O Pequeno Nicolau

Sempé
Sempé

Resenhas - O Pequeno Nicolau

nerito 19/12/2023

Uma homenagem à infância antiga
Imagine um menino que o que tem de inocente, tem de travesso. Pois assim é Nicolau. Agitado, ingênuo e um pouco inconsequente, o menino se envolve em diversas confusões com seus amigos, principalmente o Alceu. Esse é o enredo de "O Pequeno Nicolau", de Sempé e Goscinny, com tradução de Luís Lorenzo Rivera e publicação pela Editora Martins Fontes.

O livro trata de pequenos episódios da vida do menino Nicolau. Uma criança como qualquer outra, que não se priva de chorar quando deseja e tem como maior vontade a diversão. São episódios cotidianos sem relação cronológica entre si, podendo ser lidos separadamente. Tanto que as crianças são apresentadas novamente a cada capítulo.

São muitas as confusões aprontadas por Nicolau e seus amigos. Cada um tem características bem marcadas pelo menino, que é também o narrador. Alceu come o tempo todo. Maximiliano tem as pernas compridas e é bom na corrida. Godofredo tem o pai muito rico e por isso aparece sempre com as melhores fantasias. Agnaldo é o primeiro da classe e o queridinho da professora. Por isso, todos querem bater nele, mas não podem, pois ele usa óculos. Rufino vive com um apito, pois seu pai é policial Clotário é sempre o último da classe. Eudes é grande e forte e adora distribuir socos nos narizes dos colegas.

O livro é muito gostoso de ler e também engraçado, com ótimas tiradas de humor, sempre contrapondo o mundo adulto com o mundo da infância. Trata-se de uma infância alegre e inocente, extremamente idealizada, mas que não deixa de ter o seu charme.

Por falar em charme, essa é principal característica de Nicolau. Ele é de fato um narrador encantador. Talvez este encanto esteja justamente na sua falta de malícia, o que nos aproxima dele e nos faz apreciá-lo. Nicolau é simples, apesar das ambições de, ao crescer, ser rico, ter um carro, um avião e deixar todos impressionados.

Os desenhos são de Sempé, o mesmo criador de Marcelino Pedregulho, com traços cartunescos bem característicos, de formas angulosas marcantes e bem definidas, mostrando o cotidiano de uma época francesa em que as escolas de meninas e meninos eram separadas, fotografias eram tiradas por câmeras gigantescas e o futebol era jogado em terrenos abandonados, com sucatas de carros espalhados por todo lado.

Existe um aspecto que me desagradou no livro, que é a marcação exagerada em relação á obesidade de Alceu e sua compulsão por comer. Essa estrutura narrativa é utilizada como elemento cômico muito datado. Apesar desse estereótipo, Alceu aparece como uma criança comum e até um pouco mais travessa que as outras.

Outro personagem que merece destaque é o Agnaldo, por sua caricaturização. Trata-se de um garoto precoce tanto em livros quanto no conhecimento. Porém, ele é como uma miniatura de vilão, sempre entregando os colegas em com isso sendo constantemente chamado de "traidor sujo".

Apesar desses elementos que considerei controversos, pude me divertir bastante com o livro. Acompanhar as aventuras do pequeno Nicolau foi também um nostálgico mergulho na minha infância. Eu me senti rejuvenescido e como que revivendo os episódios pitorescos e memoráveis da época em que eu era criança.

Com desenhos de muita personalidade e narrativas muito divertidas, "O pequeno Nicolau" é uma leitura imperdível, uma deliciosa jornada recomendada para crianças de todas as idades.

site: https://www.oguardiaodehistorias.com.br/2023/11/o-pequeno-nicolau-uma-homenagem.html

Ge... 04/12/2023

O Pequeno Nicolau :)
Um livro fofo, leve e cativante, com história divertida e fluida.
Os personagens são todos uns fofos, todos são BEM estereotipados mas por ser um livro mais antigo e por ser o ponto de vista de uma criança é bem aceitável.

Isadora017 14/07/2023

Legal!!
Achei o livro muito bom!! No início, achei um pouco confuso, pelo menos para mim, mas depois ele melhorou muito!! Ficou muito bom! Adorei a escrita!

hallecoding 12/10/2022

Quando eu for mais velho
Eu li esse livro duas vezes quando eu era criança e achava maravilhoso, e continuo achando. O livro tem um narrador personagem (Nicolau) e como esse personagem é uma criança inocente, a narração se torna muito engraçada. Realmente parece que uma criança escreveu o livro, contando suas aventuras com os amigos da escola. É bem bobinho, leve e divertido. Leiam!

Tori 17/09/2021

Esse é um livro infantil bem interessante e que eu gostei bastante. A leitura é rápida, leve e agradável.

Salvatore 31/05/2021

Um resumo
Esse livro se trata de um menino que tem vários amigos, e que conta varias aventuras dele.
A escola em que Nicolau estuda é uma só de meninos.
Esse menino é novo e não sabe muito da vida, ele tem uma imaginação enorme.
Ele não gosta muito de estudar prefere brincar e imaginar.
Esse livro è incrível indico á todos.

Gabi 10/06/2020

Ótimo para crianças.
Este livro traz as variadas aventuras do pequeno Nicolau com seus amigos e família. A narrativa da obra não é contínua, portanto, pode-se entender que é composta de contos que retratam inúmeras situações cotidianas do protagonista, sendo a maioria destas cômicas.
Cada capítulo é bem curtinho e narrado pelo próprio Nicolau, que retrata episódios engraçados, divertidos e simples do seu dia a dia, desde jogos de futebol a entregas de boletins escolares.
A narração e escrita são extremamente sutis e conseguem espelhar as manias e pontos de vista de uma criança (a exemplo da repetição proposital das descrições das pessoas), o que torna a obra ainda mais adequada para o seu público alvo.
Sou muito fã de livros infantis, e gostei bastante da narrativa, apesar disso acredito que esteja mais voltado para as crianças, portanto não vai ser totalmente aproveitado por muitas faixa etárias.
Mesmo assim, ele é bem rápido e gostosinho de ler, o tipo de história que se lê para os irmãos mais novos e filhos.
Recomendo fazer esta leitura com uma criança, que provavelmente vai enriquecer ainda mais a história.

Desirre2 20/01/2019

Um dos primeiros livros lidos por inteiro. Amável e divertido.

Flowers 04/11/2016

O Pequeno Nicolau pode crescer
Esse foi um dos poucos livros que li depois de assistir à adaptação cinematográfica.
Havia curtido bastante o filme, que tem uma fotografia muito bonita e atores muito fofos, com grande destaque para o Nicolau.
Separei o livro da sala de leitura e fiquei mais de um mês com ele na bolsa. A leitura é fácil e bem simples, de tão simples, chega a ser desinteressante. Como adulta, claro! A história não prende. Chega a ser repetitiva. Nicolau narra a história, sempre que vai falar de um personagem, repete a característica dele e o jeito de ser. É um livro bonitinho, fofo, mas que não me prendeu. Indicaria para leitores de no máximo 10 anos, os meninos certamente vão adorar as aventuras do Nicolau. Tenho mais dois da série pra ler, vou deixar na fila pra ver se consigo.

Dherick Araujo 14/03/2014

O pequeno nicolau.
Um livro muito interessante que retrata muito, o pré-adolescente e suas duvidas do cotidiano, além das experiencias adquiridas o que me faz lembrar bastante de min nessa idade (acontecimentos parecidos aos vividos por nicolau no livro). Esse livro me fez desperta o gosto pela leitura de uma forma que eu nunca imaginei que faria, pois esse foi o primeiro livro que li por inteiro.

Ele me despertou uma vontade de ler outros livros e ter a mesma sensação prazerosa da leitura que e poder fazer parte dela, entra no mundo dos livros e viajar nas historia como se eu fisese parte dela.

=D

Lucas 31/08/2013

O Grande Nicolau! ;D
O Pequeno Nicolau é um livro muito divertido, um tanto infantil, mas nada que desvalorize a leitura. Conta, basicamente, sobre a vida de Nicolau, um garotinho com todas as características de garotinho colocadas de uma forma muito engraçada! Em cada página é possível achar histórias comuns das quais podemos nos identificar. É uma leitura breve mas muito interessante, vale a pena passar algum tempo mergulhado no mundo do pequeno Nicolau!

Joubert 04/11/2011

Pequeno Nicolau, grande diversão
Literatura simples, rápida e muito divertida. Conta as peripécias de Nicolau, um menino da classe média francesa. Narrado em primeira pessoa e ambientado grande parte na escola, mostra como uma crianca entende o mundo e o que ela tira de lição de cada acointecimento. Muitas brigas e confusões entre ele, seus amigos de escola, a professora, o inspetor, o diretor e até o ministro da educação.. pra mim, as melhores partes são quando resolvem parar de brigar com a frase: "Aí, a gente parou de brigar porque estava ficando tarde e tínhamos q ir para a casa...".

Olivia 03/10/2011

escrito pelo mesmo autor do Asterix, é
um livro muito divertido. é a história de Nicolau e seus amigos,
que só fazem trapalhadas... uma mais engraçada que a outra!
para dar boas gargalhadas! muito bom, assim como todos
da série. vale a pena ler.

Gláucia 24/05/2011

O Pequeno Nicolau - Sempé e Goscinny
Esse livro me fez rir o tempo todo e numa determinada parte cheguei a gargalhar até sentir caimbras abdominais. Sério.
É composto por histórias sem relação umas com as outras narradas pelo pequeno Nicolau sobre seus pais, colegas de escola, professores, inspetores de alunos, vizinhos, etc. As singelas ilustrações de Sempé complementam agradavelmente o texto
Apesar de classificado como infantil, acredito que os adultos curtem bem mais, pois o livro é escrito sob a óptica pura e inocente das crianças que é sua vivência normal.
O capítulo "Fui Visitar o Agnaldo" é impagável, vou xerocar e guardar a cópia numa embalagem de Prozac.

Marta Skoober 24/05/2011minha estante
Que bom que gostou! Concordo que ele vai cair mais no gosto dos adultos e no cinema eramos nós (adultos) que riamos mais.

Viotti 25/05/2009

Se você tem um filho, dê a ele este livro. Antes ou depois de lê-lo você mesmo.