, tudo bem que está falando com grande apreciador do autor, porém, há um distanciamento de outras histórias do mesmo tipo, principalmente o suspense da trama, até mesmo a pensar que tudo não passa de uma alegoria criada pelo personagem. Para aqueles que querem se adentrar e estão buscando começar a escrever, é uma ótima aula de enredo para saber como colocar, distrair, escapar e uma aula de criatividade com as situações ali colocadas.

Todas as intrigas, emoções, brigas e gracejos são colocados à mostra, com um final que, se você não ficar atento a uma pequena passagem de um trecho, mesmo antes do herói partir em sua jornada, você pode achá-lo melancólico o fim que se levou, porém, com esse pequeno adendo, fica muito claro quando você acredita que a magia existe. Detalhe aqui no filme essa parte ela fica muito mais explícita tirando a emoção do leitor imaginar e acreditar.

Toda vez que um trecho ou um livro me toca muito em meu, começo a me questionar internamente por que isso aconteceu. E aqui compartilho com vocês os meus questionamentos e as minhas conclusões com essa obra.

A essência de toda a história para mim mostra uma convicção com possibilidades antes inimagináveis, isso devido a uma sensação de dentro de nossa alma, indicando que o melhor é seguir com a ação, mesmo sem certeza de retorno. O famoso arriscar.

Seria eu possível de arriscar tanto apenas por sentir algo inédito em si mesmo?

Atender esse chamado interno, ouvir aquela voz dentro de si?

Estaria alguém disposto a tanto por amor?

Agora eu me despeço, caro leitor com convite, de que caso você venha se interessar pelo livro e ele esteja tocando a ti tanto quanto tocou a mim, que entre em contato para conversarmos e discutirmos, e quem sabe a próxima resenha é a sua.

site: https://www.instagram.com/diogo.escritor/

Mannuella.Walraven 19/11/2022

Clássico
Não costumo gostar de romances, mas quando um amor é capaz de vencer o tempo e o espaço , confesso que me chama atenção. A história conheci pelo filme, um dos meus favoritos da vida por sinal, e não sabia que existia um livro. Bela surpresa. Não digo se faz ou não justiça ao filme, isso nem me passou pela cabeça, até pq me diverti e me interessei com outros detalhes da história, inclusive sobre o autor, que me deixou muito intrigada. Bem, é isso, se vc acha que o amor é um sentimento tão forte que chega a ser indestrutível, invencível, esse é o livro.

Fadinha 01/10/2022

Na base do ódio
É lindo, realmente, mas fica muito meloso e parece que se torna uma encheção de linguica num momento do livro, e começou a ficar chato mas sim, é lindo.

Flavinha003 12/01/2022

Um amor que superou o tempo
O livro é extremamente curioso e diferente de tudo que já li e uniu duas coisas que eu adoro, seja elas em filmes, séries ou livros, que são: o amor e a viagem no tempo.
A história começou um pouco arrastada pra mim, confesso, mas depois eu comecei a devorar o livro para saber o que aconteceria nas próximas páginas.
Achei lindo e emocionante, e espero, do fundo do meu coração que um dia eu encontre alguém que me ame tal qual Richard Collier amou Elise McKenna.

Dani 18/09/2021

Que livro magnífico,tive o prazer de ler essa obra prima...
Fui arrebatada para o passado...em um amor quase que impossivel...
Como nao poderia deixar de ser, assisti ao filme tmb ,sendo este bem fiel á obra...
Recomendo á ambos

Marcela.Borges 27/08/2021

Preguiça do Richard...
A ideia do livro é muito boa: um homem diagnosticado com pouco tempo de vida restante viaja para o passado por meio do fluxo de consciência.

O problema do livro, na minha opinião, é justamente o romance. Num estalar de dedos nosso protagonista fica perdidamente apaixonado e, para justificar a viagem, acontecimentos absurdos começam se desenrolar no livro.

Ok, muitas pessoas adoram um romance literário. Eu também! Mas já adianto: o autor passou mais da metade do livro explorando como o protagonista viajaria para o passado. Assim, os trechos mais emocionantes ou interessantes ficaram em segundo plano e preencheram poucas páginas.

Se você tem outros livros para ler antes desse, leia-os. Mas para passar o tempo, até que vale a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5