A Brasileira de Prazins

A Brasileira de Prazins Camilo Castelo Branco

Resenhas - A Brasileira de Prazins

glgoth 26/04/2023

é um livro entre romance e realismo, bem trágico mas é como descrito no final, nao tem propósito de mudar nada na vida, pois ela vai continuar como é
me perdi em algumas partes principalmente por causa do vocabulário e pela narrativa que nao deixa nenhuma ponta solta, mas que depois que voce entende o que ta acontecendo fica muito satisfatório

Mariele 16/02/2021

Sono
O romence é muito confuso. Me perdi no meio da leitura pois a história foca em 3 personagens e num romance e no meio do livro eles somem e aparecem outras pessoas. Confuso demais. Chato.

Allan.Macli 13/09/2015

Riquíssimo
À primeira vista esse não parece ser um livro ganancioso (acho que se não fosse pelo autor, difilcilmente alguém ficaria curioso em o ler), mas não demora para o realismo extremamente convicente e a narrativa novelesca apuradíssima nos prenda nos frames de uma história rica e surpreendente.
A Brasileira de Prazins é uma novela portuguesa com as características genuínas da narrativa de Camilo Castelo Branco, e o mais importante é que nela se encerra todas as habilidades maestrais do autor, a tragédia em forma de romance que nos remete inevitavelmente a Sheakespeare e seu Romeu e Julieta, e tantos outros casos de amores impossíveis. O cotidiano que revela nas personagens estudos clássicos de sociologia, dignas de Balzac. O teatro está lá, os poemas e até a crítica literária com uma alto-crítica ao mesmo tempo didática e cômica.
Mas é o realismo que mais impressiona, pois, trata-se de uma obra de um autor maduro e experimentado, exímio no que faz e apaixonada por seu país e seu povo, daí surgem personagens riquíssimos que lutam, perdem e ganham em reviravoltas que remontam a situação de Portugal nos anos de incerteza no final do século dezenove. Mas apesar de ser bem localizado no tempo e no espaço, esse não é apenas um retrato de seu tempo, trata-se de uma obra atemporal, que tem muito a ensinar aos nossos escritores contemporâneos.

JuninhoSCR 01/05/2012

Um dos Clássicos!
Este livro é, se não, um dos maiores feitos do autor Camilo Castelo Branco, ultiliza-se de uma linguagem portuguesa(Portugal), conta-se fatos inimagináveis, a sinopse passa toda informação, o que só tenho a dizer é que é um livro complexado, porém valioso!

Gláucia 27/02/2011

A culpa foi minha.
Já tinha lido e detestado Amor de Perdição, ainda assim quis dar mais uma chance ao renomado autor. Foi muito difícil terminar a leitura, romance extremamente melodramático, tedioso, lento, arrastado.