Tempos de AlgóriA

Tempos de AlgóriA Richard Diegues

Resenhas - Tempos de AlgóriA

Cris Lasaitis 28/07/2011

Apresentação da Obra, pela escritora Cristina Lasaitis
Venha, entre logo, antes que os ventos levem você embora. Não ligue para os móveis revirados. Saiba que eu seria uma melhor anfitriã se ao menos pudesse servir o chá com elegância em meio a um terremoto. Ao ver você chegar, estendi a toalha e coloquei água para ferver, mas os céus se rasgaram, o chão começou a tremer, o vento estourou as vidraças, o lustre caiu e toda a porcelana ficou em pedaços. O clima tem sido assim desde que este livro nasceu na mente do seu autor.

Saiba que temos aqui vários universos; inúmeros, como as portas que não se contam até o último corredor deste castelo. Todos interligados, separados por infinitas distâncias e, ao mesmo tempo, mais próximos entre si do que os gomos de uma laranja. Se meu chão treme, posso adivinhar que o teto de alguém está desmoronando. Se meu coração acelera, sei que o de outrem foi arrancado do peito.

Havia harmonia antes, quando tudo era fácil de entender: as fadas ainda tinham asas, as serpentes eram sagradas e os dragões, ameaças distantes. Lembro que minha avó dizia: Nunca se meta nos assuntos dos dragões, porque você, além de intrometida, é crocante e rica em vitaminas. Ela não podia ter me dado um conselho mais sábio. Sugiro que você o guarde também. Vai precisar.

Se tiver coragem para perambular por aí, guiarei você até uma saída uma das infinitas deste labirinto: o Universo de Todos os Olhos. Não direi que é um lugar seguro, mas a paisagem é bonita se você tiver olhos para ver. É um reino de bravos reis e cavaleiros, de donzelas esquecidas e rainhas intrépidas e também de dinossauros, duendes, monges, toupeiras de várias cores e monstros que você não gostaria de ver nem como bichos de pelúcia. Se sentir uma estranha familiaridade, não será por acaso: você certamente já visitou o lugar enquanto dormia. Não negue, você é um sonhador!

E não é fácil ser um sonhador. A estrada para os sonhos passa por uma região de inconsciência profunda, onde tudo é escuro e incerto e, ao chegar ao Reino dos Sonhos, você nem sequer lembra por quais paragens teve de transitar. Não é de estranhar que tantas vezes, sem saber, tenha tomado o caminho errado e ido parar no reino vizinho: o dos Pesadelos. Tão próximo e tão diferente, com seus habitantes sibilantes e corredeiras de medo.

Uma vez, o escritor Terry Pratchett descreveu a literatura de fantasia como uma bicicleta ergométrica para o cérebro. Na prática, ela não nos leva a lugar nenhum, mas tem a propriedade de exercitar os músculos que irão nos conduzir a todos os lugares. Não será exagero, portanto, dizer que os leitores de fantasia costumam ter cérebros sarados e sabem enfrentar a realidade sem se apoiar em muletas invisíveis. Todas as formas de literatura têm algo a nos ensinar. O bom livro de fantasia é muito parecido com um objeto fantástico propriamente dito: um portal entre mundos. Como este pelo qual você acaba de passar.

Mas discorrer sobre os porquês da fantasia é o mesmo que tentar justificar um delicioso peru assado com batatinhas sauté ou aquele chá com biscoitos que infelizmente não posso lhe oferecer, pois o pote se espatifou e as rosquinhas saíram rolando escada acima. O fato é que há momentos em que uma bela história nos é mais necessária do que um prato de comida, não é mesmo? Fantasiamos porque temos fome de fantasia. Precisamos comer um pouco de arroz com ficção todo dia, beber um antídoto contra a rotina, usar um emplastro Brás Cubas contra o tédio; isso, até que venham as noites de gala, quando encontramos um livro muito especial ou assistimos a um grande filme e assim nos é oferecido um verdadeiro banquete de imaginação, convite para o maravilhamento. Só para atiçar a sua gula, adianto que sua estadia aqui corresponde bem a este caso: um bem-vindo sequestro para o mundo da fantasia.

Garanto que uma grande aventura espera por você nas próximas páginas deste desfiladeiro de letras. Torço para que encontre uma resposta para o grande mistério que chacoalha os mundos de AlgóriA. Vamos, coragem! Desculpe a pressa, mas, para dizer a verdade, nem sei se ainda haverá um castelo aqui quando você voltar. Quem sabe não nos encontraremos de novo outro dia, em outro universo?

Que a Grande Luz ilumine o seu percurso, que a noite devore os seus medos. A passagem está livre. Avante! Começam aqui os Tempos de AlgóriA.
DMorje 12/06/2012minha estante
eu quero fazer troca de livros, gostaria deste livro em troca eu tenho Catrina e o reino de todos os olhos, quem desejar fazer troca me avisa por e-mail - site.just@gmail.com - obrigada!

Ricardo Rocha 19/08/2014minha estante
Ufa... Quem sabe nos encontraremos mas tira essa grande luz, pls... =)

Leitor Cabuloso 26/08/2012

O que me levou a ler Tempos de Algória foi outro livro. Tenho interesse na leitura do Catrina e o Reino de Todos os Olhos e como fiquei sabendo que o livro faz parte de uma coleção – Algória – comecei por esse, Tempos de Algória é o primeiro livro, embora, pelo que eu entendi os livros não são interligados.

Em Tempos de Algória, uma história de fantasia, conhecemos três reinos: O Reino dos Sonhos, O Reino dos Pesadelos e o Reino de Todos os Olhos. Os personagens dessa história se passam neste último. O Rei Lud o governa ao lado da Rainha Mel. Iniciamos a história no inicio de um torneio em homenagem a paz entre os três Reinos, onde aparecem diversos participantes. Entre eles estão os filhos do rei: Ogres e Gamon. Uma coisa interessante no livro são as diversas criaturas presentes no torneio, com suas diferentes formas e habilidades. Os costumes do torneio também são criativos.
Richard

Richard

Um personagem que não me agradou – acho que era esse o intuito – foi Gamon. Ele é o tipo “gostosão” que faz de tudo para ganhar mais status, para estar sempre em evidência e a Rainha Mel, o tendo como filho preferido, me irritou mais ainda. O modo como ela trata Ogres, como se fosse um bastardo me fez xingá-la algumas vezes.

Logo após o torneio acontece algo totalmente inesperado: alguns símbolos aparecem no céu e com eles dragões. Um deles é derrotado por Ogres e Gamon, mas eles não sabem que esse é só o primeiro de um exército que planeja a destruição do Reino de Todos os Olhos.

Disse anteriormente que dois personagens me irritaram, mas infelizmente nenhum me cativou. Nenhum personagem me fez torcer por ele ou prender a respiração quando entrava em perigo. Isso, na minha opinião, é algo que faz muita falta em um livro.

A história é simples de leitura rápida e fácil. É um livro considerado juvenil, mas nem por isso é bobo – algumas pessoas ainda associam assim, acredita? O livro tem as páginas grossas e as letras boas para leitura e contém ilustrações que condizem perfeitamente com as descrições no livro.

Logo vou realizar meu desejo em ler Catrina e digo o que achei para vocês.