Pensamento e Linguagem

L. S. Vigotski

Resenhas - Pensamento e Linguagem

Vânia 09/03/2009

Leitura obrigatória
Educador que nunca leu Vygotsky e Piaget não é educador...é um mero professor.
Mathod 09/11/2018minha estante
Acha aconselhável ler esse livro mesmo antes de algum do piaget?

Mateus.Frota 21/04/2024minha estante
Estamos lascados então hahaa

Dinoélia 10/12/2009

A obra Pensamento e Linguagem é a concepção de Vygotsky sobre a teoria do desenvolvimento intelectual. O livro vem tratar a análise genética da relação entre o pensamento e a palavra falada. O primeiro capítulo coloca o problema e discute o método.
Vygotsky vem dizer que o estudo do pensamento e da linguagem é uma das áreas da psicologia em que é particularmente importante ter-se uma clara compreensão das relações interfuncionais. Até então a psicologia nunca tinha investigado essa relação de forma sistemática e detalhada. Outrora as relações interfuncionais em geral não tinham recebido a atenção devida. Métodos de pesquisa foram desenvolvidos e aperfeiçoados com a finalidade de estudar funções isoladas, enquanto sua interdependência e sua organização na estrutura da consciência como todo permaneceram fora do campo de pesquisa...
LuisRenato33 14/02/2022minha estante
Obrigado pelo excelente comentário. Esclarecedor.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Pensamento e Linguagem" de Lev Vygotsky discute a relação entre linguagem e pensamento e como a linguagem afeta a cognição humana. Vygotsky apresenta sua teoria da "Zona de Desenvolvimento Proximal", que afirma que a aprendizagem acontece quando uma pessoa é capaz de realizar uma tarefa com a ajuda de um tutor, mas não consegue fazê-la sozinha.

O autor argumenta que a linguagem é a ferramenta mais importante para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, permitindo que as pessoas se comuniquem, aprendam conceitos abstratos e internalizem ideias. Ele defende que a linguagem é mais do que apenas um meio de comunicação, é a base do pensamento humano.

Vygotsky também explora a diferença entre linguagem e fala. A linguagem é a capacidade inata que os seres humanos possuem para se comunicar e compartilhar ideias, enquanto a fala é a expressão concreta dessa habilidade, ou seja, a utilização da linguagem em um contexto específico.

Outro ponto importante do livro é a relação entre pensamento e cultura. Vygotsky argumenta que o pensamento humano é influenciado pelas normas culturais e sociais, e que o desenvolvimento cognitivo não pode ser entendido sem levar em consideração o contexto cultural em que ocorre.

Por fim, o autor discute a relação entre pensamento e emoção, defendendo que esses dois aspectos da cognição humana são interligados e que a compreensão completa do pensamento humano requer uma análise profunda da interação entre ambos.

"Pensamento e Linguagem" é uma obra fundamental para estudantes e profissionais interessados em psicologia, linguística e educação, apresentando uma teoria inovadora sobre a relação entre linguagem e pensamento e sua importância para o desenvolvimento humano.
Por: Romeu Felix Menin Junior.