Amar é crime

Amar é crime Marcelino Freire

Resenhas - Amar é crime

Wellington.Pimente 08/03/2024

Relações humanas e a sociedade.
O autor, através de alguns contos, utiliza em sua escrita uma linguagem poética e ao mesmo tempo bem direta e crua, para explorar assuntos diversos como amor, relações afetivas, conflitos sociais, e uma sociedade em maior parte marginalizada.

Sobre o amor, nos faz refletir como um sentimento buscado por muitos pode ser visto como um crime, seja por ser considerado fora dos padrões sociais, seja por envolver relações consideradas inadequadas, portanto, visto como um amor proibido.
Na abordagem das relações tóxicas, Marcelino Freire nos leva às relações afetivas que são marcadas pela violência, egoísmo e manipulação, retratando as consequências negativas dessas relações e a dificuldade de se libertar delas. No tema a respeito do desejo e sexualidade, discute de forma muito intensa e explícita, mostrando a busca pelo prazer e a liberdade sexual dos protagonistas e ao mesmo tempo questionando os tabus e normas estabelecidas pela sociedade.

A obra também trata em alguns contos sobre a solidão e o sentimento de abandono, explorando o impacto da dor e da angústia que esses sentimentos podem causar na vida das pessoas. Há uma abordagem direta sobre a violência doméstica e suas consequências, retratando a triste realidade de mulheres que vivem em relacionamentos abusivos.

O livro traz um caleidoscópio interessante nas relações humanas e sendo importante ressaltar que esses são apenas alguns dos temas abordados no "Amar é crime", uma obra que busca explorar as complexidades que existem nas relações humanas e as contradições que são geradas na sociedade.

Renata 23/06/2023

Livro de fácil leitura , trás contos carregados de reflexões sociais, além de dilemas diversos sobre amor.

Aniram 27/12/2022

Poesia na prosa
Assim como em outros dos seus livros de contos, a prosa de Marcelino Freire está repleta de poesia: rimas, versos, figuras de linguagem. Sem sombra de dúvidas, o autor é um contista e cronista competente. A leitura de Amar é Crime é bem rápida e dinâmica, mas nem todos os enredos são propriamente interessantes. Gostei de alguns contos, de outros... nem tanto.

Lala 17/08/2022

diferente do q eu tô acostumada a ler, mas gostei. Tem contos incríveis q transmitem uma mensagem mto legal, ao mesmo tempo que tem uns que não consegui identificar ao certo o que ocorre, mas é uma leitura interessante

Luiz.Goulart 15/09/2021

Brutal
Livro de contos do pernambucano Marcelino Freire, deu fama ao autor pelas histórias com forte conteúdo sexual e a oralidade bruta com prosa ritmada no feitio de cordéis do Nordeste.

Rafaela.Maria 08/06/2021

mais um registo de identidade autoral
Marcelino Freire, em ?Amar é Crime?, nos traz a face do amor que se conecta com a dor, a maldade e a raiva. Isso tudo, claro, sem deixar de lado a crítica social e a linguagem marginal.
É sempre um presente poder ler Marcelino e, nessa obra, mergulhei em contos de fluxo de consciência, o que me fez ficar mais encantada pela escrita do autor.

James Ratiere 21/04/2021

Socos na barriga e afeto
Marcelino Freire é poeta, e quem o lê sabe disso, impossível não sentir a narrativa voraz e que usa as palavras como uma metralhadora que vai te atingindo à queima roupa.
Ao te dar boas vindas, Marcelino já te deixa sem fôlego e vai te tirando o ar com cada conto.
Simplesmente magnifico essa forma visceral e como ele mesmo diz, uma forma de oração no estilo ladainha para escrever.

fev 13/01/2021

3,5

A escrita de Marcelino Freire é muito boa e isso faz com que a gente se perca prazerosamente na leitura. A sonoridade é encantadora.

Apesar do título e da apresentação antes dos contos darem o recado do que estar por vir tenho que questionar certas escolhas do autor. Como pedofilia e a representação de personagens negros caindo em certos esteriótipos. Há o que se questionar e avaliar.

Os contos maiores são superiores aos contos menores. Parecem que são mais trabalhados. O melhor conto do livro disparado é “União Civil”. Destaco também: Mariângela, Crime, Irmãos, Após a morte, Vovó Valério vai voar e Nóbrega.

Rafael 30/12/2020

Escrita frenética
Marcelino escreve como se corresse, e a leitura flui assim também. É uma escrita frenética, nervosa, mas que não perde a postura nem cansa no meio do caminho. A rima parece que nem foi pensada, joga ali e causa o efeito. Não tem muita frescura pra falar o que tem que ser falado, da forma como quer falar. E o bom de ser pernambucano e ler Marcelino, é "visualizar" cada frase com os gestos. É identidade.

Para além da forma, o conteúdo é uma porrada pra quem tá dormindo. Trata de temas sociais de forma potente, sem tremer. E de forma lírica, sem doer. Mesmo doendo. A repetição pra enfatizar é como um despertador no meio do texto. Não jogou fora nem uma vírgula.

Enfim, uma leitura histérica e pacífica, se assim posso dizer. E uma aula pra quem, como eu, escreve. Uma aula completa, em cada passagem. Principalmente quando afirma que "escrever é organizar os sentimentos perdidos". Bem na mosca! Para além disso, uma falta de vergonha literária absurda, que deixa qualquer um besta.

Edi 02/10/2020

Excelente!
Eu ainda não conhecia a escrita de Marcelino Freire, mesmo sempre ouvindo falar muito sobre o escritor.
Me surpreendi muito e adorei vários contos presentes nesse livro.
É uma leitura fluida, com personagens complexos e que explora muitas complexidades humanas como as questões de gêneros, sexualidades, relações abusivas e tantas outras...
Um livro importante para pensarmos a contemporaneidade de maneira menos superficial.
Leiam Marcelino! ?

May 24/03/2020

O livro apresenta diferentes formas de amor, em pontos de vistas que normalmente não seriam levados em consideração pela maioria (pelo menos eu não levava, alguns ainda não levo), mostrando para o leitor que pode haver amor nos lugares mais improváveis.
Os contos são pequenos e de narrativa fluída, você nota as diferenças de narrativa entre cada um, pois autor a muda para se adequar ao propósito do conto, sendo as vezes mais sentimental e as vezes mais crua, todavia sem deixarem de ser direta.

Alexandre Silveira 12/09/2017

Amor em múltiplas facetas
Eu adorei cada conto desse livro. Marcelino Freire diz muito com poucas palavras. Seu estilo sintético, com períodos curtos e a repetição insistente de palavras ou expressões auxilia na construção de uma narrativa ágil, quase desesperada. Além disso, o tom usado nos discursos dos diferentes narradores nos contos de "Amar é Crime" vai se modificando conforme a proposta de cada conto: existem contos ali que acompanham o processo de pensamento obsessivo de alguns personagens, enquanto que em outros a linguagem lírica mostra as belezas que o sentimento do amor traz para os seres humanos. Tudo isso aliado à oralidade, dando para os contos de Marcelino Freire uma faceta notoriamente brasileira, escancarando não apenas a cultura popular do nosso país, mas também as hipocrisias, os preconceitos, os medos e a pobreza.
Renan William 13/09/2017minha estante
Já li alguns contos dele e gostei muito. Estou querendo ler esse livro também!

Alexandre Silveira 13/09/2017minha estante
Você vai gostar desse então, Renan! Livro muito bom.

Renan William 13/09/2017minha estante
Em breve lerei!

Carolina 03/08/2017

Do cotidiano
Alguns contos me emocionaram muito (positivamente): "Vestido Longo", "Ir Embora", "União Civil"... o livro aborda várias questões polêmicas da contemporaneidade como, por exemplo, pedofilia, gordofobia, prostituição, religião, homossexualidade, etc... os assuntos são tratados de maneira direta, objetiva, até bem crua! Vale a pena!

Pedro 23/07/2017

Se o conto é mesmo feito uma luta de boxe, como dizia Cortázar, Marcelino Freire leva
todos à lona. E rápido. Neste "Amar é crime", seus textos curtos e seu estilo ligeiro, cheio de ginga, mas carregado de melancolia e amargura, solapam o leitor. Pancada após pancada, somos levados a encarar a dureza do chão, sem cordas para agarrar e sem juiz para interromper o golpe desleal. Desfilam no ringue prostitutas, velhos abandonados, amantes que se desencontram, que se separam ou que provocam motins para ficarem juntos. Há, ainda, o avô que aprendeu a voar, o velho que foi morar em um cinema pornô, a cafetina que desfila nas lojas de madame, as ricas secas de São Paulo fugindo da crise hídrica. Neste baile de sopapos, a plateia assombrada se envergonha de aplaudir o leitor no chão.

Revista Macondo 22/02/2012

[Indicações] Amar é crime - Marcelino Freire
(Postada, originalmente, em http://revistamacondo.wordpress.com/2012/01/25/indicacoes-amar-e-crime-marcelino-freire/)

Dentre todos os nomes que recebem destaque no cenário da literatura brasileira contemporânea, certamente, o de Marcelino Freire é um dos mais expressivos. No último mês de novembro, tive a oportunidade de presenciar a sexta edição da Balada literária, evento criado pelo próprio e que conta com a presença de diversos artistas. Lá, aproveitei e adquiri meu exemplar de seu livro de contos Amar é crime, lançado em 2010, pelo selo Edith.

(...) Continue lendo no blog da revista!