Clássicos da poesia brasileira

Clássicos da poesia brasileira Vários

Resenhas - Clássicos da Poesia Brasileira

Helena.Kuhn 16/12/2023

Um queridinho
Nostálgico, fica na minha estante me encarando, quando quero desligar um pouco pego ele pra me relembrar do tempo de ensino médio

Tom Chagas 08/06/2023

Clássicos
Comprei esse livro muitos anos atrás, ainda no tempo de faculdade, deixei pra ler depois, só agora fui ler. Me senti de volta no ensino médio. Leitura difícil, palavras que ninguém usa, para alcançar a rima os caras faziam malabarismos kkk. Mas eram feras.

suellen 15/05/2023

CLÁSSICOS DA POESIA BRASILEIRA
O LIVRO NÃO É RUIM!!!! MUITO MENOS POESIA

Queria começar a ler poesia, acho culto e chique, porém, pra alguém que nunca teve vontade de ler poesias, começar com os clássicos foi meio complicado. Gostei de uns, não entendi a maioria.
Poesia deve-se ler com calma, com um dicionário (se for as antigas) e um caderninho, e no momento estou sem a parte da calma.
Um dia quero ler as poesias deste livro de novo, mas primeiro vou aprender a gostar de poesia.

caio.cidrini 30/04/2023

Surpreendentemente bom
Essa foi uma grata surpresa. Esse livro tá na minha casa há quase 3 décadas. Meu pai trabalhou no jornal O Globo e sempre tivemos aquelas coleções de livros, filmes, enciclopédias que vinham nas promoções de selo. Até por isso não é uma edição requintada. É quase didática. Mas, a reunião desses poemas foi muito agradável pra mim. Na tentativa de ler coisas diferentes esse ano, achei que sofreria com ritmo de leitura, o que não aconteceu de forma nenhuma. Foi legal de ler e ainda me fez fazer várias notas sobre curiosidades e ideias pra minha trajetória no carnaval. Vale ressaltar que é um recorte, do barroco ao pré -modernismo e só tem alguns poemas de cada autor. Infelizmente não há nenhuma mulher. Precisamos urgentemente revisitar as mulheres autoras desse período pra conhecer e visibilizar.

Cristiane 06/03/2023

Incrível!
Ter acesso a esses maravilhas da poesia brasileira é de uma importância sem igual!
Nessa obra, consta uma coletânea de poesias encantadoras e profundas, destacando com maestria 20 poetas brasileiros de renome.
A leitura é bem rápida, porém profunda e encantadora.
Retratam amores, desamores, morte, a simplicidade da vida, as marcas do tempo e inúmeros assuntos que nos fazem refletir sobre nossa própria existência.
Vale cada segundo do seu tempo.
Recomendo!

Fabricia82 16/12/2022

Antologia da poesia clássica brasileira. São representados 21 poetas e seus poemas mais conhecidos. Cada autor é precedido de um comentário sobre seu período histórico/literário e de uma breve bibliografia, que o situam na evolução poética do país.

Renata Rocha 23/09/2021

Gostei bastante, muito bom ter esse contado com artistas brasileiros, o livro é super leve e gostosinho de ler, surpreendeu as minhas expectativas porque eu acreditava que seria um livro bem denso.

Daniel 06/04/2021

Uma coletânea didática da poesia brasileira
Coletânea contendo 125 poemas ou fragmentos de poemas de 20 poetas representativos da literatura brasileira, esta antologia apresenta um panorama do melhor da poesia brasileira de vários períodos: do barroco Gregório de Matos ao pré-modernista Augusto dos Anjos, passando ainda por autores do arcadismo, romantismo, parnasianismo e simbolismo. Infelizmente, não inclui autores do quinhentismo e não adentra o modernismo; além disso, é lastimável a ausência de alguns autores importantes numa obra didática, tais como Bento Teixeira, autor de "Prosopopeia" (reputado a primeira obra barroca brasileira) e Santa Rita Durão, autor do importante poema "Caramuru". Não obstante, é uma valiosa reunião representativa do melhor da poesia brasileira.

Tais Zeni 16/02/2021

Poetas
Não me lembro muito bem sobre as fases literárias, mas lembro de ao longo da história ter escritoras que usavam codinomes masculinos para publicar seus livros. Não haviam autoras assim já antes do modernismo no Brasil? Senti falta de ao menos uma poeta no livro.
Fora isso ele tem poemas realmente lindos.

Hannah Andressa Delgado 24/06/2020

O livro reúne poemas de diversos autores brasileiros e os separa em escolas literárias que vão desde o Barroco até os movimentos pré modernistas

Henrique_ 09/05/2015

Há muito tempo não lia poesia. Poesia "das boas". Arte pura reunida neste livro para ser admirada. Recomendo a leitura a todos que queiram ter momentos de evasão, reler poesias clássicas da época da escola ou simplesmente se impressionar com a qualidade dos poetas nacionais barrocos, arcadistas, românticos, parnasianos, simbolistas e pré-modernos.

Mirian 07/11/2012

Esta antologia torna acessível ao leitor uma parcela muito importante da produção poética brasileira anterior ao modernismo. Vinte poetas significativos da história da nossa literatura estão aqui representados por seus poemas mais conhecidos e admirados. Foram s

M. Scheibler 01/03/2012

Adquiri um gosto maior pela poesia nos últimos anos, quando pude ter um contato maior com o mundo da literatura e conheci poetas tanto pessoal quanto virtualmente.

A coletânea CLÁSSICOS DA POESIA BRASILEIRA estava na minha estante há mais de uma década, sendo que eu havia lido poucos trechos. Mas dessa vez completei a leitura e pude comprovar a qualidade dos poetas clássicos do nosso país.

Gregório de Matos, Olavo Bilac, Castro Alves, Sousândrade, Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Fagundes Varela, Gonçalves Dias e tantos outros são apresentados nessa obra com seus principais trabalhos, subdivididos por escola literária. Muito deles morreram jovens e, com certeza, ainda teriam muito a nos apresentar. As dificuldades referentes à pobreza, amores e doenças eram postas nos versos por esses autores que, em sua maioria, viveram no século XIX. O vocabulário é rebuscado e é bom ter um dicionário do lado para acompanhar.