Gênero, Patriarcado, Violência

Gênero, Patriarcado, Violência Heleieth Saffioti
Heleieth Saffioti

Resenhas - Gênero, Patriarcado, Violência

Aline.Armond 12/04/2024

Teoria muito bem fundamentada, que vai advogar contra o uso exclusivo do termo ?gênero? por ser muito genérico, defendendo o termo ?patriarcado?. Apesar de apresentar dados e contextos históricos superados, a carga teórica é rica e importante.

Ailauany 28/03/2024

?Neste regime, as mulheres são objetos de satisfação sexual dos homens, reprodutoras de herdeiros, de força de trabalho e de novas reprodutoras. Diferentemente dos homens como categoria social, a sujeição das mulheres, também como grupo, envolve prestação de serviços sexuais a seus dominadores.?

Nanda 19/01/2024

Adorei a leitura, a autora é uma gênia. O jeito que ela aborda os assuntos e explica de uma forma que possa ser compreendida

yas :) 25/07/2023

Gênero é uma construção social
Saffioti é genial! Esse livro traz um debate riquíssimo e cheio de referências que concordam e discordam com as várias teses apresentadas e pontos defendidos pela autora. Sua delicadeza em trazer dados que sustentem sua teoria enriquecem ainda mais o texto, mostrando que aquilo que se vê na teoria apenas reflete a realidade brasileira (sofrida, por sinal).

Em especial queria destacar o debate que ela traz sobre abuso e violência e da onde surgem essas questões. Como o cerne do problema mora na socialização do masculino e feminino e nas esferas da potência/impotência. Sério! Que discussão incrível!

Mas honestamente falando eu detestei o último capítulo...Não por ser ruim, é muitíssimo importante, mas as palavras vão para um outro patamar e o texto ganha um aspecto meio acadêmico e difícil de entender, sabe? Provavelmente é algo pessoal meu (eu que não tive capacidade de acompanhar o raciocínio), mas de qualquer forma deixou a leitura beeem chatinha!

Emily 17/04/2023

Comecei a ler devido a um artigo que estou desenvolvendo, pensei que seria uma leitura relentada, porém foi bem produtiva tanto para que eu precisava, quanto para desenvolvimento próprio.
Apesar de recebermos muitas informações diariamente, a contextos que passam despercebidos em nosso cotidiano. Ha acontecimentos atuais, que por vezes nem imaginamos como surgiram, assim como conceitos e teses, é bom receber uma informação por completo

21/02/2023

Gênero, patriarcado, violência
Uma boa leitura para quem quer uma leitura crítica sobre a temática. A autora constrói bem sua linha de raciocínio fazendo divisões dentro dos próprios capítulos.
Seu foco é discorrer sobre como a mulher está submetida a um sistema de opressão e como este gera violência.

Branquinho 24/01/2023

Livro com incrível desenvolvimento sobre a sociedade brasileira, tratando de assuntos como a mulher como perpetradora de violência, violência doméstica e como o capitalismo influência na vivência feminina no Brasil. Indico fortemente a leitura do livro.

Mama 14/02/2022

Leitura interessante
Saffioti, assim como Lerner, procura esclarecer um pouco sobre a história da mulher na sociedade e como esta foi, e é, controlada pelo patriarcado e a violência advinda dele. A linguagem é fluida e acessível, vale a pena ler.

Maria14065 13/02/2022

O livro é bem estruturado e a divisão dos tópicos dentro dos capítulos proporciona um desenvolvimento mais fluido. Saffioti é cirúrgica ao trazer a relação de gênero e patriarcado bem como sua diferenciação. O livro conta com muitos exemplos de casos reais do Brasil e com valorosas citações de outros estudiosos. Não fechei com 5 estrelas porque particularmente tive um pouco de dificuldade com a didática da autora.

esquadroz 31/10/2021

Estou em processo de escrita do meu TCC e esse livro me deu uma boa base. Traz alguns dados já ultrapassados, mas, de modo geral, ainda é um livro atual.

Debyh 20/09/2021

Gênero, patriarcado, violência é um livro de não-ficção onde temos várias questões relacionadas ao patriarcado e questões de gêneros passando por várias abordagens para entendermos mais a sociedade e o que a envolve em relação de gênero. Foi uma leitura densa e por muitas vezes difícil, mas a qual apreciei ao aprender mais sobre o assunto.
Partindo desde um pouco desde a parte de o que o gênero até o cotidiano de algumas pessoas, a autora explora através de dados e pesquisa o quanto o patriarcado está relacionado a violência e ao machismo.
continua: https://euinsisto.com.br/genero-patriarcado-violencia-heleieth-saffioti/

site: https://euinsisto.com.br/genero-patriarcado-violencia-heleieth-saffioti/

Toni 20/05/2021

Leitura 33 de 2021

Gênero, patriarcado, violência [2004]
Heleieth Saffioti (SP, 1934-2010)
Expressão Popular, 2015 (2ª ed), 160 p.

Na semana em que assistimos aquele vídeo maravilhoso da Gabriela Prioli ensinando ao homem cis hétero que opinião não é argumento, ou seja, que você não pode considerar “uma impressão sua” como um dado da realidade, é muito importante lembrarmos que nós à esquerda do espectro político também precisamos de dados e conhecimento para construir ideias transformadoras e desconstruir discursos violentos (mesmo, ou sobretudo, quando estivermos tratando de lugares-comuns como “torturar é errado” ou “o Brasil é racista, machista e lgbtfóbico”).

Apesar dos dados coletados pela Fundação Perseu Ábramo — na pesquisa “A mulher brasileira nos espaços público e privado” que serviu de base para este livro da Saffioti — sejam referentes aos anos 1990 e 2000, a base argumentativa e a estrutura do texto permanecem relevantes à análise interseccional da violência contra as mulheres. Além de esclarecer as diferentes formas de violência (contra a mulher, violência de gênero, violência doméstica e violência intrafamiliar), a autora se detém com o devido cuidado no debate/esclarecimento dos conceitos de gênero e patriarcado, sobre a manutenção social dos lugares de vítimas e agressores, e o papel das leis brasileiras na legalização da violência contra a mulher.

Com excelente poder de síntese, Saffioti consegue abordar através de notícias de jornal, filmes e até mesmo no estudo das primeiras sociedades de caça/coleta, como a socialização de homens e mulheres na ordem patriarcal de gênero fortalece uma estrutura de poder na qual as mulheres são inferiorizadas e incapacitadas por um aparelho jurídico/societal feito por e para homens. Essa mesma estrutura é responsável por produzir tanto assassinos de esposas, namoradas, filhas e desconhecidas, quanto rapazes birrentos como o que entrevistava a Prioli, que concluiu ser “muito chato não poder dizer o que pensa” só porque não dispõe de dados.

#heleiethsaffioti
#generopatriarcadoviolencia #violenciacontramulher #feminicidio #feminismo #patriarcado #patriarcadomata #genero #machismomata

Manu 04/04/2021

Um convite à pesquisa
Os dados que embasam o livro ?Gênero, Patriarcado e violência são de 88 a 92, trazem a tona uma informação aterradora: 75,5% dos abusadores de menores são os próprios pais biológicos, seguido por padrastos, irmãos, tios, primos, vizinhos e amigos. Como alerta Selva Almada no livro Garotas Mortas, não é o estranho em uma rua escura, tarde da noite. Pela cultura do estupro abafada pelo patriarcado.
Safiotti revela as diferenças dos abusos de acordo com as classes, como casos são abafados em famílias de classe média e o dano psicológico da sedução que os homens desses lares exercem em suas filhas, as tornando cúmplices de sua violação, enquanto entre os mais pobres o abuso acontece de forma violenta. A cultura do estupro não é mimimi.