A Pedra do Meio-Dia ou Artur e Isadora

Cecilia Esteves

Resenhas - A pedra do meio-dia ou Artur e Isadora

MortigannaDriver 07/04/2023

Arthur e Isadora
Tinha me esquecido o quão bom é esse livro.
Livros infantis são tão bons e esse não foi diferente!
Bem escrito, com humor e uma história interessante.

"Nunca pise em qualquer chão só por ele ter firmeza;
Não se apegue à formosura
Nem se iluda com a riqueza;
Nas grades da inteligência
é que a força fica presa." Pág 22

Anna Medeiros 31/12/2022

Leiam cordéis, é uma experiência literária incrível!!!
É um ótimo livro, e ler cordel é muito massa, sério.

Amei como o enredo foi construído e como ele se desenvolveu. A trama que gira em torno das personagens foi bem fundamentada, e por mais que pareça um livro infantil, ele acaba te envolvendo bastante.

Foi o primeiro cordel que li, e já amei!

tbbrgs 18/10/2022

Eu não poderia ter dito melhor: leiam literatura de cordel
"A literatura de cordel nordestina tem suas origens em diversas formas de poesia popular impressa que havia na Europa a partir do século 17. Em Portugal, esses livrinhos de histórias em versos eram chamados 'literatura de cegos'.
[...]
Os folhetos de cordel nordestinos geralmente são classificados por ciclos: há o ciclo de histórias sobre cangaceiros (como Lampião e Antonio Silvino); o ciclo das pelejas ou desafios de repentistas; o ciclo das vidas de santos (como o Padre Cícero ou Frei Damião); o ciclo dos folhetos jornalísticos, comentando fatos da atualidade; e muitos outros. Um dos ciclos mais populares é o dos 'romances' que contam histórias fantásticas, ou maravilhosas.
[...]
Os temas do maravilhoso no cordel são parecidos com os da literatura infantil no meio urbano. Na cultura das grandes cidades, existe uma separação entre a literatura 'realista' dos adultos e a literatura 'fantasiosa' das crianças; mas, no sertão, as crianças, os velhos e os adultos envolvem-se com o mesmo grau de intensidade com as histórias fantásticas narradas nos folhetos de cordel.
[...]
O autor de cordel, mesmo sendo em geral um indivíduo bem informado, usa os nomes de lugares e de pessoas pela sonoridade ou exotismo, sem se preocupar em fazer com que eles correspondam ao local ou à época onde se passa sua história. O leitor não deve estranhar se, num desses folhetos, o autor disser que num palácio do Oriente come-se macaxeira, ou então que no casamento da princesa os músicos tocam sanfona. O escritor de cordel mistura, sem a menor cerimônia, seu próprio mundo e o mundo de seus personagens" (Bráulio Tavares).
Magadeoliveira 18/10/2022minha estante
Emocionante as suas palavras!
Vou procurar um cordel para ler para conhecer esse universo?

mari 17/09/2022

nunca pise em qualquer chão só por ele ter firmeza
uma aventura em cordel deliciosa - e eu nem sou fã de rima. li em uma sentada só e mal posso esperar pra procurar por produções dessa peça.

Cleber Braga 29/05/2022

Li de cabo a rabo, além da história ser muito criativa e intrigante, os versos são como melodias, deixando a história gostosa de ler.

Mayura 08/03/2022

O livro da minha infância
Foi um dos livros que comecei assim que aprendi a ler de maneira autônoma. Minha avó não deixava eu pegar os livros da biblioteca da escola mas eu lembro que peguei este por algum motivo, talvez a capa, e enfiei na mochila entre os cadernos e por sorte minha avó não achou. Esperava ela dormir e todas as noites (tinha que ir para o jardim aproveitar a luz acesa do quintal pq não havia celular pra iluminar naquela época) eu abria o livro e começava a ler me imaginando vivendo as aventuras daquele livro. O ritmo contado em cordel foi algo que percebi apenas agora mais velha e lendo novamente. É um livro pequeno com a capacidade de nos levar em uma aventura inocente e infantil, pensei que era apenas nostalgia que me fazia gostar dele mas agora percebo que esse livro realmente tem uma certa magia em si, sua história é envolvente e você torce para os protagonistas ficarem bem. Recomendo fortemente esse livro em qualquer época da sua vida, não para tirar uma forte lição pu algo do tipo mas para reviver um pouco da nossa criança interior que às vezes nos faz tanta falta.
Beca 08/03/2022minha estante
Reler um livro depois de muito tempo é sempre uma experiência bem interessante, porque nossa visão nunca é a mesma. Sempre percebemos algo novo.

Lizuly 08/03/2022minha estante
Que lindo amada!! É sempre bom reviver experiências infantis ??

O Livro Preciso 01/05/2021

Cordel dos bons
Uma história curta o suficiente pra ler em uma sentada, com rimas boas e bem ilustrada.

O garoto é um bom lutador, a menina é inteligente e perceptiva. Ambos mostram seu valor em desafios típicos de cenários fantásticos e muito bem narrados, apesar da rapidez.

Tem um bate boca do menino com um gigante que é bom demais, sou fã de personagem respondão!

Destaque pros extras do livro que traz mais informações sobre literatura de Cordel.

Enfim, uma história gostosa de ler. Meu eu de 13 anos estaria muito feliz ?

Mavyh 30/01/2021

À pedra do meio-dia
Primeiro contato, direto que tive com cordel e nem apaixonei imediatamente pela história ?.

Srta.Araújo 17/11/2020

Achei o livro em um armario velho sentei comecei a ler. Foi uma leitura muito rapida só uma sentada, mas descobri/lembrei que eu odeio quando o texto é de rima.

Gih 28/11/2017

Leitura divertida
Quem nunca leu uma literatura de cordel, indico ler! Este é indicado para crianças, no entanto indico também para adultos. É uma e uma leitura divertida e rápida.

Rafaella 04/12/2012

Literatura de Cordel para Crianças
O Livro tem como público-alvo crianças e jovens. Eu lembro quando eu o li na quarta série, eu adorei e até hoje gosto de ler a história. É literatura de cordel, rimada, com uma história interessante de dois personagens (Arthur e Isadora) na busca pela Pedra do meio dia, que está em posse de um gigante malvado. O Conto traz a tona a imaginação. Eu com certeza recomendo a leitura pra toda criança ler, pois a história é legal, divertida, trás conceitos de companheirismo e autruismo além de ser bem escrita e as rimas musicalizadas. Com certeza, marcou a minha infância.

Luís Henrique 20/02/2012

Cordel em alto nível.
Uma bonita história contada de forma singular. Para todas as idades.
"Nunca pise em qualquer chão
só por ele ter firmeza;
não se apegue à formosura
nem se iluda com a riqueza;
nas grades da inteligência
é que a força fica presa".

Yoseph 05/05/2009

Literatura de Cordel para crianças
O Livro tem como público-alvo crianças e jovens. Eu lembro quando eu o li na quarta série, e eu adorei. É literatura de cordel, rimada, com uma história interessante de dois personagens (Artur e Isadora) na busca pela Pedra do meio dia, que está em posse de um gigante malvado. O Conto traz a tona a imaginação. Eu com certeza recomendo a leitura pra toda criança, pois a história é divertida e traz conceitos de importantes como companheirismo e autruismo. Com certeza marcou a minha infância.