João & Maria

Ana Paula Bergamasco

Resenhas - João & Maria

1 | 2 | 3 | 4

Leninha Sempre Romântica 11/10/2011

Em primeiro lugar quero agradecer aos autores Ana Paula Bergamasco (Apátrida) e ao Marcos Bulzara (O Arquiteto do Esquecimento) pela confiança em me enviar o manuscrito do livro João & Maria em primeira mão para apreciação.

Diferente de suas obras anteriores que retratavam assuntos densos e com uma carga intensa de realismo, falando sobre o Holocausto, juntos eles nos brindam agora com um romance leve, encantador e apaixonante.

A história começa com a visão de um fato comum entre os personagens. Enquanto João vivência o que seria o início de uma carreira de sucesso, Maria assistia emocionada um grupo de Rock vencer um concurso musical pela TV. Um cantor que além de lindo, cantou sua música preferida, Fly Away From Here do grupo Aerosmith, fazendo seu coração sonhador suspirar.

Maria é uma garota tímida e reclusa que vive à sombra de sua irmã Isabela. Por não ser popular e descolada como Bela, Maria se isola em seu universo entre seus livros e estudos.
João sonha alto, mas só começa a realizar seus sonhos depois de um acidente que sofreu e durante sua recuperação ganha de presente de seu pai uma guitarra e um conselho:

“Quero que você seja o maior astro de rock do Brasil”

E assim nasceu o Polirock, com João no vocal e Guitarra, Ivan no baixo, Kadu na bateria, Breno na guitarra solo e Beto nos teclados.

Um amor platônico que começa na adolescência sem nenhuma pretensão de se concretizar.
Anos depois, um encontro acontece, mudando as vidas dos personagens. Mas, muitas barreiras eles terão que transpor para poder sonhar em ficarem juntos.

"...Os nossos sonhos são o que motivam a nossa vida... devemos ser felizes por que não sabemos o dia de amanhã"

Decidi não contar mais nada da história, até por que qualquer coisa a mais tiraria a beleza de se descobrir cada página do livro.

O livro é narrado em cada capítulo por um dos personagens, Maria (escrita por Ana Paula Bergamasco) e João (escrito por Marcos Bulzara), tornando-o de uma simplicidade tocante. Em cada fato narrado temos a visão de João e Maria em capítulos distintos. Uma escrita muito bem amarrada e desenvolvida de forma perfeita e única.

Ana e Marcos estão de parabéns. Para quem vem de livros com cargas emocionais super densas, beirando o trágico, eles conseguem passar com riqueza de detalhes uma trama suave, com uma narrativa simples e tão bem escrita que me tornei fã dos personagens e claro, querendo mais!

Ao fim da leitura me peguei suspirando e demorei dois dias para conseguir pegar outro livro para ler de tão apaixonada eu estava por João e Maria, e Pedro, e Kadu, e por todos os personagens da trama.

Vale à pena ler e se deliciar com esse livro que promete ser um grande sucesso. Aguardo ansiosa sua publicação para poder ter meu exemplar em mãos e poder ler novamente.

Recomendo que leiam com o coração e façam como eu, torçam por uma sequência por que com certeza o livro merece!
Vanessa Meiser 12/10/2011minha estante
Quero, necessito, preciso....ler urgentemente.

Antonio Novaes 30/04/2012

Uma verdadeira história de amor
Os autores descrevem uma linda história de um amor contadas com muito êxito por parte de cada um.

*Rô Bernas 31/12/2011

Encantador!
Um livro encantador...amei a história e amei mais ainda a forma como foi contada. Tinha momentos que não dava pra acreditar que tinham 2 pessoas escrevendo, tamanha sintonia.

Cada vez mais gosto deste estilo de cada capítulo ser ora de um, ora de outro personagem, tratando do mesmo assunto...assim podemos ver como o ser humano, mesmo querendo a mesma coisa, pensa diferente pois recebe a mensagem com a sua percepção e não como o outro quer passar e isso não é coisa de romance não...isso acontece e muito no nosso dia-a-dia.

Agora vem cá...que triângulo amoroso é esse? Difícil torcer por um....me deu vontade de bater nos autores por me deixar nesse dilema (rs). Mas enfim...o final foi bem pertinente....aliás....foi PERFEITO!

Amei...li o livro em dois dias, pois não conseguia parar de ler! =D

Renato Klisman 31/12/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
A Sincronia Perfeita entre Romance & Rock’n Roll. Vai Arrebatar, Atormentar e Arrebentar seu coração.

Maria é uma fresca.
Vive uma vidinha comum e sem graça. Tem um cara apaixonado por ela, que se dobra e desdobra para que a bendita seja feliz, mas não valoriza.
Deer, Maria nem ama o coitado. Vai se casar com ele e não ama.
P.S.: O coitado é o Pedro.
João é um biscateiro.
Pega todas – e mais algumas – e é o grande amor platônico da Maria.
Ok. Ela acha-o um cafajeste. Mas não consegue resistir.
Ambos são totalmente opostos.
Mas.
Ao mesmo tempo são duas metades perfeitas.
Irão se encaixar – ou não – num quebra cabeça complicado e cheio de peças cabulosas.
Prepare-se para se apaixonar – e odiar – perdidamente esse casal.A HISTÓRIA: Ok. No começo eu não estava dando muita moral pro livro. (É, eu confesso)
Imaginei que a história seria fraquinha e sem sal. Afinal, não esperava que dois autores de livros épicos sobre a Segunda Guerra e o Nazismo escrevessem um romance todo frufru e cheio de amor.
Me arrependi.
O livro é MAGNÍFICO! Ao mesmo tempo em que é leve, divertido e apaixonante, João & Maria consegue ser impactante, depressivo e desesperador.
Ao chegar em certa parte da narrativa é totalmente impossível abandonar sem ficar com as mãos formigando de vontade de pegar o romance novamente.
Me surpreendi com a criatividade e a força da história.
O leitor varia entre momentos de “Amo Você, Maria. Sua linda!” e também de “Porque Você Não Morre? Vadia!”. Com João acontece o mesmo: “João, Você é um fanfarrão desgraçado. Morre!” ou “Awwwn, tadinho d’ocê. Agora te entendo.”
Sério, as vezes me perguntava se eu não estava me tornando bipolar. O.o

E, enfim pude entender a frase: “Você acredita em amor impossível?” que eu via espalhada nos banner do livro por aí e na contra capa dele. O amor dos dois é, tipo, REALMENTE impossível. Meu deu uma aflição danada. De pulsar o coração loucamente. De quase me matar de infarto fulminante.

Queria ter lido ele antes.
O melhor de tudo, o livro não é cheio de personagens com nomes estrangeiros. É 100% Brasileiro. O triângulo amoroso de João, Maria e Pedro é, tipo, Brasileiro de corpo e alma! E essa foi uma das coisas que me fez amar a história ainda mais.
Só posso gritar desesperadamente para vocês: LEIAAAAM!
A CAPA: Sou SUPERSUSPEITO de falar. Afinal, foi eu quem fez. Haha.
Mas gostei. Gostei mesmo. O toque de verniz nas letras da capa então, ficou supremo!
E, se você tem o livro aí, aproveite para abrir a capa toda e ver como fica fofa! Como eu amo capas que formam uma imagem única entre frente/contra, apaixonei-me por essa!
Não vou falar mais, deixo para vocês os comentários. :P
Veja a original, para conferir Wallpapers e o BookTrailer: http://rkbooks.wordpress.com/2011/12/31/resenha-joao-e-maria/

Naty 28/10/2011

www.meninadabahia.com.br

Depois de investir em histórias dramáticas Ana Paula e Marcos resolveram apostar em muita risada, confusão, rock'n'roll e romance.

Cada capítulo é praticamente recriado na visão da Maria e do João. São dois pontos de vista sobre o mesmo episódio. É, praticamente, uma adaptação do fluxo da consciência.

Maria é romântica, mas deixou seus sentimentos de lado para dar vazão à praticidade. Namora com Pedro, não o ama, mas vai se casar. Vai construir família, fazer tudo que Pedro quiser e morrer todos os dias um pouco, de frustração.

João, sempre quis ser músico, mas por insistência da família resolveu cursar direito e foi na faculdade que ele conseguiu montar uma banca. Uniu o útil ao agradável. A banda virou sucesso.

João é amigo de Pedro, namorado de Maria. João e Maria se detestam. É aquele lance: pólos opostos que se atraem. Mas João não pode trair um amigo (ou pode?) e Maria não pode abrir mão de sua vida segura por uma paixão com o João (ou quer?)

João & Maria, de Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara (Editora Todas as Falas, 192 páginas, R$ 21,90) é revigorante. Com enredo jovem, alegre, vamos embarcando numa história de amor regada a sentimentos conflitantes e aquela vontade de ser plenamente feliz e realizado.

Lili 01/10/2011

Bem, primeiramente quero agradecer a Ana, minha grande amiga por ter me concedido o privilégio de ler João e Maria em primeira mão. E eu posso dizer que me apaixonei pelo livro! O livro todinho é escrito pela visão dos dois autores, ou seja, Ana escreveu os pensamentos da personagem Maria e Marcos Bulzara escreveu sobre os pensamentos do personagem João. Então temos um mesmo momento da vida deles descrito por cada um deles de maneiras diferentes. Como cada um se viu na mesma situação mas com reações diferentes. Achei o máximo isso!

O início do livro traz primeiro um prólogo da vida de Maria e depois o prólogo da vida de João. Feito isso, aí sim é que começa a história dos dois. Maria é estudiosa e tem metas traçadas para sua vida. João é o líder de uma banda de rock de muito sucesso, e a primeira vista parece ser um cara que só quer curtir a vida, mas... ele é muito mais do que isso. Não vou contar mais só para deixar vocês com vontade!

Eu realmente me surpreendi com a história. Ri muito com algumas passagens do livro, algumas tiradas da Maria e do João são impagáveis. E também me identifiquei bastante com a Maria, pelas situações e pelos pensamentos dela, similares ao que aconteceram comigo quando era jovem. E fiquei apaixonada pelos rapazes da banda Polirock: João, Ivan, Kadu, Breno e Beto. Sem falar do Pedro (leiam o livro para saber quem ele é e como sua participação é importante na trama).

Então o que posso dizer? Livro altamente recomendado para todos, românticos ou não, vocês vão se apaixonar pela história, eu garanto!

Quero parabenizar Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara pelo belíssimo trabalho e por terem escrito um livro totalmente diferente do que já haviam escrito. Isso só comprova o talento desses dois excelentes escritores nacionais!

E se quiserem ler mais resenhas, acesse: http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Juliana Vicente 16/11/2011

Quando Leninha perguntou se eu tinha interesse em ler João & Maria fiquei imediatamente animada. Quando o livro chegou a minhas mãos, eu devorei, só parei a leitura quando cheguei à última frase.

Esse livro foi uma surpresa. Claro que esperava que fosse um bom livro, pois Lena não cansava de dizer o quanto estava amando a leitura e tantos outros detalhes que só atiçaram minha vontade em conhecer a história completa.

O livro traz a visão de João, escrita por Marcos Bulzara, e Maria, escrita por Ana Paula Bergamasco. Todos os momentos do livro são descritos pelos dois personagens, isso torna a leitura tão dinâmica e envolvente que é impossível largar o livro. É maravilhoso acompanhar os pensamentos e atitudes de ambos os personagens.

Maria é muito jovem quando se inicia sua paixão platônica por João, passa por muitos momentos até finalmente conhecê-lo, quando isso acontece acredita que é tarde demais, afinal existem outros fatores que precisam ser considerados. João lutou muito para chegar ao sucesso, enfrentou momentos muitos difíceis, agora sua banda é tudo aquilo que sempre sonhou, infelizmente ele precisa de mais que apenas trabalho para ser realmente feliz.

Emocionei-me em diversos momentos do livro, são tantos personagens incríveis que é impossível não se identificar com algum deles ou no meu caso sofrer junto com certo personagem que é especial. Espero que os autores escrevam um livro só para ele… Tenho certeza que após vocês lerem o livro saberão de quem estou falando.

A única coisa que me irritou um pouquinho foi Maria ser chamada de “Princesa” tantas vezes, existe uma explicação justa do motivo do apelido, mas ainda assim eu preferia que usassem mais o nome dela.

Quero agradecer aos autores por terem me proporcionando uma leitura tão agradável e prazerosa, e a Leninha por ter me falado desse livro antes de qualquer outra pessoa. Espero que esse seja apenas o primeiro de muitos livros nesse estilo, pois vale muito a pena conhecer essa história.

Nota 10.

Vanessa Meiser 18/12/2011

“Eu era uma adolescente absolutamente certinha. Estudava doze horas por dia. Não apreciava programas de televisão populares. Não saía à noite. Uma vez por semana ia ao cinema com minhas amigas, ver comédias sem censura de idade.” (Maria) Pág 08

“Estava com quinze anos quando tive o meu primeiro encontro com a morte. Óbvio que foi apenas um encontro, nada mais do que isso. Ela apenas disse oi e me deixou seguir adiante. Eu a agradeço por isso. Não fosse esse encontro, não teria ganhado o presente que mudaria o meu destino e me transformaria no que sou hoje.” Pág 14 “Com dezessete anos e com o apoio financeiro dos meus pais, já tinha uma banda. E muitas meninas. Tenho que concordar que a minha condição financeira e os meus olhos azuis eram grandes aliados, mas os meus dotes musicais também auxiliavam.” (João) Pág 16

Maria é uma graça, menina tímida, avessa às badalações, gosta de ler e de estudar. Em nada se parece com João, o jovem vocalista da Polirock, a banda de rock de maior sucesso do momento. Acontece que neste caso o famoso ditado “os opostos se atraem” tem mesmo todo um fundo de verdade: Maria é secretamente apaixonada por João que até então nem sabe que ela existe, até o momento em que seu grande amigo Pedro lhe apresenta sua namorada, justamente a Maria. Pedro é também um menino de ouro (eu no lugar dela seria eternamente indecisa sobre qual dos dois escolher), acontece que Maria apesar de já namorar com ele há bastante tempo não nutre pelo menino nada mais que um amor de amigo e nem sabe por que vai empurrando o relacionamento com a barriga, talvez por medo de magoar Pedro.
Maria está no último ano de Jornalismo e encontra-se com dúvidas sobre o assunto que irá abordar no seu TCC, até que Pedro inocentemente sugere que o trabalho seja sobre a trajetória da Polirock. Relutantemente ela aceita a sugestão e é a partir daí que João entra definitivamente na sua vida.....
Este livro é apaixonante!!! A começar pela capa, impossível não se apaixonar por uma capa tão linda e tão bem feita. Desde que tomei conhecimento deste livro, fiquei contando os dias para que fosse lançado e eu pudesse comprar, pois bem, comprei em seguida ao lançamento e li também em seguida que chegou aqui em casa. Posso dizer que correspondeu a todas as minhas expectativas sem dúvida nenhuma. É um livro leve, romântico, sensível e cheio de sentimentos a flor da pele, enfim, tem tudo o que mais me chama atenção em uma história. Perfeito!

Lina DC 10/11/2012

Vou jogar a minha imparcialidade para o alto nessa resenha. Eu simplesmente amei o livro. A leitura flui muito bem, e eu terminei a leitura em algumas horinhas porque não conseguia fechar o livro. É simplesmente fofo demais. Então, só para deixar claro para quem for ler minha resenha: o livro é maravilhoso! O livro é dividido em capítulos curtos, que alternam a visão dos fatos: um capítulo é narrado pela Maria e o seguinte por João. Quando conhecemos Maria, percebemos que ela é uma jovem muito meiga, mas introspectiva. Dedicada aos estudos, é irmã mais nova de Bela, uma garota popular, que durante a adolescência não foi exatamente agradável com Maria. Maria sente-se como uma garota sem graça e se comporta do modo que todos esperam dela: sempre obediente e boazinha. O primeiro “contato” que Maria tem com João, é como telespectadora. Ela está assistindo a um programa de auditório que passa pela televisão com a família, quando a Polirock (banda do João) aparece e ela simplesmente se apaixona: se encanta pela voz, pelo carisma e pelo João. Começa a colecionar os CDs, e sabe de cor todas as músicas, apesar de dizer que não os suporta. É a sua paixão adolescente secreta.
João é apresentado como um cara extrovertido ao extremo, que tem pais que o apoiam 1000% e o incentivam com a banda. Após o programa de televisão que Maria estava assistindo, a banda ganha um contrato e começa a realmente ganhar notoriedade. È claro que com tantas viagens, tempo na estrada e sendo solteiro; vocês realmente acham que João não iria se encantar por essa vida e aproveitar ao máximo? Mas por trás disso, existe um coração que foi despedaçado... Será que algum dia João irá confiar em alguma mulher novamente?
O tempo passa e enquanto João e a Polirock viajam pelo mundo, Maria está na universidade e tem até um namorado, o Pedro. Pedro a primeira vista foi um pouco desagradável, mas conforme a leitura avançava, eu percebia que a história não era bem assim. Pedro estuda história, é inteligente, comunicativo, e realmente ama Maria, mas não há uma “química” entre eles. Ambos continuam estudando na USP (Universidade de São Paulo), Pedro continua a estudar após a graduação e os dois acabam ficando noivos. Maria ainda precisa fazer o TCC (aquele belíssimo trabalho que todos os alunos adoram!), mas não tem ideia do que fazer, até que seu noivo sugere que ela fale da trajetória da Polirock. E é quando ocorre a grande virada da história! Pedro conhece João e o pessoal da banda, pois todos estudavam juntos antes de se dedicarem exclusivamente a banda. Apesar do nervosismo do amor adolescente, Maria aceita a sugestão do noivo, que marca uma reunião com João e a noiva. Bom, a partir daí... Simplesmente devorei, vibrei e torci o tempo todo durante a leitura. Não posso contar mais o que acontece para não estragar o livro para vocês, mas é apaixonante. Eu ri muito, principalmente por alterarem o ponto de vista na narração... Então eu li como as situações aconteciam e cada um interpretava de um modo totalmente diferente. O livro é fofo, a revisão está de parabéns. O clima estudantil, regado à música, rock e amor é fantástico. Achei a capa muito romântica e ao mesmo tempo consegue transmitir totalmente os aspectos principais do livro.

L P 03/04/2012

Romance perfeito!
Resenha completa em: http://asasimaginarias.blogspot.com/2012/04/resenha-joao-maria-ana-paula-bergamasco.html

João & Maria é um livro envolvente, de uma leitura leve e divertida, onde você se verá rindo e chorando junto aos personagens, se apaixonar e sofrer desilusões e, no fim, ficar com gostinho de quero mais!

Ander 02/07/2012minha estante
Viu como vc consegue, belezinha em *-* haha

Janaina.Granado 10/12/2011

João & Maria
Maria, logo de cara me identifiquei com ela, bem parecida comigo, não gosta de baladas, gosta de livros, é estudiosa, fez faculdade de jornalismo é "marrentinha"...

João já é um cara que se acha o gostosão, tem todas as meninas aos seus pés, não simpatizei com ele no início, mas depois descubro que ele é palmeirense, ai me encantei...

Pedro muito fofo, sem dizer que amo esse nome, (será o nome do meu filho um dia). É noivo de Maria, atencioso, estudioso, trabalhador.

Polirock a banda é formada por 5 integrantes - João, Kadu, Breno, Ivan e Beto.

" Chorou ao meu lado e disse que nunca sentiu tanto medo na vida. Medo de que eu morresse e que ele não tivesse mais motivos para viver. E então disse a frase que me marcou:- Quero que você seja o maior astro de rock do Brasil. Daí quem chorou fui eu."

Como começar? Estou encantada até agora, terminei de ler quarta - feira (30/11) e até agora domingo (04/12) ainda não consegui pegar nenhum outro livro para ler.
Parece que eu estava vivendo os sentimentos da Maria e do João, os personagens entram na vida da gente de uma forma inexplicável, os autores foram a fundo com as emoções...

" E no meu quarto escuro, com um fone de ouvido, me deixava aventurar pela voz rouca de João. Então me imaginava com ele numa ilha deserta, sem ninguém para atrapalhar, cercada de flores e bombons. Uma melodia romântica sussurrada no ar. Um beijo apaixonado..."
Cada cena acontecimento era narrado tanto pela Maria quanto pelo João, eu conseguia entender os dois lados, compreender os sentimentos dos dois..."

Foi diferente ler um livro narrado por dois autores, ainda mais sendo um homem e uma mulher.

" A minha palpitação quando pensava no João aos poucos estava sendo controlada. Cheguei a pensar que o encanto inicial acabara, esmaecido nas fantasias juvenis de outrora. Pelo menos poderia enfrentar o fatídico evento musical que me esperava no sábado de cabeça erguida. Bom, era o que pensava..."

Não posso deixar de comentar sobre a capa, está linda, as cores tudo muito bonito, estão de parabéns.

Luciane Rangel 11/12/2011

Não tem como falar de João&Maria sem começar pela primeira impressão: a capa. Um trabalho belíssimo, o tipo de livro que se vende sozinho. É jovem, despojada, e retrata perfeitamente o espírito do livro.

Deixando a aparência de lado, falando do livro em si. São quase 200 páginas, que devorei em pouco mais de duas horas. É uma leitura que flui com naturalidade e leveza, além de provocar no leitor aquela famosa (e deliciosa) ânsia de “preciso saber mais!”

O livro é narrado em primeira pessoa, pelos protagonistas. Uma curiosidade é que os dois autores se revezaram nessa função, sendo o Marcos Bulzara responsável pelo ponto de vista do João e Ana Paula Bergamasco pelo da Maria. E, ao contrário do receio que tive ao início, isso não causou qualquer choque de estilos. Durante a leitura, por vezes esqueci-me completamente do fato do livro ter sido escrito por duas pessoas. As narrativas do Marcos e da Ana Paula são muito parecidas, o que faz com que a leitura flua ainda melhor.

Falando sobre a história: é um enredo jovem, leve, divertido e, ao mesmo tempo, emocionante. Como revela a frase-tema do início da resenha, retrata um amor impossível (certo, talvez não impossível, mas bastante improvável) de um astro de rock e uma fã. Com o agravante dessa fã, além de ser namorada de um amigo de João, ainda ser uma moça um tanto geniosa, que há anos tenta suprimir sua paixão platônica jurando a todos que odeia a banda Polirock e, em especial, seu vocalista. Já o João, é o perfeito esteriótipo do rock star garanhão e metido e, por conta disso, vê-se em completo desespero ao conhecer a noiva de seu amigo e ser de imediato hostilizado por ela (como assim, uma mulher que não morre de amores por ele?)... E, o que é pior, vê-se, aos poucos, se apaixonando por Maria.

Apesar do foco no romance, o livro também trabalha relações familiares e de amizade e é recheado de coadjuvantes encantadores ou irritantes... ou os dois, dependendo da situação ou do ponto de vista, como todo personagem bem elaborado deve ser.

Poderia resumir João&Maria como um primoroso trabalho em grupo. Sabemos que um livro não se faz apenas de uma boa história e, no caso deste, todos os profissionais envolvidos estão de parabéns: capista, diagramadores, revisora... Formaram um conjunto perfeito de um livro delicioso de se ver, tocar, ler e se emocionar.

Recomendado a todos que procuram uma leitura leve, divertida e apaixonante.

Nanáh Zoti 10/01/2013

*O*
Depois de um atraso monumental dos correios - arghhh- meu livro finalmente chegou- estava autografado!!, por Deus, tinha esquecido de pedir quando comprei-, mas enfim, comecei a lê-lo nove da noite e a uma da manhã tinha terminado.

Meus Deus!!

O livro?!?! Lindo, angustiante e envolvente.

Sabe o que é estar com um livro a 00:32 da noite, tendo que acorda as 04:00 da manhã e simplesmente não conseguir abandonar a história?? A tempos isso não acontecia comigo e rever essa sensação foi incrível.
Tanta coisa que senti por esses personagens....- Gezzz-, acho que o Pedro foi o que mais marcou. Seu machismo- odeio isso - sua sensibilidade, seu amor pela Maria - \o/- foi o que deixou o livro com o gostinho de OH-MEU-DEUS-NÃO-DEIXE-ELE-SOFRER, que muitos triângulos amorosos deixam, seu altruísmo e sacrifício no final foi o que realmente deu um ar de diferença a esse estilo de história.
Me identifiquei muito com a Maria - estudo pra cacet**, vida de estudante fisioterapia não é fácil- e espero sinceramente que tenha um João esperando por mim aí fora - kkkkkkkkk.
A experiência de ver os fatos contado pelo ponto de vista da Maria é algo que todas as mulheres podem entender,- aquela raiva do mocinho lindo, o "porque" das besteiras que eles fazem- mas colocar o ponto de vista do João dá uma nova perspectiva pra história, uma explicação do "porque" ele ter agido como agiu e ter dito o que disse. E isso foi outro fator que me fez amar essa história.
Apenas senti falta - ou quem sabe decepcionada por ter acabado tão rápido? Estou decidindo ainda - de ver o relacionamento dele, o namoro, o noivado, aquele clichê bobo de Eu te amo e tudo mais, falas melosas....Isso provavelmente estragaria o livro, mas sou uma leitora e têm dias que nem mesmo entendo o que quero em relação a um livro.

Em resumo, o livro é lindo - arte e escrita - e eu super recomendo aos românticos de plantão - literalmente, ninguém consegue largar o livro antes de acaba-lo!- essa leitura maravilhosa.

Philip Rangel 09/03/2012

Uma história diferente....
O que posso falar da leitura de João e Maria? Bom, muito diferente do enredo que achei que era, falo das nossas crianças conhecidas. Porém, a história é completamente diferente.

Interessei pelo livro depois do convite da Kate do blog Drunk Culture para um book tour pelos autores Ana Paula e Marcos Bulzura. Começando a leitura no primeiro momento me chamou atenção no enredo. O livro é dividido entre a narração de Maria (pela Ana Paula) e João(pelo Marcos). Maria é uma garota meio estudiosa, certinha, ou melhor quase. João, é um mulherengo, que busca um sonho. Ser famoso. Junto com seus amigos ele vão em busca desse sonho. Tudo começa, quando ganham um concurso de tv, que transforma a vida da banda Polirock em um fenômeno da música.

O enredo é como dito dividido, até mesmo para vermos a mentalidade de cada personagem, tudo muda quando a banda já bem sucedida, a Maria como fã, mas nunca revelado. E depois de iniciar um namoro com Pedro, resolvem se casar. Mas, tudo muda, quando em sua conclusão de curso, para construção do trabalho final (TCC), Pedro indica a banda. Ao chegar no escritório da banda os olhos de João mudam, o mesmo acontece com Maria.

Daí para frente o enredo começa naquela corrida de sentimentos. Ambos negando esse amor. Uma vez que João, já sofreu no passado por Mariana. E Pedro é o melhor amigo de João. Até que, o amor não tem limites, e nossos protagonistas precisam tomar uma decisão.

Bom, uma leitura envolvente, calma. para ser lida em um final de semana. Mas cuidado, os capítulos são divididos entre a mentalidade de João e Maria, então os fatos vocês podem achar que são os mesmos, ou repetidos, ou erraram na escrita. Mas não, cada um mostra o que estavam pensando naquela cena, momento.

O que deixou a desejar foi a rapidez dos acontecimentos, porque quando pegamos todo o enredo, quando ficamos ansiosos pela Maria e pelo João. O enredo finaliza como um ...``e viveram felizes para sempre``.... sem ter aquela vida depois com os personagens....

Ana Paula e Marcos souberam trabalhar juntos, e tenho vontade de ler suas outras obras. Sem contar que, o livro é brasileiro.

Indico....

www.entrandonumafria.com.br