Numbers - Tempo de Fuga

Numbers - Tempo de Fuga Rachel Ward

Resenhas - Numbers - Tempo de Fuga

ViihCamargo 22/07/2012

Inconsistente
Existem livros que você devora e, quando acaba, há uma certa tristeza por saber que o prazer de saboreá-los se foi. Existem, no entanto, livros que você simplesmente lê para terminar e poder partir para outro. Infelizmente, Numbers encontra-se no segundo caso.
Não é que a ideia da autora não seja boa. Na verdade, quem lê a sinopse se empolga pela possibilidade de criações que Rachel Wards poderia ter tido desenvolvendo Jem, a menina que sabe a data da morte das pessoas. A verdade, entretanto, é que a personagem é insatisfatória, a partir do fato de que não conseguimos mergulhar em seu interior plenamente. Para mim, a autora deveria tê-la desmembrado de forma mais profunda e clara, uma vez que, embora a narrativa seja de Jem, tenho a impressão de compreender melhor Spider, seu amigo.
Além disso, toda a sequência de acontecimentos que levam ao desfecho me parece um pouco "viagem" da autora, inverossímil. Com a tecnologia dos dias de hoje, dois jovens amadores suspeitos de participação em um crime terrorista certamente não iriam tão longe, fugindo da polícia inglesa. Pontos como esse reunidos comprometem o enredo todo e tornam essa história, que surgiu de uma ótima ideia, inconsistente. Mesmo no mundo da ficção, temos um compromisso com fazer o leitor aceitar a "viagem", o que não é o caso em Numbers.

Júlia 29/05/2012

Poder da Morte
Rachel Ward caracterizou muito bem a protagonista dessa história, Jem. A garota de 15 anos tem um dom MUITO tenso: ela olha nos olhos das pessoas e vê seu "número", a data em que ela vai morrer. Isso já é muito tenso, ainda mais se você pensar no fato de que ela é órfã, a mãe morreu de overdose, e a avó de um amigo sabe que ela tem um dom especial.

**É, Numbers promete te deixar acordada até mais tarde, e quem sabe te fazer perder os barracos da novela das 9 da Globo :)
Não, sério, é super dez esse livro. Quase chorei no final!! Só não aconteceu isso porque eu nunca choro em livros.

dani 05/04/2012

Numbers – Rachel Ward
Numbers foi um livro que não me conquistou, por vários motivos, acabei esperando um pouco mais (na verdade algo diferente) da história e dos personagens.
Nesse livro conhecemos Jem, uma menina de quinze anos que, desde pequena, ao olhar para os olhos de outra pessoa conseguia ver seus números, todas as pessoas possuíam um número, porém somente quando sua mãe morreu, ela conseguiu entender que os números que ela via eram na verdade a data das mortes. Ela carregou esse fardo por muito tempo sempre sabendo quando as pessoas à sua volta iam morrer sem contar que era órfã e vivia dentro do sistema pulando de lares adotivos até que foi morar na casa de Karen. Jem vivia isolada, porém em um de seus passeios conheceu Spider, um menino que estudava com ela e os dois acabaram criando uma amizade, mas Jem sempre estava receosa pois tinha conseguido ver os números de Spider (15122009) apenas pouco tempo depois. Nesse momento Jem começava a correr contra o tempo e contra algo que sempre acreditou, os números nunca erram.
Ao ler a sinopse fiquei empolgada, mas o livro não me prendeu, a história em si é diferente do que eu tinha imaginado, não tão focada na questão do sobrenatural, apesar de ela ser sempre mencionada, mas devido a narrativa estar em primeira pessoa (o que particularmente não me agrada) o foco principal recai no drama de Jem e não apenas em relação aos números mas também em como sua vida é difícil, pois além de tudo ela é do subúrbio de Londres e uma peça do sistema social. A narrativa dessa maneira acabou tornando, em algumas partes, extremamente cansativo acompanhar o fluxo de pensamento de Jem e com isso os outros personagens não são tão bem explorados. E para aqueles que têm receios em relação a linguagem utilizada nos livros deixo uma pequena nota para este, alguns palavrões são utilizados durante a história.

Lores 25/03/2012

impressionante!
O livro conta a historia de uma garota que, ao olhar nos olhos de alguma pessoa, consegue ver a data em que esta ira morrer. Jem descobriu esse dom aos 7 anos, quando sua mae morreu de overdose. A partir de entao, ela passa de lar adotivo em lar adotivo, nunca se encaixando com nenhuma familia. Por ter esse dom, ela acaba se excluindo do mundo, e passa horas e horas sozinha. Ate que um dia ela conhece Spider, um garoto alto, negro, brincalhão e que adora falar. Depois de se meter em uma pequena confusão na escola, Jem fica tentada a fugir de sua "mae" Karen e dos policiais. Porem, ela acaba andando nas ruas de Londres com Spider. A partir dai, os eventos começam a se desenrolar de uma forma que obriga o leitor a nao soltar o livro nem por um instante. Jem e Spider chegam a um lugar onde todos tem a data do dia em que eles estão. Todos iriam morrer naquele dia. Jem foge com Spider, e logo depois eles escutam uma explosão. Os policiais olham as fitas das câmeras de segurança, e vêem eles como suspeitos numero um. O casal decide fugir.
Bom, nao vou contar o resto da historia, mas eu garanto que nao contei nem 1/10 do livro.
O livro eh contado em primeira pessoa, pela Jem. E a narrativa prende o leitor no livro, e cada detalhe tem um propósito e um significado. Nao vou dizer que esse eh um livro light, mas ele também nao eh muito pesado.
O final, porem de deixou CHOCADA! as reviravoltas acontecem de tal forma e tao rápido, que quando você termina o livro, diz: "OH MEU DEUS como assim isso aconteceu?!".
Eu achei que o final tem uma incrível semelhança com o final do livro Marina de Carlos Ruiz Zafon.
Agora os detalhes técnicos: a arte da capa eh linda, o livro foi muito bem escrito, e a tradução foi bem feita. Nao achei nenhum erro ortográfico e as paginas tem um certo charme.
Dou 5 estrelas para o livro, acho que ele merece!

Leonardo Drozino 23/02/2012

Fantástico!

Fiz uma resenha para os dois últimos e esqueci de fazer uma para o primeiro? O.O

Esse livro me chamou a atenção meses atrás, por que todo mundo falava bem dele, e quando a ID resolveu trazer ele fiquei muito feliz. Claro, fiquei chateado por não traduzirem a capa, visto que Numbers tem a mesma quantidade de letras que Números e não ia demorar mais que 5 minutos para modificar o psd da imagem, enfim.

Uma garota vendo números? Isso é muito incomum. Jem é chata, verdade,mas a história é muito bem construída.

Tempo de Fuga é apenas um prelúdio para o segundo livro, The Chaos.
Nele que está a história principal, é como se a autora tivesse escrito o The Chaos primeiro, e feito um prequel (Tempo de Fuga) e um spin off (Infinity).

Nisso, Tempo de Fuga cumpre bem o seu papel. É uma bela introdução, aterrorizante, realista e com um suspense inconfundível a cada linha.

E o final? É de gelar o sangue. Quem não se surpreendeu? rs

Supeeeeeeeeeeeeeeer recomendo! Numbers é a melhor série distópica que li em toda a vida, com a mensagem mais bela que pode se imaginar.

Recomendo muito se aventurar no mundo da Jem, em Tempo de Fuga =D
Ana 01/05/2015minha estante
Acabei comprando por acaso O Caos, pra entende-lo e preciso ler "o prequel" ou e possível entender tudo sem ler tempo de fuga?

F. Pierantoni 15/01/2012

Numbers Tempo de Fuga
Muitos meses antes de sua chegada ao Brasil, eu já conhecia Numbers (Rachel Ward). Foi por acaso, pela internet. A sinopse me atraiu de cara, e sabia que compraria aquele livro no dia que o encontrasse numa estante. E assim cumpri minha promessa, quando descobri a edição nacional publicada pela iD Editora. A primeira impressão foi das melhores produção gráfica exemplar, cheia de cuidados com o design e a diagramação. Com certeza é um dos livros mais bonitos da minha coleção. Pena que é também um dos piores.

Vamos à história. Jem tem mais problemas do que uma adolescente comum. Não é por causa do passado triste, da infância confusa e dos lares de adoção. É porque ela sabe quando todos vão morrer. Basta mirar-lhe nos olhos e os números surgem na sua mente. Sua data de morte.

A premissa é ótima. Pode não ser das mais originais, mas é intrigante mesmo assim. Consigo pensar em meia dúzia de tramas a se desenrolar a partir dela. Mas Numbers Tempo de Fuga não segue nenhuma. Numbers não dá a mínima para a própria premissa.

Jem e seu amigo delinquente, Spider, presenciam um atentado terrorista à roda-gigante London Eye. Os dois fogem, com medo E são perseguidos pelo governo britânico. Sim. Esse é o enredo. As forças inglesas mobilizam todos seus policiais, helicópteros vasculham os céus, todo o país é posto em alerta Só porque um par de câmeras capturou dois adolescentes correndo de maneira suspeita.

Durante a desmiolada perseguição, Jem e Spider passam pelas situações mais bobas, óbvias e estapafúrdias tudo sob as palavras de uma narração infantil e cansativa. Tentando dar à trama um tempero hardcore, a autora abusa de palavrões, cigarros, drogas e nojeiras, porém tudo o que consegue é deixar o livro mais intragável. Há também um suposto discurso político a favor das minorias, que desanda sob argumentos pífios e vazios.

Vazios são também os personagens. Há quem diga que Bella Swan de Crepúsculo é chata e desinteressante. Ela não é nada se comparada a Jem. Imagine as consequências da capacidade de ler as datas de morte das pessoas. Imagine os conflitos morais que isso envolveria. Imagine as possibilidades de construção de um personagem literário E tudo que Rachel Ward conseguiu criar foi uma guria rabugenta e burra. Burra como seu amigo Spider. Burra como todos os outros personagens da história.

Numbers Tempo de Fuga é uma decepção. Não conheço Rachel Ward, mas a imagino como uma inglesa de boa vida, que resolveu escrever sob o submundo londrino sem nenhuma experiência, nenhuma prática, e sem sair do conforto de sua casa. O resultado é um show de cenas absurdas, estereótipos e personagens de papel, sob o formato de um livro que não recomendaria a ninguém.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Matheus Caixeta 15/01/2012minha estante
MUITO bem feita sua resenha. Depois de lê-la dificilmente vou ler o livro.

Leonardo Drozino 23/02/2012minha estante
Tempo de Fuga é só uma introdução para o mundo distópico em que Adam viverá... A história mesmo é o livro 2, o 1 é só para preencher buracos xD

Teri 14/05/2012minha estante
:O woooww kkkkkkkkk LOL lascou com o livro hein?!
kkkkkkkkkkkkkk

Lids 18/05/2012minha estante
Ah, poxa, é mesmo? Talvez você preferisse que a Jem ficasse grávida de um vampiro que tem a eternidade, porém sem aspirações alguma ao invés de um delinquente juvenil com desejo de viver uma vida direita fora do crime, mas sem tempo de fazê-lo.

Realmente só personagem desinteressante esse livro...

Shadow Hunters 26/05/2012minha estante
Cada um tem seu gosto e seu modo de ver um livro, particularmente eu amei o livro xD

Lids, não é por que você gostou, que você tem o direito de satirizar a opinião de alguém que não gostou. Isso é falta de educação, além de ser uma coisa muito feia e desprezível a se fazer...

Selma 19/07/2012minha estante
Realmente cada um tem sua opinião e acho que ele não satirizou a opinião de quem não gostou apenas mostrou a opinião dele. Gosto de ler as resenhas de pessoas que gostam do livro e do que não gostam. Mas eu acho que você conseguiu ser bem detalhista, realmente nenhuma resenha me agradou no segundo livro mas já ouvi em outros lugares que o melhor deles é o segundo, aonde Adam (que acho que é filho de Jem. Mas mesmo assim achei meio estranho porque a sinopse do segundo livro também é ele vendo o dia que as pessoas vão morrer e em um determinado dia todas as pessoas tinham o mesmo número só que não se sabe o que vai acontecer naquela data porque ela ainda está um longe... Enfim, acho que pretendo ler a partir do segundo.

Natasmi Cortez 13/02/2013minha estante
Bhá, valeu mesmo!Eu já estava começando a ficar doida pra começar a ler, mas se é assim mesmo, nem vou perder meu tempo...Tenho pavor desses livros que falam de governo e perseguições impossíveis de acontecer!Concordo contigo quando tu diz que a autora poderia seguir qualquer outra linha de raciocínio, mas é uma pena que tenha seguido esse!

Camila 22/11/2011

Numbers - Tempo de Fuga
A premissa estabelecida pela autora me pareceu muito interessante no começo, mas o desenvolvimento da história acabou não me agradando! O livro conta a história de Jem, uma garota de 15 anos com o dom de saber o dia exato da morte de cada um, por meio de números que ela enxerga ao olhar nos olhos de cada pessoa. Ela vive isolada das pessoas e se esforça bastante para não se relacionar com ninguém, mas isso muda quando ela conhece Spider e, pela primeira vez na vida, faz um amigo. Mas o que parecia ser uma perspectiva de melhora na vida de Jem, acaba sendo um problema. Durante um passeio com Spider pelo centro de Londres, Jem prevê acontecimentos sinistros e acaba tendo que fugir para não ser acusada de algo que não cometeu. Junto com Spider, Jem embarca numa fuga desesperada.
Embora o livro seja bom, os personagens não me cativaram. Não sou do tipo de pessoa que curte esse lance da "realidade como ela é" nos livros. Tanto Jem como Spider são daquele tipo de adolescente sem perspectiva, sem esperanças, sem sonhos, sem família... O dom de Jem é praticamente uma maldição! E a história não mostrou nada de bom que ela pudesse fazer com essa capacidade dela.
Gostaria de ter lido uma história com um pouco mais de esperança.

www.leitoracompulsiva.com.br

Gabriele 12/10/2011

Eu comprei esse livro por impulso. Já tinha visto a capa e a sinopse, mas não necessariamente iria comprar. Quando comprei, me apaixonei mais e mais pela capa e pela diagramação interna do livro. A iD está de parabéns.
A história é muito boa também. Jem é uma menina antissocial que não gosta muito de pessoas e é muito durona. E assim convivemos com ela durante boa parte do livro, porém, ninguém é durona para sempre e conforme os acontecimentos vão ficando cada vez piores pro lado dela, seu lado sentimental começa a vir a tona.
Uma coisa que torna a leitura um pouco chata é a incrível repetição da palavra “cara”. Tem em praticamente em todos os diálogos entre a Jem e o Spider. Todos. Não sei se no texto original em inglês é mais diversificado ou se é repetitivo mesmo, mas fica irritante depois de certo ponto.
Deixando esse detalhe de lado, depois de um tempo a história te prende de um modo incrível e é impossível parar de ler. Eu ficava querendo saber o que vai acontecer, o que vai acontecer e tudo mais. E de uma forma ou outra, o livro é previsível, mas eu fiquei bolando maneiras com que não acontecesse o que já sabemos que acontece. Confusos? Se eu falar mais estarei dando spoilers.
E pensamos como a Jem se sente também, sabendo a data que as pessoas ao seu redor vão morrer. E de uma forma ou outra, consegui entender o porquê dela ser tão durona e fechada.
Eu recomendo o livro, não é um must read, mas é um ótimo livro.
Nota: # # # e meio