Tony & Susan

Tony & Susan Austin Wright

Resenhas - Tony & Susan

Aione 24/09/2020

Tony & Susan estava há tempos na minha lista de leitura. O romance de Austin Wright originalmente publicado na década de 1990 chegou ao Brasil pela Intrínseca em 2011 e foi adaptado para os cinemas sob o título Animais Noturnos.

Susan não ouvia notícias sobre o ex-marido, Edward, há cerca de 20 anos. Então, ela se surpreende ao receber o manuscrito de seu livro, Animais Noturnos, e o pedido de que o leia, para dar sua sincera avaliação crítica. Ao embarcar na história de Tony, cuja família é sequestrada em meio a uma viagem de carro, Susan se vê abalada pela história e transformada por ela.

Minha impressão antes de iniciar a leitura era a de que Tony & Susan era um thriller psicológico. De certa maneira, não me enganei, mas não encontrei nas páginas o tipo de suspense que eu estava esperando. Em primeiro lugar, a narrativa de Animais Noturnos é mais extensa do que a narrativa primeira, então acompanhamos por mais tempo Tony do que Susan propriamente dita. Apesar de ter gostado da escrita de Austin Wright — muito bem elaborada —, não consegui dar a atenção devida à leitura naquele momento. A narrativa exige um pouco do leitor e, sem estar completamente imersa nela, certamente perdi muitas das camadas que Animais Noturnos apresenta e que possibilitam estabelecer relações entre o manuscrito e Susan.

Ainda assim, se pensarmos em termos de suspense, a história de Tony, escrita por Edward, é eletrizante de um jeito mais óbvio do que a de Susan: afinal, o personagem tem sua família sequestrada e se envolve em situações inusitadas na tentativa de encontrar os encarregados pelo crime. Porém, a história de Susan também carrega tensão, ainda que psicológica. Ao ler o manuscrito, Susan passa a relembrar o passado com Edward. Mais do que isso: as impressões que ela passa a ter sobre o livro do ex-marido pouco a pouco transformam as lembranças que ela tinha dele, como se ela, de repente, começasse a enxergá-lo sob uma outra ótica. Em decorrência, seu próprio casamento atual também é afetado. Dessa maneira, a habilidade de Austin Wright está em construir uma transformação completa dentro de sua personagem sem que absolutamente nada aconteça externamente a ela. Sem essa compreensão, a leitura de Tony & Susan parece terminar em um anticlímax, no qual o leitor possivelmente estaria esperando por uma grande revelação ou reviravolta sem que tivesse recebido isso do autor nas páginas finais. Contudo, a reviravolta aconteceu: a Susan do final certamente não é a mesma do começo — e sua modificação se deu pelo poder de um livro.

Embora Tony & Susan tenha sido uma leitura mais lenta — arrastada em alguns momentos — e que exigiu de mim uma atenção que não pude oferecer, foi um livro que me agradou bastante tanto pela escrita primorosa do autor quanto por uma de suas temáticas ser o impacto da literatura sobre nós. As passagens descrevendo os efeitos da leitura de Animais Noturnos em Susan estão, certamente, entre minhas favoritas do romance.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/09/18/livros-na-telona-tony-susan-austin-wright/
Luana 04/01/2021minha estante
nunca iria imaginar q esse filme era desse livro, ja ia tirar da lista pq esse titulo é muito ruim, mas pelo filme eu vou dar uma chance, espero q seja bom tbm

Manuella_3 16/09/2014

A elegância da escrita e o medo numa narrativa maravilhosa!
Tenho o livro Tony & Susan há mais de um ano e, após a leitura, fiquei (também) me perguntando por que o livro ficou tanto tempo aguardando minha atenção. Descobri uma leitura densa, que mescla sentimentos diversos e aponta para os nossos medos, dos reais aos mais escondidos, aqueles que não queremos enfrentar. Talvez esteja aí a resposta: a intuição me levou à leitura no momento certo.

Ao contrário do que possa parecer, o título do livro não se refere a um casal. Tony é personagem de um livro e Susan é a leitora voraz. Dessa forma, Susan se conecta a Tony ao questionar suas decisões e passividade diante de fatos tão cruéis. Na verdade, Tony conduz Susan a uma reflexão sobre sua própria vida, como muitas vezes os personagens de um livro fazem conosco, leitores. Quem nunca se identificou, sofreu, torceu e até chorou ao lado de um personagem incrível? Ou ainda, reconheceu nele suas dificuldades e fraquezas, e por isso sentiu aversão ou compaixão (negação das sombras ou condescendência)?

De noite, Susan lê; prefere isso a ver televisão. Lê a fim de afastar seus pensamentos de si mesma. (p. 8)

Susan é uma dedicada mãe de família, casada com Arnold, médico, tem três filhos e trabalha como professora de Inglês. Vive confortavelmente e aceita a rotina que um casamento longo lhe impôs. Há vinte e cinco anos separou-se de Edward, que tentou ser escritor e acabou desistindo do sonho. Agora, tanto tempo depois, Edward lhe envia o manuscrito de seu primeiro romance para que avalie, já que a considera sua melhor crítica.

O livro de Edward Animais Noturnos compreende a maior parte da leitura, intercalado com as observações de Susan (ao começar e findar um capítulo) e alguns flashbacks, quando Susan relembra sua juventude ao lado de Edward, o casamento fracassado e a chegada de Arnold, atual marido, à sua vida.

Durante a Leitura, Susan descobre um talentoso escritor no até então desacreditado Edward, agora maduro e contando uma trama de alta voltagem. Tony, personagem principal de Animais Noturnos, é um professor universitário que encontra o terror numa viagem com a esposa e a filha. Há muita tensão e suspense nessa escrita, tive medo em vários momentos e me perguntava, exatamente como Susan fez: o que será que vem pela frente? Impotente diante do drama que está vivendo, Tony encanta e amedronta Susan na mesma intensidade. Estaria Edward tentando dizer algo à ex-mulher?

Entre os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos, Susan avança na leitura com curiosidade e paixão, deliciando o leitor com suas pausas reflexivas sobre o que acaba de ler, numa (re)descoberta de si mesma, os caminhos que escolheu na vida (como Tony), a constatação de seus erros e a passividade diante do que lhe desagrada, recusando sair de sua zona de conforto. É o momento de Tony e Susan, juntos (para deleite do leitor mais aplicado), expurgarem seus medos. Nas palavras do autor, a precariedade de nossas vidas bem protegidas. Assim, Susan passa a ser o olhar do leitor que encontra um livro cheio de significados para a própria vida... enquanto Tony e Susan se misturam e quase se confundem diante do leitor.

Mais uma vez encontro um livro que avisa: não é para qualquer leitor. É preciso atenção à narrativa, há muito a considerar nas entrelinhas, numa genial sacada do autor, que instiga o leitor com o drama pessoal de Susan enquanto Edward provoca Susan através de Tony. Curioso como Austin Wright escreve de maneira distinta de Edward (seu próprio personagem), numa prosa perspicaz que solicita do leitor muita astúcia e sensibilidade.

Ontem, ao final da leitura, achei que classificaria a leitura entre quatro e cinco estrelas. Será que meus fantasmas me impediram de atribuir mais valor à obra? (Mais uma reflexão anotada). Nada que uma noite bem dormida e uma história bem digerida entre uma e outra virada no travesseiro não reconsiderasse: amanheci com as cinco estrelas brilhando, em deferência à elegância da escrita de Wright. E todas as emoções que despertou em mim.

Resenha publicada no blog Livros, Filmes & Músicas:
Renata CCS 31/03/2014minha estante
Manuella,
Sua resenha me cativou. Parece-me uma leitura deliciosa! Vai para a lista de futuras aquisições.
Abraços,
Renata

Manuella_3 31/03/2014minha estante
Eu gostei muito, Renata. Gosto de conflitos psicológicos dos personagens, prefiro sempre os dramas por isso. Beijo!

J@n 01/04/2014minha estante
Muito legal! Gostei da proposta do livro.

DIRCE 01/04/2014minha estante
Opa! Parece ser meu número. Mais um para minha Estante.Adorei a resenha.
Abraços

Lua 04/04/2014minha estante
Gostei da proposta do livro! Muito boa a sua resenha.

Carla 08/11/2014minha estante
acabei de ler e vc falou tudo! livro incrível!

ANA 11/11/2014minha estante
VC COMENTA MUITO BEM SUAS RESENHAS. PARABENS. VC DEVERIA SER ESCRITORA. SERIA SUA LEITORA ASSÍDUA KKK

Cláudia.Borges 01/06/2017minha estante
Amei sua resenha Manuela. Confesso que tenho esse livro em minha estante, literalmente, há anos, e que já o peguei para ler uma vez e não consegui dar continuidade porque a mescla de história real e ficção por vezes me confundia. E confesso também que me odiei por deixar-me levar por críticas maravilhosamente inflamadas e me deparar com um livro o qual não consegui me apegar.
Mas nesse momento diante do seu tão apaixonado relato me declaro totalmente desejosa de retornar a leitura de Tony& Susan e dar-me uma nova chance de encantar-me com essa história. Obrigada.

@_leandropaixao 15/01/2023

E se você se tornasse a pessoa que mais temeu em ser?
Estava com esse livro parado na minha estante desde 04/2014, sim bastante tempo. Quando decido ler algum livro eu simplesmente quero esquecer tudo o que sei dela, para que eu não crie expectativas sobre ele, talvez por esse motivo eu quase nunca leio a sinopse dos livros. De início eu sempre acreditei (julgando pelo título e capa) que seria um romance a lá Nicolas Sparks e digo a vocês, um ledo engano.

Susan se divorciou de Edward a vinte e cinco anos atrás e hoje já casada novamente com Arnold um médico boa pinta, vivem com os filhos uma vida confortável e um tanto quanto luxuosa. Um certo dia recebe pelo correio um manuscrito de seu ex marido que pediu para que lesse e desse sua opinião que já conhecida por ele, muita crítica.

Após um tempo Susan decide ler o livro recebido e começa uma história de tirar o fôlego e te fazer ficar agoniado com toda trama, Tony, Laura sua esposa e Hellen filha do casal decidem viajar para o Maine para passar alguns dias, mas o que ninguém esperava era serem surpreendidos por um carro com três homens que induzem a família a bater em seu carro e consequentemente obrigado a família a parar no acostamento. Ali eles conhecem Ray, Lou e Turk que de maneira opressiva, assustadora e muitas das vezes extremamente irritante eles acabaram raptando a família e separando Tony de sua mulher e filha. O que vai acontecer dali adianta?

Achei muito engraçado e ao mesmo tempo curioso a forma com que a Susan comentava o que estava achando do manuscrito, foram exatamente as mesmas percepções que tive como leitor. Achei fantástico como o autor muda a personalidade da escrita onde vivemos a "realidade" da Susan e onde vivemos o manuscrito, achei muito bem elaborada.

Confesso que a trama do Tony no início me prendeu muito mais que do meio para o final, assim como a Susan eu achei que o final deixou a desejar (li duas vezes os dois últimos capítulos do manuscrito pra ter certeza do que havia entendido) e foi satisfatório ao mesmo tempo.

Bruno Malini 09/10/2021

Um livro dentro de um livro: muito interessante essa premissa... mas a sensação era que haveria um plot twist a qualquer momento... não aconteceu, mas a história é muito boa

Blog MVL - Nina 08/09/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br | Marina Moura

Apesar de não conhecer o trabalho de Austin Wright, já li o suficiente para saber que, além de escritor e professor,ele era também crítico de literatura. A bagagem literária de Wright converge, em sua totalidade, para uma obra genialmente construída e surpreendente.

Susan está divorciada de Edward há anos, já com sua vida refeita em um novo casamento, filhos e rotina, ela recebe o rascunho de seu livro. O ex marido deixa claro que precisa da avaliação de Susan sobre sua obra, já que ele a considera sua melhor crítica. Após relutar muito, a curiosidade inata de Susan a impulsiona a começar a ler o livro. Em busca de compreender Edward, ela acabará encontrando respostas para si mesma, sua própria vida e embarcando em uma viagem pelo passado.

Eu e Susan, a mãe de família e protagonista da obra, temos algo em comum. Somos críticas francas e objetivas. Durante a leitura, pude sentir a afinidade dos meus pensamentos entreleçados aos da personagem. Só este fator já foi um excelente pontapé inicial para o meu aproveitamento da leitura. Susan é perspicaz e em seu caráter extremamente autêntico,se torna alguém em quem o leitor pode confiar. Seus pensamentos em relação à obra que lhe foi enviada, dirigem e auxiliam a opinião do leitor. É um toque verdadeiramente genial do autor, adicionar outro leitor no núcleo da estória. É no mínimo, excêntrico, mas uma excentricidade que dá bons frutos.

Austin Wrigh sabe exatamente como causar emoções controversas no leitor. A intenção do autor, ao escrever uma estória que percorre o caminho do suspense à completa nostalgia, é instigar o leitor a cada parágrafo. É plantar a semente e deixar que a vítima (o leitor) se aprofunde cada vez mais na tragédia de Tony e na curiosidade de Susan.

O aspecto mais interessante da narrativa é a beleza com a qual o autor descreve a relação livro e leitor. Susan pensa “...teve medo de entrar no mundo do romance,que poderia fazer com que ela esquecesse a realidade. Agora,ao deixá-lo,ela tem medo de não conseguir voltar. O livro se entrelaça em sua cadeira como uma teia.” Você,leitor,que compreende exatamente as emoções de Susan,tão envolvida com o livro,se sente finalmente compreendido. Porque essa é a sensação que um bom livro causa. Uma teia que nos prende em uma ilusão.

O retrato de uma época, cruzando brevemente por assuntos como sexo, feminismo, o livro que foi escrito no início dos anos noventa, ainda se mantém atual por falar, intrinsecamente, dos relacionamentos humanos, especialmente sobre o casamento. Uma instituição repleta de esperanças a princípio, mas que possui, inegavelmente, uma hipocrisia abjeta. E isso fica claro não só com o casamento falido de Susan com Edward, mas com o casamento de aparência atual da personagem. Posso ter ficado meio louca com o livro,mas acabei chegando à conclusão de que a essência principal da obra é falar do medo. Enquanto Susan lê sobre Tony enfrentando seu maior temor, ela mesma se depara com o medo de encarar seu passado e presente. É forçada a encontrar a si mesma em Tony, na passividade dele ela encontra a sua própria indiferença à vida infeliz que vinha tendo com o marido Arnold.

Enfim, as complexidades do livro são inúmeras, e eu poderia elaborar incansavelmente cada uma delas, e exemplificar cada citação interessante. Contudo, devo deixar que vocês leiam e se surpreendam por si mesmos. “Tony & Susan” é um livro que exige atenção, é uma narrativa intrincada, e precisa de um leitor compromissado com a leitura. Mas o resultado final é a satisfação de ter lido um livro diferente de tudo que tem em estantes de livrarias por aí.
ANA 26/11/2011minha estante
gostei demais dessa resenha. Vc é boa nisso, menina!

Forte 26/11/2011minha estante
Realmente uma ótima resenha, parabéns. Comecei a ler hoje.

Jossi 07/02/2017minha estante
Não me parece ser o tipo de livro que vai me cativar: Pensei, sinceramente, que se tratasse de algum mistério envolvendo o primeiro casamento e que o livro, por acaso, fosse desvelar... sendo só isso (medo abstrato), não creio que me interesse.

Renata CCS 09/08/2015

Decepção literária

O enredo de TONY & SUSAN me chamou a atenção logo de início. Susan, mãe de três filhos e esposa de um médico bem sucedido, recebe pelo correio o manuscrito do primeiro livro de seu ex-marido, Edward, com um bilhete pedindo para que ela – que sempre foi sua melhor crítica – leia o livro e dê sua honesta opinião. O Tony do título é o protagonista de “Animais Noturnos”, o livro dentro do livro. Ele é um professor de matemática que está na estrada com a esposa e a filha adolescente, à noite, a caminho de sua casa no lago, quando são abordados por três estranhos que obrigam Tony a parar. A partir daí, a vida de Tony é drasticamente transformada.

Susan percorre as páginas datilografadas e passa a procurar relações com ela mesma, uma relação que parece ainda existente entre ela e Edward. Ela se envolve rapidamente – e emocionalmente – com a história de Tony, e é a sua própria vida que parece entrar em análise, seus valores perdidos e confusos ao longo do tempo. Essa relação entre o livro e leitor é muito íntima: a imagem do autor está sempre presente e parece que, de certa forma, influencia também na interpretação do texto. A sua visão crítica fica comprometida, pois se mistura com os próprios sentimentos e recordações de seu antigo casamento. Além disso, Susan não consegue deixar de se surpreender com a qualidade do texto de Edward, tudo muito diferente do que antes escrevia. E é assim que segue a narrativa de TONY & SUSAN: alternando a vida de Susan e do personagem Tony.

O livro traz uma história dentro de uma história. Proposta interessante, correto? Nem tanto. Para mim, o objetivo do autor não ficou assim tão claro. É uma história sobre como uma história pode afetar o seu leitor, mas as reflexões sobre sua própria existência parecem ter atingido Susan exclusivamente, como se ela e Edward compartilhassem de algo a mais que não ficou claro no livro, nem mesmo com a retrospectiva da história dos dois. Nós, os leitores das duas histórias, ficamos sem entender a relação entre ambas, o porquê de Susan se sentir tão intimamente ligada à vida do personagem Tony.

Creio que a ideia de Austin Wright foi fazer o leitor enxergar o livro através dos olhos de Susan, que encontra um livro cheio de significados para a sua própria vida, já que sua identificação com Tony é algo que a fascina e apavora. Honestamente, para mim, a identificação não ocorreu. Fui apenas uma observadora distante das duas histórias que aconteciam em paralelo.

A sinopse e as diversas críticas que li a respeito desse livro me fizeram esperar algo mais. Muito mais. Mas a expectativa em enxergar esse algo a mais não se cumpriu. Pena.
Jossi 07/02/2017minha estante
Obrigado por sua resenha! Eu DETESTO certas resenhas que pululam pela internet, onde o pessoal fala não do livro em si, do que achou, do que é bom e ruim, mas CONTANDO a história simplesmente, mesmo sem spoilear. Ora, não quero saber da história, quero saber a OPINIÃO de quem leu! E principalmente, opiniões francas, não opiniões de leitores de ganharam os livros como 'brindes de editoras' e querem apenas favorecer sua venda... A sua resenha me pareceu bastante franca. Acho que me ajudou a NÃO querer ler esse livro, rsss... prefiro suspenses REAIS e não ficar assistindo os altos e baixos dos medos, anseios e caraminholas que estão na cabeça de uma personagem LENDO SOBRE OUTRA PERSONAGEM... :) Valeu.

DrieleCouto 16/10/2020

Aff
Senhor que livro enrolado ?????dava agonia e li desesperada pra acabar .
kari 16/10/2020minha estante
Ele é confuso???? Pq eu queria ler pq eu vi Animais Noturnos e descobri o livro depois aí queria ler pq não entendi merda nenhuma do filme dnkdkfkf

DrieleCouto 16/10/2020minha estante
Kkkkkk,eu achei sim, não sei se não estava no clima qua do li,mais em vários momentos fiquei com fusa .mas leia quem sabe você tem uma experiência diferente.

kari 16/10/2020minha estante
Hsjsjsjsjsjsks eu achei que ia entender melhor do que no filme mas pelo jeito não jkksbsjsjsnn

DrieleCouto 16/10/2020minha estante
Hahaha.

Claudia.Marcia 24/08/2021

No começo  da leitura de Tony &Susan fiquei empolgadada pois a cada página tinha aquele suspense na narrativa de animais noturnos. Mais no decorrer do livro fui sentido a leitura arrastada, cansativa , confusa e demorada. Confesso que lutei muito para  não  abondonar  o livro.Sem falar que a narrativa  foca mais em animais  noturno do que na narrativa de Susan .

Kel Costa 05/10/2011

O leitor parece ser arrastado junto com Susan para dentro da história de Tony
Eu tive uma relação de “frio x quente” com Tony & Susan. Primeiramente, devo dizer que gostei da história como um todo, mas não gostei do formato da narrativa. Até a metade do livro, antes que eu me acostumasse de vez com a narração, mais me parecia que os personagens principais eram loucos.

Mas então, conforme as páginas iam passando e eu me forcei a entrar de verdade na história, já não achei mais nada assim tão diferente. A verdade é que o que para alguns (como eu), a narrativa possa vir a incomodar, para outros provavelmente ela irá parecer brilhante. Eu apenas não estou acostumada.

Tony & Susan é intenso e envolvente. Duas histórias, duas vidas completamente diferentes narradas em 334 páginas. De um lado, temos Tony. Ele é o personagem principal dentro da história lida por Susan. Foi por Tony que meus sentimentos mais oscilaram. Ora eu queria enforcá-lo por ser tão burro, ora eu queria abraçá-lo e amenizar sua dor.

Do outro lado, temos Susan, a que está lendo. Provavelmente será com Susan que o leitor se identificará. Ela entra na história que Edward escreveu e nos leva junto. Nos faz parar quando para e nos faz esperar pela lida do próximo capítulo. Susan é a marionete que Austin Wright usa e é por seus olhos que o leitor enxerga Tony.

Acho que esse livro deva ter o leitor certo para ele. Creio que nem todo mundo que conheço irá gostar da história. O livro começa eletrizante, mas confesso que lá pela metade eu empaquei, pois achei que a história de Tony estava muito parada, na mesmice. Só mais para o final que as coisas voltaram a empolgar. Agora, um ponto super a favor, que não poderia deixar de citar, é que o autor faz a Susan parar a leitura justamente em partes cruciais e com isso, o leitor também fica naquela expectativa, esperando Susan voltar a ler. Brilhante!

A capa do livro é super diferente, assim como a própria história. Meu entendimento dela é que as folhas separadas demonstram as próprias histórias dos dois, totalmente distintas. Não sei, imagino que seja isso. Diagramação básica e revisão perfeita, ponto mais que positivo para a Intrínseca, pois ultimamente as editoras estão pecado na revisão.

Para quem gosta de livros mais adultos, intensos, com histórias que fazem parar para pensar, eu recomendo!

## Veja a resenha completa em:
Cristiana 02/01/2012minha estante
Achei perfeita a colocação.
Não gostei do livro. As duas estórias eram interessantes, porém faltou "costura".
O livro não "fechou".

Sissi 28/01/2012minha estante
O livro parecia interessante, mas o final não faz jus ao livro como um todo, é decepcionante!
Além disso, em muitos momentos tive a impressão de que a Susan tinha perdido a memória ou algo assim.
A total desconexão dela com os filhos e a família fica clara e é contrária ao final onde ou autor tenda fazer com que ela pareça apegada aos filhos e que agiria diferente de Tony.
Não consigo recomendar!

Kitty 07/07/2012minha estante
Concordo com os comentários aí.
Acho que se fosse um livro só do Tony, mas bem trabalhado ia ficar bem legal!

maria20065 21/05/2023

CHATO!
Livro bem fraco, história muito arrastada, com personagens nada desenvolvidos, achei a maior parte dos contextos aleatórias e que não acrescentarám nada no decorrer, não consegui criar nenhum afeto ou gosto pela leitura.

Jéssica 14/02/2022

Coisas pesadas acontecem aqui
Sinceramente, não imaginava o que esperar quando iniciei a leitura de "Tony e Susan". Portanto, fui pega totalmente de surpresa ao me ver envolvida em uma história tragicamente crua.
Susan recebe um manuscrito de um livro do seu ex marido Edward, que pede para ela ler e dar sua opinião. O personagem principal do livro de Edward é Tony, e a narrativa de "Tony e Susan", na maior parte das vezes, gira em torno da história dele, um professor que viaja com sua esposa e filha e tem o curso da sua vida interrompido por acontecimentos trágicos que, a partir de então, moldarão a sua existência.
É um livro pesado, mas muito envolvente, porque a escrita de Austin Wrigth tem um poder surreal sobre o leitor. Nunca mais eu havia lido algo que provocasse sensações tão avassaladoras em mim.
Entendo porque algumas pessoas não gostaram dele. Este é um livro diferente. Tem partes em que a leitura avança em um ritmo lento, porque "nada acontece". Mas é porque este não é somente um thriller, é algo psicológico, filosófico. Aliás, tem muitas partes do livro que tem esse ar filosófico mesmo. Você não vai encontrar muitos diálogos, porque você não está lendo sobre uma história. Você está lendo o que se passa na mente das pessoas enquanto a história acontece. E, sério, isso é muito surreal.
Carolina 14/02/2022minha estante
Parece ser bom

Jéssica 15/02/2022minha estante
E é mesmo! Indico ?

Mari Fourquet 21/10/2020

Acho que foi o pior Thriller que eu já li...
Não sei se o problema fui eu, que vim de uma sequência de livros excelentes ou se realmente o livro foi bem ruim... A história parte da premissa de uma personagem lendo um livro de suspense, mas honestamente achei o livro "Animais Noturnos" bem fraco e a personagem principal, a Susan, bem fraca, ela nem é trabalhada direito.... Ela é só uma leitora passiva... Nesse contexto, eu recomendo 10000x Verity, que segue uma linha temática bem parecida e muito melhor executada.
Camilla.Alves 04/11/2020minha estante
Tô na msm que vc... Vim de "Bom dia, Verônica" e "Eles merecem

Camilla.Alves 04/11/2020minha estante
"Eles merecem morrer" e esse aqui tá um saco. Vc falou de Verity... Colleen é estupenda!

Mari Fourquet 05/11/2020minha estante
Eu estou com vontade de ler "Bom dia Verônica" também, de suspense estou lendo "O Último Adeus de Sherlock Holmes" que é maravilhoso!!! Verity é sensacional, gostei do estilo da narrativa da Colleen Hoover ??

Camilla.Alves 05/11/2020minha estante
Leia todos da Colleen e não irá se arrepender. Bom dia, Verônica tbm.

gevicente 04/07/2023

Tony e Susan
É o livro que deu origem ao filme Animais Noturnos, infelizmente minha leitura foi afetada pela pandemia demorei para terminar e não conseguia me concentrar na época.

Eu particularmente prefiro o filme que é maravilhoso o livro não me empolgou tanto assim.

Natália Ranhel 31/12/2021

Intenso
A história nos faz transitar entre o livro e a realidade da leitora que o lê. O mistério e a densidade nós fazem sentir um peso dura te todos os capítulos. Assim como Susan, terminamos sem ter certeza que compreendemos tudo.

Anderson. 15/03/2024

Duas Histórias
Foi um livro que me surpreendeu em vários momentos. Cenas agoniantes, suspense de alto nível, burrice sem medida... A história me fez reagir de variadas formas.
Agora vou assistir ao filme pra comparar ??