Melhor Amigo ou Namorado?

Melhor Amigo ou Namorado? Bárbara Lorentz

Resenhas - Melhor Amigo ou Namorado?

Alícia 22/12/2011

16 de Dezembro de 2011
Sabe o que é uma pessoa que está se sentindo totalmente honrada? Pois é, estou assim desde que a Bárbara Lorentz me mandou Melhor Amigo ou Namorado?, seu segundo livro.

Para quem não conhece, Bárbara é a dona do blog Babi Lorentz e autora do livro O Que Há Por Trás? (para conhecer mais sobre este livro em particular, é só visitar a página dele no skoob (http://www.skoob.com.br/livro/162964) – e aproveite para adiciona-lo em sua estante =D!). E agora tem em vista o seu segundo livro, este aqui do qual eu vou falar para vocês.

Camila e Gustavo são melhores amigos desde pequenininhos. Um grude só, como vocês devem imaginar. Camila conhece Gustavo muito bem, mais até do que ele conheça a si proprio, e o conhecimento de Gustavo sobre Camila é do mesmo modo. Apoio, cumplicidade, diversão, conforto… aquela amizade perfeita.

Mas então a amizade aflora e se aprofunda. Primeiro por Camila, ela quem dá o primeiro passo e diz tudo o que sente. Que gosta dele, que não o vê mais só como um amigo. Mas Gustavo parece não acreditar naquele ou não leva muito a serio aquele sentimento e, sem querer querendo, brinca com ele. Bem no fundo, Gustavo sente o mesmo, mas ele não sabe ainda, e ele acaba tendo uma atitude ruim ao acabar ficando com Ana, amiga de sua melhor-amiga.

Camila não se afasta e, o mais inacreditavel para Gustavo, lhe aconselha a começar algo serio com Ana. Gustavo sempre ouve o que Camila diz, seja lá o quer for, e sempre acaba cedendo aos seus “pedidos”. E Camila, apesar de ainda continuar gostando dele, permanece ali, apoiando ele como sempre, fazendo de tudo para que a amizade dos dois não acabe. Esperando ver Gustavo feliz com a mulher que ele ama, mesmo que não seja ela. Mas será que não é ela mesmo?

A historia tem dois tempos. Adorei mesmo o jeito como a Babi levou essa historia.
Primeiro, temos Camila e Gustavo nos tempos atuais, onde tudo já aconteceu e onde eles sabem o que sentem pelo outro; e tem o tempo de antes, de alguns anos atrás, que vai nos mostrando como aconteceu, por que aconteceu, como Gustavo e Camila chegaram até onde estão.
E os dois tempos vão se mesclando a cada capitulo, é genial!

É uma historia pequena, leve, simples. Uma leitura rápida, que é calma e ao mesmo tempo cheia de emoções. A narrativa da Babi é muito boa. Eu estava mesmo muito curiosa para saber desse quesito e não me arrependo nem um pouco das expectativas que criei.

Nat 05/03/2012

Camila e Gustavo são melhores amigos desde crianças. Cada um conhece o outro muito melhor do que a si mesmo. Até que a amizade que Camila sente por Gustavo muda para um sentimento mais forte. Ela de declara, mas ele não leva a sério e ainda brinca com o sentimento dela. Gustavo começa a sair com Ana, a melhor amiga de Camila, que faz exatamente o oposto do que (eu acredito) muitas de nós faríamos: não se afasta e ainda o aconselha a começar um relacionamento sério com Ana. Como Gustavo sempre escuta sua melhor amiga, ele aceita mais uma vez esse conselho. Até seus sentimentos por Camila mudarem. Na verdade, esse sentimento sempre existiu, mas ele só se dá conta mais tarde, quando já estava no relacionamento sério com Ana. E Camila sempre lá, do lado, apoiando... Consciente de que ela não é a mulher da vida dele. Ou é?

Adorei ler esse livro por várias razões. A primeira é: a história se passa alternando dois tempos, cada um por um ponto de vista diferente (ora de Gustavo, ora de Camila). E essas duas linhas de temporalidade são intercaladas, mostrando como tudo aconteceu, desde a declaração de Camila até a (finalmente!) declaração de Gustavo. A segunda: a leitura é divertida, leve e rápida. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/03/melhor-amigo-ou-namorado-barbara.html

Nica 10/06/2012

Meu melhor amigo é o meu amor...
(Ainda não é a resenha...É só um rascunho de uma futura! rsrs)

Gostei bastante do livro. Narrativa simples, rápida e eficiente. Uma história comum, mas que foi bem desenvolvida pela autora, tornando-a agradável. Quem nunca se apaixonou por um amigo que atire a primeira pedra!!!! rsrs

Eu já me apaixonei, mas ele não era meu verdadeiro amor. Conheci o meu verdadeiro amor, que hoje é meu melhor amigo, há praticamente exatos 8 anos atrás, no Dia dos Namorados, na internet e por intermédio de um amigo em comum...

A história de Camila e Gustavo me fez sorrir e relembrar minha infância e adolescência, quando vivíamos os "amores" de forma intensa e, eu diria, um tanto dramática...

Portanto, quer um livro para se distrair e se apaixonar? Leia: Melhor Amigo ou Namorado.

Aliás, esse livro me lembrou muito uma música dos Tribalistas, Velha Infância.

Lisse 20/02/2012

Que dúvida! rs
Primeiro quero agradecer imensamente à Bárbara Lorentz por esse imenso privilégio que foi ler mais um livro seu. "O Que Há Por Trás" me proporcionou muitas surpresas agradáveis mas "Melhor Amigo ou Namorado?" tem tanto carinho, amizade, confidências e amor que me senti lendo algo muito superior. Vi a evolução na escrita e também na temática, mas mantendo a característica da Babi: o romance.

Nesse novo livro, nossos protagonistas principais são Camila e Gustavo que são amigos de longa data. E essa particularidade foi tão importante para criar todas as conversas, as brincadeiras, e até a tristeza em alguns momentos. Tal vínculo era tão forte que eu sentia a química entre eles como algo palpável.

Não foi um amor que surgiu baseado em amenidades e nem em futilidades. Se conheciam muito bem - mas parece que não o suficiente para ver o amor surgindo gradativamente na vida dos dois. E Ana cai de pará-quedas no meio deles, interpondo e causando algumas confusões necessárias para que a verdade viesse à tona.

"- E como você acha que eu estou agora, querido? Feliz por você querer passar pasta de dente em meu rosto e depois me dar um pote de Nutella pra tentar se desculpar? Pra se reaver como homem? Ah, pois se você pensa isso eu posso te garantir que está muito, mas muito enganado!
- É! Você deveria estar, a gente fazia isso quando você tinha 15 anos e não havia reclamações.
- Eu era uma criança! – Camila disse, ainda se defendendo com o travesseiro.
- É só pra passar o tempo. Eu deixo você passar na minha também. – Ele sorriu." (adoro esse quote!)

Todos os sentimentos ocultos, a luta que Camila travava consigo mesma por causa de emoções que acahava não ser certas, a dificuldade de magoar alguém querido, a guerra interna entre o que tanto queria e a dúvida se era correspondida está descrito em 10 capítulos.

Uma coisa que passei a observar nos livros da Babi é a grande capacidade que ela tem em construir personagens masculinos extremamente românticos. Fui apaixonada pelo Thiago mas tive uma Crush muito intensa pelo Gustavo. Ele é incrível, apaixonado, cuidadoso, delicado, amável e acredita no amor.

"Nunca mesmo vou deixar nada acontecer com você. Eu te prometi que sempre seria seu anjinho e não vou faltar com a minha palavra"

"Fui ao supermercado. Você não tem nada na geladeira! Sinceramente, Gu, como você consegue viver?
“Respirando você, Camila”, Gustavo pensou. Ela era a única coisa que ele precisava para continuar sua vida."

É muito engraçado com eu consigo me identificar com os livros. Tinha tantos aspectos que eu amei: tinha o grupo musical Camila que eu amo e a minha música preferida deles "Todo Cambió", as músicas lindas que a autora escolhe para incrementar a história dos dois (e que me faz correr para o Youtube e ver quem canta! rs).

Gostei muito!! Super recomendo.

Ceile.Dutra 20/01/2012

Melhor Amigo ou Namorado? - Resenha retirada do meu blog www.estejali.com
Encantada! Não encontro outra palavra para descrever como me sinto! Vi este livro no skoob e me interessei pela sinopse. Então fui perguntar direto para a Babi Lorentz se ele já foi publicado e ela respondeu que não, mas podia mandar o arquivo pra mim. Adorei a ideia, claro, e rapidinho fui ler Melhor Amigo ou Namorado?

A história narrada em terceira pessoa, conta em vários tempos, a relação de Camila e Gustavo. Eles sempre foram melhores amigos e tinham muita intimidade, mas ela percebe que sente algo a mais por Gustavo e acaba se declarando. No dia seguinte à declaração, ele fica com a amiga de Camila, Ana, que claro, conta a novidade super empolgada. Camila se sente mal, porém, incentiva o amigo a investir no relacionamento com Ana, e como ele faz tudo que ela pede, eles acabam namorando. Por dois anos.

Durante todo o namoro de Gustavo e Ana, Camila fez seu papel de amiga, como se nada tivesse mudado entre os dois.

Gustavo sempre achou que amor acontecia uma vez só, e ele sabe que, apesar de gostar muito de Ana, ela não é o grande amor da vida dele. E logo percebe que seu grande amor é Camila.
Camila e Gustavo até tinham umas brincadeiras íntimas demais para simples amigos, mas, aparentemente, sempre souberam que era só amizade que acontecia ali.

Será que poderia dar certo? Será que não comprometeria a grande amizade dos dois?

Gente, que delícia é a narração deste livro! Li muito rápido: além de pequeno, a história é dividida em vários momentos. Por exemplo, começa com Dias Atuais, contando a "tensão" da dúvida e turbulência na relação de amizade dos dois. O capítulo seguinte, é 2 Anos e 2 Meses Atrás... É perfeito! Babi narrou vários acontecimentos na vida dos dois, intercalando com os dias atuais, sempre datando quanto tempo atrás determinada situação aconteceu. E sempre são coisas que nos convencem que existe amor entre os dois.

O único ponto negativo do livro é que ele é muito objetivo! O livro conta tudo que tem que contar de uma forma muito natural, não deixa furos e nem perde tempo com cenas que não vão contribuir para o assunto central, mas me encantei tanto pelos personagens que, por puro egoísmo, queria mais!

Momento mãe coruja: Vocês sabem ou não que meu filho chama Gustavo, então imaginem meu apego master ao personagem! Espero que meu filho seja tão fofo quanto ele quando crescer ♥

Babi, muito obrigada pela oportunidade de ler seu novo livro! Ganhou uma leitora-fã aqui!

Julia G 11/07/2012

Melhor Amigo ou Namorado? Babi Lorentz
Resenha postada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

[...] Não conseguia entender ainda que o amor estava tomando conta dele. Mesmo admitindo amar, mesmo dizendo as palavras, não sabia o que era sentir aquilo porque nunca antes havia passado por uma situação daquelas. Mas ele sabia, acreditava verdadeiramente que o amor é um sentimento de uma vez só. Você sente e fim. Isso não se repete, não pode se repetir. [...]

Conhecendo cada defeito e qualidade de Gustavo, seu melhor amigo desde o Jardim de Infância, Camila logo percebeu que era ele: o cara com quem dividiu toda a sua vida até então era exatamente o mesmo com quem queria viver o resto dela. O sentimento, que aos poucos foi se transformando, já transbordava dela, a ponto de que não havia mais como guardar para si mesma. E poucos dias depois de se declarar, Gustavo lhe dá uma grande decepção. Uma atitude que ela não poderia esperar vindo daquele que era seu melhor amigo.

Melhor Amigo ou Namorado?, de Babi Lorentz, tem uma sinopse curta, e é um livro curto. Se passar desse ponto, corre-se o risco de soltar spoilers, mas acredite: a surpresa e o desconhecido é o que faz desse livro ainda mais gostoso. Comecei a lê-lo, em e-book, enquanto esperava minha carona ao fim do expediente de uma sexta-feira, e não pude mais desgrudar. Após o primeiro capítulo eu já havia sido sugada para dentro da história de tal forma que cheguei a imprimir algumas páginas para poder ler enquanto não chegava em casa. Terminei o livro em poucas horas.

A linguagem cotidiana utilizada na obra não tira seu brilho, já que a dinâmica inteligente do texto foi feita de maneira a nos deixar ainda mais ávidos pelas próximas páginas. Escrito prioritariamente com base em saltos temporais, esse recurso estilístico do livro não confunde, e o vai e volta permite que preenchamos as lacunas da história com as pistas deixadas por Babi e por nossa imaginação. Além do mais, o cuidado gramatical e ortográfico presente na escrita é digno dos melhores escritores e revisores.

Apesar de a história possuir apenas os personagens principais e mais um ou dois secundários, o contexto não fica de maneira alguma fraco, e não há necessidade de mais que isso. Eu me apaixonei pela amizade de Camila e Gustavo, era como se só houvesse verdade presente ali, e o amor florescente entre os dois é puro e límpido. Uma pena que eles mesmos se prejudicassem em relação a isso, mas tudo tem a hora certa, não é mesmo?

Claro que como toda história, alguns pontos talvez pudessem ser melhorados: acho que ficou pouco claro como Ana e Gustavo se relacionavam durante aqueles dois anos, como se desenrolou aquela noite fatídica na vida dos dois. Porque, sem bons motivos, não consigo conceber a ideia de se envolver com alguém sem ter vontade disso, ainda mais por tanto tempo. Ressalto, porém, que isso foi um detalhe que fiquei pensando apenas depois de terminar o livro. Eu queria saber mais, queria detalhes que durante a leitura não me vieram, e que eu tive de construir sozinha. Mas a obra foi tão encantadora, tão doce e carregada de emoções que, pensando bem, esses detalhes não foram imprescindíveis.

Ju 12/01/2014

Melhor amigo ou namorado?
Não consegui fazer uma resenha, mas deixo aqui um breve comentário sobre a leitura.

Adorei a história!! No início, eu realmente não tinha uma opinião formada, todas as idas e voltas no tempo estavam me deixando maluca... rs... Mas, depois que fui sugada para dentro da narrativa, tudo mudou. Os sentimentos da Camila eram tão fortes que me atingiam. A leitura foi bem rápida mas, mesmo assim, tive que conviver com vários estados de humor enquanto os capítulos iam passando. Eu não imaginava que o livro estava mexendo tanto comigo, até que umas lágrimas rebeldes começaram a rolar pelo meu rosto. Uma leitura gostosa que eu indico para qualquer leitor.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/12/read-thon-br-2-leitura-melhor-amigo-ou.html
Karinne 12/01/2014minha estante
Não conhecia essa autora,mas fiquei curiosa para ler,adoro livros que atingem a gente e que nos leva para dentro do livro! Ótima dica.

Juh 14/01/2014minha estante
Oie Ju!!
Não gostei muito da capa, mas o livro parece ser super bacana, é tão bom quando um livro nos faz rolar algumas lágrimas "rebeldes" rsrs. Quem sabe eu venha lê-lo?! Beijos!!

Sarah 10/02/2014minha estante
Acho bem bacana vc nos mostrar autores brasileiros tão diferentes. Nunca tinha ouvido falar desta também! Legal ser uma leitura leve, adoro ter essas opções na estante!

Sâmella Raissa 21/01/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Não sei se já sabem, mas gosto bastante de ebooks, tanto que, com o aplicativo do Kindle em meu tablet, tenho acesso à vários, e faço questão de ficar sempre de olho nos ebooks gratuitos. Muitos já eram do meu interesse de leitura, então, ajuda bastante. E, dentre essas leituras, eis que encontro Melhor Amigo ou Namorado?, segundo livro da Bárbara Lorentz, gratuitamente na Amazon.com e corro para adquiri-lo, e, ao contrário da minha (quase) decepção com O Que Há Por Trás, também da mesma autora, este segundo me agradou bastante.

Temos então uma história clichê. O típico clima e sentimentos amorosos que surgem na relação de amizade de dois melhores amigos, Camila e Gustavo, e que, logo no início, causa alguns momentos conturbados, por ambos não saberem como lidar com este sentimento e, mais ainda, terem o receio de se entregarem ao romance mas acabar não dando certo, consequentemente, afetando a amizade deles. Para quem já me conhece, sabe o quanto eu sou apaixonada por esse tipo de clichê, já li tantos nessa vibe que perdi a conta! - e vários deles estão na minha listinha de "favoritos".

Como se não bastasse essa vibe clichê, ainda me deparei com uma narração bem dinâmica. Com uma narração em terceira pessoa, Bárbara nos apresenta diversos ângulos da história, alternando entre passado e futuro, entre um personagem e outro, e então acompanhamos a história de Camila e Gustavo desde um pouco pequenos até a então fase adulta em que eles se encontram, abordando bem o quanto a relação deles vez ou outra fica conturbada pela presença de um sentimento maior do que eles poderiam esperar e com o qual não sabem lidar.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/01/resenha-melhor-amigo-ou-namorado-de.html

Dayana 13/06/2014

Tinha tudo para ser perfeito, mas...

O que estragou foi o prólogo.

Eu fiquei sem entender uma coisa:

Se a história era da avó dos meninos, como que se passava nos dias atuais? Reli o prólogo novamente para ter certeza que não estava errada.Eu jurei que ia se passar na década 50 ou 60 que era a década de um jovem que posteriormente se tornaria uma vovó ou vovô de hoje.Mas me enganei.

Eis que chega o final do livro para confirmar minha certeza. Fiquei pensando só em um motivo para isso acontecer:
O início se passa no futuro.Só pode ser.Para poder explicar o tempo da história de Gustavo e Camila.Mas se foi essa a intenção não ficou claro.

Mas vale ressaltar:

A escrita da Bárbara é muito boa.A narração dos detalhes, das cenas foram bem escritos.A história apesar de simples é gostosa e delicada.Você consegue acompanhar aflição dos personagens, os sentimentos como se fossem seus.Ela te prende e você não consegue parar.
Se não fosse essa incoerência no tempo eu teria dado a nota máxima.