Crônicas para ler na escola

Crônicas para ler na escola Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Crônicas Para Ler na Escola

Thiago.Santos 25/04/2022

Uma forma de enxergar com relatos fáceis e complexos
Marcelo Paiva é um ótimo escritor pela forma como ele mostra a sua opinião e causa um sentimento de querer refletir, isso reflete muito nessa seleção de Regina Zilberman mostrando com sentido completo para o pensamento mais crítico e faz duvidar como pq n podemos voltar e imergir em locais passados ? Pq n podemos ser crianças quando adultos ? E uma parte importante sobre a educação, desenvolvimento do país e com tudo deixa uma leitura imersiva nós pensamentos dele.

Sha 21/10/2023

Vou ler Feliz Ano Velho
Não sabia que "crônicas pra se ler na escola" era uma coletânea, de vários escritores. Marcelo é especial, vou guardar suas crônicas pra sempre no meu coração ??

Lore 19/07/2023

O Marcelo era meu autor favorito em 2012/2013, li e reli feliz ano velho várias vezes. Tinha esse desde 2014 e nunca tive coragem de ler. Esse ano ele saiu do desencalho. Me surpreendi pela escrita tão boa do Marcelo, pelas críticas bem construídas e do jeitão de sempre dele de escrever sendo irônico e sarcástico. Amei essas crônicas e agora quero muito ler Blecaute.

Carol Galvão 06/09/2011

São textos bem legais. Alguns divertidos, outros feitos pra pensar um pouco. Vale apena ler, uma leitura leve e rapida.

Fátima 11/07/2012

Na escola da vida, será? Marcelo mantém seu estilo descolado aos assuntos variados do cotidiano. Algumas crônicas são de sua história, outras, crítica à política e o seu reflexo social. Uma pra guardar- Linchem o ministro, boicotem o vestibular.

Caroline 10/09/2012

bom passatempo!
cronicas curta que fazem com que você leve o livro para todo lugar e leia quando ´tiver vontade. Pra quem já conhece o estilo Marcelo de escrever mais uma conversa né? gostei :P

Rodrigo 17/07/2012

Crônicas Para Ler Na Escola
Excelente a seleção de crônicas do livro. Podemos identificar em cada uma delas as características marcantes da escrita de Marcelo Rubens Paiva, seu humor negro, deboche, erotismo e senso crítico. Ótimo. Lemos sem perceber em poucos minutos.

Marquesca 23/11/2015

Meu escritor queridinho
Eu sou a pessoa mais suspeita para falar do Paiva, pois simplesmente amo a escrita dele. Esse era o único livro que faltava para completar a minha prateleira.
Crônicas para ler na escola, não poderia ser diferente dos demais, é uma excelente seleção de crônicas onde é possível identificar as características marcantes do Marcelo Rubens Paiva, seu humor negro, deboche, erotismo e senso crítico.
Não conseguir selecionar a crônica que eu mais gostei, porque foram tantas..amor platônico, o namoro, abraço ou beijo, tipos que invejamos, tipos que não invejamos, por que não, o fascinante mundo das mulheres, o individualista, acontece que, a memória fica, ser deficiente é privilégio de ser diferente.
Li sem perceber o tempo passar.
Não preciso nem falar que super recomendo!!

Paulo Victor 20/01/2016

Para Ler em Todo o Mundo
Em Crônicas Para Ler na Escola Marcelo Rubens Paiva escreve da própria vida e do próprio cotidiano de uma maneira divertida e ao mesmo tempo reflexiva. O livro é composto de crônicas curtas e agradáveis de ler, tanto que o leitor não consegue parar de lê-lo até chegar ao seu término.
Este livro tão sensacional não é somente para ler na escola, mas em qualquer lugar do mundo! Pois ele faz o leitor viajar e refletir em tão curtas narrativas sobre diversos temas.

Renato 01/07/2021

Uma boa seleção de crônicas do Marcelo Rubens Paiva (ia escrever sem o Rubens, como ele se identifica em algumas dessas crônicas, mas achei estranho, depois de passar quase 20 anos falando o nome completo).

São curtas, divertidas e, em sua maioria, leves. Mas até nestas, há reflexão.

jesscso 17/03/2023

Crônicas para ler na escola
O livro é um compilado de crônicas escritas por Marcelo Rubens Paiva.

Gostei do autor, não havia lido nada dele até então. Separo minha admiração em duas vertentes: Suas críticas a sociedade e o governo, e seus "relatos" fáceis de se identificar. Em algumas crônicas, me vi no personagem. Senti os mesmos calafrios, os mesmos dilemas. Sua opinião política e críticas são bem evidentes. Gosto de como ele fala mal do ensino brasileiro, da época da ditadura militar, etc.

Leitura fluída, a escrita não é chata. Bem fora do que costumo ler, mas gostei bastante. Quero destacar quotes de duas crônicas que marcaram bastante:

[...] A maioria de nós compreendia o que significava amor platônico e já vivera o seu, idealizara uma garota e sofrera por causa de uma timidez revoltante. [...]
? Amor Platônico

[...] Durma olhando as estrelas, coma sem usar os talheres, corra para ver os cavalos acordarem, converse com os moradores de rua do bairro, entre no metrô de costas, cante alto uma música no vagão, vá à varanda mais próxima e uive com os cachorros na madrugada. Por que o diferente amedronta?
? Por que não?

[...] Estudantes, uni-vos! Ponham fogo nas escolas, boicotem o vestibular, façam uma revolução. Vão para as ruas e enfrentem os tanques. Cobrem uma reforma do currículo. Exijam laboratórios de cinema, fotografia, dança e música. No Japão, 35% do orçamento vai para a educação e cultura. Derrubem as portas do MEC, e linchem o ministro. Tomem o poder. Salvem o país da merda!
? Linchem o ministro, boicotem o vestibular!

[...] Conheço um mundo que poucos conhecem. Sou diferente. Sou privilegiado.
? Ser deficiente é privilégio de ser diferente

Bea L 10/11/2023

Eu Simplesmente Amei
Sabe quando você começa a ler um livro sem pretensão nenhuma? Pois bem, achei esse livro na biblioteca da minha escola e comecei a ler, só pra passar o tempo. Eu terminei o livro e simplesmente amei demais, foi uma leitura muito rápida ??