A Vitória da Infância

A Vitória da Infância Fernando Sabino

Resenhas - A Vitória da Infância

CAMBARÃ 31/07/2020

Singelo
Aborda as maiores complexidade de forma tão simples que tira tdo peso do assunto

Marcelle 28/05/2013

Sabe falar da infância como poucos!
Poucos autores conseguem transmitir os sentimentos das brincadeiras, das confusões, das alegrias da infância como o Fernando Sabino.

Esse livro me trouxe muita alegria e nostalgia ao trazer de volta sensações tão gostosas como as que crianças nos trazem. E ainda, nos faz lembrar da nossa criança, a criança dentro da gente.

Suas crônicas me prendem. Particularmente, consigo estar presente no cenário descrito por ele. Através desse livro vi cada criança que o autor narra. Amei!

Petter 07/11/2020

Sabino: inspiração para quem quer começara escrever.
Simples e descomplicado, esse é Sabino. Fico impressionado com sua habilidade em escrever tanto com tão poucas palavras e a partir de contextos tão corriqueiros e simples. É impressionando como ele consegue descrever cenas e sentimentos tão complexos de forma tão simples e direta. Sem dúvidas um de nossos maiores autores.

elliot's tornados 02/10/2023

Sobre esse livro, eu não tenho palavras para dizer o quanto todos as crônicas abordadas nele são MUITO bem feitas! os contos conseguem prender o leitor a buscar mais sobre a história, se envolver com esta e capaz de ficar dias e dias pensando sobre. há tantos contos que fiquei abismado em ler, outros que me tiraram boas risadas e uns que me deixaram chocado. Esse livro eu tenho o orgulho de dizer que é um dos melhores que já li, porque aborda sobre crianças, e crianças mexem comigo de uma forma que vocês não tem ideia! Até porque falar desses pequeninos é um assunto muito sensível, até polêmico, e vemos como é a pureza da inocência, da imaginação de cada uma delas! livro realmente fascinante e que intriga qualquer pessoa(principalmente as que gostam de criança)

P.H. 01/02/2010

Simples mas de qualidade
Contos tranquilos de ler, é um daqueles livros que vc conseguer ler tranquilamente no ônibus, na fila do banco, em frente a uma construção. Ainda não tinha lido Fernando Sabino, achei que ele fosse meio pornográfico, mas essa coletânea dele é ótima. Histórinhas infantis muito legais de ler.

jersica 10/10/2012

tinha esse livro em casa, provavelmente da epoca da escola. estava com pena de passar pra frente pois nao queria mais, sem antes ler pra nao perder uma grande coisa. e não é que eu perderia?! o livro me surpreendeu com crônicas lindas, engraçadas, feitas para você ficar pensando na vida e tendo saudade da infância. não me desfaço mais do livro não. pra falar a verdade, vou prestar atenção quando ver os livros do fernando e dar um jeito de lê-los. vale a pena.

Márcio 16/06/2013

As Surpresas do Sabino
Este é um livro de reunião de crônicas do autor. São reunidas particularmente as referentes à infância, óbvio, de muitos dos livros dele que a contemplam - até mesmo O Grande Mentecapto.

Me surpreendi.
Além de não saber deste conteúdo reunidor, vi ali um tanto de texto que eu já havia lido.

Me decepcionei.
No início do livro, Sabino coloca crônicas suas que não fizeram meus olhos brilhar, como tantas (TANTAS!) outras que li do autor. O pior é que, no início do livro, além das crônicas mais secas, com finais bons, mas nada excepcionais, encontravam-se a maioria das que eu já tinha lido.

Mas Fernando Sabino é Fernando Sabino.
De um lado, então, a oportunidade de reler várias crônicas boas ou ótimas em A Vitória da Infância. Algumas razoáveis que eu não tinha lido. Aí me veio o meio para o fim do livro. Sabe aquela história de que um bom anfitrião guarda o melhor vinho para o final? Pois é, este é Fernando Sabino: o melhor tá no fim.
Se é pra falar de infância, quem já o leu sabe que ele é um dos melhores, e não foi diferente neste livro.
Com um olhar meticuloso a coisas que nos passam despercebidas, com uma frieza para escrever que, de tão fria, torna-se imensamente sentimental e sensível e com um menino dentro de si até a morte, a Infância venceu neste livro graças ao mágico Fernando Sabino.

Kênia 29/05/2014

“Mas o que eu queria hoje, é não me perder mais pelo caminho, é ficar por aqui mesmo, junto de alguém que iluminasse a minha escuridão“ ( Uma vez Escoteiro - pág 116)

CarolineSeco Revisora 14/11/2015

Ótimo
É tao lindo. Amei. São varias crônicas, todas com situações envolvendo crianças e sua espontaneidade. Muito legal e divertido. Recomendo.

Noronha 01/02/2018

Viagen as lembranças infantis
Mais um livro da serie que intitulei de "ler sem preconceito". Aqui encontramos crônicas diversas escritas pelo saudoso Fernando Sabino. Crônicas que fazem qualquer um voltar a epoca mágica conhecida como a infância. Eu lembtei das artes, travessuras, broncas e situações que vivi na minha infância. Das broncas e castigos aos momentos felizes.

Foi bom voltar para aquela época, mesmo que por lembranças, mas também foi triste. Triste sim, por que eu vejo a geração atual de crianças e noto que muito do que foi a infância está perdido. Não só por culpa delas, mas tambem dos pais, que estão cada vez mais "moles" e menos rigorosos com a infancia jogada fora de seus filhos em cima dos tablets e games.

Infelizmente hoje as crianças paracem ter perdido o que na minha época de criança, era importante: brincar, trocar figurinhas, soltar pipa, jogar bola de gude, rodar pião, os piques, as cordas, os botões, as lesões e machucados e por ai vai.

Enfim um bom e curto livro. Excelente pra quem quiser refletir e viajar no passado.

Minha nota é...

5/10

Suuh | @leitora.ansiosa 22/09/2022

Crônicas do dia a dia..
A Vitória da Infância é um livro de crônicas. Crônicas que algumas pessoas se identificam ao ler.

"Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: - Que é que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino."

Logo no começo tem uma Apresentação bem interessante onde o autor diz:
"Sempre que eu me sento para escrever, sou um principiante. Vou escrever alguma coisa que não sei o que seja, justamente para ficar sabendo. É que só eu posso me dizer, mais ninguém."

Muitas narrativas sobre os acontecimentos do dia a dia estão presentem no livro. Há aquelas que mais gostei como As Coisas da Vida, que fala da situação, as vezes um pouco chata, que certos pais passam quando têm que conversar com seus filhos sobre sexo, o que acaba deixando o conto cômico, mas não deixa de passar a mensagem de que é importante falar sobre educação sexual, prevenção de gravidez, DSTs. Enfim, é um livro fininho e bem leve de ler.

umquadromeiofeio 21/09/2023

Esse foi o primeiro livro que lembro de ter lido no ensino fundamental, quantos anos eu tinha? Já queria vencer a infância. Espero reler ainda nesse tempo.