Educação como prática da liberdade

Educação como prática da liberdade Paulo Freire

Resenhas - Educação como prática da liberdade

Analu 04/12/2012

Educação como prática da liberdade
Paulo Freire narra nesse livro à importância da educação na vida de uma pessoa e a dificuldade que é para alguns ter acesso a ela.
A educação é um elemento fundamental, pois da ao cidadão um raciocínio próprio sobre o mundo a sua volta e esse pensar da origem a uma consciência crítica, que é necessária para a busca dos seus ideais, a busca de melhores condições sociais e pessoais e principalmente a busca da liberdade que todos desejamos.
O livro nos conta a história de um Brasil antigo, mas com problemas que continuam até hoje. O que caracterizou o período passado, desde o inicio foi o poder exacerbado, a que foi se associando sempre a submissão. Submissão, acomodação e não integração. O homem acomodou-se e acatava tudo o que era dito, por falta de conhecimento não havia como argumentar ou discutir.
O homem acreditava no que lhe era dito, assim como hoje, muitos ainda são alienados e acreditam em tudo o que a mídia diz. E o livro nos mostra que somos, se quisermos, capazes de mudar essa situação. Assim como é possível um adulto ler e escrever em 40 dias, ele é perfeitamente capaz de conquistar sua consciência crítica com o tempo.
A exclusão de uma parte da população é assunto delicado até hoje e a solução é uma só: diálogo. O povo precisa comunicar-se, somente uma relação humana que escuta os outros e se deixa escutar será capaz de conquistar a liberdade que idealizamos, para assim ser um povo consciente de suas ações e poder melhorar o mundo em que vive.
Eu digo que apesar de ser uma escrita e um conteúdo de muito tempo, é ainda totalmente atualizada.
Hoje vivemos em uma democracia, diz a lei. Para mim os dirigentes ainda são os mesmos do passado, que gostam de mandar e falar muito só para confundir o povo, e o povo por estar preocupado com o “pão de cada dia”, não tem tempo e nem conteúdo para argumentar o que lhe é imposto, contentasse em reclamar, mais não é capaz de agir em busca de uma mudança.
Paulo Freire é referência do Brasil, mais se for perguntar nas ruas Quem foi Paulo Freire? Ou O que ele fez pelo país? Pouquíssimas pessoas saberiam responder. Por isso é tão importante a melhora constante da educação, por ser um direito garantido por lei é fundamental que a sua qualidade seja exigida também.
É através da educação que uma população desenvolve-se culturalmente e agregam valores humanos, dignidade, autonomia, respeito, identidade, harmonia, além de participar criticamente da sociedade. O pensamento crítico favorece ativamente o exercício da Liberdade.
Nós como pedagogas temos essa missão de formar um cidadão crítico, mas antes disse temos que ser capazes de avaliar, criticar e melhorar nós mesmos. Só é possível ensinar algo permanente a alguém, a partir do exemplo que nós mesmos damos.

Vânia 09/03/2009

É PF mas não é prato feito
Como educadora tive que ler vários livros de Paulo Freire. Considero este o melhor. Nele é abordado a diferença da educação bancária para a educação libertadora. Traz a experiência do autor em seu método de educação de adultos. Este livro não enche linguiça como os outros.

Volnei 18/09/2017

Educação
Como sabemos a educação é o melhor caminho para a liberdade em todos os sentidos. O individuo que não tem educação esta preso aos grilhões da ignorância, dominado por aquele que sabe mais e dependente do outro para tudo.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

LENINHA 20/01/2011

Muito Bom..
Freire aborda que o homem deve dinamizar seu mundo, para ir dominando a realidade, para deixar de ser rebaixado a puro objeto, para atuar como construtor da sua história, assumindo cada vez mais funções de intelectuais.

Este livro retrata a educação que todo ser humano deseja e que não acontece em nossas escola.

Raquel Lima 22/03/2009

Paulo Freire grandioso
Tão falado, tão homenageado, tão agraciado...mas será que verdadeiramente, entendido ?...Neste livro Paulo Freire fala sobre o Educar-aprender, com liberdade, com respeito, sem métodos e regras, porque o respeito é para todos. Sem distinção para títulos e berço.