The Night Circus

The Night Circus Erin Morgenstern

Resenhas - The Night Circus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

towers 13/03/2024

?I couldn?t tell the difference between what was real and what I wanted to be real. I thought this was going to be temporary, even when it kept dragging on and on. But it?s not. It never was. I was the one who was temporary.?

Maria.Clara 13/02/2024

Gostei bastante, a história é bem interessante mas não acho que fluiu muito (talvez pq eu tenha demorado um pouco pra ler ele) algumas coisas ficaram em aberto até fiquei sem entender ??. Mas nunca vi nenhuma história parecida e achei a proposta muito boa, se você tiver um tempinho pra se dedicar a essa leitura, então eu recomendo muito!

Os personagens não são tão característicos e não faz com que simpatizemos com eles. Mas o romance é fofo e os personagens secundários são bons também.

rxvenants 13/02/2024

?Se ela se fosse, eu não seria nada?, diz Marco.
Anos ouvindo que The Night Circus era muito bom, mas dividia opiniões tanto pelo final tanto pela forma que a história é contada e eu só posso dizer que estou do lado das pessoas que AMARAM esse livro.

Caramba, que livro imersivo. Uma verdadeira experiência.

É muito difícil pra mim colocar nessa resenha tudo que eu senti lendo esse livro.
11 marcações e 185 destaques depois, eu ainda não consigo falar sobre todas as ligações entre personagens e capítulos, a cronologia tão bem construída e os diversos motifs usados durante a história..

Li em ebook, mas comprei uma cópia física logo depois de terminar a leitura só pra poder reler o livro em ordem cronológica e ver como isso afeta a minha visão dos fatos.
Por não ser em ordem cronológica e por ser minha primeira leitura, eu as vezes esquecia/não prestava atenção nas datas e depois ficava chocada no tempo que as coisas aconteciam (e fez da minha experiência algo muito melhor!)

The Night Circus é um dos livros mais bem escritos e pensados que eu já li.

Os personagens são extremamente cativantes e a história é tão boa que você sente a atmosfera da leitura. Faltando 100 páginas pro livro acabar eu já sentia que não aguentava mais nada. Nunca senti meu coração bater tão forte (e olha que o livro não é repleto de ação).

Eu achei a construção do livro tão, mas TÃO inteligente.
Os motifs do livro são de longe a minha parte favorita. Erin constrói uma narrativa que te faz pensar sobre cada palavra que ela coloca nas páginas pois você sabe que todas têm um motivo e cada uma delas pode ser uma dica do que vem pela frente na história.

São poucos os livros que me fazem revisitar páginas e marcações e interpretar o que está sendo dito. Por diversas vezes no livro eu procurei significados de tarot e comparei falas entre personagens só pra poder entender o que estava acontecendo.
Nem tudo é muito bem explicado e vale muito da sua pesquisa pra entender cada detalhe.
Os símbolos tornam a história muito mais viva. Eu amei como os objetos e as cores tem tanta participação no significado e na contagem da história.

São ternos cinzas, chapéus, cartas, cachecóis vermelhos e muitas outras coisas que te formam na sua cabeça uma imagem bem nítida da história.
É como a regravação em um rolo de filme, que formam fantasmas na fita depois de tanto regravar as mesmas coisas. Fica bem preso na sua cabeça tudo que pode mudar o curso da história.

É uma das maiores qualidades de Hamilton (o musical) que também está aqui: assim como o tema principal e repetições das letras podem marcar o rumo dos personagens e te dar ansiedade de como as coisas podem se desenrolar, aqui, ao ler sobre um terno cinza, por exemplo, você já sabe por qual direção as coisas podem ir e isso fica na sua cabeça até que algo aconteça de fato.

E falando de coisas que marcam, não tenho uma memória boa, mas o protagonista da história é um dos poucos que eu tenho certeza que vai ficar comigo pro resto da minha vida.

E eu digo protagonista pois apesar de Celia e Marco serem um ponto gigantesco na história (e uma das minhas partes favoritas!) e parte da venda do livro, não tem nada como o Circo.

Numca escrevi, mas imagino que a construção de um personagem que não fala, não emite opiniões e mesmo assim é o ponto central deve ser bem difícil e ainda fazê-lo BEM deve ser duplamente complicado.

Não tem nada como a atmosfera do circo na história. Um protagonista que liga todas as pessoas da história e move tudo ao seu redor.
É SURREAL a forma que o circo é tão vivo em cada respiro dos personagens e em cada decisão que eles tomam. É doido a forma que eu me senti um dos rêveurs depois da leitura. Completamente apaixonada pelo que o circo te faz sentir. Provavelmente vou buscar esse sentimento pro resto da vida.

E grande parte do circo é a Celia, a segunda melhor personagem da história.
Extremamente astuta e forte, é uma das personagens mais classudas que eu já li. Ela respira sabedoria.
E a relação dela com o Marco é MUITO BOA. É um progresso que leva seu próprio tempo.
Eu amo como eles se falam pela criação de tendas do circo e a primeira conversa de verdade deles é só depois dos 50% e mesmo assim eu fiquei buscando migalhas da relação deles a todo tempo.
É um sentimento muito bom quando nada é entregue rápido demais e dá pra sentir a diferença que os personagens fazem um na vida do outro.

Só pra dar um exemplo de como tudo tem dois ou mais significados nesse livro: a fala do Marco com ?Se ela se fosse, eu não seria nada? é tanto sobre o Circo e a Celia quanto o amor dele por ela.
São pequenos detalhes que me cativam demais.

Eu inclusive só queria dizer que o último capítulo é lindo demais. É quase como uma carta de amor de Erin para as palavras e a escrita. O ato de contar histórias é importante demais.
E essas palavras virem de um personagem que mal conhecemos e quase não emite opiniões na história traz um lado bem diferente e humano dele. É bem bonito.

Sei lá, não sei se vou conseguir passar o sentimento que tive ao ler esse livro, mas foi um experiência marcante demais.

É um livro que me fez pensar, repensar e me sentir uma grande espectadora de um show de mágica num circo misterioso. Me parece bem difícil fazer mágica ser descrita de forma tão vívida na sua cabeça, mas Erin Morgenstern foi mestre nisso.

É uma teia de história muito bem feita e complexa e eu mal posso esperar pra reler em ordem cronológica e tirar muito mais do mundo que Morgenstern criou.

Ika 26/01/2024

Vai depender da sua suspensão de descrença
Esse livro é tipo uma roleta russa: se a atmosfera mágica do circo te pegar, você vai gostar. Se você prefere dar importância a desenvolvimento de personagem e ritmo de história, não tem cheiro de pipoca e caramelo que vá salvar essa leitura.

Pra resumir a história: existe uma competição (mágica). Duas pessoas estão competindo sem saber pra quê e por quê. O circo é usado como palco pra essa competição e são anos de "vários nada". O livro é uma coleção de POVs de vários personagens que se dividem em (1) os protagonistas e (2) pessoas deslumbradas que têm uma relação parasocial com o circo. A competição gera consequências graves em alguns personagens secundários, mas ninguém se importa porque os protagonistas decidiram que se amam em 3 páginas. O mocinho é um boy lixo, mas é justificável, afinal, ele não amava a outra de verdade, então tudo bem. No fim, (pule essa última frase se você quer evitar spoilers leves) não tem motivo nenhum pra ter competição, mas tudo bem também, porque o circo sobrevive nas costas de uma criança que teve o poder da """""escolha""""" e o que importa é que o circo sobreviva pra deslumbrar mais gente desocupada.

A ideia do circo e da atmosfera que se cria em torno dele é muito legal. Todo o resto é chato. O jeito como a história é contada, picada ao longo dos anos em capítulos de 2 ou 3 páginas, não torna a experiência imersiva o suficiente pra valer a pena. Porém, pode ser que pra você seja diferente. Talvez você goste desse livro se você não se importa com:

- no plot, just vibes
- instalove
- falta de desenvolvimento de personagem
- atos que não têm consequências
- POV de criança
- história em que nada muito importante está em jogo
- final feliz a todo custo mesmo que não faça o menor sentido, nível Renesmee em Crepúsculo

helnes 14/12/2023

?You?re not destined or chosen, I wish I could tell you that you were if that would make it easier, but it?s not true. You?re in the right place at the right time, and you care enough to do what needs to be done. Sometimes that?s enough.?

decidi ler esse livro porque me recomendaram como uma história de romance e, pasmem, foi justamente esse elemento da narrativa que deixou a desejar.
sinto que o romance ficou totalmente à mercê do ?jogo? e da conexão inevitável entre os personagens, enquanto eles mesmos não tinham quase química alguma, mesmo que o livro quisesse te convencer que o amor deles é profundo e inabalável. pessoalmente acho esse negócio de ?te amei no momento em que te vi porque a gente foi destinado um pro outro? meio broxante. o romance tem mais consequências do que causas e, por isso, foi muito difícil me conectar com os sentimentos dos personagens.
porém, mesmo com um romance tão fraco, achei o livro incrível. a ambientação é MAGNÍFICA, toda a estética do livro é extremamente bem construída. o que o arco de romance tem de desinteressante é quase completamente compensado pelos personagens secundários.
o livro é muito foda, só caiu de 5 estrelas pra 4.5 por causa do mal desenvolvimento romântico dos protagonistas. no geral recomendo muito, só não esperaria uma boa história de amor. as ?vibes? carregam muito mais o livro do que o próprio enredo, então acredito que, tendo isso em mente, a experiência de leitura é muito boa.
uepa 15/12/2023minha estante
Oloko foi humilde

triz11 28/11/2023

The circus arrives without warning
Esse livro é simplesmente mágico, do inicio ao fim
com certeza um dos meus favoritos da vida, mesmo que a leitura em ingles tenha me feito ignorar alguns detalhes que eu não entendia direito, mas nada que tenha prejudicado meu understanding da historia
de verdade, uma história completamente cativante, nao queria parar de ler querendo saber o que ia acontecer e quando eu parava so conseguia pensar no livro ???

bozô 13/11/2023

Now the circus is open, now you may enter
É uma leitura fantástica e com certeza uma das melhores na minha lista.
Comecei The Night Circus por conta de boas recomendações e, para ser sincera, no começo não me agradou. No decorrer da leitura, entretanto, apaixonei-me pela ambientação meticulosa nos mínimos detalhes, na história precisamente elaborada, no palco e no que há por detrás da cortina, e a surpreendentemente bem pensada história em que se desenrolam as vidas de Celia e Marco, lutando para superarem o jogo aos quais dedicaram suas vidas por escolhas de outros.
Todos os pontos de vistas são bem amarrados e o livro nos faz apegar-nos aos personagens, vê-los crescer e criarem a vida por trás do mais impressionante circo que já vi - ou li.
A transição da narração em terceira e segunda pessoa é algo que ainda não tinha visto e que me deixou positivamente muito surpresa.
Demorei para terminar porque, sinceramente, não queria fazê-lo. Uma obra de arte que vai para os favoritos.

Vic 19/08/2023

O circo
Esse livro não é o meu ideal de livro e honestamente, eu não leria ele de novo.
Fui com a expectativa de ser um romance que acontece no cenário de um circo, oque de certa forma é, mas não é só isso.
O livro não é sobre romance, é sobre o circo. Tudo gira em torno do circo, o circo é o palco de um duelo, de relações, de nascimento e de recomeços.
Eu não sei se ele livro tem um intuito ou um enredo e uma história traçada, eu sinto que a autora literalmente explorou a história e criou ela como se ela estivesse explorando um circo, a cada tenda e espetáculo que ela assistia, e lugares que descobria era uma escrita.
Foi legal mas não é oque eu gosto, e eu acho a história nada emocionante e um pouquinho cansativa até já que não tem muito uma linha traçada.

maria13353 26/07/2023

;)
Meu livro favorito da vida socorro
confesso q existiram aí vários momentos q eu me perdi legal e precisei voltar pra checar datas e informações q eu tinha perdido no meio do caminho, mas é bizarro o jeito que vc acaba se encantando e entrando na história, de alguma forma

Carly23 24/06/2023

Parece um sonho
To tão feliz com tantas leituras incríveis em um tempo tão curto, amo quando um livro atende todas as expectativas e mais.
Esse livro foi como um sonho, e eu realmente não queria ter acordado. Por mim esse livro teria infinitas páginas, e eu viveria dentro dele para sempre.
Tinha começado a ler um mar sem estrelas há um tempo e a leitura não fluiu tanto, estava com medo que esse também fosse assim. Realmente é bem aquele tipo de livro só vibes e pouco plot, e eu não sabia que amava esse tipo de livro até agora.
Amei tudo sobre esse livro, mas foi a escrita absolutamente divina que me prendeu desde o começo. Tenho certeza que se eu tentar reler mar sem estrelas por uma perspectiva diferente (que esse livro me deu) eu vou amar também.

Ells94w 21/06/2023

Beaux Rêves
"From the days when the tales meant more than they do now but perhaps less than they will someday"

This book was so hard to read that it has taken an emotional tool on me, because reading 500 pages is not easy.

And by coercion I grew found to the personas in this story, attached to it's meaning in the book.

I don't know if I would be capable of rereading it, this was my third try and it wasn't any less easier, but if I could enjoy it more than I did now it would be worth it.

Ps: I'm VERY emotional regarding, not happy endings, but rather the ones that flicker a bit of hope or happiness perhaps, to the characters. I loved this ending.

seraosy 07/06/2023

?i wished for her?
"??? ?????? ??????? ??????? ???????.
?? ????????????? ??????? ??. ?? ?? ?????? ?????, ???? ????????? ?? ??? ???."

WHAT. A. BOOK.
maravilhoso, esplêndido, extraordinário, incrível, breathtaking!!
eu tava doida pra ler um livro único de fantasia, e eu achei O livro. muita gente acaba não gostando por ser bem devagar, mas eu li ja sabendo disso então não me decepcionou (e por um milagre eu li só sabendo que é sobre circo, não sabia de mais nada. nenhum spoiler); amei tudo tudo. o maior foco dele é os personagens e o cenário, oq não me incomodou. não tem taaanto romance e por incrível que pareça não me incomodou também, achei boa a quantidade e o romance em si. o livro é tão detalhado que parece que vc ta dentro do circo; essa leitura foi uma experiência incrível, coloquei MUITOS post its (tem uma cor só pro marco e celia ??). com certeza virou um fav, um livro que eu vou reler muitas vezes

gvnrr 14/05/2023

Le cirque des rêves
?As pessoas veem o que desejam ver. E, na maioria dos casos, veem o que lhes dizem que estão vendo.?- O circo da noite.

Quando comecei a ler esse livro, confesso que foi uma experiência incrível, cada detalhe sobre a magia presente nele me fez sentir parte do circo e querer estar nele, porém, na metade do livro mais ou menos, achei que foi desandando. Para ser sincera, eu jurava que seria mais focado no ?mistério? por trás no funcionamento do circo e como acabaria no final, mas acabou focando mais no romance da metade para o final do livro.
Para mim, a autora escreveu muito bem a parte da fantasia, mas a parte do romance foi meio ruim (é compreensível que algumas partes tenham sido ?apressadas?, já que esse livro se passa entre 1873 a 1903).

orionnoceu 10/05/2023

Sublime. Não há outra palavra pra descrever.
O jeito que se fala sobre sonhos, não como algo romantizado, mas como realmente é. Distorcido.
Se esse livro fosse uma pintura, seria surrealista, uma obra de Dalí, só que inteiramente em preto e branco, com um toque de vermelho.
Quando sonhamos, perdemos a noção de proporção e tempo, mas o que é tempo?
A autora brinca com a estranheza, a natureza do belo e a linha tênue do horror.
O que mais me impressionou foi como ela transmitiu com maestria a decadência. Como num piscar de olhos, ou num passar de décadas, o circo não era o mesmo. Decadente e colapsando por dentro, e só aqueles que realmente observam perceberiam.
Terminei esse livro com uma vontade enorme de ir ao circo, me perder pra talvez me encontrar.
"Ao se afastar de Le Cirque des Rêves no início do alvorecer, você percebe que se sente mais acordado nos domínios do circo. Não se sabe mais bem ao certo de que lado da cerca está o sonho."

Clarice 24/04/2023

Intrigante e mágico rs
Muito legal ler livros que despertam esse lado mais lúdico, de magia e encantos.
Achei o livro muito interessante, com uma premissa muito boa e uma escrita bem fluida. Muitos pontos de tensão e para mim, algumas coisas que ficaram sem uma explicação 100% explícita que eu gostaria de ter.

1 | 2 | 3 | 4 | 5