David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Dani 16/04/2023

Maravilhoso demais
Este livro mexeu demais comigo, se tornou favorito!!! Pois narra os altos e baixos da vida de David e possui uma mensagem belíssima que ele não muda a essência dele mesmo com todos os motivos. ??

Pri Lima 22/09/2020

Wish list
O romance traça a vida de David Copperfield desde o momento de seu nascimento até sua maturidade, quando ele é casado e conhece as vicissitudes da vida.

Sabrina 18/04/2014

Um abraço carinhoso.
Nosso protagonista David Copperfield, então já mais maduro, olha para seu passado e narra sua própria história de vida. E que história! Uma infância negligenciada e um histórico familiar de desafetos poderiam tornar-se a receita para o desalinho do nosso amigo David, se apenas não contássemos com sua força e surpreendente doçura frente aos percalços da vida.

O contexto histórico da obra é a expansão da revolução industrial, que como sabemos se iniciou na Inglaterra. O autor Charles Dickens deixa aqui sua crítica social, denunciando as péssimas condições de trabalho em fábricas por todo o país. Por meio das memórias de David, somos levados a ambientes carentes de tudo o que esse garoto mais tem: luz e esperança.

Descobrimos uma infância entristecida, mudada radicalmente com a chegada do companheiro de sua mãe, Mr. Murdstone. Afastado de casa, o garoto é mandado para uma escola na qual vive momentos bem difíceis. Negligenciado, ainda com 10 anos David vê-se obrigado a trabalhar em condições quase escravas para o padastro em sua fábrica de vinhos.

Em meio a tantos pesares, David ouve um sábio conselho de um amigo e resolve lutar por mudanças em sua vida. Mesmo jovem, o personagem mostra toda sua força e coragem. A vida ainda lhe põe muitas provas, mas seu bom coração atrai verdadeiros amigos que lhe ajudam a seguir firme e forte.

Lealdade, afeto, romance, ambição e traição. David segue aprendendo preciosas lições sobre cada um desses sentimentos. Uma história linda, contada de maneira extramente cativante. Durante a leitura ficamos sempre na torcida para que nosso personagem tenha o tão esperado final feliz. Aposto que o David vai ganhar seu coração tanto quanto ganhou o meu!

Ba 23/02/2013

Esta é uma versão simplificada, em ingles, para estudantes.
Tenho em papel.

Violetanne 31/12/2012

Fascinante.
Bom, eu li a versão da Longman Readers, disponibilizada no meu curso de inglês. É uma adaptação com 117 páginas, o que é algo muito condensado tendo em vista que a versão original chega a 1024 páginas.

Mesmo sendo uma adaptação, fiquei fascinada com a história, realmente. É um romance extremamente leve, algumas vezes chega a ser piegas, porém é algo agradável de ler.

O jovem David Copperfield cresce num lar um tanto quanto desestruturado, e tem uma infância difícil, com episódios tristes, como o casamento da mãe com o Mr Murdstone, um homem rude e violento. Apesar de muitos percalços em sua vida, o jovem prospera, e cria uma rede de amizades muito sólida, algo que ele sempre almejou, além de conquistar grandes amores e se tornar um homem prestigiado.

Algo que me encantou no livro foi que, mesmo depois de adulto, as narrativas de David têm um toque infantil, os detalhes, o jeito de encarar o mundo é algo infantil, puro. Como eu disse, é algo agradável de ler, principalmente naqueles dias em que buscamos finais felizes.