A Dama Fantasma

A Dama Fantasma Cornell Woolrich

Resenhas - A dama fantasma

Bianca Rinaldi 27/08/2023

Sinceramente, ainda não defini se gostei ou não.
O livro tem que ter um começo, meio e fim.
Neste, algo se perdeu entre o começo e o meio, mas o final foi ok.
A narrativa dos fatos são bem lentas e quase "não acontece nada".
No fim tudo se esclarece? Sim. Justifica alguns trechos? Sim. Mas o livro não é cativante, não instiga o leitor a querer engolir cada página pra saber quem é a tal dama.
Não comentarei mais sobre o livro, para não soltar Spoiler, mas se você, que está pensando em ler este livro e gostar de livros frenéticos, passe para outro

lessofyou 24/06/2023

?Se você precisa de uma moral, deixo-lhe esta: ?Não leve pessoas estranhas ao teatro, a menos que você tenha boa memória para rostos?.?

apesar das palavras complicadas por ser um livro antigo, é muito bem desenvolvido e foda p crl!!

Gladston Mamede 15/10/2021

Um bom final, um desenvolvimento confuso. Em várias oportunidades, a história desalenta. Mas um bom final.

Monica 04/10/2020

Um livro rápido de ler que se desenvolve muito bem e com um bom final!

mirna 26/09/2020

A Dama Fantasma
Confuso e a configuração não ajudou. Ficou algumas coisas sem explicação, mas tem um bom enredo com um final surpreendente.

lexsouza 06/03/2020

Um bom suspense
Os filmes noir devem muito aos escritores policiais que tinham suas obras adaptadas para o cinema. Essa pequena perola da literatura policial dos anos anos 1940, tem todos os temas utilizados posteriormente na quase totalidade dos filmes de suspense. Um crime, o mistério em torno dele, as motivações e até um rascunho de perfil psicológico (com direito até a uma reviravolta).

Amy_Pimenta 28/02/2020

"Sua aparência era um tanto sem graça. A luminosidade desaparecera; o impacto de sua personalidade era morno, flácido. Era apenas uma mulher de preto, de cabelos castanhos escuros; uma figura contra um pano de fundo, nada mais. Não era nem feia nem bonita, nem alta nem baixa, nem elegante, Nem desleixada. Não era nada, apenas sem graça, sem cor, nada mais que um denominador comum de todas as figuras femininas em toda parte." (Trecho retirado do livro)
Quero saber que espécie de tara eu tenho
com livros antigos, mas aqui estamos, com um livro que no começo não me cativou tanto, parecia lento, mas depois de algumas páginas eu simplismente devorei o livro, absorta na narrativa e em uma busca frenética pela dama fantasma, ou "A moça", como ela é citada.
Um romance policial de tirar o fôlego que trás mistérios e a busca pela inocência de um homem a caminho da cadeira elétrica, contando com a amizade e o amor para inocenta-lo, ou é isso que somos induzidos a achar, além da presença de um bom detetive seguindo a sua intuição (mesmo sendo o responsável pela acusação dele, mas como ele diria, são os fatos que o mandaram para a cadeira elétrica, e a intuição dele é apenas isso, uma intuição)
Mas é claro que as coisas não são simples, reviravoltas e surtos literários meus que me fizeram quase arrancar bolos de cabelo da cabeça e rendeu boas risadas de meus amigos que tinham a péssima honra de ver os surtos. Eu juro que eu não imaginava o assassino, e as pessoas capazes de entenderem do começo isso são incríveis, ao contrário de "a garota do lago", não havia pontas abertas, meu deus, nem pontas havia! Eu enlouqueci, é isto.
E agora a única coisa que peço é:
Pelo amor de deus alguém ressuscita o escritor pra ele me contar a dúvida em aberta do final! Como ele pode deixar para, literalmente, a última página para alimentar minha curiosidade e me enlouquecer ainda mais? Que audácia é essa? Como pode????

Ricardo256 21/05/2019

Romance policial maravilhoso
Um dos melhores romances policiais que já li. A medida que a história vai desenrolando você vai se envolvendo e o final: sem palavras. Gostei muito!

Leo Lagden 24/10/2016

Primórdios dos livros policiais
Escrito de forma impecável e com uma trama inteligente.

Flavio Assunção 12/02/2012

"A Dama Fantasma" foi um dos livros que mais tive vontade de ler nos últimos anos. Entretanto, nunca cheguei a comprar, ficando assim apenas na promessa. Mas eis que o encontro num sebo qualquer e vejo ali a oportunidade de ler essa obra que me parecia angustiante. E de fato o foi, mas apenas na primeira metade. De resto, decepcionante.

O livro trata sobre um certo Scott Henderson, que, após brigar com a esposa, sai de casa para ir ao teatro e convida a primeira mulher que encontra num bar, combinando de não saber nada sobre ela. Assim, passa seis horas em sua companhia, se despedindo de modo frio no final da noite. Quando Scott chega em casa, sua mulher está morta, assassinada, e ele é culpado, pois todos os indícios lhe comprometem. A única forma de provar sua inocência é encontrando a moça que ele não sabe quem é e que pode confirmar que esteve com ele enquanto sua mulher era assassinada. O problema, é que Scott não sabe nada sobre ela e todas as pessoas que a polícia encontra e que cruzaram com "eles" nas seis horas, afirmam que Scott estava sozinho.

Como podem ver, o livro tem uma história muito interessante e angustiante do ponto de vista do personagem principal. A primeira metade é realmente fantástica e vale cada palavra lida. O problema é quando o foco muda de Scott para um amigo que resolve investigar, a seu pedido, sobre essa mulher. A partir daí a trama fica monótona, esquisita - não posso falar do que se trata para não caracterizar spoiler - e com um final que não me entrou de jeito algum. O ponto positivo são os ótimos diálogos e a atmosfera existente nos capítulos iniciais.

Então é isso. "A Dama Fantasma" parecia um livro que me marcaria bastante, pela história misteriosa e que parecia ser intensa. Apesar de um início promissor, o livro fica estranho - é a única palavra que me vem - no seu desenvolvimento. De qualquer forma, vale a pena ser lido e apreciado. Mas sem esperar muito, claro.

P. 14/09/2009

Policial Noir
Um livro Policial Noir da década de 40, muito interessante, mostra de uma certa maneira a sociedade americana da época, e um crime que tem um desfecho ótimo! Pra ser honesto, nem imaginei quem seria o assassino

O livro é bem movimentando, algo muito difícil de livros dessa época, tem varias situações, e tem até uma certa ação no final, ou seja, um prato cheio para os fãs do gênero

Claro que não podemos esquecer que Cornell Woolrich escreveu o ótimo filme/livro - Janela Indiscreta, ou seja, o cara é um mestre do Suspense