Lisboa

Lisboa J.R. Duran

Resenhas - Lisboa

liiassoul 08/11/2022

Uma história anônima e confortável.
Passei a história toda tentando descobrir qual era o tipo de personalidade do personagem principal, que é anônimo e muito tradicional, é sistemático e um tanto quanto antipático, e a história pode ser considerada confusa por não nomear alguns personagens que se mantém anônimos até o fim.
o livro é bem simples, com uma história baseada em acontecimentos da vida real, e que, por algum motivo, foi muito agradável de ler! acabei me apaixonando de certa forma por esse livro, não me arrependo de ter comprado, pois é curtinho, simples e romântico.
recomendo a leitura! :)

Luisa 12/01/2011

Lisboa é um romance anônimo. Tem um protagonista charmoso, envolvente, mas sem nome, também não é descrito no livro. Logo, anônimo. As mulheres que se envolvem com ele também não aparecem claramente, tirando o perfume que usam ou as características que demonstram através da boca. As que ganham um nome, não sei se são loiras ou morenas. A que ganha uma pequena descrição (baixinha), não importa.

Jr Duran faz um romance só com o necessário. Tanto que os nomes só aparecem quando fazem diferença na história. A vida do protagonita antes daquele voo a Lisboa não importa muito, tampouco quem é "ela". Sem contar que o livro termina com aquela curiosidade saudável, a historia para no ponto certo.

Lisboa conta uma história típica de alguém que passa muito tempo em aeroportos, aviões, hotéis, lugares mais impessoais que existem. E o livro acaba assim também, impessoal. É como se observássemos um desconhecido na sala de espera do aeroporto, começássemos a imaginar parte da sua vida e quando fôssemos chamados para nosso voo, esquecêssemos aquela pessoa.

Leve, dá pra ler numa noite e com um protagonista marcante.
ju 14/03/2012minha estante
achei o livro mto ruim.essa falta de tudo cansa demais

Paulo Sousa 04/04/2018

Sobre o homem sem nome
Livro lido 1°/Abr//16°/2018 - Releitura
Título: Lisboa
Autor: J. R. Duran
Editora: W11 Editores (Selo Francis)
Ano desta edição: 2002
Páginas: 103
Classificação: ????????
_______________________________________________
Há uma grande expectativa ao reler autores, um sentimento de temeridade por correr o risco de uma decepção no hoje por um livro que foi amado quando lido no ontem.
Mas me reencontrar nas páginas do romance de estreia do escritor e fotógrafo mundialmente conhecido J. R. Duran foi um prazer revivido há quase uma década que o li, depois de comprá-lo por uma ninharia na última bienal de Salvador que tenho conhecimento.
Sempre tive simpatia pelos personagens perdidos dos livros. O Werther de Goete, o Dantès de Dumas, Carlos e Ega de Os Maias, personagens que se perderam, acabaram reféns dd sonhos brutalmente interrompidos pela vida e pelo destino. E este Lisboa é uma tremenda prova de mais um personagem perdido, um "sentimental se fingindo de cínico, um iludido sobre si mesmo, e que pensa usar as pessoas mas que é usado por elas".
Só que ele não tem nome, não sabemos qual sua profissão. Apenas que numa ocasião fortuita em que viajaria a negócios, resolve mudar os planos em cima da hora, movido por recordações de uma estada já antiga em Lisboa. Errante pelas ruas lisboetas, ele é o típico cidadão do mundo, bastante rodado, se refestelando em sua cultura, mas na verdade finge não ter raízes, origem.
Isso porque essa sua busca pela volatilidade dos encontros, pela simplificação de suas marcas deixadas, são, ao invés, o anseio por reencontrar a sua razão de existir, materializado na forma do grands amor que o persegue em lembranças e por quartos de hotéis pelo mundo.
J. R. Duran consegue captar, nessas curtas páginas, o homem tipicamente urbano: aquele que busca viver na penumbra dos cenários, sempre um coadjuvante que procura viver dos restos existenciais de outras pessoas. É ali que vê sua medíocre existência tomar corpo, até que um novo destino, trazido pelo ocaso, o impulsione.
Melhor mesmo é poder reencontrar em releituras o mesmo enlevo sentido quando da alegria trazida pelo primeiro encontro!

Maira.Rafaela 13/03/2022

Sinceramente...
Na minha opinião, Lisboa é a perfeita representação do olhar de um homem rico sobre as coisas. Odiei a experiência.

Todas as vezes que ele apresentava uma mulher com base em características físicas, ou em detalhes que as reduziam a apenas objetos da vida dele, eu me arrepiava de odio.

O livro focou muito mais em detalhes ruins da personalidade do protagonista do que na história em si. Não tem pé nem cabeça! Deixou muito a desejar. Li o livro mas parece que li apenas a sinopse.