Esparcktos

Esparcktos Sarah Linhares

Resenhas - Esparcktos

Laiara Dias 29/12/2011

Miranda é uma adolescente que leva uma vida bem pacata em sua pequena cidade... Com seus dezesseis anos recém completados, estuda em um colégio exclusivo em que todos os alunos sempre estudaram no mesmo colégio, fazendo parte das mesmas turmas.... Miranda não faz parte dos populares, nem de longe... No entanto é a melhor amiga de uma deles: Sam...
Mas as coisas começam a ficar esquisitas quando uma nova garota chega.... Pra começar, é raro alguém novo entrar na escola, e tem algo nessa garota que "não desce"... Agatha parece ser perfeita, ter uma vida perfeita e é simpática com todos, mas Miranda tem a impressão de que ela esconde algo, e ela está mais do que certa!

Daí em diante uma série de acontecimento se desenrolam e levam Miranda a descobrir que é uma bruxa, e não só uma bruxa comum, mas de uma linhagem super poderosa que gera uma bruxa especial de tempos em tempos, uma bruxa com poderes extraordinários, tão poderosa que muitos querem sua morte... Além de tudo isso Miranda tem que lidar com o fato de que tudo que sabe sobre si mesma não passa de um disfarce, e que até as pessoas ao seu redor não são quem parecem ser e é claro, se acostumar com o fato de que é um ser místico que corre sério risco de vida!

Sua única saída é encontrar um anel, Esparcktos, que guarda mais poder do que se pode imaginar, é a única saída pra vencer seja lá o que for que quer vê-la morta. Mas é claro que não acaba por aí, tem mais, muito mais!

Olha, a história é muito boa! O enredo é
bem criativo e a Sarah foi muito feliz com todas as ideias que teve... É uma história cheia de mistério e muitas surpresas no meio do caminho....
A leitura é bem fluida com uma leitura bem leve, nada de grandes dramas e tal...

Só tenho como crítica o fato de que tudo acontece rápido demais sabe... Não dá tempo pra se recuperar entre os acontecimentos, o que acaba tirando um pouco a graça de cada clímax da história... Como vai ter continuação, quem sabe na próxima esse aspecto tenha amadurecido, mas poxa, é o primeiro trabalho da Sarah, então não vou ser muito dura com ela que foi uma flor comigo o tempo todo por sinal hehehe maaas, por todo o conteúdo e qualidade do enredo ele merecia pelo menos mais umas 100 páginas investidas nos acontecimentos intermediários #ficaadica ;*

Beatriz Gosmin 13/12/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com :)
Sobre o livro? Bem, poderia ter sido melhor.

Miranda, uma jovem adolescente de 15 anos (quase 16), vive com sua tia uma vez que seus pais já se foram. Sua melhor amiga é a Sam, que possibilita a sua inclusão nos grupos escolares uma vez que é bem popular.

No início do ano letivo, Miranda percebe que caiu em sala separada de Sam, e nota uma aluna nova um tanto esquisita que (tendo mais sorte que ela) caiu na classe de sua melhor amiga.
A surpresa maior foi notar que Sam já ‘adotara’ Aghata como uma nova amiga, convidando-a a passar os intervalos junto dos populares com Miranda e ela.

Miranda sente que Aghata, a aluna nova, esconde algo e passa a odiar fica receosa quanto a ela, mas logo se contenta pensando que isso é apenas uma crise de ciúmes.
Depois de convencerem a diretora da escola a dar um baile de boas vindas aos alunos, todos saem em busca de seus pares. Miranda é convidada por Peter, um garoto popular amigo de Sam.

Mas, na noite do baile um terrível acidente com Sam a faz desconfiar novamente de Aghata. E após acontecimentos e sonhos esquisitos, ela descobre que sua melhor amiga, Peter e até sua tia, sempre esconderam um segredo dela: que ela era uma bruxa. E não uma bruxa qualquer, ela era uma das grandes, que só nasciam a cada 100 anos e que possuíam ao completar 16 anos, um poder descomunal que poderia vencer quase tudo e todos.

Mas, esse poder deveria ser liberado por um Anel, o anel de Esparcktos, cujo poder poderia tanto matar, quanto salvar.
Agora Miranda teria que encontrar o tal anel, pois só assim seria suficientemente forte para sobreviver, uma vez que a única bruxa que sobrevivera aos 16 anos fora sua ancestral, mas poucos acreditavam que ela sequer tenha existido.

Junto de seus aliados e protetores: Peter e Sam, ela parte na busca pelo anel, enquanto tenta se manter viva fugindo da malévola e sedenta por poder: Aghata.

- Não são simples sonhos. Eles usam magia e entram nos seus sonhos. É muito perigoso, você pode não acordar nunca mais, eles podem te prender dentro deles.
- Como posso evitar?
- Não há como evitar os sonhos. De modo que você é mais forte que muitos bruxos, você também tem pontos fracos, que parecem ser seus sonhos.

Bem, como eu disse, a história poderia ter sido melhor.
O livro, por ser escrito por uma jovem autora, (treze anos) é bem fraco em sua narrativa, assim como na coerência dos acontecimentos.
A ideia da história eu achei super criativa, e se tivesse sido mais explorada, teria se tornado uma história bem mais marcante.
A falta de descrição das coisas e a rapidez dos acontecimentos me irritaram um pouco, os acontecimentos se sucediam com uma velocidade exagerada, mais ou menos assim:

Vamos procurar uma agulha no palheiro?
Puff.
Acharam.

Entendem? Muito rápido, muito fácil. E também não tem ação, apenas algumas partes com pequenas intrigas, mas poxa, eles são bruxos!
Taí uma dica para a Sarah para a continuação do livro: procure descrever mais, e procure ligar os fatos mais complexamente, devagar, sem atropelar nada. E por favor, faz a Aghata ficar mais má e um tantinho menos boba. :P

Bem, me senti confusa quanto ao romance (se é que teve) na história. No começo deu a entender que ela estava com um e depois apaixonadinha (será?) pelo outro. Não sei, até agora estou meio em dúvida em vários pontos do livro.

Um personagem que eu gostei bastante foi o Logan, acho que de todos, ele foi o melhor trabalhado. Sua personalidade não é irritante, é até interessante, e isso me agradou. Vejam um pequeno quote em que ele está presente:

- Preciso ir ao banheiro - eu disse me dirigindo a porta.
- Eu vou com você – disse Logan indo logo atrás de mim.
- O quê?
- Eu vou ficar te esperando do lado de fora do banheiro, Miranda. A partir de agora você não dá mais um passo sem mim. Eu não quero que você seja impulsiva e mate a todos nós.
- Que fofo, vai ser minha sombra.

Bem, então é isso. Para você que está acostumado com uma leitura mais amadurecida, definitivamente este livro não vai ser agradável (mas nada impede que você se aventure a lê-lo para distrair a cabeça). Agora, acho que para uma criança ele seria ideal. A autora poderia trabalhar este lado da história, acho que seria mais interessante e produtivo direcionar a série para o público infantil. :)

Beijos,
Bia.