O Caminho do Poço das Lágrimas André Vianco

Resenhas - O Caminho do Poço das Lágrimas

Micheli31 29/10/2023

"Quando estivermos naquele lugar
Eu vou te dar a mão pra caminhar
Por uma trilha estranha vamos passar
E nenhuma vez sua mão eu vou soltar.

Mas se seu amor for forte e durar
Juro, meu benzinho, que vai ser fácil suportar
Toda a distância que vai surgir
Só vai... aumentar o que eu sinto por ti.

Quando aos portões a gente chegar
prometa não ter medo e nem mesmo chorar
porque eu jamais, jamais vou te abandonar
Nem mesmo que as formigas queiram te levar."

P.s. André Vianco é um dos meus autores preferidos, amo sua saga do "Turno da Noite", não esperava por isso, uma história que me fez lembrar aqueles filmes de aventuras que via na sessão da tarde quando criança, mas que no final mesmo que previsível, me fez desidratar.

Marcelo217 16/09/2023

Lúdico e comovente
Me recomendado há muitos anos, esse livro mostra um lado completamente diferente do que me lembro dos vampiros gaúchos de André Vianco.

O que parece ser um livro infanto juvenil em seu molde e ilustrações, apresenta uma história comovente sobre família e a relação entre pais e filhos. Através do caminho do poço das lágrimas, acompanhamos a jornada de Jonas e seus dois filhos de volta para casa. A fantasia me lembrou um pouco Alice no país das maravilhas/O mágico de Oz com seu percurso cheio de impasses e personagens que sinalizam a direção a seguir.

As metáforas dispostas nas desventuras das personagens representam um simbolismo lúdico sobre uma fatalidade que é revelada no final. O autor, através desse plot lúdico e simples, conduz o leitor de forma premeditada, mas devido às circunstâncias, fica fácil deduzir o que acontece já na metade do livro. Apesar de previsível, a história é interessante e se desdobra em ensinamentos relevantes para todo tipo de perfil de leitor (mesmo acreditando que o livro não seja necessariamente para o público infantil).

O caminho percorrido funciona como uma espécie de limbo que faz as personagens experimentarem certos tipos de condutas e agirem de acordo com cada situação. Através de capítulos curtos é possível extrair de cada um, ensinamentos sobre a relação que Jonas tem com sua mulher Lorena e seus filhos Ingrid e Bosco.

"O caminho do poço das lágrimas" é uma narrativa bastante intuitiva que usa do imaginário, da fábula e de um certo realismo mágico para transmitir ensinamentos, servir de exemplo para uma dinâmica familiar problemática, além de tratar sobre a vida e a morte. O autor demonstra uma sensibilidade muito aflorada nesse enredo ao revelar o destino da família. O livro tem um apelo significativo para quem é filho, mas acredito que a reflexão é bem mais válida para quem já é pai. Dessa forma, André Vianco mostra versatilidade na escrita ao guiar o leitor numa história inventiva sem deixar de ser emocionante. Tornando assim, esse livro, uma experiência diferente e cativante.

Rosangela.Chaves 19/08/2023

Que livro...
Sou fã da escrita de André Vianco, dessa narrativa que empolga, que nos mantém cativos, cientes de que o cárcere se manterá mesmo depois que o livro se fechar.
Percebi as nuances, os detalhes, as dicas e mesmo com tudo ali, sob a névoa do que ainda poderia vir, me surpreendeu o desenlace.
Acrescentei água ao poço, é um fato.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
Jonas viajava com os filhos Ingrid e Bosco por uma estrada escura. De repente, os três adormecem e, quando acordam, depois de muitos sonhos agitados, se dão conta de que estão em um vasto campo verde.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Mary.Rovere 03/05/2023

Sem palavras
Eu achei esse livro no sebo a capa me chamou a atenção e confesso que me surpreendeu primeiro pq o livro e impecável as artes a fonte tudo simplesmente lindo a história e incrível o final surpreendente porém achei arrastado em algumas partes

Camila.Moral 29/04/2023

Emocionante!
A história é muito bonita e traz uma lição sobre pais e filhos. O fim realmente me surpreendeu. Sem palavras, recomendo!

skuser02844 29/03/2023

Encantadoramente Belo!
Amado, lindo, perfeito, artes maravilhosas, a trajetória..fantasia simples e completo, o bastante para fascinar qualquer leitor com alma de criança, ensina a forma diferente de lidar com o Fim!

Cleber.Laia 26/10/2022

Surpresa
Ao começar o livro, se tem a impressão de um desenvolvimento. Porém existe uma mudança de direção que realmente agrada.

Luanabookclub 26/08/2022

Sem vampiros do André Vianco!
Adquiri esse livro em um pacotão de livros antigos que me doaram. Algo nessa capa me chamou a atenção (ilustrada por Lese Pierre) e já quis ler, me deparei com uma leitura rápida e muito emocionante de relação familiar entre pais e filhos e também entre tempo e vida.

Pois foram 200 páginas cheia de ilustrações ( coloridas ) com aranhas, zumbis e fadas. Um caminho cheio de criaturas estranha e aventuras. E o final tão triste mas que ensina tanto!

Recomendo, e acredito que seria ideal que todos os pais lessem.

Isabela 08/07/2022

Pais e filhos
Bom dia leitores, acho que todo pai deveria ler esse livro, pra aprender a dar valor ao tempo com os filhos; não somente trabalho, porque uma hora eles podem não estar mais lá.

Lari 23/02/2022

Uma história sobre aventuras, caminhos e também sobre a vida.
Ganhei esse livro num sorteio, nem sabia qual era a história, mas me surpreendeu bastante e me fez ficar curiosa para outras histórias do autor.

Annie de Jesus 18/01/2022

O Caminho do Poço das Lágrimas
Esse livro é muito bom e te faz refletir que apesar de trabalharmos pra ter uma vida melhor, mas tranquila também temos que aproveitar a vida com nossas familiares ou até mesmo sozinho, pois tudo pode acontecer do nada e nem vamos perceber.

Bru 14/09/2021

Foi o primeiro livro que tive o prazer ler, lembro da sensação como se fosse ontem, ele tem ótimas ilustrações e a narrativa dele não é cansativa, me apaixonei por ele.

Drugue 10/08/2021

O Caminho do Poço das Lágrimas - André Vianco
Confesso que durante muito tempo acabei não lendo nada do André por preconceito... E nem foi um preconceito por ele ser brasileiro, não, muito pelo contrário eu sempre gostei muito de ler autores nacionais, o problema foi que, por algum motivo, o grupo que jogava Vampiro: A Máscara comigo, simplesmente odiava os livros dele e durante essa minha "juventude", com muito livros de RPG, muitos livros para a escola e principalmente muitos livros de fantasia para ler eu acabei deixando de lado, mas depois de casado, com minha esposa tendo alguns livros dele na coleção acabei resolvendo deixar o preconceito de lado e colocar na lista e agora em 2021 chegou a vez de finalmente ler André Vianco e o mais indicado pela minha esposa foi O Caminho do Poço das Lágrimas e eu já vou adiantar que foi uma leitura bem agradável.

O Caminho do Poço das Lágrimas conta a história de um Pai e seu casal de filhos, eles estavam em um carro, voltando para casa de algum lugar, quando, por algum motivo, se veem em uma terra "fantástica" onde apenas sabem que devem seguir o tal "Caminho do Poço das Lágrimas" e ai, claro, vem o convite para uma grande aventura, com doses de humor, tensão e até mesmo lágrimas.

O livro é um tanto "infantil", não que trate de um tema muito infantil, não, muito pelo contrário, ele trás temas bem adultos, mas com uma pegada de livro infantil e isso me incomodou um pouco no começo, acredito que por ter a criançada como publico do livro o autor buscou ter mais capítulos, assim a criança poderia fazer pausas mais constantes pois sempre estaria no inicio de um novo capitulo e isso acabou me incomodando um pouco por que o corte parecia ser em lugares estranhos, não sei, foi estranho no começo, mas com o passar do tempo isso foi bem tranquilo, a escrita em si, que sempre foi o ponto mais criticado do autor, eu gostei bastante, eu não sou um "critico literário", mas não encontrei problema algum com esse ponto, na verdade pelo contrário, eu gostei muito do jeito que o livro é escrito e apesar de previsível, a história me pegou bastante.

Sobre a história em si, bom, ela foi um pouco previsível pra mim, eu meio que "adivinhei" muito dela logo no inicio do livro e comentei com a minha esposa e ela até deu risada do quanto eu "adivinhei" do livro só pelo contexto, mas isso também não foi um problema, pois o desenvolvimento da história foi bem interessante e mesmo chegando no desfecho que eu já imaginei que chegaria, o caminho percorrido foi muito valioso e no final das contas o que realmente importa é a jornada, certo? Até mesmo por que o livro se chama "O Caminho" e não "A Chegada"... Outro ponto que vale destacar é que em momento algum o autor faz um grande esforço para esconder essas partes que eu descobri, então talvez nem seja uma grande surpresa para o autor que as pessoas descubram logo cedo do que se trata o livro, não sei dizer qual dos pontos é o correto, mas a verdade é que descobrir ou não, não invalida em nada a jornada e você pode aproveitar o desenvolvimento do livro de qualquer forma por que a história é bem interessante.

Enfim, O Caminho do Poço das Lágrimas é um livro muito bacana, com um tema muito bacana, escrito de uma forma que eu demorei para me acostumar, mas consegui ter uma ótima experiência, eu recomendo pra quem quer um livro de leitura leve, que no entanto não trás um tema tão leve assim. Ah, e isso é bem importante, eu não vou citar muito do livro aqui por que não quero dar spoiler para ninguém, mas é bacana dar aquela pesquisada nele antes de começar a ler por que imagino que o tema possa ser gatilho para certas pessoas. Eu gostei bastante e pretendo buscar mais livros do autor para quebrar de vez esse preconceito.

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/08/o-caminho-do-poco-das-lagrimas-andre.html

Masisnatore 16/06/2021

Intrigante
Eu como um legítimo canceriano chorei kkkk, é um livro muito tranquilo de ler, não é muito complexo, gostei da leitura