Numbers - Tempo de Fuga

Anderson.Junior 26/08/2016

Numbers
Incrível

Karini.Couto 24/10/2014

Já imaginou se você pudesse saber o dia da morte das pessoas menos a sua própria? É assim que é para Jem desde sempre. Durante um tempo ela não entendia o que os números queriam dizer, até que ela percebeu que o que via quando olhava nos olhos de alguém, não eram simples números e sim o dia em que aquela pessoa morreria e isso não poderia estar certo não é mesmo?

Jem é uma jovem solitária e problemática que viu sua mãe morrer por overdose e passou de lar em lar. Ela odeia a mãe pelo que fez, por quem era e pela vida que leva atualmente, mesmo sua mãe tendo morrido faz tanto tempo e esse ódio à deixa amargurada e sozinha. Afastando aqueles que muitas vezes tem vontade de ajudar, sem que ela perceba, está sempre na defensiva!
Spider é um colega de escola tão problemático quanto Jem, que se pega levando uma vida "fácil" envolvendo-se com coisa errada, intencionando ganhar um dinheiro de maneira rápida. A diferença entre os dois é que Spider tem uma avó excêntrica, porém amorosa em sua vida, enquanto Jem não tem ninguém, apenas Karen, sua mãe adotiva que tem filhos gêmeos e que ela odeia!

A vida desses dois jovens se cruza e eles se tornam amigos, ao menos Jem deixa isso bem claro a maior parte do tempo, até o atentado no London Eye, onde ambos acabam sendo suspeitos de terrorismos por terem sido vistos correndo do local pouco antes de uma bomba explodir e matar pessoas. Então eles resolvem fugir. Porém algo que vem incomodado Jem é o número de Spider, pois sua morte está próxima e ela não gostaria de perdê-lo e queria muito tentar mudar os números. Será que isso é possível?
Mudar os números?

Bom, o que eu achei da história?
Li em uma única sentada e fiquei com grande expectativa sobre a Jem conseguir mudar o destino do Spider! Devorei as páginas, sonhando com essa possibilidade.
Algumas coisas me incomodaram um pouco, eles xingam muito, mas entendo, pois são jovens de periferia, pobre e a autora quis nos passar exatamente isso, então não é algo que não deveria existir; isso condiz com o conteúdo na verdade!
Agora, porque senhor o tempo inteiro a Jem tinha que falar que o Spider fedia? Meu Deus! Eu juro, que eu cheguei a torcer o nariz em determinado momento da história, e isso me incomodou por um motivo em particular; Spider é negro, não gosta de tomar banho, e fede.. Terá sido uma espécie de racismo por parte da autora? Não sei, mas isso me irritou um pouco, afinal, acho que com seus dezesseis anos ele já passou da "fase do cascão" não é mesmo? Quem tem filhos sabe.. Aquela fase que as crianças não gostam muito de banho! Acho que isso de Spider feder foi algo completamente desnecessário na história!
E achei sim precipitada a fuga desenfreada deles pelo país por conta do atentado, eles poderiam ter esperado e ter tentado se explicar, porém de certa forma eles não vivem no mesmo ano que nós; estão além e o governo como sempre, é manipulador e tendencioso e só o que planeja é achar um culpado para abafar o caso, e talvez Jem e Spider tenham razão em ter fugido, pois dois jovens problemáticos são perfeitos para o papel!

A trama é eletrizante, não há momentos sem graça, ou parados, o tempo todo eles estão em movimento ou passando por alguma situação de tensão, que precisam estar prevenidos para não serem pegos e no meio disso se descobrem apaixonados e surge o improvável; Spider consegue alcançar o "coração de gelo" de Jem e mostrá-la o que é o amor, o que é amar! Então no meio dessa adrenalina podem esperar romance, pois tem sim senhor! rs

Jem é impulsiva, assim como Spider, e eles cometem erros como todos nós, porém até mais devido à idade, situação e etc. Fiquei tocada com o amadurecimento de Jem próximo ao final da história e a decisão que ela toma com relação ao seu "Dom" quando lhe oferecem o mundo em troca de explorarem o que ela sabe!
A surpresa que ela tem com relação à Karen também me agradou e me faz acreditar em finais felizes mesmo quando tudo é uma completa bosta! Pois existe sim, pessoas ou personagens, se preferirem, bem intencionados e que não esperam nada em troca, além de realmente ajudar o próximo!

A coisa do número é completamente intrigante, e me deixou com vontade de saber mais, porém nesse primeiro volume o que sabemos, é que Jem é especial e que a avó de Spider sabe disso de cara, pois ela tem uma sensibilidade e consegue ver a aura das pessoas e percebe que a de Jem é diferente! Jem acredita que na verdade o que ela possui não é um "Dom" e sim uma "maldição".. Será mesmo? Para descobrirem, vocês vão precisar ler!

www.mixliterario.com

Daniele 02/11/2013

Uma adolescente que enxerga datas em sima da cabeça das pessoas e essas datas marcam o dia da morte "dessa pessoa".Ela é super sozinha e por esse "dom" ou pesadelo prefere não fazer amigos, ate um garoto alto e desajeitado começa a lhe seguir toda vez que mata aula, eles acabam virando amigos passando todo o tempo juntos, mas ela tenta não se apegar porque sem querer sabe quando ele vai morrer..
Mas tudo isso muda quando eles estão na estação de metro, ela percebe que todas pessoas presentem ali tem a mesma data, todos que estão ali vão morrer hoje....
Por causa desse fato, eles acabam sendo fugindo e sendo procurados pela policia, ai, bem ai tem muito mais,muita aventura, romance suspense em fim o "Livro bom e recomendo.!!"

Camila 22/11/2011

Numbers - Tempo de Fuga
A premissa estabelecida pela autora me pareceu muito interessante no começo, mas o desenvolvimento da história acabou não me agradando! O livro conta a história de Jem, uma garota de 15 anos com o dom de saber o dia exato da morte de cada um, por meio de números que ela enxerga ao olhar nos olhos de cada pessoa. Ela vive isolada das pessoas e se esforça bastante para não se relacionar com ninguém, mas isso muda quando ela conhece Spider e, pela primeira vez na vida, faz um amigo. Mas o que parecia ser uma perspectiva de melhora na vida de Jem, acaba sendo um problema. Durante um passeio com Spider pelo centro de Londres, Jem prevê acontecimentos sinistros e acaba tendo que fugir para não ser acusada de algo que não cometeu. Junto com Spider, Jem embarca numa fuga desesperada.
Embora o livro seja bom, os personagens não me cativaram. Não sou do tipo de pessoa que curte esse lance da "realidade como ela é" nos livros. Tanto Jem como Spider são daquele tipo de adolescente sem perspectiva, sem esperanças, sem sonhos, sem família... O dom de Jem é praticamente uma maldição! E a história não mostrou nada de bom que ela pudesse fazer com essa capacidade dela.
Gostaria de ter lido uma história com um pouco mais de esperança.

www.leitoracompulsiva.com.br

Junior 14/01/2024

A forma com que Jem usa seu Dom lhe dá alguns problemas fazendo fugir pela Inglaterra, e não sabendo nunca qual vai ser o próximo passo, só torcemos para que ela consiga chegar ao seu objetivo e que o problema principal do livro seja resolvido e como vai ser resolvido. Uma leitura indicada para quem não consegue ler muito, tem uma escrita simples e que flui.

Júlia 29/05/2012

Poder da Morte
Rachel Ward caracterizou muito bem a protagonista dessa história, Jem. A garota de 15 anos tem um dom MUITO tenso: ela olha nos olhos das pessoas e vê seu "número", a data em que ela vai morrer. Isso já é muito tenso, ainda mais se você pensar no fato de que ela é órfã, a mãe morreu de overdose, e a avó de um amigo sabe que ela tem um dom especial.

**É, Numbers promete te deixar acordada até mais tarde, e quem sabe te fazer perder os barracos da novela das 9 da Globo :)
Não, sério, é super dez esse livro. Quase chorei no final!! Só não aconteceu isso porque eu nunca choro em livros.

dani 05/04/2012

Numbers – Rachel Ward
Numbers foi um livro que não me conquistou, por vários motivos, acabei esperando um pouco mais (na verdade algo diferente) da história e dos personagens.
Nesse livro conhecemos Jem, uma menina de quinze anos que, desde pequena, ao olhar para os olhos de outra pessoa conseguia ver seus números, todas as pessoas possuíam um número, porém somente quando sua mãe morreu, ela conseguiu entender que os números que ela via eram na verdade a data das mortes. Ela carregou esse fardo por muito tempo sempre sabendo quando as pessoas à sua volta iam morrer sem contar que era órfã e vivia dentro do sistema pulando de lares adotivos até que foi morar na casa de Karen. Jem vivia isolada, porém em um de seus passeios conheceu Spider, um menino que estudava com ela e os dois acabaram criando uma amizade, mas Jem sempre estava receosa pois tinha conseguido ver os números de Spider (15122009) apenas pouco tempo depois. Nesse momento Jem começava a correr contra o tempo e contra algo que sempre acreditou, os números nunca erram.
Ao ler a sinopse fiquei empolgada, mas o livro não me prendeu, a história em si é diferente do que eu tinha imaginado, não tão focada na questão do sobrenatural, apesar de ela ser sempre mencionada, mas devido a narrativa estar em primeira pessoa (o que particularmente não me agrada) o foco principal recai no drama de Jem e não apenas em relação aos números mas também em como sua vida é difícil, pois além de tudo ela é do subúrbio de Londres e uma peça do sistema social. A narrativa dessa maneira acabou tornando, em algumas partes, extremamente cansativo acompanhar o fluxo de pensamento de Jem e com isso os outros personagens não são tão bem explorados. E para aqueles que têm receios em relação a linguagem utilizada nos livros deixo uma pequena nota para este, alguns palavrões são utilizados durante a história.