The Night Circus Erin Morgenstern

Resenhas - The Night Circus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camilla 03/08/2020

Agora o circo está aberto. Agora você pode entrar.
Eu sempre me senti intimidada por esse livro porque eu não sabia que se seria meu tipo de leitura: e super foi.
Quando você abrir The Night Circus, esteja preparado para ter uma das experiências mais únicas e atmosféricas possíveis ao ler um livro. A Erin Morgenstern escreve uma história simples de um jeito extremamente complexo, que te deixa no escuro em relação ao que acontecerá nos próximos capítulos, e eu posso garantir: sempre será uma surpresa.
Enquanto eu lia, eu tentei pensar em alguma leitura similar e não consegui achar nenhuma. Porém, se você gostou de "Harry Potter" pela magia, de "As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender" pela prosa bonita e de "O Ceifador" pela competição: aqui está uma obra que entrega tudo isso em um pacote só.
Eu tenho certeza que essa história crescerá muito quando eu tiver a oportunidade de reler, porque o início é confuso devido ao excesso de personagens e linhas do tempo. Mas já posso dizer que esse é um livro do qual eu nunca vou me esquecer.
Amanda.Rodrigues 04/08/2020minha estante
esse livro é a coisinha mais linda

Bia 04/08/2021minha estante
É livro único???

Camilla 08/08/2021minha estante
Sim!

Bia 09/08/2021minha estante
Obrigada!!!

sereia do lago ness 24/02/2022minha estante
Eu já tava ansiosa pra ler, aí vi tu falando q se vc gostou de HP e O ceifador temm tudoooo pra amar esse, eu tô AAA?

laura_calore 29/07/2022

The Night Circus
Eu queria ler esse livro há um bom tempo porque eu gosto bastante dessa ideia de circo com contorcionismo, ilusões, malabaristas e etc, mas não foi tão bom quanto eu esperava. As partes que falam do circo eram muito legais e eu amava ler, mas as partes do romance não foram tão boas e mal apareceram. Do nada os dois personagens se amavam e a escritora não foi desenvolvendo essa ideia, sendo que a competição e o amor proibido deles era um dos pontos principais da história. Resumindo, 90% do livro falava das coisas do circo e como tudo funcionava e os outros 10% falava do romance. Bailey, Poppet e Widget foram os melhores da história :)
carol 30/07/2022minha estante
Verdade amiga

carol 30/07/2022minha estante
(o outro livro dela é melhor na minha opinião)

Yasmin Herondale 14/09/2020

Resenha "The Night Circus"
Fazia bastante tempo que esse livro estava na minha lista e eu vivia adiando a leitura, só posso dizer que me arrependo de não ter lido ele antes. Um conselho pra quem tem curiosidade em ler o livro, não leia a sinopse. Eu faço parte do grupo que infelizmente leu, e na minha opinião, ela me deu um spoiler que gostaria de ter descoberto só no meio do livro. Então desde já, não pretendo comentar nada que acontece no livro, e sim os sentimentos que tive ao ler.

O que a Erin conseguiu descrever nas cenas do livro foi simplesmente mágico. A cada capítulo me sentia mais em um circo, o jeito que ela descreve os locais, a forma como ela conversa com o leitor sem realmente estar conversando, a atmosfera se tornou viciante. Para meus padrões de leitura diria que demorei lendo este livro, mas foi proposital, eu não queria que ele acabasse porque fiquei muito envolvida e também porque estava com medo de no final a autora acabar "ferrando" com tudo.

"The night Circus" é repleto de mistérios do início ao fim, assim como um verdadeiro circo. Acho que nunca criei tantas teorias lendo um livro, tive até que passar a anotar minhas ideias sobre o que iria acontecer pra não esquecer hahahahah. No final das contas, acertava alguns aspectos, mas não tudo. E o que mais me incentivou a dar continuidade a leitura foi essa áurea de mistério que rodeia absolutamente todos capítulos. Algumas resenhas que li depois que terminei o livro reclamaram do romance, dizendo que não teve muita profundidade, eu concordo até certo pronto, pois acho que o objetivo central do livro nunca foi o romance e sim o circo e seus mistérios, então achei mais do que satisfatório as pequenas doses de romance.

Outra dica para quem for ler o livro, preste bastante atenção nas datas e aos locais, pois a maioria dos capítulos possuem datas e locais diferentes e isso pode te deixar confuso no início, mas a medida que você acostuma com os personagens fica mais fácil. O livro é bem descritivo, a autora gosta de descrever cada detalhe da paisagem, das roupas e das características dos personagens, então se você não tiver paciência não aconselho que leia, mas a descrição torna tudo mais realista e eu amei.

Quando o livro estava chegando no final tive a sensação de que ia acabar sem entender nada do que aconteceu, e foi mais ou menos assim, só que de uma forma boa, é difícil explicar a sensação que tive ao terminar o livro somente quem lê sabe. Só sei que a última frase dita por um certo personagem no final do livro fez com que eu soltasse uma risada pela ironia de tudo. É como se as peças de um quebra cabeça começassem a se encaixar. Pra finalizar, gostaria de dizer que esta foi uma leitura que me surpreendeu muito, pois não esperava gostar tanto do livro. A escrita é viciante e os personagens cativantes. No futuro pretendo ler o livro novamente, pra ver se agora sabendo como é o final, eu consiga fazer "ligações" desde o início.
Erica 14/09/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler!! kkk

Yasmin Herondale 15/09/2020minha estante
Eu fiquei surpresa por eu ter gostado, porque nos primeiros capítulos achei a escrita meio parada, mas quando percebi eu já estava viciada no livro hahahahahah

Theresa 22/12/2021

The circus arrives without warning
QUE LIVRO FANTÁSTICO!
Como é que faz pra apagar da minha mente só pra ler de novo?

A sensação que essa história trás é de que estamos em um sonho. A forma com que as coisas são detalhadas, a ambientação, é pura magia!

O começo é bem confuso, principalmente com a linha do tempo, mas não achei que atrapalhou no desenvolvimento. Me emocionei e arrepiei diversas vezes durante a leitura. Me senti parte da história e juro que não queria que acabasse.

Embora eu sinta que o personagem principal desse livro é o próprio circo, não vou negar que a Celia e o Marco são meu tudinho. E não tenho comentários para esse final.

off: gente a capa desse livro é belíssima!

?I made a wish on this tree years ago," Marco says.

"What did you wish for?" Bailey asks.

Marco leans forward and whispers in Bailey's ear. "I wished for her.?

terminando as leituras do ano com chave de ouro.

Joy 04/01/2021

A experiência de leitura que esse livro desperta envolve a sensação que vai muito além de um simples expectador.
Senti-me mais como uma personagem secundária que sentia a atmosfera, que poderia tocar até mesmo os móveis, as tendas do circo.
A narrativa é lenta justamente para situar o leitor nesse universo novo, cheio de mágica e segredos. Em alguns momentos estamos no século XIX e conhecemos os protagonistas na infância, em outros estamos no circo, perambulamos por ele sem saber ao certo do que se trata e há outro salto em direção ao século XX e outras personagens nos são introduzidas.
Em algumas cenas é como se nós, leitores, também fôssemos mágicos e pudéssemos perceber as mudanças sentimentais de Celia e Marco.
Não espere uma narrativa cheia de ação, socos e alfinetadas. Tudo trata-se mais de um jogo de estratégia, um tabuleiro que cresce conforme o amor surge.
É um livro muito bonito, capaz de despertar diversas sensações.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/04/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Desde que foi lançado Caraval e muitos fizeram comparação com O Circo da Noite, eu coloquei na TBR, mas nunca rolava a leitura. Esse ano, finalmente consegui lê-lo e, bem... realmente nada é o que parece ser no circo.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Erin e eu tive um pouco de dificuldade. Sua escrita tem uma certo ar poético, porém é bastante descritiva. Esse detalhe fez com que os primeiros capítulos sejam um tanto cansativos porque ela vai te ambientando naquele universo nos mínimos detalhes, o que é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo.

A história não é contada de forma linear, alternando entre os anos. No início de cada capítulo, temos a informação de onde e quando se passará aqueles acontecimentos, o que pode atrapalhar um pouco a leitura para alguns. E o foco não fica somente entre Celia e Marco; há vários personagens na história, com capítulos focados neles e na sua importância e, relação ao circo.

Um ponto importante a se frisar é o fato de que o verdadeiro protagonista é o Le Cirque des Reves, conhecido como O Circo da Noite. Todos os personagens - principalmente Celia e Marco - possuem suas vidas interligadas intimamente com o circo. Literalmente a atração rouba os holofotes na história. O circo foi criado como um palco do jogo entre Celia e Marco, porém ele se torna uma peça super importante.

Confesso que não sou uma pessoa que curte muito circo (vide uma eterna fobia de palhaços), porém fiquei bastante envolvida nas descrições das atrações d'O Circo da Noite. Nesse ponto, o extremo detalhe da autora é positivo, pois ela faz com que você se sinta ali, andando entre as tendas e vendo tudo aquilo com seus próprios olhos.

Sobre Celia e Marco, eu senti uma falta de profundidade nos personagens. Apesar de estrelarem esse dito jogo, vemos poucas narrações de suas ações. Já em relação ao romance, eu não consegui enxergar esse sentimento grandioso justamente pelas poucas interações entre os dois durante quase 400 páginas de livro.

Apesar de não ter me apegado tanto a Celia e Marco, super me apeguei a Poppet, Widget e Bailey. Essas três crianças se destacam por serem um misto de maturidade e a inocência da idade. Fora que, ao longo da história, eles também se tornam bastante importantes na história do circo.

No fim das contas, O Circo da Noite não foi do jeito que eu esperava, mas não deixou de ser uma boa leitura. Assim como em todas suas apresentações, o circo chegou sem avisar na minha vida e com certeza me marcou para sempre.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/04/resenha-513-the-night-circus.html

Yuririn 30/12/2021

"the circus arrives without a warning" (aaah chiiiiiills)
this book was amazing. It mix and entangle things in such a coherent way that everything makes sense together. So even if some things are "left without explanation", they are written in a way that this dosen't matter because the "not finishing it" becames "a finish". For about 3 times i swept away from the immersion due to the writing, but i loved it nonetheless and it didn't really bother me at all since i got sucked back in the next lines. All the mistery is great, a lot of parts gave me chills and i truly enjoyed reading it.

Flah 30/01/2014

The Night Circus - Erin Morgenstern
Eu comprei esse livro com um caminhão de expectativas nas costas. Além da capa maravilhosa que eu tinha encontrado enquanto vagava pelas listas do Book Depository, a história também me chamou bastante a atenção. Talvez por se desenrolar em um ambiente tão original: um circo; ou talvez por mexer com magia e imaginação; ou talvez por se tratar de um romance em outra época, uma época de belíssimos vestidos e paixões intensas; ou talvez por tudo isso junto, eu resolvi encomendar o livro e cruzar os dedos de ambas as mãos para que ele chegasse o quanto antes.

“The circus arrives without warning.
No announcements precede it…
It is simply there, when yesterday it was not.”

Celia Bowen e Marco Alistair estão presos um ao outro dentro de um jogo do qual nunca quiseram fazer parte. Desde pequenos, ambos são treinados e muitas vezes levados aos seus limites para que a competição pudesse ser interessante. E, como se não bastasse, para que as coisas ficassem ainda mais espetaculares e públicas, todo um circo é planejado, onde suas dependências seriam usadas como um tabuleiro para o desenrolar daquele jogo doentio de habilidades, e, principalmente, de sobrevivência. Porém, nem um nem outro esperava pelo amor arrebatador que tornará o laço que os une ainda mais estreito e, conseqüentemente, a resolução do jogo ainda mais difícil.

É um pouco complicado resumir a história diante de apenas uma perspectiva, já que o livro é formado de várias peças distintas que compõem a trama em várias datas diferentes, e que, no final, se juntam perfeitamente para um desfecho igualmente perfeito. Em outras palavras, os capítulos vão flutuando no tempo, indo e voltando em diversas histórias e datas, pegando as pontas soltas e procurando uni-las durante o desenrolar da história, formando uma série de acontecimentos entrelaçados.

O começo do livro é um pouco devagar, mas, ao invés de torná-lo chato, isso acaba provocando um efeito único, pois, no lugar das longas descrições, estão passagens cheias de encantos, descrevendo o circo e seu funcionamento de uma forma tão maravilhosa, que é impossível não se perder nas páginas, imaginando tenda por tenda, truque por truque. Juro que até o cheiro de caramelo eu consegui sentir, conforme andava junto com os personagens pelos caminhos circulares do Le Cirque dês Rêves. A narrativa é muito bem feita e envolvente, quase que como se contivesse um toque real de magia nela. Aliás, juro que teve momentos em que eu me peguei com um sorrisinho completamente abobalhado no rosto enquanto lia, imaginando os lugares maravilhosos que poderiam estar me esperando depois daqueles portões de entrada.

A história me lembra um pouco Alice no País das Maravilhas, pois tudo o que acontece dentro do circo tem um quê de fantástico. São coisas inimagináveis, fantasiosas, que levam sua cabeça para um estado inebriante de sonhos, de uma imaginação sem limites. Isso sem contar com os personagens tão bem feitos e cativos, alguns de uma forma mais soturna, mas todos absolutamente convincentes e amáveis – com a exceção de Hector, que é um cretino. Não dá pra falar separadamente de cada um deles, já que eu gostei de todos e perderia muito tempo descrevendo suas particularidades, mas posso afirmar, de uma forma geral, que eles são todos maravilhosos.

O desfecho foi surpreendente! Não esperava de forma alguma para aquilo. Eu estava pronta para um monte de coisas, varias teorias que eu normalmente monto ao longo da leitura, mas o que houve me pegou de surpresa, de uma forma divertida, fantasiosa e original.

Por último, e não menos importante, aliás, importantíssimo, eu TENHO que comentar essa capa. A versão que eu tenho (a de capa dura) é perfeita! Acho que é o livro mais lindo que eu já vi, sério! Além da jacket toda preta, meio fosca, e com a silhueta de Celia e Marco, que, por si só, já é linda; ainda tem a capa vermelha por baixo, com um relógio cinza desenhado, e as bordas das páginas que são todas pretas! O livro me ganhou por completo: capa, narrativa história, desfecho, personagens, tudo!

Descrever o livro em apenas uma palavra...? MÁGICO!

Isabela632 12/06/2022

Apesar do tempo que demorei para ler o livro (que foi devido ao meu tempo corrido e não pela história do livro), o livro foi muito bom e eu sou apaixonada no jeito de escrever dessa escritora. Assim como em O mar sem estrelas, a leitura é diferente e gostosa.
O livro as vezes fica um pouco confuso por causa das linhas de tempo, mas isso é proposital, você vai descobrir as coisas no tempo certo. As descrições são ótimas e realmente parecem um sonho. Só sei que é impossível ler esse livro e não ter vontade de passar pelo menos uma noite nesse Circo.
A única parte que tenho a reclamar é sobre o desenvolvimento do casal, parece que começou um pouco do nada. E, talvez, pudesse ter um pouco mais de explicação sobre o que aconteceu no final. Mesmo assim, recomendo a leitura.

helnes 14/12/2023

?You?re not destined or chosen, I wish I could tell you that you were if that would make it easier, but it?s not true. You?re in the right place at the right time, and you care enough to do what needs to be done. Sometimes that?s enough.?

decidi ler esse livro porque me recomendaram como uma história de romance e, pasmem, foi justamente esse elemento da narrativa que deixou a desejar.
sinto que o romance ficou totalmente à mercê do ?jogo? e da conexão inevitável entre os personagens, enquanto eles mesmos não tinham quase química alguma, mesmo que o livro quisesse te convencer que o amor deles é profundo e inabalável. pessoalmente acho esse negócio de ?te amei no momento em que te vi porque a gente foi destinado um pro outro? meio broxante. o romance tem mais consequências do que causas e, por isso, foi muito difícil me conectar com os sentimentos dos personagens.
porém, mesmo com um romance tão fraco, achei o livro incrível. a ambientação é MAGNÍFICA, toda a estética do livro é extremamente bem construída. o que o arco de romance tem de desinteressante é quase completamente compensado pelos personagens secundários.
o livro é muito foda, só caiu de 5 estrelas pra 4.5 por causa do mal desenvolvimento romântico dos protagonistas. no geral recomendo muito, só não esperaria uma boa história de amor. as ?vibes? carregam muito mais o livro do que o próprio enredo, então acredito que, tendo isso em mente, a experiência de leitura é muito boa.
uepa 15/12/2023minha estante
Oloko foi humilde

Clarinha 17/09/2021

The Night Circus
É o tipo de livro que muda você. Eu queria poder colar esse livro na minha testa. Entrou para os favoritos da minha vida. Ele é perfeito em todos os sentidos, os personagens são complexos e belíssimos, o universo você vive ele de tão bem feito, a história... poxa vida que coisa inteligente e bonita.
O jeito que você começa a ver tudo diferente é absolutamente mágico (kajakakakka ai eu nunca mais vou ver essa palavra da mesma forma). É o tipo de livro que você carrega com você no coração sabe? Ler esse livro é uma experiência inesquecível, é conhecer os personagens e se conhecer também. Terminar esse livro é algo tão especial que eu nem sei descrever, é de certa forma como viver uma memória boa de infância, sentir de novo o sentimento de um momento bom que você queria que tivesse durado mais. Terminei ele me sentindo uma pessoa diferente.

Gabi.Buenos 25/07/2021

Você se sente no circo
Eu demorei para engatar no livro, o começo é confuso, são diferentes linhas temporais e muitos personagens. Eu cheguei a ler umas 50 páginas e depois deixei de lado por um mês antes de realmente pegar nele e focar.

Esse é um livro que trabalha muito a ambientação. Eu sentia que estava no circo, eu quase podia sentir o cheiro do caramelo e ouvir o barulho das conversas dos visitantes. São muitas descrições e acho que esse é o ponto principal do livro. Por isso também, eu diria que o protagonista é o circo em si.

Eu costumo ser uma leitora mais character driven e até me surpreendo por ter gostado tanto desse livro sendo que não vejo que o foco seja nos personagens em si. Por mais que vejamos a Celia e o Marco e a competição entre eles, tudo é relacionado ao circo e ao ambiente dele.

Antes de ler eu já tinha visto que é o típico livro que você ou ama ou você odeia e eu entendo totalmente. Achei uma leitura cansativa, não conseguia ler por muitas horas seguidas. Talvez por ser muito descritivo e poético, talvez por ter muitas informações escondidas nas entrelinhas, então em certos momentos eu tinha que reler o parágrafo pra ver se eu tinha entendido mesmo. Apesar de tudo que acontece colaborar para o plot e fazer sentido no final, não é um livro cheio de ação e reviravoltas. Eu sentia que faltava um pouco mais de informação de algumas coisas, parecia que a autora optava por não explicar para deixar o ar mágico; em certas situações funcionou, em outras nem tanto.

Eu acabei amando o livro e com certeza ficará comigo por muito tempo, mas não é um livro que eu releria ou indicaria para qualquer pessoa. Acredito que seja para quem já está acostumado com fantasia e quem não está em ressaca literária.

Samia 05/10/2021

FANTÁSTICO! Nunca li nada igual!
É mágico e muito real ao mesmo tempo, porque Erin conseguiu descrever cada detalhe, transportando o leitor para dentro do circo e de todos os ambientes. No começo, confesso que fiquei um pouco perdida e demorei um tantinho para pegar o ritmo na leitura, mas, aos poucos, cada pedacinho vai te encantando e te deixando mais e mais imerso no enredo.
As 5 estrelas são, principalmente, para a experiência que o livro me proporcionou, que foi incrível mesmo!!
Queria saber mais sobre alguns personagens, porque tenho certeza que há muito mais a conhecer sobre eles e sobre o circo, mas, afinal, como Chandresh dizia, o mistério é bom e deixa algumas coisas mais mágicas, então nem isso chega a ser um “problema”. A leitura deixa a mesma sensação de uma visita ao circo: a de querer mais, a curiosidade e a vontade de entrar mais no meio daquilo tudo.
Assim, não poderia ser diferente essa “nota”. Me apeguei aos personagens, Celia e Marco, Tsukiko, Bailey, Poppet e Widget, Isobel e todos os outros, e quase consegui sentir o cheiro das cidras e das maçãs, dada a escrita encantadora da autora.
De verdade, você se transporta para dentro da história e isso, por si só, encanta o coração.

*Dica: se vc leu esse e gostou, indico a trilogia Caraval (minha fav no momento). É incrível e tem uma ambiência parecida :))
Larissa 05/10/2021minha estante
kkkkkkkkkk adorei vc recomendando caraval no final

Larissa 05/10/2021minha estante
quero ler esse!!!!

Samia 07/10/2021minha estante
Não posso deixar de panfletar meu filho

Samia 07/10/2021minha estante
Vc vai cansar no começo por causa das descrições (te conheço), mas vale a pena seguir firme pq depois da metade fica maravilhoso

Mari 17/05/2021

Esse livro é basicamente uma obra de arte. Me arrepiou tanto que eu nem sei o que falar sobre. Terminei faz mais de 2h e ainda não consigo
colocar em palavras o quão incrível e mágico ele é
Natália Camila 17/05/2021minha estante
Maravilhoso, um dos melhores que já li!

1 | 2 | 3 | 4 | 5