A Volta de Sherlock Holmes

Resenhas - A Volta de Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alex 05/12/2022

O retorno de Sherlock Holmes
Este terceiro volume de contos, contém 13 deles, os quais foram publicados entre 1902 e 1904, e se passam após o hiato iniciado nas cataratas de Reichenbach.

Os 13 contos são excelentes, com destaque especial para Os Seis Napoleões.

Conan Doyle se supera a cada conto, trazendo elementos que enriquecem sobremaneira a narrativa, como a diversidade cultural, geografia, detalhes sobre a nobreza, enfim, inúmeras informações que vão além do mero, crime/investigação.

Se você gosta de contos policiais, livros investigativos e não conhece as aventuras, memórias e casos de Sherlock Holmes, você precisa, imediatamente conhecer.
Regis 05/12/2022minha estante
Ótima resenha! E boa dica. ?

Alex 05/12/2022minha estante
Obrigado Régis. A hr que vc embrenhar por esses contos, acredito que vai amar.

Regis 05/12/2022minha estante
??

DeniseSC 21/06/2023

Muitos casos após o seu retorno
Neste livro Sherlock volta do mundo dos mortos e ele e o Dr. Watson passam a dividir novamente o quarto na Backer Street.
Temos mais uma sequência de casos que mostra a sagacidade, inteligência e habilidades desse grande detetive.
Sempre me atrai os contos em que Holmes se desvia das condições legais e julga os casos pela sua ética e moral, algumas vezes protegendo criminosos ou não levando a corte situações que conseguiu resolver sozinho.
Pedro 21/06/2023minha estante
"Não existe justiça neste mundo, a não ser que a façamos."
Mindinho, em Game of Thrones
A justiça verdadeira não pode ser feita de forma "constitucional".

Camila 20/07/2022

nossa, eu nem lembro de ter lido esse livro. peguei na biblioteca da escola, na época, mas preciso ler de novo.

Bianca 11/07/2020

Holmes se tornou tão grande que saiu do controle de Doyle...
Pode ser porque Conan Doyle não estivesse com a mesma empolgação do início, mas os contos aqui contidos, apesar de bons, estão um pouco abaixo dos primeiros. Vemos um Sherlock mais suscetível à falhas e até mesmo apresentando alguns leves desvios de caráter, ignorando a lei em prol de seu próprio julgamento, situação bem mais rara nos primeiros contos.

Marcia 13/07/2023

Minhas impressões sobre o livro
Investigações concluídas com sucesso! kkk
Esse livro é uma coleção de várias histórias de Sherlock Holmes as quais eu desconhecia e adorei. Ele havia desaparecido, tido como morto e após 7 anos retorna a Londres. E esse conto sobre seu retorno é o primeiro caso que o escritor nos apresenta. Essa edição que li é ilustrada e comentada o que ajudou bastante na "montagem " dos cenários e melhor compreensão. Em um dos casos, Sherlock Holmes, junto com Watson, trabalha com impressões digitais. Para nós hoje, é básico mas na época era muita novidade. A identificação por impressões digital tinha acabado de ser descoberto e por essa nota o conto fica mais emocionante. Vemos o quanto o escritor era bem informado e transmitia as informações, as novidades científicas através de seus contos.
Adorei esse livro e recomendo.
Olivia 13/07/2023minha estante
Já leu o cão dos barkerville?? Indico se você tiver interessada no sherlock ?

Marcia 13/07/2023minha estante
Olivia , eu li. Muito bom né!?

Olivia 14/07/2023minha estante
Sim , recomendo demais!

William LGZ 23/02/2022

Começa bem, termina mal
Os três últimos contos (dos 6 que tem em minha edição) me deixaram com um gosto tão amargo na boca que quase me esqueci o quão bom eram os primeiros.

Mas não se preocupem, aqueles que eu não apreciei foram mais por questão de gosto do que por serem ruins de fato. Esses casos não me atraíram tanto porque ou o mistério estava claro demais para mim ou pelo motivo de eu não ter me importado com os personagens o suficiente para ligar para as resoluções de suas narrativas.

De qualquer forma, eu sempre recomendo a leitura de coletânea de contos do Sherlock Holmes e com esse não vai ser diferente. Leiam que sempre será uma boa distração em dias ruins!

Beto | @beto_anderson 16/08/2020

De volta
As novas aventuras de Sherlock são boas, mas ainda assim nada de extraordinário. Algumas histórias são boas outras regulares. Mas no todo, sempre é bom ler os textos do caro dr. Watson.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Roberta Silva 20/03/2024

"A Volta de Sherlock Holmes" é uma coleção de contos escritos por Sir Arthur Conan Doyle, que marca o retorno do famoso detetive após sua suposta morte em "O Problema Final". Publicado em 1905, este livro apresenta 13 histórias emocionantes que mostram Holmes resolvendo casos intrigantes com sua sagacidade e habilidades dedutivas lendárias. Cada conto é uma obra-prima de mistério e suspense, capturando a essência do personagem e a maestria narrativa de Conan Doyle. Os leitores são levados a uma viagem fascinante através da mente brilhante de Sherlock Holmes e seu companheiro leal, Dr. Watson, enquanto desvendam enigmas aparentemente impossíveis. A narrativa é cativante e envolvente, garantindo que os fãs de Sherlock Holmes permaneçam entretidos do início ao fim.

Juliana1915 12/07/2021

Até cansado o Arthur entrega!
Nesse livro o Arthur se viu obrigado a trazer de volta o detetive mais famoso do mundo. Não se sabe se por pressão do público, ou por questões financeiras (ou ambos) mas Arthur Conan Doyle ressuscita o Sherlock depois de tentar assassina-lo nas memórias de Sherlock Holmes.

É notalvel a vontade do autor de dar um fim ao Holmes, seja tentando mata-lo ou insinuando aposentadorias. A questão é que o Sherlock ficou tão grande que chega a quase ter uma vida própria longe do controle do Arthur. É difícil explicar, as as vezes eu sinto que ele saía das páginas de tão imponente que é a sua presença e personalidade (Watson que o diga), nesse livro ele também se mostra cada vez menos paciente com pessoas com raciocínio mais lento que o seu (ou seja, todo mundo) o que acaba sobrando várias e várias vezes pro coitado do Watson. Eu tava quase entrando no livro e pedindo pra ele pegar leve com o melhor amigo e companheiro.

Talvez pela falta de paciência o autor se descuida de alguns detalhes como alguns erros de continuidade (como simplesmente sumir com um personagem, por mais que ele não tenha participação na história, sem a menor explicação, simplesmente por que não era mais conveniente), e algumas das histórias continham elementos bem parecidos, quase como se ele estivesse ficando um pouco sem idéia.

Falando assim parece que o livro foi ruim mas longe disso. Mesmo não querendo mais escrever sobre Sherlock, Arthur não consegue evitar ser um gênio nas suas histórias e fazer o que nasceu pra fazer que é dar vida pra esse personagem tão icônico e inesquecível.

Só não favorito esse livro por conta dos pequenos detalhes que me incomodaram, mas com toda certeza eu recomendo essa leitura!

Destaque para os contos:
- A casa vazia;
- Os Dançarinos;
- O ciclista solitário;
Caio 13/07/2021minha estante
Caramba Ju vc manda mto bem na resenha. Parabéns!

Eduarda.Machado 03/11/2020

Excepcional
Como todos os livros de Sherlock Holmes este é maravilhoso. Ótimos contos sempre muito envolventes e bem elaborado.

Arthur.Moreira 28/09/2020

Outro clássico muito bem escrito. Apesar de serem contos, mesmo os casos mais curtos resolvidos por Sherlock Holmes me prendem bastante. A forma com que o Arthur Conan Doyle desenvolve o mistério e segue as deduções do detetive são muito impressionantes.
Por serem histórias bem curtas, é legal que podemos ler intercaladas com outros livros e até mesmo como uma leitura rápida pra distração.
Gosto do tema, gosto do autor e gosto também do Sherlock Holmes. Não tinha como não gostar desse livro... Rsrsrs

Claire Scorzi 27/03/2009

Elementar, caro leitor
É glória de poucos escritores criarem personagens tão grandes, quando não maiores, do que eles mesmos. O feito alista-se entre os quesitos para aquilatar o talento de um escritor. Se foi capaz de criar um personagem grande, ele dificilmente será um artista medíocre. Shakespeare, Cervantes, Milton, Dickens, Victor Hugo, Balzac, Jane Austen - todos eles, e seu personagens, falam por si. Dostoiévski arrola-se entre aqueles que souberam dar vida a criaturas tão complexas, tão fascinantes quanto ele próprio. Raskholnikóv e o Príncipe Mishkin, para citar somente dois, são nomes para sempre lembrados.
O caso de Arthur Conan Doyle (1859-1930) já é proverbial: sua criatura, Sherlock Holmes, engoliu o criador. Há quem ignore o nome de Doyle; contudo nem sequer os que não o leram desconhecem Sherlock Holmes.
A Volta de Sherlock Holmes (1904) apresenta-nos as aventuras do detetive logo após a sua "resssurreição" feita por Doyle, que chegou a matar seu herói; as ofertas financeiras cada vez mais tentadoras, assim como a pressão da massa de leitores (consta que uma lady, assim que leu a história onde Holmes "morre", escreveu-lhe: "Seu carniceiro") foram responsáveis pelo retorno. Também se diz que Doyle ressentia-se do seu personagem, que o impedira de ocupar "um lugar mais alto nas Letras".
No conto que abre a coletânea, "A Casa Vazia", o leal Watson narra para nós como as notícias de um assassinato misterioso atraíram-no ao local do crime e o fizeram recordar-se do amigo morto cuja ausência mais uma vez fazia-se sentir... É um conto simples, de trama rasa, em que a prioridade é ressuscitar Sherlock Holmes, e tira seus melhores momentos disso, recuperando o herói para nós ( à época, a edição com essa aventura deve ter sido uma das mais gratas emoções dos leitores), sem faltar nada, nem mesmo seu humor ácido. Na aventura seguinte, "O Construtor de Norwood", o apelo deixa de estar na emoção da volta de Holmes, e transfere-se para a trama: o mistério do crime e os passos do detetive rumo à solução. O conto também se destaca por uma das melhores frases ditas por Sherlock Holmes : "Ele não tinha o supremo dom do artista, que é saber parar. Quis aperfeiçoar o que já era perfeito " diz, referindo-se ao criminoso.
Também "A Escola do Priorado" obtém sua força pela complexidade do crime - como o menino foi raptado? Holmes esforça-se enquanto o fiel Dr. Watson nos conta todos os passos de seu amigo rumo à solução; a última cena é de um forte impacto teatral.
"Peter Black" - como de costume a narração é de Watson - inicia-se com um breve preliminar em que o médico situa o detetive na época exata - 1895 - em que se dão os extraordinários acontecimentos do conto; nesse preâmbulo Watson alude a diversos casos que Holmes solucionou - mas que Conan Doyle jamais escreveu. Temos, nessa como em outras histórias, apenas as alusões. Pena. "Peter Black", como um todo coeso, vem recheada de pistas desde o começo, numa técnica de que Agatha Christie mais tarde fará uso freqüente.
Outras aventuras que devem ser mencionadas são "Os Seis Napoleões" - presente em várias antologias - "A Granja da Abadia" e "A Segunda Mancha". Está aqui também o festejado "Os Dançarinos" que, embora não dos meus favoritos, era um dos que o próprio Doyle considerava dos melhores. Hoje sua particularidade bizarra soa comum. Mas não assim quando surgiu; não nos esqueçamos que Doyle, via Sherlock Holmes, foi o pioneiro em muito do que se tornou costumeiro na literatura policial.
Fco Simões 06/06/2017minha estante
Comecei a ler este livro, e depois destes comentário estou mais curioso em saber o desfecho final, que como nos outros casos deste célebre personagem e seu "caro amigo Watson", "uma parceria quase que uníssona", marcado por uma grande amizade e cumplicidade. Seus comentários só aumentaram as minhas expectativas e interesse em ler este livro, em fim, saber mais sobre esse "universo literário que Conan Doyle". Blz!!

Deh 04/02/2022

Acho que por esse ser um dos últimos livros antes da aposentadoria de Holmes, os contos vão se parecendo mais com fim de carreira mesmo. Parece que o detetive já ta beeem cansado e as histórias vão se desenrolando de uma forma mais lenta as vezes. De qualquer forma, Sherlock Holmes é incomparável e ler os casos da visão do Watson também diz muito sobre o doutor. Acho que o último conto foi meu preferido e me prendeu do início ao fim. Enfim, já estou com o sétimo livro em mãos e ansiosa pra ler mais um.
Rafael Kerr 04/02/2022minha estante

Luiz.Goulart 08/10/2023

Bem-vindo de volta, Sherlock
5º livro que li da série de Sherlock Holmes. Aqui o autor “ressuscitou” o detetive após tê-lo matado nas Cataratas de Reichenbach no volume anterior: Memórias de Sherlock Holmes após pressão do público e da editora. O novo volume contém 13 contos narrados pelo Dr. Watson, médico e inseparável amigo de Holmes. Entre os contos, destaco os excelentes A Casa Vazia, Os Dançarinos, O Ciclista Solitário, A Escola do Priorado, Os Seis Napoleões, Os Três Estudantes, O Atleta Desaparecido, A Granja da Abadia e A Segunda Mancha.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5248677325871008951

Bruno Passuello 27/04/2021

Além de ser um dos melhores personagens da literatura é um estudo cultural.
Eu sempre percebo na leitura do Cânone Sherlockiano a presença nem que seja sútil do Império Britânico, nem que seja os resquícios do final dele certamente pelo período que as histórias foram escritas, a presença de personagens que são das antigas colônias, nesse livro em particular foram personagens da Índia, África do Sul, Austrália e dos EUA. O mais interessante é como Sir Arthur introduz essas culturas nas histórias e uma maneira leve mas que marca muito e ensina o leitor ao mesmo tempo que diverte ele. Li este livro junto com o livro "Império" de Niall Fergunson que conta a história do Império Britânico e realmente os dados históricos verídicos batem com os do livro, tenho certeza que esse livro está no meu top 3 de livros do Sherlock. Os contos que mais me chamaram a atenção e que mais gostei foram: A Casa Vazia, Os Dançarinos, A Escola do Priorado, Black Peter, O Jogador Desaparecido, Abbey Grange, Charles Augustus Milverton e os Três Estudantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6