Clássicos da Poesia Brasileira

Clássicos da Poesia Brasileira Frederico Barbosa (org.)

Resenhas - Clássicos da Poesia Brasileira

Hannah Andressa Delgado 24/06/2020

O livro reúne poemas de diversos autores brasileiros e os separa em escolas literárias que vão desde o Barroco até os movimentos pré modernistas

M. Scheibler 01/03/2012

Adquiri um gosto maior pela poesia nos últimos anos, quando pude ter um contato maior com o mundo da literatura e conheci poetas tanto pessoal quanto virtualmente.

A coletânea CLÁSSICOS DA POESIA BRASILEIRA estava na minha estante há mais de uma década, sendo que eu havia lido poucos trechos. Mas dessa vez completei a leitura e pude comprovar a qualidade dos poetas clássicos do nosso país.

Gregório de Matos, Olavo Bilac, Castro Alves, Sousândrade, Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Fagundes Varela, Gonçalves Dias e tantos outros são apresentados nessa obra com seus principais trabalhos, subdivididos por escola literária. Muito deles morreram jovens e, com certeza, ainda teriam muito a nos apresentar. As dificuldades referentes à pobreza, amores e doenças eram postas nos versos por esses autores que, em sua maioria, viveram no século XIX. O vocabulário é rebuscado e é bom ter um dicionário do lado para acompanhar.

Mirian 07/11/2012

Esta antologia torna acessível ao leitor uma parcela muito importante da produção poética brasileira anterior ao modernismo. Vinte poetas significativos da história da nossa literatura estão aqui representados por seus poemas mais conhecidos e admirados. Foram s

Henrique 09/05/2015

Há muito tempo não lia poesia. Poesia "das boas". Arte pura reunida neste livro para ser admirada. Recomendo a leitura a todos que queiram ter momentos de evasão, reler poesias clássicas da época da escola ou simplesmente se impressionar com a qualidade dos poetas nacionais barrocos, arcadistas, românticos, parnasianos, simbolistas e pré-modernos.

Tais Zeni 16/02/2021

Poetas
Não me lembro muito bem sobre as fases literárias, mas lembro de ao longo da história ter escritoras que usavam codinomes masculinos para publicar seus livros. Não haviam autoras assim já antes do modernismo no Brasil? Senti falta de ao menos uma poeta no livro.
Fora isso ele tem poemas realmente lindos.

Daniel 06/04/2021

Uma coletânea didática da poesia brasileira
Coletânea contendo 125 poemas ou fragmentos de poemas de 20 poetas representativos da literatura brasileira, esta antologia apresenta um panorama do melhor da poesia brasileira de vários períodos: do barroco Gregório de Matos ao pré-modernista Augusto dos Anjos, passando ainda por autores do arcadismo, romantismo, parnasianismo e simbolismo. Infelizmente, não inclui autores do quinhentismo e não adentra o modernismo; além disso, é lastimável a ausência de alguns autores importantes numa obra didática, tais como Bento Teixeira, autor de "Prosopopeia" (reputado a primeira obra barroca brasileira) e Santa Rita Durão, autor do importante poema "Caramuru". Não obstante, é uma valiosa reunião representativa do melhor da poesia brasileira.