As vinhas da ira

As vinhas da ira John Steinbeck

Resenhas - As Vinhas da Ira

Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2024

“As Vinhas da Ira”, escrito por John Steinbeck, é uma obra literária que permanece como um marco na literatura. Publicado em 1939, durante a Grande Depressão de 1929, o livro apresenta uma narrativa poderosa e comovente sobre a luta dos excluídos nos Estados Unidos.

A história gira em torno da família Joad, expulsa dos campos de algodão de Oklahoma devido à seca. Desesperados, eles migram para o Vale de Salinas, na Califórnia, em busca de trabalho nas plantações de frutas. Através dessa epopeia, Steinbeck explora o confronto entre o indivíduo e a sociedade, revelando as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores imigrantes

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=477846&fonte=

Jaqueline Yumi 14/04/2024

Lindo!
Que livro! Não à toa carrega na capa "vencedor do prêmio Pulitzer" e "prêmio Nobel de Literatura". Uma obra prima cheia de camadas duras e emocionantes. Entrou pros favoritos da vida.

Htinhaaa 13/04/2024

Real
Um livro triste, essa é a sua pura definição.
Real, condiz com a história da época.
Revoltante, como podemos ser sempre tão egoístas e gananciosos???
A história é desenvolvida de forma lenta e conseguimos conhecer muito bem os personagens. Sentimos a sua dor, a sua revolta, a sua ira.
Quando você acha que a luta da família não pode ficar mais difícil, fica. Eles não tem escolhas, opções ou oportunidades. Tudo vai de mal a pior.
O final foi inesperado, para dizer o mínimo. Não fiquei surpresa, já esperava algo impactante. O desespero faz com que atitudes bizarras sejam tomadas.
Valeu o tempo de leitura, afinal foi um livro extenso.
Super recomendo.

Alice1980 11/04/2024

Já esperava que o livro fosse se desenrolar de maneira lenta, então não tive dificuldades para proceder com a leitura. Mesmo assim, em alguns momentos acabei ficando meio entediada, pois a narração contém muitos elementos e diria até que partes que não são tão importantes para a construção da história.
Os personagens são bem desenvolvidos no decorrer da narrativa, fazendo com que saibamos a personalidade de cada um, nem que seja só a essência.
A problemática é muito importante e essencial para a construção de uma sociedade mais empática e justa.
Vale a pena as várias horas de leitura.
Não esperava nem um pouco pelo final, muito pesado e bizarro, que aconteceu de forma extremamente rápida.
Ressalto que esse não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas adorei.
Recomendo muito a leitura??

Katharina 08/04/2024

Ume leitura bem dura sobre a grande depressao, narrando a história de uma família passando por toda a dificuldade vivida no momento da grande recessão dos eua.

Kakau 31/03/2024

Ainda tenho poeira nos olhos...
Está leitura é triste, o que tenho a dizer, é tristeza demais , fome, poeira, tristeza e mais miséria, o final me deixou com um buraco na cabeça, que destino foi aquele?

Faluz 29/03/2024

As vinhas da ira. - John Steinbeck
Um clássico da literatura internacional que nos coloca em contato com a difícil busca por um lugar para viver, para comer, para existir.
Em 1930, época do enredo em questão, após uma crise econômica em que empresas se aproveitam da situação e forçam uma situação de evasão de um local sem possibilidades de cultivo até para a sobrevivência, famílias inteiras se deslocam em busca de novos horizontes e possibilidades de vida. A esperança é os sonhos permeiam as dificuldades que se apresentam.
Mas o caldeirão de entraves, privações, doenças e principalmente o reconhecimento de que as situações sub-humanas nos degradam de maneira desumana, curtem as vinhas da ira.
Leitura visceral e descritiva.

Kakau 31/03/2024minha estante
Cadê o spoiler? ?

Resenhas Horizon 01/04/2024minha estante
KKKK fiquei c medo de comentar que da tudo errado no final e ser criticada

Murilo 14/03/2024

Um Manifesto lindo...
"As Vinhas da Ira" de John Steinbeck é um clássico norte-americano. Contando a saga da família Joad que, após a chegada das máquinas nos campos agrícolas, deve sair de sua casa e de suas terras e tentar a vida na Califórnia. São vários personagens, e é incrível como o escritor sem precisar de muitos enfeites ou muitos requintes consegue desenvolver mesmo que pouco seus personagens. Você entende cada pessoa ali, seus traumas, seus pensamentos, seus padecimentos, suas desilusões, suas decisões e tudo isso. É um livro muito humano.
Os personagens mais fortes são o Tom Joad e a Mãe, dois personagens brilhantes, extremamente bem desenvolvidos e extraordinários, de uma força avassaladora. O livro é longo, e o escritor varia entre os capítulos de estória realmente e os capítulos de História, traçando detalhadamente aquele cenário pouco convidativo, é extremamente bem escrito.
As aspirações socialistas da obra são bem claras: as alusões aos comunistas no início do século, a revolta dos trabalhadores precarizados e tudo isso. É uma forma do escritor mostrar que não se precisa ter conhecimento sobre a mudança para saber que ela precisa acontecer. É tocante, emocionante, triste, trágico, arrebatador, passa longe do melodrama, traça paralelos bíblicos maravilhosos. Um dos maiores livros de todos os tempos, em termos de importância e qualidade, é um Manifesto lindo.

jessyroux 06/03/2024

"As Vinhas da Ira" é uma obra monumental que captura a essência da luta humana durante a Grande Depressão. A narrativa intensa e emocionante de Steinbeck, aliada à sua habilidade em criar personagens complexos e memoráveis, cativa o leitor desde o início. A jornada dos Joads pela América é uma poderosa metáfora da luta pela sobrevivência e dignidade em face da adversidade extrema. A mensagem social e política do livro é apresentada de forma contundente, mas há também uma profundidade emocional que ressoa muito além das questões políticas. Embora algumas críticas apontem para simplificações e estereótipos, acredito que Steinbeck conseguiu criar uma obra-prima que transcende as limitações temporais e culturais, tocando as fibras mais profundas da condição humana. Em suma, "As Vinhas da Ira" é uma leitura essencial que continua a inspirar e provocar reflexão décadas após sua publicação.

Elaine Messias 04/03/2024

Realismo
O livro me lembrou VIDAS SECAS e passei um bom tempo comparando as diferentes ferramentas e estruturas sociais para o êxodo em situação de extrema pobreza, aproximadamente na mesma época, no Brasil e nos EUA.

Mylena.Esteves 28/02/2024

Sem palavras...
Simplesmente perfeito. Fica até difícil dizer alguma coisa sobre esse livro, pq é tanto sentimento. Acho que eu nunca esquecerei esse livro. Além da história tocar o coração, a escrita é simplesmente sensacional, muito linda. Guardei no coração. ??

Regina 24/02/2024

Perfeito
Um livro perfeito, cheio de reflexões sobre a vida pobre de agricultores. Um escrita boa, mas que deve ser lida as poucos, para um boa análise

Marcos774 21/02/2024

Obra prima
Um livro que vou guardar no coração como um livro querido. Adorei a leitura e acompanhar a família a procura de sobrevivência. Uma obra com múltiplas reflexões, que nos fazem pensar sobre a vida entre o lucro acima de tudo e a partilha dos que quase não tem. Livraaaço 5 estrelas.