Cowboys & Aliens

Cowboys & Aliens Joan D. Vinge

Resenhas - Cowboys & Aliens

Marcos 17/02/2023

Em Cowboy x Aliens a trama se descortina no velho oeste, com um homem que acorda do nada sem memória e sem nenhum recurso aparente para sobreviver no deserto.

Em seu pulso há um objeto que ele não consegue descrever, mas que emite um sensor e uma luz azul muitas vezes aleatoriamente.

Descobrindo ser um homem procurado pela lei e sendo a única chave capaz de prever e deter um ataque alienígena, o livro faz com que a história tenha um aclive quando os sequestros em formato de abdução são feitos pelos alienígenas começam do nada, e somente unindo cowboys com todas as suas armas, poderão lutar contra uma força tecnológica que ameaça o vilarejo.

O livro é fantástico, o cenário bem detalhado, os personagens bem descritos e posicionados na história. A trama foi tão bem feita que ganhou adaptação nos cinemas tornando um filme muito aguardado por envolver dois universos completamente diferentes, o velho oeste e a guerra nas estrelas. Para isso, esse livro obteve suas ???? na minha estante

Cheile.Silva 20/04/2020

O faroeste e a tecnologia
Por que não uma invasão alienígena no velho oeste, quando temos histórias de invasão das mais diversas?
Eu gosto do filme Cowboys & Aliens, é um entretenimento válido. Mistura duas coisas que gosto: Westerns e Sci-Fi.
O livro foi criado a partir do roteiro, ou seja, é a mesma história, obviamente. Não é fantástico, é apenas bom. O que incômoda mesmo no livro é a escrita da autora, não é fluída, as descrições de cenas são cansativas. Do mais, se você, assim como eu, gosta de Westerns e Aliens, esse livro vale o entretenimento também.

Dan 07/11/2011

Resenha: Cowboys & Aliens
“O homem se sentou abruptamente com uma arfada horrorizada, como se estivesse acordando de um pesadelo. Ele ficou sentado puxando ar como se tivesse corrido a noite toda, olhando fixamente para a terra à sua volta com os olhos vazios de alguém que não tinha a menor ideia do que estava fazendo ali.” Pág. 12.

O desconhecido não se lembrava de onde vinha, para onde ia e nem de quem realmente era.
Ele está com uma peça de metal em seu pulso, parecia uma algema, mas era grande demais, agarra uma pedra e dá fortes golpes contra ela, a pedra não causa nenhum arranhão no metal que é incrivelmente leve.

Uma fotografia de uma bela jovem estava no chão árido, ela sorria para ele, mas ele não sabia quem era.

O desconhecido escuta barulhos de cavalos a seu redor, permanece sentado, imóvel, três cowboys o encurralam, aparentemente um pai e seus dois filhos. Eles perguntam a que direção fica Absolution, nosso desconhecido permanece calado, os cowboys então acham que ele é um fugitivo, ao observar a placa que rodeia seu pulso. Imaginando que ele vale uma boa recompensa decidem capturá-lo.
De repente o desconhecido reage aniquilando os três, como uma máquina treinada pra isso.
Ele olha os pertences dos infelizes, veste a roupa que está menos suja de sangue, calça as botas que mais lhe servem, pega o dinheiro que estava com os três (afinal, eles não precisariam mais), escolhe uma arma, um cavalo, e segue em direção a cidade mais próxima.
O cachorro que seguia o pequeno grupo agora caminha ao seu lado como se devesse obediência a seu novo dono. Ele não se importa, nosso desconhecido só quer sobreviver.

Absolution parece deserta, poucos ainda residem naquela cidade que um dia foi remotamente próspera. Outrora uma cidade mineradora, agora praticamente abandonada, pois o ouro havia se esgotado há tempos.
Nosso desconhecido chega à cidade jamais imaginando o que encontraria por lá. Desafios, uma missão que parece impossível, o real sentido do amor, valores que realmente importam.
Ele terá que enfrentar seus piores medos em busca da verdade, e de quem realmente é.

Cowboys & Aliens não é só uma estória de aventura, de aliens, ela nos apresenta valores que muitas vezes esquecemos.
Mostra-nos que para atingir um bem maior devemos sempre se unir, porque orgulho e soberba não leva a nada.
Adorei o livro, impossível não o ler sem pensar nos personagens do filme (para quem assistiu), tamanha a semelhança. Só que realmente, como o livro sempre é melhor que o filme, rs, é rico em detalhes, nos revelando as emoções que cada personagem sente.
Tentei não dar spoilers hein! Vocês têm que conferir, não disse quase nada, justamente me segurando, rsrs.
Mega recomendo!

Luz 19/04/2012

.... Puxa, nem mesmo Desespero é tão desesperador!
.... Ô livrinho da pá virada, tudo pode acontecer nessa trama rocambolesca e que eu achei perfeita, não vi nada marasmento e nem nada absurdo, se maus ficaram bons foram a chance que tiveram, creio, para sua redenção, foi a chance que apareceu e agarraram-se à ela com unhas e dentes numa questão de sobrevivência e fé. Endosso cada vêz a minha opinião de que os deuses são astronautas e, por tabela, até os santos e os anjos. Realmente que essa Absolution e o embate de cowboys e aliens tornaram o absurdo em questão, para quem achar absurdo a mistura de alhos e bugalhos, algo extremamente interessante, instigante, e até mesmo empolgante e apaixonante.

Sanzinha 30/09/2011

Muito bom!
“Linhas de escuridão começaram a descer pelos cones de luz como chicotes – não, como boleadeiras – com cordões pesados nas pontas, se abrindo como dedos. Ele observou enquanto elas se fechavam em volta de corpos humanos para arrancá-los das costas dos cavalos ou do chão, como novilhos”.

Cowboys & Aliens é um livro baseado no roteiro do filme de mesmo nome, lançado recentemente. Por esse motivo, o livro é bem fiel ao filme, embora seja muito mais emocionante por termos um contato maior e mais profundo com os dramas interiores e angústias de cada personagem. Os acontecimentos e sentimentos são narrados com uma riqueza de detalhes que nos sentimos realmente vivendo a história e as emoções das aventuras.

Uma história diferente, muito bem escrita, sobre um mundo atacado por alienígenas no século XVIII.

Assim que li o livro, assisti ao filme e gostei muito, os efeitos são ótimos e Harrison Ford, como sempre, botando pra quebrar. Mas tenho que dizer: o livro é muito melhor!

Recomendo!

Para ler a resenha completa, acesse: http://bit.ly/n6Ygk2

www.universo-literario.com

CooltureNews 26/01/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Bom, antes de começar essa resenha gostaria de falar que ainda não li a HQ e até este momento só tinha assistido ao filme, ou seja, totalmente fora de ordem. Falando sobre o filme, não foi um filme que me prendeu a atenção, mas também não foi um filme que odiei, eu simplesmente me diverti e isso não causou grande impacto em minha vida, além da tremenda vontade de ler o livro. Sei que muitos trilharam um caminho parecido, afinal HQ não é algo que atraia a grande massa de consumidores que o cinema é capaz de alcançar, em todo caso posso afirmar que o filme cumpriu seu dever de divulgação da obra.

Antes de abordar o livro, gostaria de ressaltar que ainda não li a HQ, mas que pretendo fazer isso em breve, principalmente porque foi dela que se originou tudo isso. Eu sempre costumo apoiar, em um primeiro momento, toda a troca de mídia entre histórias como Livro/Filme, Game/Filme, HQ/Livro e vice-versa, entretanto o mínimo que espero é que ocorra algum acréscimo a história que acabou ficando de lado na mídia anterior, principalmente quando a adaptação é feita para livros, afinal existe um espaço muito maior para destacar aspectos como características de personagens, aprofundamento da trama e até mostrar algo que ficou de fora. Infelizmente neste livro a única grande contribuição foi exatamente o maior destaque quanto às características dos personagens, e comparando com o filme, isso foi a única coisa que seria dispensável.

Durante toda a leitura tive a impressão de estar assistindo ao filme em slow motion e isso foi bem chato mesmo se tratando de uma história que possui todas as características que gosto, em todo caso, acredito que foi justamente esse aspecto que me fez ir até o final. Antes de continuar, gostaria de deixar claro que o livro não é ruim, ele realmente é bom e a trama, histórias e personagens continuam sendo fascinantes e envolventes, o meu problema foi justamente a impressão de estar revendo uma história que já conheço sem acrescentar nada a isso, o que foi decepcionante.

A narrativa é ágil, e a vontade de continuar a ler a história existiu, mas sem muita intensidade. Mas continuo achando que faltou algo a história, o mesmo sentimento que tive quanto ao filme e que achei que seria suprido com esta leitura, acredito que devo voltar a origem e ler a HQ para encontrar isso que nem sei bem o que é. Leitura recomendada mas despretensiosa, um bom livro para se ler quando não está com uma fila muito grande, ou outros livros que você considera essencial.

Rodrigo 24/08/2014

O universo é feito de histórias, não de átomos.
Cowboys & Aliens é um livro de ficção cientifica, de Joan D. Vinge.

Em 1873 no Arizona, um homem acorda sem memória no meio do deserto e acaba indo parar em uma cidade chamada Absolution, chegando lá acaba descobrindo que é um fora da lei, só que isso não é nada quando a cidade se vê sobre o ataque de uma força fora do normal. Pessoas totalmente incomuns junto contra o mal. Tais pessoas acabam embarcando em uma jornada para destruir esses seres que ameaçam o local onde vivem.

Sabe aquele livro que te conquista nas primeiras páginas? Esse é o caso de Cowboys & Aliens. Quando acabei o primeiro capitulo vi que era um caminho sem volta. Já queria saber como ia se desenrolar tudo. Quando vi que estava viciado na trama, foi doloroso descobrir que era apenas um livro. Com a história daria para fazer uma trilogia fantástica, porém, quando cheguei ao final percebi que a autora acabou parando onde deveria ter parado e que se tivessem mais livros à história se prolongaria muito. Confesso que quando comprei o livro por dez reais em uma loja de departamentos, não coloquei muita fé, mas o livro foi uma surpresa enorme para mim.

Queria começar falando dos personagens, tão peculiares e únicos que é impossível não gostar deles. Jake, o homem sem memória, é um herói, mas não aqueles heróis chatos e bleh que encontramos em outros livros. Ele é valente e destemido. Um verdadeiro cowboy. Temos outros personagens incríveis também. Emmett, o neto do xerife, é outro personagem destemido, para sua idade a coragem que ele possui é de se impressionar. Ella, a misteriosa mulher do grupo também é impossível não se admirar com sua história e suas atitudes. Gostei da evolução de todos os personagens. É legal vê pessoas tão diferentes se unindo para destruir um mal em comum.

A trama é cheia de mistério e ação misturados com aventura, a autora soube utilizar os artifícios comuns em histórias como essa, não errou na mão em momento algum. O modo como ela foi regendo as ordens dos fatos impediu de o livro ter momentos chatos e parados. Mas é meio difícil uma história que envolve velho oeste e alienígenas ser chata. Chega a ser engraçado essa mistura de algo tão arcaico com uma coisa tão futurística. Joan soube usar bem esse tema e criar uma estória completa e sem muitos furos.

Simplesmente amei a narração deste livro, acabou tornando a leitura bem mais rápida e prazerosa. Em terceira pessoa, todos os personagens importantes foram lembrados e nenhum momento passou em branco para o leitor.

Só tive problema com um fator. O clímax. Não sei o que aconteceu. No final de um capitulo estávamos em um local e no começo do outro já estávamos aonde a trama chegaria ao ápice. Acabei meio que perdido nesse momento, foram muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e ficou meio complicado me situar e saber onde cada personagem estava e o que ele estava fazendo. As descrições da autora sobre os alienígenas foram meio vagas e também fiquei meio perdido nessa parte. Mas fora isso, depois de algumas páginas você começa a entender um pouco da situação. Esse foi o único ponto meio que negativo no livro. Porém, não se engane esse momento é o que tem mais ação e combate.

O final foi condizente e até emocionante digno de uma trama como esta. É lindo e chega a ser tocante.

Cowboys & Aliens é totalmente revigorante e é uma leitura mais do que obrigatória para os amantes de histórias sobre aliens e velho oeste. Com o seu jeito totalmente único, este livro se tornou um dos meus favoritos. Fica a dica e a recomendação. Espero que gostem tanto quanto eu gostei.

site: becoliterario.com

Renato Klisman 05/10/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
Uma miscelânea fantástica entre tecnologia de ponta e faroeste antigo. Imperdível e Arrasador!

Um Homem acorda no meio do deserto...
Ela não sabe quem é...
Não sabe de onde veio...
Tudo que ele tem é uma espécie de algema em seu pulso – que por sinal é inquebrável – e a foto de uma mulher – cujo sorriso encanta e desperta curiosidade.
Mal sabe ele que o destino reservou-lhe uma aventura épica, sagaz e repleta de ação, onde o Velho Oeste nunca mais será o mesmo.

A HISTÓRIA: Sem palavras para descrever Cowboys & Aliens.
O Livro/Filme – ambos são idênticos – já começa com uma cena de ação incrível. O personagem principal – que está caído no chão, com amnésia e tonto de tanto tomar sol na cabeça – é cercado por um grupo de Cowboys mal-encarados, que começam a tirar “onda” com a cara dele. Obviamente o cara se irrita e a pancadaria começa.
A Partir daí o livro se desenvolve de uma maneira incrível. Muitas batalhas épicas, tiros, lasers, abduções e romance.
O legal da história é que ela mantém o suspense sobre o passado do personagem durante boa parte da narrativa, o que instiga o leitor a continuar até o fim e, que final, as cenas de ação são MEGAVILHOSAS, com direito a muitos tiros, sangue e raios de laser azuis para todo lado.
Confesso que quando peguei o Romance eu pensei – Ah, essa coisa não vai prestar. – Já que não tenho boas recordações de livros que foram baseados em roteiros de filmes. Isso aí, não me enganei. O livro é baseado no filme. Porém fui equivocado e, confesso que fiquei feliz, afinal, a leitura foi ótima e, ao contrário de Garota Infernal – que li em algumas horas – durou por um tempo mais considerável.
No final, gostei demais do livro, da Hq e do Filme. Todos formam uma trilogia incrível e, conferem ao leitor/espectador bons momentos de diversão e entretenimento.

COMPARANDO A TRILOGIA – HQ, ROMANCE E FILME: Assim que terminei de ler o livro resolvi assistir o filme – Assim eu poderia completar a trilogia de HQ (Resenha Aqui), Novelização e Filme - porém acabei dormindo. Pois é, muita gente reclama quando sai algum filme baseado em livro e as histórias não são idênticas. Mas o que elas nãos se tocam é que, se for tudo extremamente igual, após ler ou assistir um, o outro se torna, no mesmo instante, descartável.
Mas, logicamente, depois de alguns dias peguei o filme novamente e fui assistir mais “Descansado” e aí sim não dormi e aproveitei tudo.
Bom, quando li a HQ eu confesso que a achei maravilhosa, as ilustrações eram incríveis e a abertura comparando a dominação Alien com o desbravamento dos EUA no velho oeste era super bem-feita. Assim que vi a sinopse do filme e percebi que tudo seria diferente eu logo pensei que não ia rolar. Acabou que no fim, amei os 3. A HQ com suas ilustrações lindas de Morrer, o Romance com as cenas de ação superbem descritas e o filme com os efeitos insuperáveis.
O que posso dizer? Recomendo os 3!

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Transcendental.

Camila 27/11/2011

Cowboys & Aliens
Escrito com base no roteiro do filme de mesmo nome, Cowboys & Aliens conta a história de um cowboy que acorda no meio do deserto, sem memória e com um aparelho de metal preso ao braço. Sem saber quem é e de onde veio, ele segue para Absolution, uma cidade no meio do nada, construída por aqueles que acreditavam que encontrariam muito ouro. O que esse cowboy não podia imaginar é que a cidade seria atacada por seres alienígenas em suas naves espaciais e que pessoas da cidade seriam capturadas. No meio disso tudo, ele descobre que o aparelho de metal preso ao braço é uma poderosa arma. Com a ajuda dele, o pessoal da cidade parte em busca do esconderijo desses alienígenas, numa tentativa de resgatar aqueles que foram levados. Ao longo dessa jornada, esse cowboy descobrirá quem é, de onde veio e qual é a sua missão!

www.leitoracompulsiva.com.br

Liz 07/12/2011

Desafio literário 2011 - Dezembro - lançamentos do ano - resenha 1
O Inferno veio em peso para destruir os seres humanos. Demônios estão capturando as pessoas e levando-as para o Diabo em máquinas voadoras. Em Absolution, uma cidade praticamente abandonada, chega um homem sem nenhuma memória, mas possui um tipo de arma presa em seu braço que se parece muito a tecnologia dos monstros. Depois do ataque destes à cidade, um pequeno grupo se reúne e decide ir atrás dos entes queridos que foram levados, e o tal homem vai junto, enquanto se lembra aos poucos do que havia lhe acontecido.

Eu até gostei da história, é bem bolada. E adorei a idéia de misturar cowboys com aliens, dois seres que provavelmente nunca tinham se encontrado antes. Achei interessante ver as pessoas chamando os extraterrestres de demônios, acreditando que as pessoas capturadas estavam sendo levadas para o próprio Inferno. Mas é uma pena que o enredo não foi muito bem levado.

A narração é sem graça, não nos deixa interessados no que está acontecendo com os personagens. Por mais vontade que eu tivesse de saber como a história se desenrolaria, era muitas vezes um sacrifício ler um capítulo. Eu às vezes me via sonhando acordada com o livro nas mãos, sem conseguir virar uma página que seja. Até as cenas de ação conseguiam me entediar. O mais chato é que quando eu finalmente ficava empolgada, pensando “agora vai ficar bom!”, o parágrafo seguinte voltava a me deixar impaciente. Pelo menos a história não é totalmente previsível.

O estranho é que os personagens não são nada vazios, todos tem seus problemas até muito bem explicados e construídos, mas eu não conseguia me importar com eles. Pouquíssimos me cativaram, e um deles era o cachorro (se bem que eu sou daquelas que sempre prefere aos animais).

Mas é claro que tudo tem um lado positivo. Eu realmente adorei as passagens em que a invasão alienígena era comparada à guerra entre os homens brancos e os apaches. Gosto quando mostram que por mais que monstros sejam assustadores, os humanos podem ser tão ruins quanto eles.

Enfim, não recomendo a leitura. Talvez se você gostar de histórias do velho oeste, possa aproveitar melhor. Apesar dessa crítica, eu fiquei com vontade de ler a graphic novel, que é a versão original da história. Vai que ela é melhor?

hiddenpalace.blogspot.com

Lin 13/03/2012

Não é recomendado ler após ter visto o filme, pois o filme consegue passar bastante coisa que tem no livro. Este começa bem parado, pra quem gosta de livro com muitos detalhes sobre características de personagens, vai se enjoar no comecinho, mas no decorrer da história, o autor consegue prender o leitor com uma narrativa cheia de ação e conflitos internos dos personagens.

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Classificado como 3 estrelas e meia no Murphy's Library:

No vôo de volta pra casa do Rio de Janeiro eu estava tão cheia de livros que escolher o que ler entre tudo que eu tinha foi uma tarefa muito difícil. Mas eu consegui: escolhi uma comédia gostosinha da Jessica Brody, e Cowboys & Aliens, de Joan D. Vinge, a novelização da graphic novel que eu tanto amei. O primeiro eu li enquanto esperava o embarque, e o segundo, este livro, eu devorei no caminho de volta para casa.

Cowboys & Aliens pegou a história maravilhosa da graphic novel e o roteiro da adaptação cinematográfica e juntou tudo numa boa e, em alguns momentos, divertida leitura. Digo, é impossível não rir alto em alguns momentos quando você está lendo sobre uma mistura de aliens e cowboys.

Joan escreveu bem, as descrições não foram muito longas e se encaixaram nos gráficos que eu já tinha visto antes, tudo muito direitinho. É claro que houveram mudanças, muitas delas, e eu acho que o ponto principal a ser conseiderado é que a novelização é mais baseada no roteiro, e roteiros não são conhecidos por sua extrema fidelidade às histórias originais. De maneira geral, eu acho que o livro ficou muito bom.

Como eu disse na minha resenha da Graphic Novel de Cowboys & Aliens, essa é a parte da história americana que eu mais gosto, e lê-la em descrições mais extensas foi mágico para mim. Eu adoraria ler mais livros sobre o assunto, com toques de ficção.

E mesmo eu acreditando que a escrita de Vinge foi boa, eu devo confessar que alguns aspectos do livro me fizeram pensar mais cuidadosamente quanto a ver o filme. Na narrativa é possível ver um pouquinho da perspectiva e da tomada de história que o filme teve, e eu senti que faltou algo. É difícil para mim julgar, já que eu tinha toda a informação da história baseada na Graphic Novel, mas eu acho que pessoas que forem ler apenas este livro ou assistir apenas ao filme podem não captar o significado da história, e toda sua atmosfera engraçada, apaixonante e aventureira. Uma pena.

Inlectus 30/07/2019

Como sempre.
Como sempre, o livro excita mais que o filme!

Sr. Carvalho 04/06/2022

Surpreendente
Um cowboy sem memória, procurado por crimes que ele não lembra. Uma cidade pequena dominada por uma família de valentões e do nada aparecem naves alienígenas no velho oeste.

Quando as coisas ficam difíceis, Jack fica incumbido de ajudar aqueles desconhecidos que o queriam morto. Será que as diferenças entre valentões, foras da lei e apaches serão colocadas de lado para lutarem juntos? Eles precisam se quiserem vencer essa batalha!