O Caminho do Poço das Lágrimas

O Caminho do Poço das Lágrimas André Vianco

Resenhas - O Caminho do Poço das Lágrimas

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro foi uma grata surpresa! O título me chamou a atenção, achei poético…e a capa é um show a parte. O livro foi inteiro ilustrado por Lese Pierre e as imagens falam por si só, ele captou a essência do livro, fantástico.
Falar sobre o livro em si é difícil, pois eu teria que citar muitos spoillers…mas vou tentar, me desculpem se o texto ficar vago.
É uma metáfora sobre a morte. É um tema que me fascina e o autor retratou a minha visão de morte, não como a cruel ceifadora, mas como parte natural de todo ser vivente.
Pode ser reconfortante até…
Trata também de importar-se com as coisas certas enquanto estamos aqui nessa vida tão curta. Saber amar. Demonstrar esse amor.
O livro é maravilhoso.
Pra quem tiver a mente mais ligeira, pega logo no começo o que está rolando e o desenrolar não é nenhuma surpresa, mas a confirmação do palpite inicial. Mas nem por isso deixa de ser fascinante.
Leia com a mente e o coração abertos. É demais.

Ale 16/06/2013minha estante
Concordo com a Pandora. E quando li estava com a mente e o coração abertos. Como não gosto do outro estilo dele (ação/terror) esta leitura foi uma grata surpresa.

Cleber.Laia 26/10/2022

Surpresa
Ao começar o livro, se tem a impressão de um desenvolvimento. Porém existe uma mudança de direção que realmente agrada.

Guilherme 05/01/2011

O Caminho do Poço das Lágrimas - André Vianco
Jonas, Bosco e Ingrid voltam de uma quase férias, quando adormecem e quando acordam, se deparam com um lugar diferente de onde estavam, onde há um caminho com pedras justapostas, conhecido como, o caminho do poço das lágrimas.

Segundo em senhor (Caranguejeira), eles devem seguir por este caminho sem jamais se desviar, pois caso isso aconteça estarão correndo um grave perigo.

Vários obstáculos serão colocados nesse caminho e agora mais do que nunca, precisarão uns dos outros.

Já se tornou um hábito os livros do André Vianco me surpreender (felizmente), e na minha opinião O CAMINHO DO POÇO DAS LÁGRIMAS é o livro dele com o final mais surpreendente e emocionante, juntamente com A CASA (que continua sendo o mais emocionante, porém o mais surpreendente é O CAMINHO DO POÇO DAS LÁGRIMAS).
Excelente livro!

ThatyB 21/03/2009

Por pouco não desisti de ler de tão chato que achei. O conto não faz o estilo do autor e é bem fraquinho.
Marina_Guerra 28/07/2012minha estante
acho que você não chegou ao final, pois eu, no começo da leitura, tambem comecei a achar chatinho, sem sentido algum, e desinteressante, mas insisti pela curiosidade. Na metade do livro, começa a ficar emocionante, e intrigante. O final é surpreendente e arranca lágrimas de qualquer ser humano...

Jackie Sabino 24/08/2012minha estante
Thaty concordo com vc... por pouco tb não abandonei... achei a leitura super chata. E não o achei tããããão tocante assim a ponto de me fazer chorar...

ThatyB 24/08/2012minha estante
Eu terminei de ler sim meninas...mas não gostei..adoro o autor, mas acho que este livro deixou a desejar, no meu ponto de vista!

Bárbara 01/08/2009

Um conto sentimental e adulto, o livro passa varias mensagems onde a principal é: a importancia da familia.
A medida que a historia avança vai se tornando mais sentimental e emocionante.No inicio do livro não sabemos se o caminho é um sonho ou não, onde só saberemos a resposta no final do livro,tornando-se um livro emocionante, e intrigante pois afinal o que é o caminho do poço das lagrimas? um sonho ou....

Vale a pena ler o livro, é uma historia bonita que passa uma boa mensagem.

Nota 8,0

Leo 26/03/2009

Péssimo
Realmente não gostei!

Dessa vez Vianco ficou devendo pois em momento algum me identifiquei ou mesmo simpatizei com os personagens que poderiam ser apresentados com mais riqueza de detalhes, o que é uma característica do autor.

Desde o início já dava para matar o que aconteceria na frente, sem comparação com A Casa que envolve e emociona!
Jackie Sabino 24/08/2012minha estante
Concordo plenamente Leo! Apesar de que foi a minha primeira leitura do Vianco, e sinceramente, não me animo a ler mais nada!

Leo 24/08/2012minha estante
Nessa linha ele tem "A casa" que é muito bom, mas a especialidade dele são livros de açã0-terror.

Recomendo muito os livros da sério Os sete Bento.

Jackie Sabino 24/08/2012minha estante
Esses eu ouvi falar muito bem mesmo! Vou deixar passar essa primeira má impressão kkkk... acho que temos que ler outras obras antes de tachar um autor como ruim...

Nati 06/12/2013

Um livro que te faz ser personagem também!
Terminei o livro do André Vianco “O Caminho do Poço das Lágrimas” !!!

Nunca tinha lido esse escritor, essa foi a minha obra dele e eu achei emocionante!!!

História envolvente, a medida que você vai lendo você quer ir devorando as páginas para desvendar os mistérios que percorrem esse caminho...

Torce por Jonas, Ingrid e Bosco, se encanta e se emociona com eles...

O livro traz uma reflexão importante para as nossas vidas...

Quer descobrir que reflexão é essa???

Leia o livro e trilhe você também esse caminho!!!

Abraços.

Yuri 03/03/2012

Bem mais do que eu esperava
Por muito tempo vi boas promoções na internet da coleção André Vianco, mas tinha uma desconfiança muito grande em comprar algo como oito, dez volumes de um autor que eu desconhecia, além disso, em uma rápida pesquisada na internet encontrei leitores fazendo muitas críticas ao seu estilo de escrever, por isso adiei esse desejo de compra impulsivo.

Meses depois fui comprar alguns livros e para conseguir frete grátis coloquei "O Caminho do Poço das Lágrimas" no pacote, deixei o coitado lá no plástico por algum tempo, e confesso que só o comecei a ler por causa da belíssima capa, realmente um desenho lindo. Surpresa foi que a história também tinha sua beleza, um início com fantasia crua, se transforma em um inquietante mistério e finda-se em uma agradável surpresa.

Depois disso não mais encontrei as vantajosas promoções das coleções de André Vianco, o que ironicamente me atentou a tentar seguir uma das principais lições passadas nesse livro que diz algo como "aproveite as oportunidade de sua vida, passe mais tempo com quem você ama, faça mais coisas que realmente gosta", no meu caso "compre os livros que se sentir atraído, mesmo sendo uma capa bonita o motivo dessa atração"!
Água Sanitária 30/03/2014minha estante
Também comprei pela capa. E valeu a pena. ^_^ O livro é muito bom.

Marquinhos.Rocha 15/03/2021

André é mito
Esse livro é sensacional, não tem como não se apaixonar do começo ao fim, e nos mostra oq realmente é importante seja qual for a situação

Marcelo217 16/09/2023

Lúdico e comovente
Me recomendado há muitos anos, esse livro mostra um lado completamente diferente do que me lembro dos vampiros gaúchos de André Vianco.

O que parece ser um livro infanto juvenil em seu molde e ilustrações, apresenta uma história comovente sobre família e a relação entre pais e filhos. Através do caminho do poço das lágrimas, acompanhamos a jornada de Jonas e seus dois filhos de volta para casa. A fantasia me lembrou um pouco Alice no país das maravilhas/O mágico de Oz com seu percurso cheio de impasses e personagens que sinalizam a direção a seguir.

As metáforas dispostas nas desventuras das personagens representam um simbolismo lúdico sobre uma fatalidade que é revelada no final. O autor, através desse plot lúdico e simples, conduz o leitor de forma premeditada, mas devido às circunstâncias, fica fácil deduzir o que acontece já na metade do livro. Apesar de previsível, a história é interessante e se desdobra em ensinamentos relevantes para todo tipo de perfil de leitor (mesmo acreditando que o livro não seja necessariamente para o público infantil).

O caminho percorrido funciona como uma espécie de limbo que faz as personagens experimentarem certos tipos de condutas e agirem de acordo com cada situação. Através de capítulos curtos é possível extrair de cada um, ensinamentos sobre a relação que Jonas tem com sua mulher Lorena e seus filhos Ingrid e Bosco.

"O caminho do poço das lágrimas" é uma narrativa bastante intuitiva que usa do imaginário, da fábula e de um certo realismo mágico para transmitir ensinamentos, servir de exemplo para uma dinâmica familiar problemática, além de tratar sobre a vida e a morte. O autor demonstra uma sensibilidade muito aflorada nesse enredo ao revelar o destino da família. O livro tem um apelo significativo para quem é filho, mas acredito que a reflexão é bem mais válida para quem já é pai. Dessa forma, André Vianco mostra versatilidade na escrita ao guiar o leitor numa história inventiva sem deixar de ser emocionante. Tornando assim, esse livro, uma experiência diferente e cativante.

Sal 28/01/2012

Nada de mais
Confeço que não conheço muito da obra de André Vianco. Comprei o livro pelo título, que me pareceu promissor, entretanto me vi deparado com um livro previsível. Achei os diálogos fracos. As ilustrações são bacanas e é o que sustenta a alma do livro.

Sarita Helena 17/03/2020

Recebi este livro em uma caixa que assino, não conhecia nada sobre ele. Li sem saber a história ou com algum tipo de espectativa. Gostei muito. No final você entende as metáforas e tudo faz sentido. Gostei do desfecho, não era o que tinha imaginado.

luisaolla 09/03/2021

bem ok
eu provavelmente vou ser escorraçada daqui, mas eu não gostei tanto assim do livro.

achei a história bacana, a premissa muito boa, e as ilustrações incríveis, mas os elogios param por aí.

odiei verdadeiramente o final. achei fraco e fiquei REVOLTADA. além de tudo, o plot não é surpreendente.

eu leria novamente livros do autor por que acho que é bastante bem escrito e os personagens são muito gostosos de acompanhar, mas tenho um grande receio de o final de outros livros ser como o final deste.

vamos ver.

André 28/03/2014

Uma narrativa simples e diferente, mas igualmente interessante!
Desde as primeiras páginas nos dá a impressão de que tudo não passa de um sonho. Mas seria, de fato, sonho ou realidade? O livro narra a trajetória de um pai e seus dois filhos voltando à sua casa, após uma breve e frustrada viagem. No entanto, algo foge ao alcance de todos, e de repente, se veem andando por um caminho singular. Eles bem que são alertados, por um simpático senhor pitando seu cachimbo à beira da trilha de pedras: " - Para voltar, vocês têm de continuar nessa trilha. E vou contar uma coisa séria. Nunca, nunca saiam desse caminho."
O Caminho do Poço das Lágrimas imerge o leitor num ambiente onírico, onde as canções de ninar tecem a trama como uma teia de aranha. E quando se dá conta, está preso nela de tal forma que só o que resta é aguardar o iminente final.

Juliana 28/12/2009

É um bom livro pra adolescentes e pré-adolescentes. História bobinha, porém criativa. No meio do livros, em páginas aleatórias, podemos observar desenhos, muito bonitos, que incrementam a imaginação do leitor do decorrer da história.