A Bruxa de Ferro

A Bruxa de Ferro
Autor: Karen Mahoney
Editora: Underworld
208 páginas

Sinopse: Esquisita. Era assim que chamavam Donna Underwood, 17 anos, no colégio depois de um horrível ataque de encantados matar seu pai quando ela era criança. Seus ferimentos e a reabilitação resultaram em força aumentada pela magia, graças às tatuagens de ferro em seus braços e nas mãos. Como filha de alquimistas, ela é abençoada e amaldiçoada, ao mesmo tempo, por uma herança de magia que não deixa muito espaço para garotos, festas e lições de casa. Agora, depois de dez anos desejando uma vida normal, ela finalmente é forçada a aceitar seu papel na guerra de séculos contra os mais sombrios proscritos do povo encantado: Os Elfos das Trevas. Agora Donna vai ter que correr para salvar a vida do melhor amigo – mesmo que para isso tenha que trair um dos maiores segredos do mundo e enfrentar justamente aquilo que destruiu sua família.

Resenha: A Bruxa de Ferro é uma trilogia escrita pela autora Karen Mahoney e está sendo lançada pela Editora Underworld. O que falar sobre ele, quando fiquei sabendo que seria um dos livros que seriam lançados na Bienal pela Editora Underworld, e depois que li a sinopse o coloquei na mesma hora na minha lista de livros para comprar. Mas, antes de tê-lo em minhas mãos, algumas pessoas me alertaram que ficaram decepcionadas com a estória, pois tem várias semelhanças com outro livro. “O Rei do Ferro”.
Bom, mas como sou teimosa comprei o livro mesmo assim. Resenhas são importantes para sabermos se a estória em si do livro nos atrai, ou tem haver com o tipo de leitura que gostamos. Mas, cada um de nós tem um gosto diferenciado. Por isso, acho que todos devem ler o livro para poder tirar suas próprias conclusões.

O livro demora um pouco para emplacar, o início dele não estava me cativando muito. Mas, quando as coisas finalmente começaram a ser explicadas a estória emplaca. Outra coisa que notei, não de início, mas depois de alguns capítulos notei várias partes do livro iguais não só ao “Rei do Ferro”, mas como também os livros: “Instintos Cruéis” e “Glimmerglass”. Mais, mesmo assim isso não me tirou o interesse em continuar a ler a estória.

CONTÉM SPOILERS!

Donna Underwood é uma adolescente de 17 anos, mas não tem nada de normal. Estranha. É assim que os colegas de Donna a chamam.
Quando Donna tinha sete anos, ela foi atacada na floresta por uma criatura chamada Skriker, seu pai morreu para salvar sua vida e sua mãe ficou louca nessa mesma noite e agora praticamente não a reconhece. Por isso, ela foi criada pela tia, mas infelizmente Donna não conseguiu escapar ilesa do ataque da criatura. Donna teve feridas que quase a mataram, mas que foram curadas por magia. Donna guarda um segredo desde o incidente, por baixo das luvas que ela usa até o cotovelo. Ela tem tatuagens metálicas com ferro marcando suas mãos e braços. Mais, nada disso intimida Donna que sempre luta por todos aqueles que ama. Depois de passar por tantos traumas, ela ainda precisa seguir regras da Ordem do Dragão, onde os membros são Alquimistas. E Donna é filha de Alquimistas.
Donna se sente infeliz, pela herança mágica que matou seu pai e deixou sua mãe louca. A única coisa que a faz sentir-se um pouco normal é sua amizade com Navin Sharma. Seu único e grande amigo.
Navin é o único que não liga para as diferenças de Donna e sempre tenta animar à amiga.
Até Donna conhecer Alexander Grayson, o “Xan”. Donna logo se sente atraída por aquele garoto de olhos verdes que parece compartilhar com ela as mesmas experiências. E porque Donna sente que pode confiar os seus segredos para ele? Um garoto que ela acabou de conhecer.
Mais, nem tudo são flores e os elfos da floresta - capturam Navin, Donna finalmente tem que aceitar seu papel nas guerras centenárias entre humanos e o mundo mágico.
Donna pede ajuda a Xan e corre para salvar seu amigo - mesmo se isso significa trair tudo o que seus pais e a comunidade alquimista lutaram até a morte para proteger.
Mas tudo está prestes a mudar.
E é aí que o ritmo do livro ganha um caminho bastante movimentado e não deixando você respirar e a protagonista não tem um minuto de paz.
A amizade de Donna e Navin é verdadeira, eles são como irmãos e a conexão imediata entre ela e Xan convence qualquer um. Romance no ar. Rs
Agora, não confio nem um pouco na Ordem do Dragão desconfio que eles estejam escondendo alguma coisa da noite onde Donna foi atacada.
Já estou com vontade de ler o segundo livro, que já tem o título em inglês The Wood Queen, tradução A Rainha da Madeira.
Vamos aguardar o lançamento quem sabe para o final do ano que vem, pois deve ser lançado nos EUA no início do ano.

Não posso deixar de falar sobre a capa, que é linda! Tenho que parabenizar a Editora Underworld.

Trechos do Livro:

Não está esquecendo alguma coisa? – Xan perguntou.
Donna franziu o cenho.
-Ah, acho que não. Estou? – Não era para ter sido uma pergunta, mas o sorriso cada vez mais largo no rosto dele a confundia e perturbava. Era um alívio vê-lo sorrir outra vez depois de tudo que haviam compartilhado no Mildred´s.
Os dedos dele seguravam seu pulso. Ela olhou para baixo quando Xan a puxou, mas deu alguns passos trôpegos, quase cambaleando. Sua mão livre tocou o peito largo e se apoiou nele. Seu coração batia tão depressa que ela julgava poder sentir o eco até nos dedos dos pés. Tudo que conseguia ver eram os olhos de Xan- eles pareciam sobrenaturais iluminados pela lâmpada da rua.
Quando ele a beijou, Donna não teve chance de se esquivar ou dizer alguma coisa. As mãos quentes seguravam seu rosto e ele guiou sua boca, colocando-a exatamente onde queria.
Pág. 121

“Sombrio e belo, sensual e perigoso, totalmente apaixonante… Você vai se enfeitiçar com esse livro” – Richelle Mead, New York Times autora de Bestselling.

Jen. 08/11/2011minha estante
Essa resenha foi insuficiente, pois eu nao entendi a opiniao da leitora sobre o livro.

Iso 05/03/2013minha estante
Ao contrário do outro comentário da ou do Jen, eu gostei muito da resenha, foi a que mais me agradou. Sempre procuro resenhas aqui pelos livros que me interesso, pois sinopses são insuficientes e mesmo assim, vários títulos deixam a desejar no quesito de resenhas, mas a sua foi ótima. É uma resenha completa ao me ver. Marca sua opinião sobre o livro, pois você faz elogios, o que demonstra que gostou, além de contar a história - a maioria das pessoas não gosta, mas eu preciso de spoilers, pois as resenhas que não os contém deixam muito vago até a temática e eu gosto também de saber antes de ler se alguém vai morrer ou não, porque daí já me preparo e não crio ilusões - e por fim você colocou "quotes", esses trechinhos são essenciais para ver se a gente gosta da narrativa ou não. E como aluna de LETRAS na faculdade, eu realmente daria uma bela nota pela sua resenha. Não deixe de resenhar!

Georgia34 06/03/2013minha estante
Oi ISO, que legal! Eu também sou aluna de Letras na faculdade. Bom, eu penso como você, quando vou ler resenhas procuro sempre as que me passem muitas informações sobre a estória. Já me arrependi de ter comprado vários livros, justamente por te lido resenhas que não contavam nada da história. Mais, até entendo o/a Jen. Obrigada pelo apoio e incentivo para continuar escrevendo resenhas. ;-)

Vitor.Cipriano 13/10/2015minha estante
Eu tenho The Wood Queen,A Rainha de Madeira ,traduzido quem quizer me manda um e-mail: v.c.c.p@hotmail.com

Bruna Fernández 24/02/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Antes de começar a resenha eu gostaria de falar sobre a minhas primeiras impressões sobre o visual do livro quando eu peguei ele em mãos. Qualidade nota 10! O acabamento é super bem feito e cheio de detalhes impressionantes. Como seria bom se todas as editoras tivessem esse cuidado com o visual de seus livros, e, nesse quesito, na minha humilde opinião, a Underworld é um exemplo a ser seguido. Mas vamos falar da história do livro né?

Me interessei por esse título pois gosto muito do tema ‘bruxa’. Sempre li muito sobre o Wicca e estava esperando uma abordagem do tipo no livro, mas me enganei. A autora criou todo um novo conceito para o universo da sua história e voltou-se mais para o mundo da alquimia. Isso deu um tom sombrio e misterioso para a história, afinal, a alquimia e sua busca pelo elixir da vida é uma das maiores lendas/mistérios da humanidade.

Acompanhamos a personagem principal, Donna Underwood, uma adolescente com segredos, que é bruxa e possue tatuagens de ferro nas mãos – e sim, é explicado no livro como e porque ela “ganhou” essas estranhas tatuagens – e dona de uma força enorme. Ela é como a maioria dos personagens de livros juvenis: não tem muitos amigos, é a esquisitona da escola e todos adoram pegar no seu pé; e assim como todos os personagens de livros juvenis, ela queria simplesmente ser uma pessoa normal e poder não ter segredos com seu melhor amigo, Navin Sharma. O tempo todo ao longo do livro eu confundia o nome do personagem com Navid, pois a descrição física do personagem me fez pensar de cara no ator que interpreta o Navid na série 90210. Navin é aquele amigo, que na verdade que algo a mais da personagem principal, e ela, toda tontona, não percebe isso e acha que é só amizade mesmo pois acaba se apaixonando por outro cara.

Em A bruxa de ferro, esse ‘outro cara’ é Xan, um cara mais velho e misterioso que Donna conhece em uma festa, e ao tentar se isolar, acaba o encontrando e passando um tempo conversando com ele. Com um ar de bad boy, Xan me conquistou logo de cara. Assim como Donna, ele também tem seus segredos – que descobrimos ao longo da história. Com muito mais coisas em comum do que pensavam, Xan e Donna ficam cada vez mais próximos um do outro, e apesar do ciúmes que sente do melhor amigo de Donna, Xan a ajuda na tentativa de salvar a vida de Navin; mas também fica claro que ele tem seus próprios interesses também. Mas os problemas de Donna aumentam cada vez mais pois ela não pode revelar segredos da Ordem da qual faz parte e sobre suas tatuagens, mas seu mundo está cada colidindo com o mundo de Navin e Xan e ela precisa dar explicações a eles.

Os ‘vilões’ da história são os Elfos das Trevas. Criaturas que moram nas florestas e tem uma grande fragilidade no contato com o ferro. Infelizmente não dá pra falar muito deles sem dar spoilers. Os personagens são todos muito bem delineados e a mitologia da série foi muito bem montada. Um detalhe que eu achei bem interessante é o recurso que a autora usou para contar a história de Donna. Ao invés de colocar a personagem pensando sobre os acontecimentos de sua vida, ou contando isso para alguém, a autora incluiu ao longo do livro trechos do diário pessoal de Donna. Deu um toque diferente para a história.

No geral, o livro só pecou em um ponto: muitos erros ao longo do texto. Faltou uma revisão mais atenta. Fora isso a Underworld está de parabéns por ter pego uma série tão interessante para publicar no Brasil! Ansiosa para ler a continuação: The Wood Witch, A bruxa de madeira em tradução livre, que sai em fevereiro lá fora mas ainda não tem previsão de lançamento aqui.
Luciano C. Souza 21/04/2015minha estante
Existe a tradução (não oficial) no site ISSUU.COM!! The Wood Witch. li alguns trechos, e a tradução é otima. é só pesquisar o titulo no site!!

Gli 01/02/2017

Muita expectativa pra pouca história
Sabe aqueles livros que por acaso encontramos em uma livraria e a capa é simplesmente encantadora? Essa foi minha primeira impressão sobre o livro A Bruxa de Ferro.
Em seguida li a sinopse e mais uma vez achei ter encontrado um tesouro perdido naquela livraria.
Como eu gosto bastante da temática resolvi adicionar a minha lista infinita de livros para ler.
Aproveitando que uma das três opções do I DARE YOU para o mês de janeiro era um livro escrito por autor inglês me joguei na leitura. Mas eu que eu não imaginava é que esse livro ia ser terrivelmente chato, entediante e sem graça.
Minha gente, a história tinha tudo pra ser ótima, mas ela não me convenceu de forma alguma. Achei um tédio do início ao fim. A personagem principal, Donna, é uma dessas adolescentes sem graça e que buscam aceitação e tem medo de demonstrar o que realmente é.
Mas, deixa eu fazer um apanhado geral dessa história. Donna Underwood é uma adolescente com segredos, ela é bruxa e possui tatuagens feitas a base de ferro nas mãos – e sim, é explicado no livro como e porque ela “ganhou” essas estranhas tatuagens – além disso ela tem uma força descomunal.
Como a maioria dos personagens de livros juvenis ela entra naquele cliché não tem muitos amigos, é a esquisitona da escola e todos adoram pegar no seu pé. Seu único desejo é ser normal e viver uma vida simples e comum.
Donna divide a trama com dois personagens secundários, que aparentemente formam um triangulo, mas isso não fica muito claro, porque acho que não era o foco desse primeiro livro. Navin Sharma, o amigo de quem ela esconde os segredos da sua existência, e que fica bem claro estar apaixonado por ela que não percebe nada e Xan, um cara mais velho, misterioso que parece compreender tudo sobre Donna. E que a deixa encantada e que parece que vai decolar em um romance.
A trama tem ainda ‘vilões’ que são os Elfos das Trevas. Criaturas que moram nas florestas e tem uma grande fragilidade no contato com o ferro. Infelizmente não dá pra falar muito deles sem dar spoilers.
O livro trouxe uma escrita diferente do habitual, apesar de ser narrado em terceira pessoa, alguns trechos são narrados pela Donna em forma de diário.

Os capítulos são demasiados longos, e parece que a história nunca vai acabar. Enfim, achei a leitura tediosa e ainda não sei se lerei a continuação pra ter certeza se realmente não gosto da história.
Esse é o primeiro livro de uma trilogia e é o único traduzido para o português até o momento.

site: https://clubeliterarioblog.wordpress.com/2017/02/01/resenha-do-livro-a-bruxa-de-ferro-para-o-desafio-i-dare-you/

BernardoM 03/01/2012

Editado até demais
A Bruxa de Ferro tem uma boa premissa: uma garota criada numa sociedade de alquimistas que um dia conhece um estranho garoto que a atrai mais do que ela consegue entender e que guarda um segredo negro dentro de si.
Ok, tirando pela parte dos alquimistas, parece qualquer outro livro YA que você já leu na vida, mas se são todos iguais, é porque todo mundo lê, porque todo mundo gosta, certo?
Bom, eu, pelo menos, não fui o maior fã desse. Veja bem, como eu disse, a premissa não é ruim. Os personagens não são sacais (a maioria, pelo menos). Nada sobre esse livro é intragável. E mesmo assim parece have muitas coisas erradas com ele.
Primeiro, tudo ocorre muito rápido. Pode ser coisa minha, mas livros que se passam no intervalo de um, dois dias, geralmente são um saco, porque isso quer dizer que você está lá pra ver tudo o que os personagens fazem, não importa o quão desinteressante seja. Por ser muito rápido (e pra qualquer um que já o viu fisicamente, muito pequeno também), nada na história é desenvolvido, e acaba parecendo que o livro não tem meio, só um comecinho rápido e logo já terminou. Ambos feitos nas coxas, se querem saber.
Os personagens não têm tempo de se desenvolver, logo não são tão interessantes quanto poderiam, e por isso você acaba se perguntando o que diabos foi que um deles viu no outro, o que estraga tudo porque o livro todo começa com uma dessas situações de "atração misteriosas" tão famosas agora. Você nunca realmente sente perigo nenhum, nunca sente que aquela tal sociedade alquímica lá atrás é real e nunca se importa com a tal lenda (mal usada, por sinal) da garota com mãos de ferro no qual se se baseou a personagem principal.
Basicamente, esse livro ou foi escrito normalmente e algum editor psicótico decidiu que ele estava grande demais, ou então ele é apenas incompleto assim mesmo, e ponto.
De qualquer jeito, dificilmente vale a pena ser lido.

Nayara 09/01/2012minha estante
Também acho que a história poderia ser aprofundada. Acontece tudo muito rápido , num espaço de tempo muito curto, sendo assim a história não tem "aquele" suspense e "aquela" coisa de não darem errado na primeira tentativa, tudo nele ( minha opinião) achei muito simplista, porque ela (Donna) resolve tudo muito rápido e acho que a autora deixou de falar mais sobre o tema do livro , a alquimia, e a história de Xan fica muito sem detalhes.

Danni 30/05/2013

"Esquisita e chata"
O livro tinha tudo pra ser bom, o assunto: alquimia!
Porém a autora errou em tudo, além de o livro ser muito vasto, ela foi muito rápida nos acontecimentos, e muita coisa ficou sem explicação.
Fora que Donna, protagonista é super chata. Vive escondendo suas peculariedade por vergonha e medo.
Narvin seu amigo de infância deveria ser mais explorado.

A única coisa de boa, é a capa, que é linda ;)
Realmente não quero ler a continuação, uma pena!

Julia4744 03/11/2023

Não tenho muito o que dizer desse livro: foi uma leitura fácil até, mas a parte fantástica dele não é lá grande coisa, e o romance, muito menos. É uma história muito sem sal e que não me dá vontade de continuar a saga.

Raquel Comunale 08/04/2012

A Bruxa de Ferro é o primeiro livro da série do mesmo nome de Karen Mahoney. Eu amei a capa e os detalhes do livro. Muitos erros ortográficos e de concordância são exibidos ao longo da narrativa então é necessário ter um poder de abstração bem grande.

O livro narra a história de Donna, uma jovem que perdeu os pais que eram de uma Ordem de Alquimistas poderosos e acabou ficando com a tia, também alquimista. O melhor amigo de Donna é Navin um jovem que adora a garota e tente integrá-la ao mundo real. Em uma dessas tentativas frustrantes a jovem acaba na casa de Xan, um jovem rico que acabou de largar a faculdade e oferece uma festa. Xan e Donna logo demonstram uma química e a jovem se vê cada vez mais encantada por ele.

A história pega no tranco pouco depois com uma sequência de fatos intrigantes que acabam unindo Navin, Xan e Donna em uma corrida perigosa. Aos poucos a história de vida da garota e de Xan vai sendo revelada e os seres místicos são apresentados de forma delicada ao longo da narrativa.

O livro é rápido de ler e a história não é de toda ruim... mas também não chega a ser aquele livro que prende sua leitura e te faz torcer contra ou a favor de algum personagem. Achei Navin o mais carismático do livro e espero que a sequência da série tome um rumo mais interessante. O segundo livro, The Wood Queen, ainda não tem previsão de lançamento aqui no Brasil.

Mais resenhas em: http://desencontre.blogspot.com.br/

Aninha 24/06/2012

Donna Underwood é uma jovem filha de alquimistas, porém seu pai, Patrick, morreu tentando salvá-la dos elfos e sua mãe, Rachel, está numa instituição protegida pela Ordem do Dragão, da qual fazia parte e desde o que aconteceu com a filha nunca foi a mesma. Devido a isso, Donna foi criada por sua tia Paige, também alquimista, e esse dia terrível deixou mais marcas na jovem que vão além do pensamento de qualquer um. A jovem passou pelas mãos do Criador, um homem com habilidades mágicas de manipulação de ferro, que o utilizou para curar os braços da garota, por isso, Donna tem raras tatuagens de ferro que vão de seu cotovelo até sua mão.

É claro que essas tatuagens de ferro acabaram afetando a jovem mais do que ela gostaria, já que ela acabou tendo uma força fora do comum, o que acabou fazendo com que todos a vissem como "a esquisita", isso porque nem tinham visto as marcas em seus braços. As lutas de Donna impediam que todos vissem aquelas anormalidades. Ninguém sabe nada sobre sua vida, nem mesmo seu melhor amigo Navin Sharma, um mero humano, mas muito importante para Donna.

Então, Navin a arrasta para uma festa na casa de Alexander Grayson, onde irá estar todas as pessoas que odeiam Donna, todos que a chamam de esquisita e que a fizeram acabar estudando em casa. E é fugindo daquelas pessoas e de todo barulho que Donna acaba no telhado acima de um dos quartos na companhia de Xan, nada mais e nada menos que o dono da casa e da festa. Há algo no garoto de olhos verdes que atraí a menina instantaneamente, algo que desperta uma certa confiança entre eles.

E é quando Donna decide visitar o Criador para tentar resolver as dores em seus braços que as coisas tomam um caminho perigoso. Primeiro, o alienado Navin acaba seguindo a menina e quase sendo mordido por um elfo, criatura que ele nem sonhava que existia; Segundo, num passeio com Xan, eles são atacados por mais um elfo; Terceiro, Xan não é exatamente o mero humano que Donna pensou que fosse; Quarto, há uma grande probabilidade de Simon Gaunt está envolvido em algo muito errado, o que a faz desconfiar de pessoas muito importantes para ela; Quinto, Narvin foi sequestrado pelos elfos e Donna tem 24h para conseguir aquilo que a Rainha quer ou nunca mais verá seu amigo.

O primeiro volume da série tem poucas páginas, mas é pouco eletrizante. Achei um pouco chatas as partes de muita explicação dos alquimistas, acredito que algumas coisas poderiam ter sido equecidas, mas num geral, a ideia do livro é ótima. mas mesmo assim esse primeiro volume não deixou curiosidade sulficiente para poder ler os volumes seguintes
Jen. 14/06/2013minha estante
Não consegui captar sua opinião sobre o livro, apenas o resumo dele.

alex 04/01/2014

Fraco
O livro pode ser resumido numa palavra: clichê. Mas um clichê bem ruim, e bem pior que a saga Crepusculo, agora sei que é possível.
A história poderia ser melhor e ser melhor abordada, mas a limitação ao triangulo dos personagens é massante. E a personagem principal não tem nada de atraia com interesse. Enfim, não dá aquele suspense que qualquer livro pede. Até o folcocle mistico que poderia ser melhor explicado ou usado é bem limitado. Uma perda de tempo.

Jessica 09/10/2012

Magia e Alquimia
Donna Underwood, 17 anos, estava tentando ter uma vida normal. Descobriu cedo sobre alquimia e magia, razões pelo qual perdera seu pai e deixado sua mãe em um sanatório( sem memórias). Cria da por sua Tia, e vivendo quase em isolamento,pois ficava entre estudos em casa e estudo das artes alquimicas. O que trazia Donna a sua normalidade era seu melhor amigo. É fantastico como tudo leva a magia interior esquecida pela maioria, muito bem abordada pela autora esta interação do hoje(atualidades) e as mais diversas lendas( estórias antigas que em outras culturas acreditasse que já existiu). Donna acreditava e se sentia diferente e até talvez, a unica a ser assim, até conhecer um encantado mestiço e é nessa trama que tudo começa a ficar emocionante. Pois agora precisa desvendar a verdade sobre seu passado, resgatar seu melhor amigo preso por Elfos das Trevas, utilizar sua força e magia de suas tatuagens( feitas em ferro e prata) e conseguir viver o amor que cresce pelo misterioso encantado mestiço. Para quem ama Suspense, Romance e Ficção, este livro tem tudo isto e muito mais.

Carla @camantovanni 02/12/2013

Não gostei
A história da autora sem dúvida alguma foi legal, mas ela pareceu se enrolar na própria história e ficou confusa.

Terminou mal e muita coisa ficou sem explicação.
Lamentável. Ruim.

Matheus Braga 30/12/2012

A Bruxa de Ferro - Karen Mahoney
Hey galera, tudo bem?

Quando esse livro chegou aqui em casa eu já fiquei super ansioso pois as capas da Under são as mais bonitas do mercado (Pelo menos para mim XD). Pena que a história não correspondeu minhas expectativas em... bom... NADA!!

Donna Underwood é uma adolescente normal, irritante e "sem noção", tirando o fato de que é filha de alquimistas muito poderosos e que possui nos braços tatuagens de ferro que garantem a ela um poder incrível e força sobre-humana. Tais tatuagens foram concedidas a Donna após um acidente envolvendo elfos da floresta, que resultou na perda de seus dois braços. Muitos anos depois, tais elfos, banidos do mundo humano, começam a perseguir Donna e a atacar seus amigos em plena luz do dia. É ai que começa nossa aventura cheia de mistérios e decepções.

Donna é MUITO idiota chata (sério eu queria bater nela enquanto lia o livro). Mesmo que essa seja a personalidade de uma adolescente, após todos os problemas e provações que ela passou, era para pelo menos ter desenvolvido um pouco de maturidade. Mas não, ela é teimosa e expõe seus poderes em plena escola só porque uma patricinha começou a provoca-la.

Outro ponto negativo no livro é a falta de revisão da editora, já esperava que esse livro seria assim pois a Under se preocupa mais em fazer uma capa bonita do que passar o livro por uma verdadeira edição. Erros gritantes como palavras faltando letras e frases sem nexo são comuns durante a leitura. Mas, acima de tudo, o que mais me chamou a atenção, é a falta de uma história continua. Em algumas partes você está com Donna em uma floresta, na seguinte você já está na sala da tia dela conversando sobre trivialidades, sem falar que o livro não dá explicações sobre os próprios personagens de maneira que se você não fizer uma pesquisa ou já tiver lido uma outra obra com tal explicação, você não terá contexto.

Bom pessoal, essa foi a impressão que a leitura me passou, não recomendo esse livro. Contudo, vocês devem tirar suas próprias conclusões já que o que foi exposto acima não é a verdade absoluta, é apenas o que EU achei do livro.

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM

neli 12/12/2011

Quando cheguei a Bienal do livro, fui direto ao estande da Underworld. Foi até difícil de escolher o que comprar, cada capa mais linda que a outra e a da Bruxa de ferro não era exceção. Maravilhosa.
Pena que a estória não é assim tão boa. Achei que foi uma cópia de O rei de ferro (que também não é nenhuma maravilha).
A mocinha tem tatuagens de ferro nos braços e ela usa luvas e por isso é tachada de esquisita na escola.
Vi que é uma trilogia, talvez eu leia os outros e quem sabe minha opinião não mude e eu passe a gostar da série? Vou esperar pra ver.