Não pergunte se ele estudou

Não pergunte se ele estudou Renato Alves

Resenhas - Não pergunte se ele estudou

Bruna3810 02/02/2024

Não Pergunte Se Ele Estudou, de Renato Alves
O livro Não Pergunte Se Ele Estudou, de Renato Alves, aborda os métodos de estudo, concentração, memorização e organização que auxiliam para um melhor desempenho nos estudos e retenção do conteúdo nas chamadas memórias de longa duração.

Michelle 21/11/2023

Me indicaram a leitura do livro e gostei, o autor nos conta suas experiências com os estudos e também nos mostra estratégias e métodos para melhorar nossos estudos e leitura, o livro é proveitoso para estudantes em geral que buscam melhorar os estudos.

Geisalanis 04/08/2023

Um pouco repetitivo também mas nesse ele conta especificamente que está no outro livro. Interessante. Acho que li todos os livros dele

Michaely1 01/08/2022

Um bom lugar para se iniciar
Esse livro apresenta o método Renato Alves: uma técnica desenvolvida por um recordista de memorização e que tem por finalidade te ajudar nos estudos. Como a grande maioria dos livros de autoajuda estudantil, essa leitura já inicia falando que boa parte dos brasileiros não sabe estudar e esse problema está cada vez mais relevante para a sociedade.
Definitivamente indico para todos que querem aprender a estudar, pois o estudo não é apenas uma prática que nascemos sabendo, na realidade, precisamos aprender a estudar todos os dias.
Apesar de trazer informações pertinentes, considero esse livro como algo bem básico MESMO. Ele não especifica muito além da retenção de conteúdo, não fala sobre o estudo de cada matéria e não menciona o estudo direcionado a exercícios, que estamos tão acostumados a ouvir. Na realidade, o estudo mencionado por Renato Alves é tão básico, que eu colocaria como um ponta pé inicial para quem deseja se aperfeiçoar em sua jornada como estudioso. Porém, não é ruim ele ser "básico". Na realidade, é ótimo, pois até mesmo o óbvio para alguns deveria ser dito com maior frequência.
Enfim, gostei muito dessa leitura mesmo e creio que ela possa ajudar muitos por aí.

Denão 05/01/2022

Pra quem quer aprender estudar
Muitos pais perguntam para os filhos se eles já estudaram quando vão fazer..uma prova.
Ao invés deveriam perguntar se ele sabe estudar
Este livro ensina como estudar de maneira correta e se dar bem na escola e concursos.

_kenyarocha 14/08/2020

Sobre como aprender a estudar com qualidade.
NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDOU

O Renato Alves trás a diferença entre não gostar de estudar e não saber estudar. Ele explica conceitos pedagógicos com técnicas avançadas de memorização que são indispensáveis para estudantes não só na área de concurso de alta perfimance mas para vestibulandos também.

Um livro pequeno com leitura simples e dicas maravilhosas. Com ele você vai refletir, experimentar, modificar e criar novas estratégias e descobrir, que sim é possível aprender aquela matéria chata e ter qualidade e tornar-se campeão nos estudos.

Dr Jônatas 19/04/2020

Estudo
Bom livro. Como melhorar a performance nos estudos. Estratégias de aprovação.
Não tenho apelido 02/08/2021minha estante
Eu gostaria muito de ler esse livro mas não consigo, poderia me ajudar por favor

Crischarles 28/12/2018

Disciplina, foco e método
O livro apresenta um método de estudo onde você pode aumentar a eficiência de estudo, seja para provas de escola, faculdade ou concursos. Mostra como você pode ter mais disciplina nos estudos e como manter focado, evitando desde pequenas distrações até o famoso "deu branco". Boa parte dos métodos já era de meu conhecimento, sendo novo pra mim o funcionamento da mente em hemisférios, onde o lado esquerdo cuida do funcionamento do lado direito do corpo, leitura e cálculos, enquanto o lado direito cuida do lado esquerdo do corpo e da imaginação, além de explicar este funcionamento o livro mostra como você pode usar este conhecimento a seu favor quando estiver estudando. Mais do que estudar, a pessoa precisa saber como estudar.
Meus contras neste livro se dão por:
. Ausência de algumas bibliografias, já que nem todos os métodos foram criados por este autor, alguns podem ser encontrados no livro Ciclo EARA (que pode ser lido como complemento deste);
. Enaltecimento do autor a si mesmo, o que acontece com mais frequencia no início do livro;
. O livro te manda links de sites, ao invés de apresentar o meio no próprio livro, servindo dessa forma como um livro propaganda do site;
. E por vezes o autor trabalha mais a parte motivacional, saindo um pouco da apresentação de métodos de estudo para motivar o estudante, se assemelhando nestes momentos a livros de auto-ajuda e não técnicos sobre métodos de estudo (este item pode ser um ponto positivo dependendo do seu gosto para livros).

Lorena 01/06/2018

Você sabe estudar ?
A pergunta central do livro é "você sabe estudar " ?
O autor faz essa pergunta para te levar ao passado e te conduzir a fazer uma análise da sua vida desde o pré escolar para chegar a conclusão de que nunca ninguém nos ensinou a estudar de verdade , mas sempre nos mandaram estudar .Mas como ?
Fomos levados a uma vida inteira acreditar que ler era estudar e não é verdade.Estudar é aprender , e aprender é algo muitomais profundo do que apenas ler .No decorrer do livro o autor ensina técnicas e métodos de estudo, organização , metas , disciplina e foco para ser um estudante ou leitor melhor.Mas a lição mais importante que ele ensina é COMO estudar e como despertar esse interesse nas crianças e adolescentes .Eu já havia tido acesso ao curso do professor Renato Alves de estudo e memorização e fiquei impressionada em como as técnicas que ele ensina funcionam , o livro eu ganhei de brinde e acho que a leitura vale muito a pena .

void_Indigo 05/02/2018

Um verdadeiro Mapa da Mina!
Gostei muito do livro, que é um verdadeiro mapa da mina para qualquer tipo ou situação de estudo. Mesmo para quem não teve muitas dificuldades (modestamente...;o)) o livro traz uma quantidade de indicações bem fundamentadas para desenvolver hábitos, um verdadeiro plano de estudos e revisões, métodos de leitura e anotações,dicas de memorização, enfim, TUDO relacionado a aprendizagem. Uma verdadeira mão na roda não só para pais, mas para qualquer um que goste ou precise estudar muito.

#DesafioLiterárioSkoob2018

Mauricio Skoober 27/12/2017

Aprendi que existe a fórmula do gênio
e ela é o hábito das atividades certa. Só motivação não faz é preciso usar as ferramentas certas.Por mais que tenhamos pavor de algumas matérias, na verdade não é pavor. É que não sabemos estudar. Renato Alves destrincha e molda os leitores. Vale a pena, abriu a mente como se diz no jargão popular

Lidia.Cardoso 11/02/2017

Livro cansativo no começo, começa ficar bom depois do meio
O autor não é muito direto, dá muitas voltas antes de chegar ao ponto, eu acabei abandonando o livro maa pretendo continuar a leitura, pois vi muitas resenhas positivas

Geizy.Monge 20/01/2017

Saber estudar
Segundo o autor existe uma grande diferença entre gostar de estudar e não saber estudar, e infelizmente durante o meu ensino básico, ninguém me ensinou a estudar apenas cobrar para que eu tirasse notas altas. E assim fiz, estudava para tirar nota e não para aprender. E esse é o tema abordado pelo livro, que não devemos estudar para tirar nota mas sim para aprender, e para que possamos nos organizar durante a aprendizagem o autor da dicas de vários macetes para obtermos uma aprendizagem de eficácia e que fique na memória de longo prazo e não curto prazo que é o caso de estudar para obter notas. Portanto o livro é essencial para quem busca uma aprendizagem para a vida toda.