Ordem e Progresso

Ordem e Progresso P.P.F. Simões

Resenhas - Ordem e Progresso

Vanessa Vieira 19/09/2013

Ordem e Progresso_P.P.F.Simões
O livro Ordem e Progresso, do escritor brasileiro P.P.F. Simões, nos traz uma história que engloba política, desigualdade social, dentre outros fatos do gênero que permeiam o cotidiano do nosso país.

Conhecemos Samantha, uma linda mulata, pós-graduada em Sociologia Política. Ela é a protagonista principal da trama e vivencia todos os dramas presentes nela. Samantha vai trabalhar em uma repartição pública, o ICMSP, uma instituição responsável por auxiliar os imigrantes no Brasil. Claro que para essa vaga, seus atributos físicos contaram muito mais do que os seus "dons intelectuais". Chegando no ICMSP, ela se depara com outros três funcionários, Ana Carolina, Bruno e Henrique. Os três, por sua vez, só querem saber de internet e papo furado, e trabalho que é bom, nada. Fica evidente aqui uma crítica à vários funcionários públicos, que eu e você já tivemos o desprazer de conhecer. Pessoas que aproveitam a sua situação de concursados, para trabalhar quando quiser e se quiser, pouco se importando em auxiliar o seu semelhante.

Samantha quer fazer a diferença, mas percebe que uma andorinha só não faz verão. Para piorar a sua situação, ela tem que lidar com o comportamento nada amistoso de Ana, que nutre muita inveja da moça e faz de tudo para prejudicá-la. Sem contar o seu namorado, o playboy Albertino, com o qual vive um relacionamento turbulento e cheio de conflitos.

Ordem e Progresso é uma verdadeira crítica a sociedade brasileira. Todos os problemas e mazelas do nosso país são apresentados aqui, sob um ponto de vista cômico e esclarecedor. Narrado em terceira pessoa, com uma riqueza de detalhes surpreendente, acompanhamos o cotidiano brasileiro, desde os fatos que se sucedem no Congresso, como até mesmo a situação de caos que permeia os dias atuais.

Samantha é a personagem principal da trama, e acompanhamos a história através de sua trajetória. Apesar de ser uma moça independente, que deixou a casa dos pais em Guaianazes, dividindo um apê com a sua amiga oriental Fumiko no Tatuapé para estudar e ter uma vida melhor, notamos que sua personalidade é bastante oscilante. Seu relacionamento com Albertino nos dá uma clara noção disso. Ela se sujeita a vontade do namorado sem pestanejar, desde a alimentação quanto as modalidades sexuais, e isso não me agradou, além de demonstrar uma certa fraqueza de caráter. No trabalho, demonstra que se preocupa com o seu próximo e tem belíssimas atitudes de integridade, porém, na vida pessoal, deixa muito a desejar.

Em suma, Ordem e Progresso é um livro inteligente, crítico e que se encaixa como uma luva na nossa atualidade. O autor não poupou palavras, e soube trabalhar com intensidade o tema. Algo que não me agradou foi a protagonista, que demonstrou uma personalidade um tanto dúbia. A capa é simples e reflete bem o teor da obra. Infelizmente, a editora pecou bastante na revisão do livro, tanto com erros de digitação, como com acentuação e concordância verbal, o que é uma pena. Tais detalhes acabam prejudicando na leitura, o que é lamentável. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2013/09/resenha-ordem-e-progresso-ppf-simoes.html

M. Scheibler 18/11/2012

De maneira divertida o autor nos apresenta situações cotidianas. O ponto-chave da sátira é o funcionalismo público, que é apresentado da maneira que a maioria das pessoas imagina: repartições cheias de pessoas que não fazem absolutamente nada.

A protagonista consegue um cargo público mais por suas belezas físicas do que intelectuais e, ao iniciar o novo trabalho, ganha antipatia e respeito, dependendo do tamanho da preguiça de cada colega.

Catástrofes ocorrem no mundo todo, menos no Brasil. E é para cá que as pessoas vêm fugindo das calamidades, o que torna nosso país um campo de refugiados. Uma completa falta de organização nos mostra como uma situação dessas seria calamitosa na vida real. A protagonista, relativamente, passa por cima da burocracia e consegue um local abandonado para abrigar os estrangeiros.

Traição, sexo e falcatruas dão o tempero dessa obra interessante.

Rodrigo 10/09/2012

Resenha postada no blog: http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com.br
Tirando algumas reflexões inoportunas e um final um tanto decepcionante, Ordem e Progresso é um livro muito profundo e marcante que trata dos problemas sociais do Brasil de uma forma muito real e crua (leitura obrigatória para todos os brasileiros!).

Tenho muito orgulho de dizer que li esse livro, apesar de ser iniciante no meio literário, Simões conseguiu condensar praticamente todos os problemas que impedem o nosso país de evoluir em uma história extremamente interessante.

A escrita do autor é bem rebuscada então eu não recomendo o livro para leitores inexperientes, pois eles irão encontrar uma leitura um tanto difícil, e também não recomendo o livro para aqueles que procuram apenas algo para se divertir e passar o tempo, a história é complexa e exige bastante atenção do leitor.

O mundo está sofrendo uma série de catástrofes gravíssimas que obrigam as pessoas a procurar abrigo em outros países, o Brasil é um dos poucos países que não foi afetado pelas catástrofes e é invadido por vários imigrantes que procuram ajuda para a sua situação, enquanto isso Samantha, a protagonista, termina de completar a sua pós-graduação e consegue um emprego em um órgão do governo e está muito feliz ao lado de seu namorado Albertino.

O mais incrível do livro é como o autor consegue mesclar perfeitamente temas como romance, drama e política ao mesmo tempo em que acompanhamos Samantha tentando construir o seu futuro, nós vemos a situação horrorosa que o mundo vive e maneira monstruosa como o governo lida com os imigrantes. Não é novidade para ninguém que os políticos brasileiros conseguem ser bem indiferentes e cruéis para com seu próprio povo quando querem, mas nessa trama isso chega ao auge, eles precisam encontrar uma solução rápida e eficiente para acabar com a avalanche de imigrantes entrando no país e para se livrar daqueles que já estão aqui, e quando vocês lerem o livro vão concordar que a solução foi extremamente chocante.

Mesmo sendo um excelente livro de estréia, ele contém alguns defeitos, que se não fosse cometidos teriam deixado o livro entrar na minha lista de favoritos, como por exemplo, as várias reflexões que o autor faz durante a narrativa, em alguns momentos ele exagera, deixando a história maçante, e o final foi um tanto decepcionante, vejam bem, depois de presenciar situações muito fortes no meio do livro a trama vai ficando mais leve, e o final, que deveria ser o clímax, acabou não sendo tão empolgante

Nota: 9.0

Just Livros 04/04/2012

Resenha just Livros
Uma narrativa inovadora, em terceira pessoa onde o narrador conta a vida de Samantha (personagem principal) e ao mesmo tempo interage com o leitor.
Samantha é uma mulher batalhadora, pós-graduada, linda e com “olhos de lince”. Linda e com o famoso jeitinho brasileiro ela consegue um cargo público sem precisar prestar concurso e vai trabalhar no ICMSP; local onde ela começa a perceber a corrupção que esta por trás da sociedade brasileira.
Entre problemas em seu trabalho com a vinda de imigrantes de países vizinhos, funcionários que fazem de tudo no trabalho menos trabalhar, sua companheira de apartamento e seu namorado rico; Samantha passa pelas mais diversas situações fazendo de tudo para resolver os problemas que surgem.
Um romance polêmico que apesar de ser uma história fictícia nos mostra a todo momento os problemas sociais e a corrupção. Com personagens bem elaborados que mostram pessoas de níveis diferentes e que representam muito bem os brasileiros.
Após ler o livro e refletir me veio em mente a música da banda Legião Urbana, “Que país é esse?” apesar de ser um país lindo, rico com sua beleza natural e diversidade também como diz a música existe sujeita pra todo lado.
Com uma capa simples o livro chama a atenção pelo titulo, com capítulos curtos a leitura se torna agradável, mas a repetição de algumas expressões deixa a leitura cansativa em alguns pontos. Em geral é um livro com uma história atual que deveria ser leitura obrigatória a todo cidadão para abrir os olhos em relação a alguns acontecimentos no nosso país e é claro se divertir com o narrador e seu amor platônico e ciúmes pela protagonista.

Um trecho que eu quero compartilhar com vocês:
"Como a corrupção, as mentiras sempre se emendam umas às outras. Como um grande cobertor de retalhos unidos um por um até o infinito, e as corrupções assim como as mentiras, ainda continuarão a ser costuradas nesse cobertor frágil, porém, conforme a quem lhe convêm. Como se o atual ato corrupto, dependesse absolutamente do ato sucessor.". Pág. 80

Samantha @degraudeletras 14/02/2012

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Logo que terminei de ler este livro senti um pouco de dificuldade para falar sobre ele, um romance inteligente que me deu raiva, curiosidade, fome de mais e mais páginas e surpresas um tanto quanto singulares.

Em meio a uma narrativa que foge dos padrões, Simões mescla traços de realidade e fantasia banhados em sua forte influência Machadiana. Debate de forma casual o tamanho da beleza do nosso país e ao mesmo tempo suas mazelas sociais. Um narrador apaixonado pela protagonista, uma negra batalhadora que se vê num emaranhado sujo de trambiques políticos que levou seus sonhos de cidadã brasileira para o lixo.

Os capítulos de introspecção do narrador, que busca uma reflexão sobre os fatos, vai aos poucos perdendo sua consistência, tornando-se ainda um tanto melodramático. Repleto de picos de conteúdo reveza entre críticas, conversas com a traça e o leitor e um pseudo auto flagelamento.

Em suma, o livro vai esvaindo na mão do leitor, podendo ser resumido para evitar alguns desagrados e empobrecimento da obra.

AndreLSarausa 11/02/2012

Resenha - Ordem e Progresso
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2012/02/resenha-ordem-e-progresso.html

Samantha é uma mulher linda, confiante, trabalhadora e brasileira.
Uma mulata com olhos de lince, como repetiu varias vezes o autor.Tenta conseguir um trabalho, e, por ser mais bonita que sua concorrente, acaba conseguindo facíl. Não que ela não seja preparada, mas sua beleza a ajudou bastante.

Chegando no seu primeiro dia de trabalho na repartição pública, conhece seus colegas: Bruno, que se encanta com ela desde que se conhecem; Ana Carolina: Sua inimiga número 1, que não sai do bate papo, e Henrique: um cara que só fica assistindo videos do youtube durante o expediente, e odeia argentinos.
Esses são seus colegas de trabalho.E essa era a rotina deles, até Samantha chegar.

Tudo muda quando começam a aparecer varios imigrantes de páises vizinhos, que correram para o Brasil em um momento de pânico em seus países, varias catástrofes estavam acontecendo ao redor do mundo, menos no Brasil.Os três ficam perdidos, não sabem o que fazer, nunca tinham trabalhado antes, só ficavam mexendo em emails, etc.Mas Samantha, já começando muito bem seu trabalho, arromba um prédio do governo, que estava desocupado, e coloca todos lá dentro. Até que arranjam um refúgio para os imigrantes, e colocam todos lá dentro, mas é dificil dizer qual o pior: o péssimo refúgio, ou ficar no páis devastado.

Tenho que dizer que demorei um pouco para ler esse livro.
A história em si é muito boa, a narrativa contando a história tambem, mas ficava muito cansativo quando o autor parava de contar a história para ficar refletindo sobre milhões de coisas ao mesmo tempo, isso foi bem cansativo.
O narrador se mostra muito apaixonado por Samantha, mesmo sabendo que seria um amor platônico, nunca seria correspondido.
Achei bem diferente a narrativa, é em terceira pessoa, contando a vida de Samantha, mas, as vezes o narrador fala de si própio, conversa com o leitor, mas nós nunca sabemos nada sobre ele, nem mesmo seu nome.

Esse livro é bom, mas é muito cansativo, não gostei muito.

Camille 05/11/2011

O plano de fundo da história é o mundo com problemas. Aquecimento global? Talvez, é possível que sim, mas deixemos os nomes à parte para discutir algo mais importante: a consequência disso. O Brasil, um dos poucos países a não sofrer com as mudanças climáticas e tragédias geradas por furações e tsunamis, recebe refugiados de países vizinhos – não estramos tratando de uma família ou vinte, e sim muitas mais que fogem tentando salvar a própria vida.

Samantha Albuquerque é bonita, eficiente e consegue uma profissão com seu jeitinho brasileiro e, sem prestar concurso, se torna uma concursada do governo, com o problema de refugiados em mãos para resolver e nenhuma preparação para o que está por vir. Em meio a atitudes heroicas e outras nem tanto assim, ela se vê com um namorado que a pede em casamento e, deixando de lado todos os contras, faz com que o terror do narrador observador (que "toma partido" nas situações) se torne verdadeiro ao aceitar.

O livro traz uma crítica à sociedade brasileira nos mais diversos níveis. Por vezes fala da educação – também como fala da falta dela -, demonstrando cenas absurdas em meio a cenários fictícios que podem facilmente se corresponderem à realidade. Mostra a corrupção nas suas formas mais ocultas e simplistas, a submissão de quem não poderia se submeter visando atingir um sonho – ou a estabilidade. Fala, literalmente, sobre o amor, a ordem e o progresso de forma excepcional e inteligente no dia-a-dia de seus personagens.

Entretanto, é visível alguns problemas que tiram um pouco da empolgação na narrativa – também inovadora em diversos aspectos. São os casos das repetições exageradas de expressões como "olhos de lince" para caracterizar a personagem principal, ou falar no sangue que sai do corpo do narrador. Erros de pontuação também são vistos consideravelmente ao longo do livro. Por outro lado, acho interessante o uso de capítulos, em sua grande parte, pequenos, principalmente quando se tornam observações introspectivas do narrador a respeito de algo, alguém ou um nome de importância considerável.

É um livro diferente em vários aspectos e talvez exatamente por isso mereça ser lido com atenção e cuidado. Se o narrador fala muitas vezes das entrelinhas, quem disse que ele não poderá falar nelas também?

Zilda Peixoto 28/10/2011

Ordem e Progresso
Ordem e Progresso é um daqueles livros que te faz sentir mil coisas ao mesmo tempo Eu ri,chorei,me indignei,me revoltei e por vezes,gritei.Isso mesmo,GRITEI.De espanto.Tamanha a audácia do autor em escrever coisas tão óbvias e tão polêmicas ao mesmo tempo.
Preciso dizer que,quando recebi o livro não depositei muita fé nele.É verdade!Pré-julguei antes mesmo de começar a lê-lo.E foi pelo simples fato de,eu achar que era mais um livro falando de política,desigualdade social e outros assuntos relacionados a isso. Mas,foi só ler o primeiro capítulo que não larguei mais o livro.Demorei muito para recebê-lo devido à greve dos correios e por isso,quando o recebi me dediquei ao máximo para lê-lo rapidamente.Só que não tem como você ler um livro como esse rapidamente.E sabem porquê?
Ordem e Progresso é um tapa na cara do leitor,é um livro que te afronta.A cada parágrafo,você é levado ao espelho para se perguntar:Meu Deus,que país é esse?Que tipo de cidadão eu sou?

É, foram essas perguntas que me fiz ao ler esse livro.

Ordem e Progresso narra a história de Samantha Alburquerque. Uma negra linda, pós-graduada e com olhos de lince.São muitos os adjetivos dados à Samantha,esses são alguns deles. Samantha é a protagonista e ao mesmo a coadjuvante da história. Pois, ao mesmo tempo que temos o enfoque na vida e cotidiano dela,os conflitos sociais são levados ao centro da narrativa. Ela tem exatamente tudo que uma mulher desejaria: tem a beleza de uma deusa,um namorado rico e “apaixonado” e um emprego “público”!
Em meio à tiradas hilariantes, o autor usa de seu humor sarcástico para nos entreter sobre um assunto muito atual. A história gira em torno do trabalho que Samantha irá conseguir devido ao seu mérito intelectual!? Ela irá trabalhar no ICMSP(Imigrantes da Cidade de São Paulo).Lendo essa sigla,percebi a brincadeira do autor em relação à criação de tantas siglas que o governo cria todos os dias para criar novas instituições obsoletas,assim como era o ICMSP. Os funcionários Ana, Bruno e Henrique são os estereótipos que encontramos nas mais diversas repartições públicas de nosso país.Ficam sentados o dia todo em frente aos seus computadores,que são utilizados para outros fins,que não sejam para trabalho.E nada fazem.Nada!Absolutamente nada!

Samantha será mais uma desses "felizardos". Muitas mudanças ocorrerão na vida dessa mulata genuinamente brasileira. Em muitos momentos ela estará a frente de conflitos com seu namorado Albertino, seu novo emprego.com sua amiga Fumiko,enfim,ela resolverá tudo ao jeitinho brasileiro. Foram muitas as passagens do livro que pensei que o autor era louco.Isso mesmo, louco! Tudo é tão comum e tão intenso que pensei que para alguém escrever um romance que narra uma história quase que verossímil, que destaque as doenças e os vícios de nós,seres humanos, com tamanha maestria e simplicidade,tem que ser extremamente louco,insano!!!Os trechos que narram o relacionamento apático de Samantha e Albertino mas que ao mesmo tempo relatam os momentos de intimidade de ambos,me chocaram!!CHOCARAM!!! (Não vou sequer me atrever a citá-los..rss)

Tudo acontece nesse livro.Tudo! Ordem e Progresso é um livro que embarca muitas questões: Nos faz questionar até onde podemos ir para alcançar o Progresso.E que para se chegar a ele,o que somos capazes de fazer para impor a Ordem.Lembremos que,na bandeira do nosso país temos esse emblema.Você já se perguntou o que ele significa? Ao ler esse livro,preste muita atenção na mensagem que ele irá lhe passar.Pois ,por mais óbvia que se pareça ela também é sublinhar. Todas as mazelas da sociedade,o comportamento dissimulado,a arrogância,o comodismo, o “jeitinho brasileiro” nos é colocado de uma maneira muito singular.Para não dizer,especial! Ordem e Progresso é um livro muito intenso,longo(acredito que o autor poderia ter encurtado um pouco a história,mas acredito que talvez isso tenha sido proposital)pois não há como escrever sobre o Brasil de forma simplória. Em muitos momentos, senti raiva,amor,ódio,pena,enfim,tudo ao mesmo por Samantha.Mas,também me peguei me perguntando se não faria o mesmo que ela.

Bem,desculpem-me pela gigantesca resenha,é que é muito difícil escrever sobre algo que confunde nossos sentimentos.Que mexe com nosso brio,nossa moral.Ordem e Progresso é isso,um romance engraçado,intenso e polêmico.Uma visão de um Brasil tão pobre de espírito,tão covarde,tão imundo(no sentido amplo da palavra) e tão rico.É,parece contraditório,não é mesmo!Mas é exatamente assim que deve ser.Rico de belezas naturais,de gente batalhadora,perseverante,alegre,cheio de vida.Um livro para mexer com seu âmago,com sua personalidade.
Foram muitos os trechos que me chamaram a atenção,mas confiram esse em especial que me fez lembrar um poema de Manuel Bandeira - O Bicho.

“João José da Silva Santos apenas abaixou a arma sem jeito, sem tato e tentou entender o que falavam. Mas antes que alguma atitude fosse tomada prontamente, uma leva de seres humanos, ou como as autoridades de farda costumam dizer, “elementos”, também saíam da mata. Sem muito a fazer, o soldado ficou com milhares de pulgas atrás de sua orelha enquanto falava em um telefone via satélite com o seu superior.— General, venha prontamente para cá.— Mas o que está acontecendo aí? São traficantes?— Não, senhor.— São garimpeiros e índios brigando?— Não, senhor.— São empresários do mercado negro? — Não, senhor. É pior. São seres humanos! “
Gostaria muito de agradecer ao Plínio por me fazer sentir tudo isso ao ler esse livro.Tenho tido muita sorte em fazer parcerias com autores tão brilhantes.E já disse "milhões" de vezes, o quanto admiro e apoio a literatura brasileira.Plínio é um desses iluminados que nos presenteiam com uma magnífica literatura.Sobre a edição da editora,alguns pontos comuns a erros de português foram novamente detectados.A Novo Século precisa atentar-se a esse fato que vem se repetindo em obras do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira.Mas,é preciso frisar o talento do autor que escreve tão bem que tais erros passam imperceptíveis.

Enfim, não preciso dizer, mas repetir que todos devem ler Ordem e Progresso. Um livro repleto de mensagens sobre o que somos. Um livro que define muito bem o que entendemos como Ordem e Progresso.

Muito obrigada e leiam esse livro.Vocês irão gostar!

Vamos ler mais autores nacionais. Vamos ler e divulgar a nossa literatura!